Referência nos estudos de Geografia do Comércio e do Consumo, o NECC realiza pesquisas que relacionam as formas comerciais com a reprodução do espaço urbano. Seus pesquisadores demonstraram que os espaços de comércio de consumo revelam importantes indícios sobre a sociedade urbana. As pesquisas demonstram os processos espaciais que as formas comerciais conduzem na cidade por meio da criação e da redefinição de centralidades e como, por meio da formação de redes, esse setor se concentra financeira e territorialmente. O grupo organizou dois encontros internacionais, em 2000 e em 2012, que reuniu pesquisadores brasileiros, espanhóis, portugueses, franceses, argentinos e mexicanos. Recentemente, dois projetos de pesquisa obtiveram financiamento do CNPq: A Redefinição das Formas Comerciais e a Promoção do Consumo na Metrópole Paulista (Edital n0 43/2013 ¿ Ciências Humanas) e Urbanização e Precarização do Trabalho: Processos em contexto de mundialização (Edital n0 14/2014 ¿ Universal).