Processo de apagamento e ocultamento em escultura, arquitetura e urbanismos pós-modernos Grupo de Pesquisa uri icon

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  • Busca desdobrar a dissertação ?Processos de apagamento em Escultura Moderna e Contemporânea? ECA/USP, de minha autoria, realizada com inspiração no conceito de Jean Beaudrilary. Porém agora vamos expandir os estudos aos comportamentos da escultura, arquitetura e urbanismo Pós-modernos. O objetivo é um campo ampliado inicial onde se possam identificar repetições e semelhanças para em um segundo momento realizarmos um estudo mais específico como, por exemplo: ?Processos de Apagamento e Ocultamento na Escultura Contemporânea Brasileira? ou ainda, ?Os processos de apagamento na escultura pós-moderna brasileira?. Já fica impossível pensar nestes processos na arquitetura pós-moderna brasileira. O motivo é que ao contrário de nossos arquitetos modernos que conseguiram produzir uma arquitetura específica moderna e brasileira a partir das experiências com Le Corbusie, a passagem de nossa arquitetura moderna para pós-moderna não teve o mesmo êxito. Não estou falando de nacionalismo e sim de arte e arquitetura brasileira. Uma das causas facilmente identificáveis é a nossa persistência em ser moderno. Temos a nossa tradição nisso, com diz Harold Rosenberg em sua ?A Tradição do Novo?. O Grupo pretende trabalhar com algumas fontes de referência específicas como: Escultura no Campo Ampliado de Rosalind Krauss, Espaço em Obra de Alberto Tassinari, a noção de informe de George Bataille e a teoria da deriva de Derrida entre outros. O objetivo do Grupo de Pesquisa é a partir de um conhecimento heterogêneo entre escultores, arquitetos e historiadores da arte e da arquitetura produzir uma primeira decupagem destas questões que se encontram em campo ampliado.

Data arquivamento

  • 2010