Publicações no BrCris
 

Helena Doris de Almeida Barbosa Quaresma

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1986), Licenciada Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1991), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1993), Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pelo Naea UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutora em Desenvolvimento Sócio-Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA (2009). Foi Vice-Diretora da Faculdade de Turismo da UFPA (julho 2014/julho 2016). Atualmente é Docente Aposentada e Pesquisadora/Docente Colaboradora da Faculdade de Turismo/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi . Integra os Grupos de Pesquisa Gestão, Politicas Públicas e Planejamento em Turismo; Áreas Protegidas da Amazônia: Usos e Sustentabilidade (GPAPA); Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), desde 2017, ocupando a cadeira nº 60. Atuou como vice-coordenadora estadual no Projeto de Capacitação Brasil, Meu Negócio é Turismo, através da UFPA, e Ministério do Turismo. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Turismo, com ênfase em Organização Social, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, cultura, áreas protegidas, desenvolvimento, lazer, planejamento, pesquisa, ecoturismo e populações pan-amazônicas.
graduate at Turismo from Universidade Federal do Pará (1986), graduate at Ciências Sociais Licenciatura from Universidade Federal do Pará (1991), graduate at Ciências Sociais Bacharelado from Universidade Federal do Pará (1993) and master's at Economy from Universidade Federal do Pará (2000). Has experience in Antropology, acting on the following subjects: turismo, desenvolvimento, pesquisa, ecoturismo and comunidades pesqueiras.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •