História e Filosofia: as Teorias e suas Implicações na Educação Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • O Grupo de Pesquisa investiga as práticas educativas dos Campos Gerais do Paraná, explicitando os elementos teórico-reflexivos. De modo dialético, inclui diferentes pensamentos e projetos, hegemônicos ou não, promovendo debate internamente, com eles e entre eles. A percepção inicial do Grupo indicou que Ponta Grossa e Região, e seu amplo contexto, inclusive latino-americano, se apresentam como desafio e estímulo ao pensar histórico-filosófico. O Grupo notou carência de organicidade nos estudos filosóficos na Região, ideologizações e limitações na abordagem dos referenciais teóricos. Conteúdos básicos serão as principais teorias da História, desde os gregos até Dewey, Anísio Teixeira, Paulo Freire, na pertinência com o desenvolvimento socioeconômico e educacional. Resultados dos trabalhos, saíram pesquisas sobre temas como papel dos intelectuais, desenvolvimento, formação de professores, reformadores da educação. Contextualização se tornou palavra geradora nas publicações em geral.

Data arquivamento

  • 2002