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Luciana Conrado Martins

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), trabalhando com o tema educação museal e o público escolar; mestrado em Museologia pela Universidade de São Paulo (2021), desenvolvendo pesquisa sobre TIC e a presença digital dos acervos museais nos ambientes wiki; e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), onde estudou a especificidade da educação museal em museus de ciências humanas, ciências naturais e artes. Fez estágio doutoral sanduíche na Université du Québec à Montreal. Atualmente é professora do programa de pós graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, orientando trabalhos sobre as possibilidades de uso das TICs para a comunicação e a educação museal. É professora da Especialização latu-sensu Museologia, Cultura e Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Coordenadora de Educação e Ação Cultural do museu de ciências SESI Lab. É diretora da PERCEBE - Pesquisa, Consultoria e Treinamento Educacional, na qual desenvolve projetos de implantação e revitalização de museus; projetos curatioriais expositivos e educacionais; estudos de público; plano e planejamento museológicos e uso das TICs para gestão dos acervos e desenvolvimento de ações curatoriais museais. Foi coordenadora de pesquisa e articulação de redes do projeto Tainacan - Laboratório de Inteligência de Redes (Faculdade de Ciência da Informação - UnB), desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Fundação Nacional das Artes (Funarte), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tem experiência na área de Museologia, Patrimônio, Educação e Tecnologias da Informação, com ênfase em Museologia, Comunicação e Educação museal, políticas públicas culturais e tecnologias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: plano e planejamento estratégico de museus, tecnologias da informação e internet para museus e instituições culturais, comunicação e educação em museus, políticas públicas culturais. Foi aprovada em 1º lugar no concurso para diretora do Museu Histórico Nacional-Ibram (2021). Foi coordenadora da Seção Brasileira do Comitê para Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus-CECA-BR/Icom (de 2016 a 2022). Faz parte do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR).
graduate at História from Universidade de São Paulo (1997) and master's at Education from Universidade de São Paulo (2006). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação não formal, educação em espaços não formais, biodiversidade, parceria and materiais de educação não formal.

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