Caos e Complexidade em Saúde e Educação Grupo de Pesquisa uri icon

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  • Atividades de atenção à saúde humana
  • Educação

descrição

  • O Grupo de Pesquisa "Caos e Complexidade em Saúde e Educação" foi criado em 2004 a partir das atividades desenvolvidas pela equipe do Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade (LCFC) do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu. O LCFC iniciou suas atividades em 1994 logo após o retorno do Prof. Guerrini de seu período de pós-doutorado (1992-1994) na Universidade de Nebraska, EUA, onde trabalhou com conceitos e metodologias advindas da Teoria do Caos e da Geometria Fractal em Física Aplicada. Com o passar do tempo, o LCFC se voltou para aplicações dos conceitos de caos, fractais, complexidade e também para princípios da Física Quântica (a chamada Nova Ciência) em saúde e educação, sendo que seus membros têm publicado mais recentemente em periódicos dessas áreas. O enfoque mais utilizado em todas as atividades da equipe tem sido o transdisciplinar, ou seja, aquele que vê o ser humano de forma integrada, ampliando a visão reducionista e fragmentada que ainda predomina na academia. A Declaração de Veneza de 1986 e as Cartas de Arrábida (Portugal, 1994) e de Vitória (Brasil, 2005), vindas de convenções internacionais que clamam por mudanças profundas no ensino e na pesquisa científica, são as norteadoras das atividades deste Grupo de Pesquisa. Alguns dos principais objetivos são: a) Estudo dos sistemas dinâmicos e complexos naturais; b) Divulgação Científica da Ciência Sistêmica; c) Educação Transdisciplinar; d) Pricípios Alternativos e/ou Complementares de Saúde. A realização de eventos na linha da complexidade e da transdisciplinaridade, envolvendo os conceitos científicos da Nova Ciência, a elaboração de sites ligados ao LCFC e às suas atividades, o desenvolvimento de projetos de pesquisa integrando diferentes instituições, a proposta de diferentes cursos de extensão e especialização e a escrita de artigos de divulgação, artigos científicos e livros (acadêmicos e de divulgação), fazem parte dos objetivos atuais.

Data arquivamento

  • 2004