A atuação do Grupo de Comunicações se estende, no âmbito da Universidade, a investigar, desenvolver programas, pesquisas e projetos, compatíveis com a ação educacional. No âmbito da sociedade, a atuação do Grupo traduz-se pela produção e prestação de serviços aos segmentos interessados, de modo a promover a integração Universidade-Sociedade, tendo sempre como meta uma melhor capacitação profissional da comunidade envolvida. A estratégia do Grupo de Comunicações inclui a realização de atividades abrangendo: 1. Produção científica e tecnológica, com diversas pesquisas realizadas desde 1985; 2. Formação de pessoal em cursos de graduação e pós-graduação, com dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado formados; 3. Divulgação de resultados de pesquisas em publicações e seminários, contando centenas de artigos publicados; 4. Trabalhos de extensão e colaboração com empresas públicas e privadas, sob a forma de assessoria técnica e cursos de treinamento, em particular com os setores de energia elétrica e telecomunicações, com três dezenas de projetos com empresas realizados; 5. Cooperação com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais, incluindo diversas palestras, reuniões técnicas e participação em bancas de mestrado e doutorado; 6. Cooperação com agências governamentais, como a Anatel. O Grupo de Comunicações contou com diversos convênios, cooperações e projetos com empresas e outras instituições, desde 1985, incluindo a Embratel, Tele Nordeste Celular, Chesf, California State University, University of Toronto, UPE, UFERSA, UFPE, Unicamp, CNPq Telemar, TNL PCS S.A., Siemens, Coelba, Alpargatas, Contol, Iecom e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.