Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades - COMCULT Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT), criado em 2008, cujo trabalho desenvolve-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, dedica-se, fundamentalmente, ao estudo das relações entre televisão e cultura contemplando todos os aspectos e dimensões do meio televisivo. Os textos ¿ programas ficcionais, informativos ou de entretenimento ¿ são analisados desde uma perspectiva estética bem como a partir de interrogações histórico-culturais e políticas. Estas perspectivas analíticas não se opõem como enfoques antitéticos mas, sim, vinculam-se na medida em que ambas constituem os produtos televisivos: estilos, poéticas e modelos narrativos; matrizes históricas e político-culturais; a encenação do popular e a representação cultural e política das massas; os direitos de reconhecimento cultural-identitário; a memória e sua articulação com o presente; as matrizes estético-populares; as relações com a audiência.

Data arquivamento

  • 2008