Ensinando a pesquisar, pesquisando: teoria e prática na pesquisa em História Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • Uma das principais questões apontadas hoje, nos debates em torno da problemática do ensino, relaciona-se com as dificuldades dos professores para concretizar e articular, em sala de aula, as renovações do conteúdo e as inovações pedagógicas com os interesses dos alunos. Na perspectiva do ensino de História, afirma-se, em tom de crítica, que os alunos sabem menos do que antes, que não se interessam pelos conhecimentos históricos e que não conseguem alcançar os níveis educacionais desejados. Nessa perspectiva, as aulas de história enfrentam exigências novas que decorrem da necessidade de novas formas de aprendizagem mais complexas, isto é, mais totalizadoras e integradoras que permitam aos estudantes a aquisição de determinados conhecimentos, não somente no nível cognitivo enquanto ?saber histórico?, mas também em situações concretas sociais, isto é, esse saber deve ter significado para a sua vida política, social e cotidiana. Nas últimas décadas do século XX, o ensino de História também tem passado por algumas mudanças paradigmáticas que, por sua vez, estavam vinculadas às transformações educacionais e ao contexto social e político daquele momento no país. Durante esse período predominou no Brasil o padrão de formação com base na dicotomia entre licenciatura (curta e plena) e bacharelado, estruturados na diferença entre conhecimentos específicos da disciplina/conhecimentos pedagógicos, preparação para o ensino/preparação para a pesquisa, conhecimentos teóricos/prática. Entretanto, nos anos 80, esse modelo de formação foi crescentemente criticado pelos professores que lutavam por um outro processo de formação e por um novo ensino de história. Reivindicavam, assim, uma formação para o curso de História que privilegiasse o professor-pesquisador.

Data arquivamento

  • 2013