Faz-se necessário realizar pesquisas que dialoguem com o contexto contemporâneo, especialmente dirigindo o foco para as turmas de Educação Infantil e primeiros anos do Fundamental, em escolas públicas, compreendendo suas dinâmicas, concepções de infância e educação marterializadas no currículo e nas práticas.No contexto nacional, a questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e modalidades do processo de escolarização (Brasil, Parecer CNE/CEB nº 4, 2010, p. 07).As questões que orientam a pesquisa são:Como se dá o primeiro ingresso da criança na Creche ou Pré-escola? HComo são vividas as pequenas transições diárias (chegada, saída, troca de espaços ou de adultos cuidadores)? Quais são as práticas envolvidas nelas, como os adultos e as crianças interagem nesses momentos?As mudanças de classe são preparadas de forma a garantir uma continuidade nas relações? As crianças são apresentadas às novas realidades? E os adultos, seus cuidadores/professores, o que sabem das crianças e sua história quando as recebem?Há um currículo explícito para cada etapa? Como ele se relaciona com os das etapas seguintes? Mais especificamente, como se relacionam os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental?Objetivos e metasReconhecer diferentes práticas pedagógicas e perceber os elos existentes entre as proposições da instituição e as demandas infantis.Identificar as concepções de infância vigentes e como elas se materializam no cotidiano das crianças.Analisar as relações entre os diferentes segmentos da Educação Básica para compreender como, e se, vêm sendo trabalhadas as transições das crianças entre elas e seus impactos em suas vidas.