As análises acerca do desempenho de papéis e interações sociais e suas conseqüências na formação e atuação do profissional de psicologia tem sido o principal foco de trabalho deste Grupo de Pesquisa. As produções desenvolvidas trazem à luz novas possibilidades de redirecionamento de práticas formativas, tanto em nível de graduação quanto na pós-graduação, que estão sendo implementadas pelas participantes do Grupo na sua atuação docente. A apresentação de trabalhos em diversos eventos da área de Psicologia, em especial de Psicologia Escolar, tem favorecido o diálogo com pesquisadores de outras Universidades e apontado para uma futura ação conjunta que amplie esta discussão. A relevância social do trabalho se traduz na série de intervenções que estagiários de Psicoloia Escolar vem realizando nas escolas da região valeparaibana, introduzindo dados e discussões produzidos nos trabalhos desenvolvidos por este Grupo, ampliando a compreensão dos eventos presentes na relação ensino - aprendizagem, divulgando novas possibilidades de atuação desse profissional e fortalecendo a construção da identidade do profissional de Psicologia.