cour_20e3cc8f-ad88-4e73-8f07-2798ea283719
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Formação contínua e a construção do saber docente de professores de apoio pedagógico especifico no ensino fundamental" Documento
-
"A escola sacudida em suas bases": significações produzidas pelo professor do Ensino Superior acerca da inclusão de alunos com NEEs Documento
-
"MANOBRAS EDUCATIVAS": sociopoetizando o aprender em movimento com skatistas do litoral do Piauí. Documento
-
(Entre) olhares, vivências e sentidos de docência: caminhos construídos por professoras-estudantes do Curso de Pedagogia-UFPI no âmbito do PARFOR. Documento
-
(RE) PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÕES DE ENSIN O E DE APRENDIZAGM Documento
-
(Re) escrevendo a formação: (auto)biografização de pedagogos egressos da UFPI Documento
-
- ?Trabalhadores e Trabalhadoras no Fio da História das Práticas e Projetos Educativos no Piauí? (1857-1937). Dissertação de Mestrado. UFPI/Teresina, Agosto, 2005. Documento
-
. A escola em tempo integral no Piauí: uma análise da meta de ETI nos planos de educação Documento
-
0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ VERBENA MARIA COSTA REIS RIBEIRO FEITOSA FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE NA MODALIDADE E DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AUTOVALORIZAÇÃO DOS EGRESSOS Documento
-
?A ESCOLA? EM MANCHETE: educação e sociedade codoense (1916-1920) Documento
-
?Concertos pelo Sertão: formAção e Mediação Cultural do Maestro Aurélio Melo Documento
-
?NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: desvelando modos de ser e de fazer-se professor Documento
-
?PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência? Documento
-
?REVISITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM-SUCEDIDAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS?. Documento
-
A formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Teresina: um olhar sobre o desenvolvimento profissional Documento
-
A APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE Documento
-
A Avalição Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí e suas Implicações na Formação do Pedagogo Documento
-
A Ação Educativa do Centro de Cultura Negra do Maranhão: combate ao racismo. Documento
-
A BRINCADEIRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM - UM COTEJAMENTO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE BACHAREL: o aprender a ensinar na Educação Superior Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO QUE ATUA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Documento
-
A Cartografia no Ensino Fundamental:Construindo o ESpaço Social a Partir da Percepção do Aluno Documento
-
A Constituição da Identidade profissional: desvelando significados do ser Professor de Didática Documento
-
A Constituição da Pessoa na Experiência de Ser Professor: o conhecimento de si na formação docente Documento
-
A Constituição da rede escolar e a prática das professoras primárias na zona rural do Piauí nos anos de 1940 a 1970. Documento
-
A Construçao dos conceitos de Formaçao Profissional e Prática Pedagógica pelos Alunos dos Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Piauí Documento
-
A Construção da Cidadania e Cultura de Paz com Adolescentes 5ª série de Escolas Públicas Estaduais de Teresina Documento
-
A Contribuição das Atividades Psicomotoras na Educação Infantil: Um Estudo Experimental com Pré-Escolares do Ensino Municipal de Teresina Documento
-
A Criatividade na prática docente do professor de arte: um estudo exploratório nas escolas públicas de Teresina-PI Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERESIA (PI): contradições entre a proclamação do direito e a efetivação da oferta Documento
-
A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930) Documento
-
A ESCOLA HOSPITALR: um estudo sobre o acompanhamento psicopedagógico e o desenvolvimento escolar de crianças hospitalizadas por tempo prolongado Documento
-
A EXPANSÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA PÚBLICA PIAUIENSE (1900-1946) Documento
-
A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências em Escolas do Ensino Fundamental em Teresina - PI e Timom - MA: uma pesquisa de intervenção Documento
-
A Educação do Campo no Âmbito das Experiências do MST: Uma Análise das Práticas Educativas na Escola Lucas Meireles Alves. Documento
-
A Educação pela Poesia: o projeto pedagógico de Mário Faustino para poetas e críticos brasileiros Documento
-
A Escola do Sertão: Ensino e Sociedade no Piauí, 1850/1889 Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE. Documento
-
A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí - FAMCC e o "Orçamento Popular de Teresina" - OPT, revelando a natureza de classe do Estado e práticas sócio-políticas emergentes Documento
-
A Filosofia no Ensino Médio nas Escolas Públicas em Teresina: O Desafis de ir além da escolarização Documento
-
A Formação Continuada e suas Contribuições para a Profissionalização de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Teresina - PI: Revelações a Partir de Histórias de Vida Documento
-
A Formação Inicial e a Prática Pedagógica de Professores de Biologia de Bom Jesús - PI: articulações possíveis Documento
-
A Formação Técnica em Agropecuária, na Modalidade EJA no Colégio Agrícola de Teresina e a inserção no mercado de trabalho Documento
-
A Gestão Municipal da Educação e a relação de poder em nivel local Documento
-
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI 1939 A 1975 Documento
-
A HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO JURÍDICO NO PIAUÍ Documento
-
A Interface Oralidade/Escrita no Ensino de Língua Materna: Confronto de Narrativas Documento
-
A Leitura e o leitor escolar: A busca de uma tipologia Documento
-
A Leitura literária na escola: representações de alunos do ensino médio Documento
-
A Luz dos valores religiosos: as escolas confessionais católicas e a escolarização das mulheres piauienses (1900-1973) Documento
-
A METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA: Avaliação de experiêncis em escolas municipais de Teresina-Pi Documento
-
A Mobilização e a Aquisição de Saberes por Professores de Matemática ao Vivenciarem Experiências com Materiais Manipuláveis Documento
-
A Municipalização da Educação Infantil na Cidade de Teresina (1996-2007): História, Educação e Memória Documento
-
A O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos saberes docentes? Documento
-
A Orientação Sexual como Tema Transversal e a Formação de Professores Documento
-
A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA. Documento
-
A POLÍTICA MUNICIPAL DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA CLASSE COMUM EM OEIRAS-PI Documento
-
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA: PERCEPÇÕES DO FORMADOR SOBRE O ENSINO Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO DE UMA IES PARTICULAR Documento
-
A Política de Remuneração dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina – PI (1996 a 2012) Documento
-
A Propaganda e as Representações Sociais de Escolas Particulares de Teresina Documento
-
A Prática Pedagógica Curricular e os alunos negros: um estudo de caso numa escola pública em Teresina, Piauí Documento
-
A Prática Pedagógica do professor de Língua Inglesa do Ensino Superior e a produção dos saberes docentes Documento
-
A Prática Pedagógica dos Professores de Ciências Naturais de 5ª A 8ª Série do Ensino Fundamental: discutindo os saberes docentes Documento
-
A Prática docente na Academia de Polícia Militar do Piauí: uma abordagem à luz do agir comunicativo Documento
-
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO Documento
-
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA MEDIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA Documento
-
A TEMÁTICA RACIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO BRASIL: O caso do Piauí. Documento
-
A TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA Documento
-
A Tecnologia Assistiva nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Teresina- PI Documento
-
A Trajetória Sócio-histórica da Educação por Alternância no Piauí Documento
-
A afetividade entre docentes e discentes no enfrentamento das práticas de violência na escola Documento
-
A aplicação de sistemas suplementares de comunicação na educação infantil em crianças com Transtornos Globais do desenvolvimento. Documento
-
A aprendizagem da Língua Inglesa: um olhar psicossocial Documento
-
A aquisição da linguagem escrita e discriminação escolar: o encaminhamento e o processo ensino aprendizagem nas classes especiais Documento
-
A atuação do Ministério Publico na defesa do direito à educação de crianças e adolescentes no Estado do Piauí Documento
-
A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede municipal de Teresina: um estudo de caso Documento
-
A compreensão do ser professor como profissional do ensinar: um estudo com docentes da rede pública estadual de Teresina. Documento
-
A constituição da rede escolar de Timon: do Grupo Escolar ao Ginásio Bandeirante de Timon-MA de 1942/1971 Documento
-
A construçao da identidade do professor de língua materna no contexto da prática pedagógica Documento
-
A construção de saberes docentes no cotidiano das práticas de ensinar: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico Documento
-
A construção do processo de tornar-se professor: um estudo focalizando o administrador Documento
-
A construção dos saberes pedagógicos na prática dos docentes da UFPI/Campus Ministro Reis Velloso Documento
-
A construção social da identidade de gênero de alunos do Liceu Piauiense: sinalizando diferenças e desigualdades Documento
-
A contribuição do Ensino de História para a consciência cidadã dos alunos Documento
-
A criatividade na didática: uma proposta metodológica Documento
-
A dimensão subjetiva da prática educativa afirmativa: uma análise de significados e sentidos de educadores quilombolas Documento
-
A docência em química no 9° ano do ensino fundamental: contribuições para a construção da cidadania Documento
-
A educação escolar e não-escolar: experiências da mulher lésbica afrodescendente Documento
-
A educação para libertos na Colonia Agrícola de São Pedro de Alcântara, em Floriano (1871 - 1888) Documento
-
A educação superior pública estadual no PiauÍ: aspectos da origem e o processo de expansão nos anos 1990 Documento
-
A escola de qualidade nas representações sociais de professores de escolas de Teresina-Pi, com melhor desempenho do Enem -2007 Documento
-
A formação cultural do professor dos anos iniciais: desafios na prática docente Documento
-
A formação do licenciando em Pedagogia no campus de Picos-Pi. Documento
-
A geografia no ensino fundamental: uma proposta de prática docente Documento
-
A influência do nível de representação no desenvolvimento de habilidades multiplicativas de proporção simples Documento
-
A interação entre professor e aluno com deficiência intelectual em escola inclusiva: um estudo de caso Documento
-
A materialização do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, em escolas públicas de Teresina: olhares e aspectos que se entrecruzam Documento
-
A menina negra e a sua integração social na escola pública: o caso de uma escola de Teresina - PI Documento
-
A mobilização dos saberes docentes no contexto da prática pedagógica do professor na modalidade de Educação a Distância. Documento
-
A percepção dos adolescentes de uma escola pública sobre seus direitos: um estudo à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Documento
-
A politica de alimentação escolar no ensino médio da rede estadual do Piauí Documento
-
A política do transporte escolar na rede pública municipal de educação de Teresina. Documento
-
A produção de uma disciplina escolar e os escritos em torno dela: os Estudos Sociais do Maranhão Documento
-
A prática do Coordenador no contexto da escola de tempo integral: desafios da educação integral e integrada Documento
-
A prática docente dos alunos-mestres de biologia: saberes mobilizados no estágio supervisionado. Documento
-
A prática mental no basquetebol Documento
-
A prática pedagógica crítico-reflexiva do professor: um processo colaborativo de (re)elaboração conceitual no ensino médio Documento
-
A prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula Documento
-
A prática pedagógica das (os) professoras (es) do Assentamento Diamante Negro Jutaih no Maranhão: "A pedagogia dos aços" Documento
-
A prática pedagógica das professoras do Curso de Enfermagem: revisitando a construção dos saberes docentes Documento
-
A prática pedagógica de professores do CEJA como contexto de aprendizagens docentes Documento
-
A prática pedagógica dos professores do ensino médio do CEFET - PI: desvelando concepções de avaliação da aprendizagem Documento
-
A qualidade em educação infantil nas representações sociais de professores da primeira infância. Documento
-
A superação da prática atual docente do professor de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental numa perspectiva interdisciplinar Documento
-
A trajetória da Escola Normal em Caxias:análise histórico-educacional da A.M.I.C. Colegio São José de (1948- 1972) Documento
-
A trajetória da Instituição Educativa mais Antiga no Estado do Piauí: Instituto Batista Correntino Documento
-
A trajetória das escolas da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC no Piauí: 1952 1997 Documento
-
A transposição didática e o livro didático de Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental. Documento
-
AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional. Documento
-
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO E NO CAMPO EM CLASSES MULTISSERIADAS: REGISTRO SOBRE PRÁTICAS. Documento
-
AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Contributos para a organização curricular e pedagógica Documento
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Documento
-
ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS DOS DOCENTES NAS LICENCIATURAS DO IFPI Documento
-
AS ESCOLAS DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DO ENSINO (PREMEN) EM TERESINA (1982 a 2000). Documento
-
AS INTERRELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO À 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MOACI MADEIRA CAMPOS, TERESINA-PIAUÍ Documento
-
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PIAUIENSE (1964-1983) Documento
-
ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE SEMILIBERDADE ACERCA DE SUA INCLUSÃO ESCOLAR Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O FAZER DO PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL Documento
-
AVALIAÇÃO E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E A ADULTOS: REVENDO MITOS, RITOS, REALIDADES Documento
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: CONTRIBUTOS DA ANA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO Documento
-
Alfabetizadores Experientes e a Constituição da Professoralidade: trajetórias narradas Documento
-
Alfabetização Científica nas séries inicias do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de Teresina-PI Documento
-
Alfabetização e Letramento: um estudo etnográfico Documento
-
Análise da Implimentação do Programa Mais Educação na Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade de Aldeias Altas, Estado do Maranhão Documento
-
Análise do Desempenho Docente nos Cursos de Tecnologia do CEFET - PI: Elementos para referenciar a avaliação interna. Documento
-
Aperfeiçoamento do currículo do Curso de História da UESPI Documento
-
Aprender com a diversidade: narrativas de um corpo para além da sala de aula Documento
-
Aprendizagens docentes na educação infantil: vivências pedagógicas e escrita de si Documento
-
Apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no ensino médio. Documento
-
Arte afrodescendente a partir de tres olhares de educadoras em Teresina Documento
-
As "Formas de Falar" da Escola e do Aluno no processo interativo: uma perspectiva sociolinguística Documento
-
As Representações Sociais acerca da qualidade da educação ofertada pelas faculdades particulares partilhadas por estudantes de Ensino Médio Documento
-
As Representações Sociais da Qualidade na Educação para Alunos do 1o. Ano do Ensino Médio Documento
-
As ações do Programa Escola Aberta, Escola da Gente como prática de Cultura de Paz Documento
-
As concepções de supervisão escolar e a prática dos supervisores egressos da UFPI Documento
-
As educações escolar e social na formação da identidade racial de jovens nos quilombos de São João do Piauí. Documento
-
As relações interpessoais entre professores e alunos mediando histórias de fracasso escolar Documento
-
As representações político-culturais da capoeira nos livros didáticos: uma abordagem a partir da teoria dos estudos culturais Documento
-
As representações sociais partilhadas por licenciandos acerca do salário de professor Documento
-
Aspectos Teórico Metodologicos da Prática Pedagogica do Professor de Geografia Documento
-
Associação de Moradores de Moradores de Picos-PI na Década de 1990: crise e práticas educativas Documento
-
Autoria, consciência e formação docente: o Fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação inicial Documento
-
Avaliaçao do rendimento escolar na percepção dos docentes de enfermagem da UFPI Documento
-
Avaliação da Aprendizagem: Um estudo Avaliativo Sobre programas de Otimização do Fluxo escolar Documento
-
Avaliação do Desempenho Escolar nas aulas de Educação Física de crianças nutridas e desnutridas de escolas rurais de Teresina-PI Documento
-
Ação docente em ciências naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais Documento
-
Brinquedos e brincadeiras de séries iniciais: um olhar sobre a ludicidade. Documento
-
CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: diálogos/interações entre alfabetizadores iniciantes e experientes Documento
-
CIRCULAÇÃO DOS SABERES JAZZÍSTICOS EM TERESINA: viagens de formação, eventos culturais e produção fonográfica Documento
-
COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915): História de uma Instituição Educativa Documento
-
CONCEITO DE ENSINO E APREDIZAGEM INTERNALIZADOS PELOS LICENCIANDOS DA ÀREA DA NATUREZA DA UFPI. Documento
-
CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética Documento
-
CONSTITUIÇÃO DE FEMINILIDADES DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES Documento
-
CUSTO DIRETO DE FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM TERESINA Documento
-
Caminho das pedras em espiral: mosaico dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais Documento
-
Campus Ministro Reis Velloso (UFPI): história e memória Documento
-
Casa de Sons – Escola de Música de Teresina (1981-1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. Documento
-
Conceitos de dificuldades de aprendizagem construidos por professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Teresina- Pi Documento
-
Concepçoes dos professores de Matemática acerca da Matemática e seu ensino Documento
-
Concepções de Sexualidade Manifestadas nas vozes de Atores e Atrizes no Cotidiano da escola pública: um desvelar das faces ocultas. Documento
-
Concepções de professores da UFPI sobre a inclusão de alunos com deficiência Documento
-
Concepções do Acompanhante Terapêutico acerca da sua atuação na rede pública municipal de ensino de Teresina. Documento
-
Condições Sociais de aquisição da lingua escrita nas camadas populares Documento
-
Confetos sobre "Educar" pelos socioeducadores do Centro de Internação Provisória de Teresina - Pi Documento
-
Contribuição da Química Analítica à educação Ambiental" Documento
-
Corpos que falam, mãos que criam: o aprender juntos para jovens surdos e ouvintes do curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Piauí Documento
-
Criatividade em Professores de Matemática do Ensino Médio de Parnaíba /PI Documento
-
Cruzando Olhares, refletindo e dialogando: o Projeto Formativo do Curso de Pedagogia do CMRV- Parnaíba Documento
-
Cultura de Paz nas escolas públicas: o caso das escolas "Prof. Moaci Madeira Campos" e "Santa Fé" Documento
-
Currículo e Prática Docente: Formação teórica dos alunos do curso de Lic. Plena em História da UFPI Documento
-
Custo aluno/ano da educação infantil da rede pública municipal de ensino de Teresina-PI, em 2012 Documento
-
DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL À PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: REELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES Documento
-
DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL Documento
-
DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o Ser e o Fazer do Professor-Tutor à Distância Documento
-
DESBRAVANDO INTELIGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO: o Projeto Bandeirante e a expansão do Ensino Secundário no Maranhão (1968 - 1973) Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO-PROFESSOR, EM INÍCIO DE CARREIRA: SABERES ARTICULADOS À PRÁTICA DOCENTE. Documento
-
DO ENSINO NORMAL AO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E MEMÓRI DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARNAÍBA (1927-1982) Documento
-
DOCENCIA UNIVERSITARIA CONCEITOS INTERNALIZADOS E COMPETÊNCIAS CONSTRUÍDAS PELOS PROFESSORES DO CAMPUS DE PARANÍBA Documento
-
DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO Documento
-
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS DE PROFESSORES BACHARÉIS SOBRE DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
DOCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: ARTICULAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
Da Faculdade de Formação de Professores ao Centro de Estudos Superiores: uma história da instalação e consolidação do ensino superior em Caxias (1968-1994). Documento
-
Da aquisição à mobilização de saberes docentes no contexto da Educação de Jovens e Adultos de Caxias - MA Documento
-
Da formação à prática pedagógica: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo. Documento
-
De Supervisor Escolar à Coordenador Pedagógico: o movimento de constituição da identidade profissional Documento
-
De Tamboril a Isaías Coelho: A Educação dos Mestres-Escola ao Grupo Escolar (1935 a 1970) Documento
-
Descolonizando sexualidades e currículo na escola: confetos produzidos por jovens da Ilha Documento
-
Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores: desafio para a aprendizagem inclusiva no processo de formação inicial docente no contexto do século XXI Documento
-
Desvelando a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa do CEFET/PI: análise dos dilemas emergentes Documento
-
Diarréia Infecciosa Infantil Endêmica em Teresina: conhecer para melhor combater Documento
-
Dificuldades de aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos: desafios da prática docente na escola de tempo integral Documento
-
Discutindo a prática pedagógica de professores do Ensino Médio: o caso do liceu piauiense Documento
-
Dissertação: Educação e Sexualidade: Representações Socais sobre Sexualidade e DSTs de Adolescente Documento
-
Do ocaso aparente ao aparente investimento: a situação do magistério e do atendimento ao aluno na história recente da rede estadual de ensino do Piauí (1988-2000) Documento
-
Docência Superior: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em Direito Documento
-
Docência no Ensino Fundamental: refletindo sobre a prática profissional Documento
-
Docência no Ensino Superior: desenvolvimento profissional do professor fisioterapeuta Documento
-
Docência superior e desenvolvimento profissional: interface com narrativas autobiográficas de médicos-professores Documento
-
Docência universitária e desenvolvimento profissional do fisioterapeuta professor: desafios implícitos - retratos e relatos Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PIAUÍ (1971 - 2002) Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TENSÕES E INTERAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA-PI: a participação dos professores da 1ª série do ensino fundamental no Programa Incremental Odontológico (PIO) e sua relação com os dentistas Documento
-
EDUCAÇÃO.COM TECNOLOGIA: CONECTANDO A DIMENSÃO SUBJETIVA DO TRABALHO DOCENTE MEDIADO PELAS TIC's Documento
-
ENTRE A FORMAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA E A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL: significações de professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Documento
-
ENTRE OCÓS, TRUQUES E ATRAQUES: a produção de confetos sobre as experiências de educadoras Trans do projeto TRANS FORMA AÇÃO Documento
-
ENTRE TÊNIS E CADARÇOS – A LITERATURA INFANTIL AFRODESCENDENTE: O QUE ENSINA O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO? Documento
-
ENTRE VERSOS E VIOLAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO CORDEL NAS ESCOLAS (1990-2007) Documento
-
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇO DE AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES. Documento
-
Educação Especial no Piaui- 1968 a 1998 : Reflexões sobre sua historia e memória. Documento
-
Educação Superior no Extremo Sul Piauiense (1986 - 2005): Hstória e Memória Documento
-
Educação de Jovens e Adultos: práticas educativas e permanencia na escola de Ensino Médio. Documento
-
Educação e Qualidade de Vida: Perspectivas Evidenciadas pelos Alunos do Curso de Educação Física da UFPI - Um Estudo de Caso Documento
-
Educação e Sociedade no Piauí Republicano: 1890 a 1930 Documento
-
Educação e diversidade (s): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola?. Documento
-
Educação e sindicalismo: a relação entre o discurso da qualidade e a concepção conciliatória propositiva da categoria de professores Documento
-
Educação e sociedade no Piauí republicano Documento
-
Educação feminina no ensino secundário piauiense: da escolarização à profissionalização (1960-1982) Documento
-
Educação profissional de jovens e raízes culturais: a experiência da Casa de Zabelê em Teresina – PI Documento
-
Educação, gênero e afrodescendência: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí. Documento
-
Educação-mercadoria: a expansão do ensino superior privado no Piauí (1990 a 2005) Documento
-
Ensino de Biologia na UFPI e na UESPI: a reprodução fragmentada dos conteúdos Documento
-
Entre Rios e Letras : um estudo sobre os métodos de alfabetização na rede pública municipal de ensino de Teresina-PI Documento
-
Entre a arte e a técnica: sobre o ensino de desenho. Documento
-
Entre letras e cantos: educação, história e memória cultural de Ilha Grande do Piauí na literatura griô de Zé Santana Documento
-
Entre salas, livros e jardins: trajetória e produção intelectual da Professora Conceição Carvalho no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (1974-1995) Documento
-
Escola Normal Helvidio Nunes de Barros: Identidade, história e memória da formação de professores do Médio Gurguéia Documento
-
Estudo, trabalho e mobilidade profissional: Uma investigação sobre as relações entre expectativas profissionais e limites escolares Documento
-
Estágio Supervisionado: contribuições para a construção da profissão docente em Artes Visuais Documento
-
Estágio Supervisionado: escapo de formação Documento
-
Etnomatemática aplicada a Pedagogia da Alternância Documento
-
Experiências de racismo vivenciadas por três professores afrodescendentes. Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAs E PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIAS E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PMT Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC: do texto ao contexto. Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança. Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES. Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
FUNDEF na gestão educacional parnaibana: entre a fragilidade estrutural e os vícios do sistema Documento
-
Fazeres de gênero e fazeres pedagógicos: Como se entrecruzam na educaçã infantil Documento
-
Form ação e Desenvolvimento Profissional Docente: saberes e fazeres de egressos do Curso de Pedagogia da UFPI. Documento
-
Formação continuada de professores da educação infantil: interfaces com a prática docente Documento
-
Formação continuada de professores no Semi-árido: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos Documento
-
Formação continuada de professores: saberes e reflexividade na prática pedagógica Documento
-
Formação continuada: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas Documento
-
Formação contínua do professor de Matemática: contribuições para a prática docente Documento
-
Formação contínua e Atividade de Ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil Documento
-
Formação de Professores alfabetizadores: a tragetória formativa em serviço Documento
-
Formação de Professores na EaD: docência, ensino e prática pedagógica em discussão Documento
-
Formação de professores no Ensino Médio: Sendido e significado de aprendizagem em contexto de colaboração Documento
-
Formação do Professor da Educação de Jovens e Adultos: implicações políticas e pedagógicas Documento
-
Formação do professor do ensino médio e o desafio da educação integral: currículo e prática pedagógica. Documento
-
Formação política-pedagógica e direitos humanos na prática do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí - SINTUFPI Documento
-
GESTAO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA:Institucionalização e Implementação de Eleição para Diretores de Escolas (1995 a 2003) Documento
-
GRUPO ESCOLAR PADRE DELFINO (1958-2016) – HISTÓRIA E MEMÓRIA Documento
-
GRUPOS COMUNITÁRIOS PRODUTIVOS E O PROJETO DE EUCAÇÃO DA DIOCESE DE PARNAÍBA Documento
-
Gestão Escolar e a Construção de Espaços de Cidadania na Escola de Nível Médio em Teresina Documento
-
Ginásio parnaibano: história e memória (1927 - 1959) Documento
-
Gênero e prática docente no tempo e no espaço de classese multisseriadas: encantos e desencantos de professoras e professores da zona rural de Teresina Piauí Documento
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO JAICOENSE: DOS PRIMEIROS ALDEAMENTOS AO GINÁSIO PADRE MARCOS Documento
-
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO PIAUÍ: DAS PRIMEIRAS INICIATIVAS À UNIVERSIDADE Documento
-
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO; LEMBRANÇAS LITERÁRIAS DE ESCOLA Documento
-
HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORAS-LEITORAS COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA: MEMÓRIA EM MOVIMENTO Documento
-
História e Memória da Educação Infantil em Teresina: Piauí (1968-1996) Documento
-
História e Memória da Escola Normal Oficial de Picos (1967-1987) Documento
-
Histórias de professores aposentados: (re)visitando trajetórias profissionais Documento
-
Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional. Documento
-
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS (EFA COCAIS/PI) Documento
-
Identidade profissional em estudantes de Psicologia Documento
-
Implicações do Assédio Moral entre discentes e docentes no ambiente da Escola Documento
-
Impor, organizar, velar, cumprir e dirigir: a direção escolar no ensino primário piauiense (1910-1947). Documento
-
Inclusão digital e formação de professores: desafios e conflitos no cotidiano escolar Documento
-
Inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação em escolas públicas de Teresina-PI Documento
-
Indisciplina: representações sociais do professor de 5ª série do Ensino Fundamental Documento
-
Influência da escola no processo de construção da auto-estima de alunos negros. Documento
-
Integração do Programa TV Escola na Prática Pedagógica de Professores de Ensino Médio de Escolas Públicas Estaduais de Teresina-PI Documento
-
Interação social entre pares: a importância do brincar para a inclusão escolar de crianças com síndrome de Down Documento
-
Interfaces Entre a Prática Pedagógica e o Currículo de Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí à Luz do Discurso de Seus Professores Documento
-
JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: Conceitos de Corpo nos Entrelaces Afroancestrais da Dança na Educação. Documento
-
JUVENTUDE DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: O caso do Assentamento Marrecas em São João do Piauí Documento
-
JUVENTUDES DA PERIFERIA E EDUCAÇÃO DE PAZ: ações educativas do Movimento pela Paz na Periferia (MP3) no processo de implantação de políticas públicas (2000-2012) Documento
-
Jovens circenses na corda bamba : confetos sobre o riso e o corpo na educação em movimento Documento
-
Julgamento moral, empatia e maquiavelismo em crianças e adolescentes em situação de rua Documento
-
Juventudes e Cultura de Paz: a educação musical no enfrentamento das violências na Unidade Escolar " Lourival Parente". Documento
-
Licenciatura em Artes Visuais: Dilemas Vivenciados no Processo de Formação Inicial e a Constituição do Ser Professor Documento
-
Liceu Piauiense (1845-1970): desvendando aspectos de sua história e memoria. Documento
-
Literatura Infantil na Pré-Escola: Formação de leitores e Formação de Profesores Documento
-
Livros didáticos e a prática docente alfabetizadora: usos elaborados/reelaborados Documento
-
METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR BASEADA EM PROBLEMAS SOCIAIS Documento
-
MULHER AFRODESCENDENTE NA DOCÊNCIA SUPERIOR EM PARNAIBA: MEMORIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA E ASCENSÃO SOCIAL Documento
-
Mal-estar ocupacional docente: stress e burnout em professores Documento
-
Memórias de professoras piauienses: itinerários escolares e experiências docentes (1940 - 1970) Documento
-
Memórias de professoras primárias no cotidiano das escolas públicas estaduais da zona urbana e rural de Teresina (PI): 1960-1970 Documento
-
Modelo DIR/FLOORTIME: Bases teóricas para a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil Documento
-
Mudanças Sócio-Ambientais na Praia do Macapá Litoral do Piauí Documento
-
Música, Educação e Sociedade: o fenômeno bandístico em Teresina - 2002 Documento
-
Narrativas de Professores do Curso de Biblioteconomia: reflexões sobre a docência Documento
-
Narrativas sobre prática pedagógica e desenvolvimento profissional: administradores-professores de ensino superior como protagonista Documento
-
Necessidades Formativas de Professores da Prática Docente na Educação Profissional. Documento
-
Necessidades Formativas e Pedagógicas dos licenciandos em Matemática e Física: compreensão em situações reflexivas Documento
-
O ANTES E O DEPOIS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES ENTRE CUIDAR E EDUCAR. Documento
-
O Ato de planejar numa perspectiva crítico-reflexiva Documento
-
O Centro de Tecnologia da UFPI: trajetória histórica Documento
-
O Curriculo de Formação do Curso de Pedagogia da UESPI e os Componentes Social e Afetivo Documento
-
O Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (FAFI) no período de 1957 a 1970 Documento
-
O DIAGNÓSTICO E A ESCOLARIZAÇÃO: OS SENTIDOS SUBJETIVOS CONSTITUÍDOS POR MÃES DE ALUNOS COM AUTISMO Documento
-
O ENSINO DE ENFERMAGEM NO ESTADO DO PIAUÍ: HISTÓRIA E MEMÓRIA Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA EM FORTALEZA: INVESTIGANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO Documento
-
O ENSINO PRIMÁRIO PIAUIENSE NOS ANOS DE 1930 A 1940: O CURRÍCULO COMO FONTE DE RENOVAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA Documento
-
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO: DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR EXPERIENTE E PROFESSOR EM FORMAÇÃO Documento
-
O Elemento Humano na Relação Professor-Aluno: as relações construidas pelos sujeitos envolvidos nas práticas didático-pedagógicas Documento
-
O Ensino Secundário no Estado do Piauí em páginas de Jornais (1942 - 1971) Documento
-
O Ensino de Filosofia na Educacao de nível médio em Teresina -Piauí:relaçao entre formaçâo e pratica docente Documento
-
O Ensino de Geografia na Modalidade Educação de Jovens e Adultos: currículo e prática pedagógica Documento
-
O Ensino de História em Teresina: o impacto da História Nova no cotidiano da sala de aula Documento
-
O Ensino de Matemática no 5º ano: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina - PI Documento
-
O Estágio Supervisionado como Espaço de Construção do Saber Ensinar Documento
-
O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da UESPI: articulação teoria - prática na formação docente Documento
-
O Financiamento da Assistência Estudantil: um olhar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Documento
-
O Fracasso da Escola: um enfoque transdisciplinar Documento
-
O Impacto do Fundef em Teresina Documento
-
O Livro Didático, a Poesia e o Leitor: um estudo das atividades propostas para alunos de 3ª série do ensino fundamental Documento
-
O MOVIMENTO INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS Documento
-
O Movimento dos Professores da APEP e a construção de uma nova cidadania em Teresina: 1987/1992 Documento
-
O Olhar dos discentes sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI: Narrativas de Formação Documento
-
O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Documento
-
O PRONATEC NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA DUALIDADE ESTRUTURAL À MERCANTILIZAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Documento
-
O PRONERA NO ESTADO DO PIAUÍ: a implantação do Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Assentamentos de Reforma Agrária - Proejapi. Documento
-
O Pagote no Terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do Médio-Parníba piauiense Documento
-
O Processo de Interação Social na Formação Linguística do Professor de 1ª a 4ª série do 1º grau: uma abordagem etnográfica Documento
-
O Programa Proformação:Competências Teórico-práticas e Qualidade do Trabalho Docente Documento
-
O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Documento
-
O Sentido Subjetivo da Inclusão para o Sujeito com Síndrome de Asperger. Documento
-
O Sentido Subjetivoatribuido pelo aluno surdo no processo de escolarização na escola regular Documento
-
O Sentido subjetivo da docência em Educação Especial Documento
-
O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFA E BETO Documento
-
O Valor Simbólico da Escola e do Trabalho: Representações Sociais das Crianças Trabalhadoras das Camadas Populares de Teresina-PI Documento
-
O artífice, o artista, o cientista e o cidadão - uma análise sobre a arte e o papel do artista nas vanguardas Documento
-
O controle social dos recursos do Fundef/Fundeb do município de Teresina (2004 a 2009) Documento
-
O cotidiano das práticas pedagógicas do ensino de administração: uma perspectiva transformadora Documento
-
O currículo como espaço de participação e construção de saberes docentes Documento
-
O desenvolvimento da profissionalização docente: histórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
O ensino comercial e a formação de guarda-livros: de porta-vozes da riqueza do Piauí à guardadores da memória de Parnaíba (1900-1960) Documento
-
O ensino da Sistematização da Assitência na visãi crítica do egresso da graduação em Enfermagem Documento
-
O ensino de filosofia para o desenvolvimento do pensar crítico: estudos com crianças no ensino fundamental Documento
-
O ensino odontológico no Piauí: História, memória e realidade Documento
-
O ensino primário noturno nas reformas educacionais no Piauí (1871 - 1933) Documento
-
O estágio supervisionado e as aprendizagens docentes de professores em formação inicial em Pedagogia Documento
-
O imapcto do Cursop de Educação Artística no Ensino e na Produção das Artes Plásticas em Teresina-PI Documento
-
O impacto do FUNDEF no atendimento ao aluno do ensino fundamental da rede estadual em Teresina (1996-2002): conquistas, limites e potencialidades Documento
-
O impacto do Fundef/Fundeb na Remuneração dos Profissionais do Magistério da Rede Estadual do Piauí Documento
-
O livro didático no cotidiano da prática pedagógica de professoras: usos que se revelam no Semiárido Brasileiro Documento
-
O perfil formativo de professores da Educação Infantil: compatibilidade entre a formação e a exigência da função docente Documento
-
O processo de apropriação da leitura e da escrita na educação infantil: narratividade de crianças Documento
-
O processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral a partir da comunicação aumentativa e alternativa no atendimento educacional especializado em Teresina – PI. Documento
-
O processo de constituição da identidade docente: vozes de professoras alfabetizadoras Documento
-
O processo de implementação da escola pública de tempo integral no Piauí Documento
-
O professor de didática e as aprendizagens docentes: um estudo focalizando narrativas. Documento
-
O professor de inglês e seu percurso formativo: saberes e desenvolvimento profissional Documento
-
O professor leitor: os sentidos da leitura em narrativas de professoras alfabetizadoras Documento
-
O reencantamento do mundo: educação não-formal e o protagonismo dos novos movimentos sociais Documento
-
O supervisor Escolar na Interface com a Prática Pedagógica de Alfabetização: entre o dito e o vivido Documento
-
OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: uma avaliação das experiências das faculdades de Direito e Católica de Filosofia (1930-1970) Documento
-
OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA Documento
-
OS SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA Documento
-
OS SABERES PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? Documento
-
OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM SURDEZ OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM SURDEZ Documento
-
OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA – PI Documento
-
Oeiras - Educação, arte e loucura: do significado ao sentido Documento
-
Os Jogos e Brincadeiras na Educação Primária de Teresina: História e Memória (1930-1961) Documento
-
Os caçadores da Serra da Capivara e a face cruel da educação Ambiental Documento
-
Os direitos humanos e o silêncio da escola diante da violência sexual contra crianças e adolescentes. Documento
-
Os discursos sobre a educação no Piauí: reflexos dos ideais da Escola Nova - 1920 a 1947 Documento
-
Os obstaculos didaticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor: da identificação a superação Documento
-
Os professores de língua inglesa em início de carreira e a produção da profissão docente: um estudo com diários narrativos Documento
-
Os saberes da experiência na formação de professores: da utopia à realidade formativa de professores da escola pública Documento
-
Os saberes e fazeres do Pedagogo Gestor: desafios para a construção de uma gestão democrática na escola pública Documento
-
Os saberes experienciais no contexto das práticas pedagógicas dos professores de Matemática das escolas públicas municipais de Tereina-PI Documento
-
Os sentidos produzidos em relação à escola mediando o processo de constituição identitária do aluno do ensino médio noturno. Documento
-
Os sentidos subjetivos atribuídos ao preconceito por uma aluna cega do ensino superior Documento
-
Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil Documento
-
PEDAGOGIA INTERMULTICULTURAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/OS PEDAGOGAS/OS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiência colaborativa. Documento
-
PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: NECESSIDADES PRODUZIDAS POR PROFESSORES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE PARNAÍBA - PI Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE QUANTO À REGULAMENTAÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DOCENTE Documento
-
POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PARA ALÉM DO DISCURSO Documento
-
POVO BOM DA CANCELA - IDENTIDADE E AFRODESCENDÊNCIA: O QUE A ESCOLA TEM COM ISSO? Documento
-
PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS NO PIAUÍ: HISÓRIA E MEMORIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROF. CONSUÊLO PINHEIRO (1970-1996) Documento
-
PROFORMAÇÃO: O tornar-se professor Documento
-
PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Produção de saberes da docência. Documento
-
PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de professoras. Documento
-
PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AGRUPAMENTOS DE MULTIIDADE NO MUNICÍPIO DE ALTOS/PI: EXPERIÊNCIAS/RESISTÊNCIAS NO CAMPO Documento
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: contexto de aprendizagens docentes Documento
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES Documento
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo Documento
-
PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS : SENTIDOS E SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS COM PROFESSORES DE DIREITO Documento
-
PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: sentidos e significados produzidos em colaboração Documento
-
PRÁTICAS DE GESTÃO DA UNIDADE ESCOLAR UTOPIA E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR Documento
-
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO PRIMÁRIA AO USO DE DROGAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PARQUE ELIANE EM TERESINA/PI Documento
-
Parnaíba: Educação e Sociedade na Primeira República Documento
-
Picos e a consolidação de sua rede escolar: do Grupo Escolar ao Ginásio Estadual Documento
-
Política Nacional de Educação Ambiental na formação de professores para a educação Básica nos cursos de licenciatura da UFPI/CMPP. Documento
-
Política de educação especial em escola particular de ensino. Documento
-
Políticas de financiamento do ensino fundamental (1996-2006): o Fundef e a valorização do magistério Documento
-
Políticas de inclusão de jovens em instituições educativas "alternativas" de Teresina (PI): Escola Municipal "Nau Cidadã" e Casa de Metara Documento
-
Porta-vozes da conquista da riqueza: o ensino comercial e escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950) Documento
-
Professores de Inglês da Educação Básica e suas Representações Sociais acerva do Aluno de Escola Pública Documento
-
Profissão docente: um estudo sobre o professor iniciante e a aprendizagem da cultura escolar Documento
-
Projeto Escola Ativa: os desafios de Ensinar Ciências em Classes Multisseriadas da Zona Rural de Teresina-PI Documento
-
Prática Docente e Afetividade no curso Técnico de Instrumento musical do IFPI: Narrativas de Professores Documento
-
Prática Docente no Ciclo de Alfabetização Documento
-
Prática Docente no Ensino Religioso Escolar em Teresina-PI Documento
-
Prática Pedagógica como Componenete Curricular Formativo: uma etnografia Documento
-
Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador de Jovens e Adultos Limites e Desafios Documento
-
Prática Pedagógica do Professor de Biologia: Os Desafios da Docência no Ensino Profissionalizante Documento
-
Prática Pedagógica em contexto socioeducativo: ultrapassando a fronteira das grades pela vida da colaboração Documento
-
Prática Pedagógica na Escola Pública: um estudo em classes de 1ª a 4ª series do 1ºgrau de Teresina Documento
-
Prática docente em ciências naturais: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Prática docente exitosa como contexto semântico da Educação Profissional: interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico. Documento
-
Prática docente na escola do campo: diálogos sobre a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa Documento
-
Prática pedagógia na educação infantil: evocações reflexivas a partir de registros escritos de professores Documento
-
Prática pedagógica do professor alfabetizador> a reflexão crítica como mediadora do saber, do saber-ser e do saber-fazer Documento
-
Prática pedagógica na educação infantil: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI. Documento
-
Prática pedagógica nos anos iniciais de escolarização: o diário como instrumento de reflexão Documento
-
Práticas Pedagógicas de Professores Leigos da Zona Rural no Município de Oeiras: 1970-2000 Documento
-
Práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do curso de pedagogia da FAP/Teresina e os sentidos de Enade. Documento
-
Práticas de Leitura Literária e a formação do leitor: o caso de uma escola pública de Teresina-PI Documento
-
Práticas educativas afrorreferenciadas ? Grupo Afoxá em TeresinaPI: O que se aprende entre encontros, conexões e encruzilhadas? Documento
-
Psicologia Escolar em Teresina: percursos de inserção e particularidades de uma atuação profissional. Documento
-
Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente Documento
-
Páginas Sociopoéticas: Deslizando nas ideias e nos conceitos dos jovens sobre o que é leitura Documento
-
Qualidade do Trabalho Docente: Um Desafio da Reflexão no Contexto da Escola Pública Municipal do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série de Teresina - Piauí Documento
-
RAP DE "QUEBRADA": CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SABERES PELOS GRUPOS DE RAP - "A IRMANDADE" E "REAÇÃO DO GUETO" DE TERESINA-PI. Documento
-
REMUNERAÇÃO DOCENTE POR DESEMPENHO: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA IMPLANTADA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (PI) NO PERÍODO DE 2004- 2011 Documento
-
REMUNERAÇÃO E CARREIRA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O Impacto da Lei do Piso na Rede Estadual do Piauí Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESCOLAS COM VIOLÊNCIA E SEM VIOLÊNCIA, EM TERESINA Documento
-
RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? Documento
-
RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO À HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA. Documento
-
Reflexão crítica:articulação teoria e prática no desenvolvimento da atividde docente Documento
-
Reflexão nos processos de formação continuada de alfabetizadores: dos desafios e das possibilidades Documento
-
Relações de Gênero nas Escolas Agrotécnicas Federais do Piauí: entre diferenças e preconceitos Documento
-
Relações de gênero e emporamento de mulheres: a experiência da Associação de Produção Documento
-
Relações raciais e discriminação na escola: uma prática educativa emancipatória em construção? Documento
-
Relações sociais em uma escola pública municipal de Altos, Piauí: um estudo das realidades de alunas/os afrodescendentes e as professoras Documento
-
Representação Social de Escola Noturna: uma construção psicossocial do espaço escolar Documento
-
Representações Sociais das Condições de Trabalho do Professor da Escola Pública Partilhadas por estudantes de Licenciatura Documento
-
Representações sociais da qualidade do trabalho docente no ensino superior partilhadas por alunos de graduação da Universidade Federal do Piaui Documento
-
Representações sociais dos professores de Matemática do Ensino Fundamental acerca do aluno da Escola Pública. Documento
-
SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: vivências da prática pedagógica no ensino médio Documento
-
SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
SABERES DOCENTES DE PROFESSORES FORMADORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com os professores substitutos do núcleo da UESPI em Amarante - PI Documento
-
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: uso de plantas medicinais na Educação e Saúde Documento
-
SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida Documento
-
SINDICALISMO, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOPOLÍTICAS EMERGENTES Documento
-
SOCIOPOETIZANDO A FILOSOFIA DE JOVENS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA, EM TERESINA ? PI Documento
-
SOCIOPOETIZANDO O SER JOVEM NAS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS - PI Documento
-
Saberes da docencia do Ensino Superior: uma análise da sua produção nos cursos de licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC/UEMA Documento
-
Sabores da casa, sabedorias de terreiros: práticas educativas e construção de saberes em um terreiro de Teresina. Documento
-
Semântica e Sintaxe: Relações com Leitura e Escrita Documento
-
Sentidos e Significados produzidos pelo psicólogo escolar acerca de sua atuação profissional: definindo passos e consolidando espaços. Documento
-
Sentidos e significados ensinar Matemática nos anos iniciais:reflexão crítica e colborativa de práticas educativas Documento
-
Será que eu quero mesmo ser professora?: Análise de significações sobre a prática docente e sua relação com a constituição da identidade docente Documento
-
Significados e sentidos constituídos por professores sobre o aprender a ensinar e que medeiam sua prática pedagógica Documento
-
Significados e sentidos do mal-estar docente: o que pensam e sentem professores em início de carreira Documento
-
Supervisão escolar: saberes e transformação de práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos-EJA Documento
-
TECNOLOGIA ASSISTIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM AUTISMO NA PANDEMIA Documento
-
TRABALHO COLETIVO EM CONTEXTO DE PLANEJAMENTO: sentidos e significados atribuídos pelos professores Documento
-
Tecendo sentidos e significados sobre a prática pedagógica do supervisor escolar Documento
-
Texto escrito e contextos de produção Documento
-
Trajetórias de formação de professores/as de Geografia: interfaces com o saber-ensinar Documento
-
Trajetórias de vidas profissionais: histórias de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Travessia Colaborativa: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidades formativas dos professores do IFMA – Campus Caxias Documento
-
UMA VOZ CHAMADA "NÓS": Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio Documento
-
Um ginásio para a mocidade picoense: cultura escolar de uma instituição de ensino secundário (1950 -1971). Documento
-
Um olhar sobre si: história e memória da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na UFPI Documento
-
Usos Cotidianos de Escrita e as Implicações Educacionais: uma abordagem etnográfica Documento
-
Utilização da Enzima Urease de Sementes de Leguminosas do Cerrado Piauiense na Preparação de Material Didático para o Ensino nas Áreas Biomédica e Química Documento
-
Velocidade, espaço e tempo - influências sociais e da escolaridade Documento
-
Violências nas escolas públicas noturnas do Grande Dirceu / Teresina-PI: fatos e representações de professoras e professores Documento
-
Vozes afrodescendentes: o que contam alguns(umas) estudanes da UFPI sobre seus encontros memoráveis com os programas de ações afirmativas? Documento
-
história e memória: das primeiras instituições escolares em José de Freitas -PI (1928-1971) Documento
-
É PRECISO APRENDER A ENSINAR: Significações de professores de matemática desenvolvidas na formação mediada pela atividade orientadora de ensino. Documento
-
“O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS”: SIGNIFICAÇÕES QUE MEDEIAM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR HOMEM. Documento