A circunscrição do projeto, teoria da causalidade e fundamentação da síntese, delimita um tratamento comum que vem sendo dado ao pensamento dos autores escolhidos há uma década, seja através da pesquisa e da orientação de monografias, seja através da docência, com o estudo do Tratado da Natureza Humana e do Ensaio sobre o entendimento humano, de David Hume, ou com o estudo da Crítica da razão pura e dos Prolegômenos a toda Metafísica futura, de Immanuel Kant. O projeto visa também ao estudo da relação entre as reflexões metodológicas advindas do kantismo (dentre as quais, particularmente, as de Heinrich Rickert) e a obra metodológica de Max Weber. A partir de 2009, começou-se a investigar a gênese da síntese no pensamento pré-crítico de Kant. Particularmente, o pesquisador também tem se interessado pela gênese da Estética Transcendental e pelas estratégias que Kant utilizou para circunscrever espaço e tempo no campo das intuições. Esse estudo também tem se estendido para o modo como Hume circunscreveu espaço e tempo na Segunda Parte do Livro I do Tratado da natureza humana. Em virtude disso, também outros dois autores tornaram-se relevantes para essa pesquisa: de um lado, Aristóteles, pelo modo como delimitou o espaço na sua reflexão sobre a Física, de outro lado, Zenon, pelo modo como elaborou os paradoxos da infinita divisibilidade do espaço. Em relação aos pensamentos de Hume, Kant e Weber, foram produzidas duas dissertações e várias monografias de final de curso ou TCC's. Dessa investigação também tem resultado comunicações em encontros e colóquios e também dois projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG.