Publicações no BrCris
 

Suzy Lagazzi Rodrigues

Bachelor's at Letras from Universidade Estadual de Campinas (1983), Master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1987) and Doctorate at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1998). Has experience in Linguistics, acting on Discours Analysis.
Professora Colaboradora do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, minha prática docente e de pesquisa se filia à área da Análise do Discurso de perspectiva materialista. Buscando compreender os modos de formulação das relações sociais em espaços marcados por grandes diferenças e conflitos, trabalho o político sob a forma da resistência do sujeito e da contradição. Desde 2007 tenho dado especial relevo à análise de diferentes materialidades significantes em imbricação, discutindo a composição material em filmes, documentários, fotografias, vídeoclipes, com especial ênfase no processo de deslinearização da imagem. A relação entre o político e o jurídico também merece destaque em minha reflexão, tendo sido o eixo organizador de minha dissertação de mestrado, que teve como resultado o livro O desafio de dizer não, e de minha tese de doutorado, intitulada A discussão do sujeito no movimento do discurso (PPGL/IEL/UNICAMP), em que trago para análise os discursos constitutivos de um assentamento do MST. No quadro da História das Idéias Lingüísticas, meus trabalhos têm como foco o processo de institucionalização da Lingüística no Brasil, em diferentes modos de sua legitimação. Sou integrante do Centro de Pesquisa PoEHMaS - Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades - do IEL/Unicamp e lidero, no CNPq, os Grupos de Pesquisa O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes e tecnologias de linguagem, em parceria com Guilherme Adorno de Oliveira, e Linguagem e Cinema: o gesto em foco, em parceria com Igor Capelatto.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •