Elisa Soares Rocha Barbosa has a degree (2003) and PhD (2009) in geology from the University of Brasília, with emphasis on mineralogy, geochemistry and petrology of alkaline rocks. Currently coordinates the implementation of the geology undergraduate course at the Federal Universidade Federal de Goiás, started in 2015 at the Faculdade de Ciências e Tecnologia. Member of the Group of Researches in Metalogenesis, Geometallurgy and New Materials (UFG), develops studies with emphasis on mineralogy, geochemistry and petrology of alkaline-carbonate complexes and development of analytical techniques. Also is dedicated to scientific dissemination, providing courses of extension of basic geology to various sectors of society.
Elisa Soares Rocha Barbosa possui graduação (2003) e doutorado (2009) em Geologia pela Universidade de Brasília, com ênfase em mineralogia, geoquímica e petrologia de rochas alcalinas. Leciona temas de Mineralogia no curso de graduação em Geologia da Universidade Federal de Goiás, iniciado em março de 2015, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, e pertenceu à comissão de criação e implementação nos cargos de vice-coordenadora (mar-2015 a mai-2016) e coordenadora de graduação (jun-2016 a jun-2018).
Na pesquisa, desenvolve estudos com ênfase em mineralogia, geoquímica e petrologia do magmatismo alcalino goiano e mineiro, e suas possibilidades como fontes alternativas de fertilizantes (agrominerais). Foi docente do curso de especialização em Agrogeologia ofertado em parceria com o estado de Goiás e Embrapa, na cadeira de mineralogia.
Na área de Geoconservação e Geoeducação, participa do Grupo de Patrimônio Geológico e Geoconservação de Goiás. Atualmente é uma das representantes da delegação brasileira da LAIGEO (Latin American chapter of the International Geosciences Education Organization). Na extensão, atua na consolidação do Museu de Geociências da UFG, através da organização de eventos técnico-científicos, desenvolvimento de exposições temáticas, oficinas sensoriais e atividades científicas práticas para escolas, oferecimento de cursos de capacitação para condutores de visitantes e professores do ensino básico, e por meio de múltiplas ações da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), onde pertence à Diretoria Executiva, atuante como vice-presidente na gestão 2022-2023.