O grupo tem como principais focos investigativos as estratégias de progressão textual, construção textual do sentido em textos falados e escritos e os fenômenos da referenciação, da anáfora e da argumentação. Os estudos desenvolvidos têm tido também relação com o estudo de diversos gêneros textuais e da construção da coerência e coesão, sobretudo no hiper-texto e na aquisição da escrita. Outro aspecto abordado tem sido o do processamento cognitivo do texto e a relação entre teorias de referenciação e objetos de discurso e paradigmas das ciências cognitivas. As relações entre estratégias argumentativas e a narração, principalmente no contexto ficcional, têm também recebido atenção de alguns pesquisadores do grupo. Finalmente, são investigadas e propostas aplicações dos estudos sobre gênero, coesão, coerência e argumentação em situação escolar e de aquisição. Inclui-se mais recentemente a pesquisa sobre perspectivação e ponto de vista tal como desenvolvida na França por Allain Rabatel.O grupo tem participado ativamente de congressos, publicado artigos em diversas revistas importantes na área, além da publicação de livros e artigos em livros.