Viviane Cristina Bitencourt dos Santos
Doutoranda da UFMG em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
No doutorado, estuda o romance e as cartas de Dorothea Schlegel, mostrando que ela foi uma figura ativa e de grande importância do movimento romântico, embora apareça comumente em segundo plano. Seria Dorothea um exemplo da emancipação feminina?
Mestre pela UFMG, na área de Literaturas Modernas e Contemporâneas, foi orientada pelo Prof. Dr. Georg Otte e coorientada pelo Prof. Dr. Verlaine Freitas.
No mestrado, abordou a pesquisa de forma a mostrar que " O processo", de Kafka, parece proporcionar uma leitura atual da relação entre o homem, a lei e o judiciário, retratando com vivacidade a impotência e a angústia do indivíduo que, no caso, enfrenta sentimentos que oscilam entre a apatia e desespero, ao se encontrar perante a burocracia mítica/científico-institucionalizada da Justiça. Tendo como base o conceito de mito de Adorno e Horkeimer, mostrou-se que o judiciário, seja no literário kafkiano ou o real, corriqueiramente, apresenta-se como um mito moderno que vive disfarçado de esclarecido, conforme também se verifica nas críticas recentes de Rosemiro Leal ao sistema judiciário brasileiro.
Possui graduação em LETRAS - Licenciatura dupla: Português/Alemão - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.
Has experience in Language, focusing on Languagejavascript:void(0)
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
