NDP - Núcleo de Desenvolvimento de Produtos Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades dos serviços de tecnologia da informação

descrição

  • Os ganhos obtidos por empresas que atuam área manufatureira ou na construção dependem, de certo modo, do processo de identificação das necessidades de seus clientes. Geralmente, esses ganhos são potencializados na medida que as entidades responsáveis pelo marketing e pelas etapas de projeto e produção trabalham de forma integrada. Neste caso, a integração é efetivada como forma nortear as ações daquelas entidades para que, através de uma continuada troca de informações, sejam lançados produtos que venham a atender uma determinada demanda do mercado ou, ainda, estabelecer meios para o surgimento de uma nova demanda. Assim, o Núcleo tem por objetivo a realização de pesquisas que venham a auxiliar no desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas, de forma a facilitar a coleta de informações sobre necessidades do mercado consumidor. Pretende-se, ainda, identificar ou desenvolver alternativas de desdobramento de tais necessidades em características físicas mensuráveis, de forma a auxiliar a modelagem gráfica de tais produtos, bem com estudar condicionantes do projeto do produto que facilitem sua produção. Tais condicionantes serão expressos, em sua maioria, através de elementos desenvolvidos com o auxílio da computação gráfica. Além disso, o grupo de pesquisa está repercutindo positivamente no âmbito acadêmico e profissional, uma vez que vem realizando diversas pesquisas na área do design, tecnologia e inovação, de forma a aumentar a produtividade da indústria brasileira.

Data arquivamento

  • 2002