Compreendendo a linguagem como atividade mediadora dos processos cognitivos do homem, o grupo se propõe a articular pesquisas, estudos, e ações afins, relacionados aos aspectos políticos, históricos, cognitivos e pedagógicos da alfabetização e do letramento, entendido este como um conjunto de práticas sociais interativas de uso da leitura e da escrita dentro de um contexto social específico no qual os sujeitos estão inseridos, e um fenômeno polissêmico e complexo que entrelaça língua e cultura, que transcede a escrita, aglutinando as mais variadas manifestações da linguagem (oral, icônica, gestual, pictórica, corporal, imagética, acústica, numérica, etc.), ampliando o processo de leitura e da escrita na escola, nas suas variadas formas de expressão. Dessa forma, o grupo tem como objetivos: desenvolver estudos e discussões sobre o letramento e o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, de forma a subsidiar a formação docente pautada na relação teoria-prática; fazer um diagnóstico das práticas relacionadas ao processo de alfabetização e eventos de letramento, e ao processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, vigente na escola, particularmente na educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos visando caracterizar a problemática existente nessa área, abarcando os processos educativos não-escolares; e construir coletivamente alternativas pedagógicas que contribuam efetivamente com o processo de alfabetização escolar e os letramentos.