As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música de câmara brasileira no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, que envolvem a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, que revelam a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, que dizem respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance. Ao discorrer sobre os aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos da música de câmara brasileira, pretende-se estabelecer uma interdependência dessas reflexões, de maneira que a linguagem musical em questão possa ser compreendida como uma estrutura unificada, e de modo a proporcionar subsídios fundamentados para a interpretação deste universo de obras. Esta pesquisa abrange a música de câmara brasileira nas suas mais variadas formações, e de períodos históricos e estilísticos diversos, incluindo a do século XXI.