Possui graduação em Arquitectura pela Escola de Arquitetura de Sevilha. Especialização em Planejamento Urbano e Planejamento Territorial. Universidade de Sevilha (1996); Certificado de Aptidão Pedagógica. Universidade de Sevilha (1998); Certificado de pesquisa Suficiência. "Cidade, paisagem e território". Departamento de Planejamento Urbano e Ordenamento Territorial da Universidade de Sevilha. Biênio 1998/2001; Mestrado em Arquitetura e Patrimônio Histórico (MARPH-3) da Universidade de Sevilha e Junta de Andalucía (2.001); Doutor pela Universidade de Sevilha. Tese: "As áreas de fronteira: paisagens em reivindicação". Qualificação: Destaque "Cum Laude" e menção internacional. Programa: Patrimônio como Recurso e Sociedade: Dinamização e Desenvolvimento. Universidade de Sevilha. (2017). Professor Associado ETSA Málaga. 2006-2007 / Professor Associado ETSA Sevilla. Departamento de Projetos Arquitetônicos. 2012-2013 / Professor Associado ETSA Sevilla. Departamento de História, Teoria e Composição Arquitetônica. 2007-2021 / Ensino Acadêmico no Chile. Faculdade de Arquitetura. Universidade Autônoma do Chile. Sede em Temuco. 2018-2019 / Professor Doutor contratado ETSA Sevilla. Departamento de História, Teoria e Composição Arquitetônica. 2021-
O material curricular que apresento abaixo é o resultado de mais de vinte anos de pesquisa acadêmica e de pesquisa difíceis de separar, pois enfrento todas as atividades como uma ação contínua de abordagem transversal à paisagem, patrimônio industrial como um sistema complexo e sua atualização interdisciplinar , incorporando TICs e participação cidadã. Esta metodologia experimental está incluída na tese de doutorado defendida em 2017, Frontier spaces: landscape in claim.
As minhas colaborações com a IAPH, no âmbito de projectos a nível regional e europeu (2002-2003), são agora uma referência no seu campo. O projeto Guia Cultural de Paisagem da Ensenada de Bolonia, Cádiz, se destaca. Indicado para o European Landscape Award 2019.
Coordenação do projecto de acção paisagística no distrito mineiro de Linares-La Carolina, Junta de Andalucía (2007-2009), o projecto Lights on memory, Ministério da Defesa (2010) e o projecto laboratorial SEVLAB_Sevilla B-Team desenvolvido no âmbito da iniciativa europeia A activação das áreas industriais históricas de Interreg IV C, Cidade de Sevilha (2011-2012), permitiu-me conciliar teoria e prática, a disciplina de um arquitecto, com a ajuda necessária de outras áreas do conhecimento, como história, geografia, engenharia, antropologia, economia e sociologia.
Minha pesquisa e meu ensino permanecem na Universidade Estadual Paulista, em São Paulo, Brasil (2013), me permitiu transferir conhecimentos e metodologias sobre o patrimônio industrial na Memória Ferroviária do Estado de São Paulo 1968-1930 (2012-2015), Diretrizes projetuais a partindo da Avaliação Pós-Ocupação: ou case dos acervos dos museus ferroviários paulistas (2014-2016) e Railway Memory. Perspectivas Interdisciplinares de Registro e Ativação do Patrimônio Industrial (2017-2019)
A co-direção oficinas sobre paisagem, agricultura intensiva e sustentabilidade e o projeto preliminar de Paisajes Migrados, promovido pela Universidade de Almería, em 2009, nos permitiu trazer as duas realidades, a inativa e a emergente, estabelecendo uma cooperação com o local, convidando a experimentação e participação. Iniciativa reconhecida com o Mediterranean Landscape Award, PAYS-MED URBAN (2011)
Tenho colaborado em publicações sobre patrimônio paisagístico e industrial, obtive vários prêmios em arquitetura e paisagismo e participei de congressos e exposições nacionais e internacionais. Mantenho colaborações com universidades e profissionais de outras disciplinas. Atualmente sou Vice-Coordenadora do Laboratório Conjunta de Patrimônio Industrial.