Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese ?Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico?. Co-líder do grupo de pesquisa ?Cinecriare ? Cinema: Criação e Reflexão? (Unespar/CNPq). Integra também o ST Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) desde 2016 e o GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) desde 2015. Membro do Conselho Deliberativo da Socine de 2017 a 2020. Atualmente desenvolve pesquisa intitulada ?Cineastas ? do conceito de autoria aos processos de criação artística no Cinema? e, paralelamente, estuda o cinema dos primeiros tempos no Paraná. Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, entre outras. É um dos organizadores dos livros ?Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas?, ?Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema?, "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema" e do livro "Cineastas do Paraná: primeiros tempos". Em 2022 publicou o livro "Documentário: filmes para salas de cinema com janelas". Atua ainda como cineasta documentarista, entre seus filmes destacam-se A Alma do Gesto (2020), João & Maria (2016), Santa Teresa (2014) e Traço Concreto (2013).
Professor of the undergraduate program in Cinema and Audiovisual and of the master's program in Cinema and Video Arts, both at Unespar (Paraná State University). He has a doctorate in Communication and Semiotics from PUC-SP with the thesis "From theory to the experience of making a film documentary". He is a member of the research groups "Cinecriare - Cinema: Creation and Reflection" (Unespar/CNPq) and "Eikos: image and aesthetic experience" (Unespar/CNPq). He also integrates the ST Filmmakers? Theory of Socine (Brazilian Society of Cinema and Audiovisual Studies) since 2016 and the GT Filmmakers? Theory of AIM (Association of Image in Movement Researchers of Portugal) since 2015. He is currently developing research entitled "Filmmakers - from the concept of authorship to the processes of artistic creation in cinema" and, in parallel, she studies early cinema in Paraná. He has texts resulting from his research published in magazines such as Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, among others. He is one of the organizers of the books "Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas?, ?Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema? and "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema". He also works as a documentary filmmaker, and his films include The Soul of Motion (2020), João & Maria (2016), Santa Teresa (2014) and Traço Concreto (2013).