cour_2c3ad5be-e9ce-41aa-be86-b4ee0b928b21
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
#OCUPATUDO!: teatro e resistência nas ocupações estudandis. Documento
-
"O Performer" de Grotowski: Ritual, Tradição e Subjetividade Documento
-
"O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras" Documento
-
"O teatro subversIVO: riso e jogo no espaço público - uma reflexão sobre o grupo IVO 60" Documento
-
(Des)Concertante - A Música do Teatro. Documento
-
?Contágios e Mestiçagens em Corpos Contemporâneos: dissolução de fronteiras entre o bufão e as máscaras larvárias?. Documento
-
?Marcas contemporâneas na cenografia e espacialidade cênica da Cia dos Atores?. Documento
-
A CENA COMO RELEVO, O TEATRO COMO FESTA: reflexões sobre a revolução do espaço teatral de Georg Fuchs Documento
-
A CRIAÇÃO VERBAL NA PEDAGOGIA DO TEATRO: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO CLÃDESTINO Documento
-
A Casa-Teatro: Análise de Uma Experiência de Cocriação a Partir do Espaço Privado. Documento
-
A Cena do Eu: Drmaturgia Drmaturgia Brasileira de 1969 Documento
-
A Companhia UEINZZ e a Profanação da Cena Teatral Documento
-
A Companhia de Revistas e Burletas do Teatro São Jose: a menina- dos- olhos de Paschoal Segreto Documento
-
A DANÇA NEGRA DE MERCEDES BAPTISTA E A CRIAÇÃO DO GESTO Documento
-
A Dança de Graciela Figueroa junto ao Grupo Coringa no Rio de Janeiro (1977-85):Propostas, Concepção, Coreografia. Documento
-
A ENCENAÇÃO DA CRUELDADE DE ARTAUD NA NARRATIVA DE SARAMAGO Documento
-
A Estética do Oprimido de Augusto Boal, no processo de criação de imagem do espetáculo de Teatro Fórum Cor do Brasil Documento
-
A Experiência do Coro na (TRANS)Formação do Ator: Exercícios para a Vida de um Organismo. Documento
-
A Expressividade dos Figurinos Teatrais de Kalma Murtinho. Documento
-
A História é uma Istória: Análise da dramaturgia teatral e da peça colagem de Millôr Fernandes Documento
-
A Inter-relação entre os discursos dramático e pictórico na obra dramatúrgica de Pablo Picasso "O desejo pego pelo rabo" Documento
-
A Interpretação Trágica do Ator: Nietzsche e a arte de mostrar e velar Documento
-
A LUZ COMO ACTANTE NO TEATRO CONTEMPORÂNEO: Um estudo de caso em 'InSônia", uma adaptação de 'Valsa N. 6' de Nelson Rodrigues Documento
-
A Linha-Vital: apontamentos para uma Cena-Poema. Documento
-
A Luz Montagem. Documento
-
A PEDAGOGIA TEATRAL DO GRUPO TÁ NA RUA Documento
-
A Percepção do Corpo da Voz: uma Investigação da Metafísica da Palavra. Documento
-
A Preparação do Improvisador: A Cia. Baby Pedra & o Alicate e Vertentes de Preparo para Espetáculos de Teatro de Improvisação Documento
-
A Terceira Voz da Penitenciária Lemos Brito: Uma Reflexão Memorial e Experimental de Uma Teoria para o Deveir do Detento Documento
-
A Tradição do griot na Contação de Historias Documento
-
A Técnica Klauss Vianna e sua aplicação no Teatro Brasileiro Documento
-
A Vedete da Madrugada - observação e análise dos figurinos femininos de Gisela para o Teatro da Madrugada na década de 1950 Documento
-
A Voz no Fazer Teatral: pensando os conceitos de pré-voz e emancipação sonora. Documento
-
A brincadeira de Antonio Nóbrega: uma técnica a partir da recriação das tradições populares brasileiras Documento
-
A cenografia de Helio Eichbauer: espaços para a cena rodriguiana Documento
-
A cidade-personagem na dramaturgia de Nelson Rodrigues (conceito A) Documento
-
A contribuição dos contos infantis no processo ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 6 anos Documento
-
A desmontagem cênica como dispositivo de análise - Piranha não dá no mar, do Coletivo Paralelas Documento
-
A dramaturgia desejante de Bernard-Marie Koltès: simulacro, escritura e espaço Documento
-
A explosão da voz no teatro contemporâneo: uma análise espectrográfica computadorizada da voz de grande intensidade no espaço cênico. Documento
-
A gestação de um processo colaborativo de criação cênica: Documento
-
A indumentária de época e a arte de Luiz Carlos Ripper no cinema brasileiro Documento
-
A investigação do jogo no corpo do ator em formação através do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento Documento
-
A pesquisa cênica da Troupp Pas D'argent Documento
-
A presença de Eugene O?Neill no Brasil nas décadas de 40 e 50 Documento
-
A representação da morte - entre risos e drama Documento
-
ANDRÉ VILLON E O ELENCO TEATRAL AMANTES DA ARTE (ETAA): O Teatro Amador na Zona Oeste do Rio de Janeiro no século XX Documento
-
AS PRÁTICAS DE MONTAGEM DO CURSO DE TEATRO DA UNIRIO: PROCESSOS COLABORATIVOS NO TRABALHO EM GRUPO Documento
-
Adaptação cinematográfica de Hamlet por Michael Almereyda - reflexo de uma sensibilidade contemporânea. Documento
-
Análise do espetáculo o Beijo no Asfalto - O Musical: Aspectos do Gênero Melodramático na Obra Rodriguiana Documento
-
Apoteoses corporais - a presença do corpo na cena revisteira na década de 20 Documento
-
Arte do Movimento: Uma proposta de abordagemdo texto dramatúrgico através da Análise de Movimento Laban Documento
-
As Dinâmicas de Construção do Corpo Cênico- O espetáculo Shi=-Zen 7Cuias do Grupo Lume Documento
-
As máscaras do espectador Documento
-
As próteses tecnológicas na cena contemporânea Documento
-
Aspectos da Tradução de Escrita Dramática: Tradução Comentada de Lobby Hero. Documento
-
Aspectos do teatro no oeste do Brasil: notas sobre a historiografia teatral sul-mato-grossense. Documento
-
Ator-xamã: caminhos de uma reindigenização poética Documento
-
Autismos na sala de aula - O lugar do professor de teatro na escola inclusiva. Documento
-
Biografia do Asdrubal Documento
-
Cafezinho com naco de cuscuz: teatro em terras miúdas de gente sabida dos dias de sol e de chuva Documento
-
Caminhos para uma Palhaça: Investigação a Partir de Obra de Avner, The Eccentric. Documento
-
Cenas da voz: a sonoridade no teatro de aderbal freire filho, moacir chaves e jefferson miranda Documento
-
Cenografias do real: objetos cotidianos em dispositivos cênicos contemporâneos Documento
-
Centro do Teatro do Oprimido: o teatro do oprimido como formação da cidadania Documento
-
Cidadãos Dançantes: a experiência de Ivaldo Bertazzo com o Corpo de Dança da Maré. Documento
-
Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX Documento
-
Como construir uma autoperformance a partir do meu corpo, da questão gênero e de alguma revolta Documento
-
Corpo Atuado- Aparições Xamanicas na Amazônia Marajoara Documento
-
Cotovia, Moratória, Mambembe: uma investigação sobre a cenografia de Gianni Ratto. Documento
-
Cônicas de teatro, cidade e subúrbio: atravessamentos sociais e geográficos na construção cênica Documento
-
DIAS FELIZES: IMAGENS DO CORPO FEMININO NO TEATRO DE SAMUEL BECKETT. Documento
-
Da Proclamação da República à Semana de Arte Moderna: Impasses da Dramaturgia Brasileira Documento
-
Daça das Iabás no Xirê: Ritual e Performance Documento
-
Dimensões Políticas do Teatro: Um Estudo de Caso: John Reed na Trajetória da Companhia Ensaio Aberto Documento
-
Do narrador à personagem: uma trajetória ao "estado do eu sou", de Stanislavski Documento
-
Dramaturgias da Cena como Reverberação do Vazio: Luto, Memória e Escritas de Ator nas peças "Mamãe" e "Processo de Conscerto do Desejo" Documento
-
EISENSTEIN ULTRATEATRAL: Movimento Expressivo e Montagem de Atrações na Teoria do Espetáculo de Serguei M. Eisenstein. Documento
-
ERRÂNCIAS URBANAS - Homem-Produto e Poética de um andarilho Documento
-
ESCUTAR O TEMPO: UM ESTUDO SOBRE AQUELA VEZ DE SAMUEL BECKETT Documento
-
Em busca da autonomia criativa - uma investigação da relação entre teatro e pedagogia com base no conceito de via negativa. Documento
-
Entre o palco e a página: confronto entre os projetos artísticos-culturais de Arthur Azevedo e Coelho Neto Documento
-
Espaço Cênico e Comicidade - a busca de uma definição para a linguagem do ator (Grupo Tá Na Rua - 1981) Documento
-
Estudo de redação de verbetes sobre diretores de teatro (ensaios para um futuro dicionário da encenação no Brasil) Documento
-
Experiência Pedagógica em Dramaturgia Corporal Documento
-
Experiência de documentação do espetáculo teatral: DVD de Bugiaria Documento
-
FOLIA DE REIS DO ZUMBI: UMA PRÁTICA PERFORMATIVA Documento
-
Fronteiras do sujeito, fronteiras do corpo, fronteiras do teatro - Subjetividade e uso do corpo no trabalho de ator proposto por Constantin Stanislavski Documento
-
GRACIAS SEÑOR: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ATUAÇÃO Documento
-
Grupo Teatro do Movimento (1976-1978) : Um gesto expressivo de Angel e Klauss Vianna na Dança Brasileira Documento
-
Habit(ar-te) em Residência Artística Terra Una: considerações artístico-ecológicas da arte que habita. Documento
-
Habitar-se no Silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator Documento
-
Hip Hop na comunidade Fé em Deus: Transformações Sociais e Mudanças Culturais por meio das artes. Documento
-
INSCRITO EM MEU CORPO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DO TRABALHO CORPORAL PROPOSTO POR ANGEL VIANNA Documento
-
Inter-Relações entre Teatro e Educação: Jogos Dramáticos na Formação do Homem Documento
-
Itinerância e a Cena Brasileira Contemporânea: Três Experiências Documento
-
Jogos Teatrais: Do palco para as empresas Documento
-
Kathakali e Stanislavski - aspectos do trabalho do ator entre Oriente e Ocidente Documento
-
LINA BO BARDI na direção de arte do filme Prata Palomares. Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica. Documento
-
Laboratório Madalenas. Inovação Pedagógica para o Gênero Feminino Documento
-
Luta, lamento e esperança. Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro Documento
-
METODOLOGIAS ATIVAS:A FIGURA DO PROFESSOR-ATOR E AS DINÂMICAS DE GRUPO MEDIANDO A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
Mamulengos dos Mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. Documento
-
Minyana e a dramaturgia audiovisual - Uma proposta de desvelamento Documento
-
Nas Trilhas da Cena Documento
-
O Auto do Boi do Marilice: recontextualização da performance tradicional maranhense Documento
-
O Centro Popular de Cultura de Goiás: teatro político nos primeiros anos de 1960 Documento
-
O Contador de Histórias no Âmbito Escolar: Procedimentos para sua Formação e Atuação Documento
-
O Dossiê do Teatro Capixaba nos anos setenta Documento
-
O EMPILHAMENTO COMO CONTRA-ESTÉTICA - UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE MILTON MACHADO Documento
-
O Espaço-Tempo da Vertigem Documento
-
O Exercício Criativo do Ator em Monólogos de Tchekov Documento
-
O Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro - O teleteatro e suas múltiplas faces Documento
-
O Louco Franco Zampari na Cena Moderna Brasileira Documento
-
O Olho e o Lápis: Escrita, Escuta e Paisagem na Obra de Peter Handke Documento
-
O Palco Eletrônico na Disputa Presidencial Documento
-
O Palco de Brecht e o Céu de Galileu: Tudo se Move. Teatro e Ciência nas três Versões Dramáticas de "Vida de Galileu", de Bertolt Brecht Documento
-
O Teatro Antropofágico de Oswald de Andrade na Companhia dos Atores Documento
-
O Teatro Popular do Vale do Jequitinhonha a partir do estudo da cena e da visão de mundo do Ícaros do Vale Documento
-
O Teatro e as Dinâmicas Psicossociais do Sujeio Escolar Documento
-
O ator entre a forma e a força Documento
-
O cadáver vivo e o gesto soberano: um estudo sobre a alegoria e o fragmento em A Vida é Sonho de Caldéron de la Barca. Documento
-
O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea Documento
-
O espaço da cena em traços : o processo de criação do cenógrafo Colmar Diniz Documento
-
O jogo da cena do cavalo marinho - diálogos entre teatro e brincadeira Documento
-
O papel do jogo da máscara teatral na formação e no treinamento do ator comtemporâneo Documento
-
O processo de criação do texto Inveja dos Anjos do Armazém Cia de Teatro Documento
-
O teatro e as políticas culturais: O caso do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Documento
-
O teatro popular comunitário e a Pedagogia da Alternância: a trajetória do grupo Artevida - 1993 a 2003. Documento
-
OS COMEDIANTES: DA GÊNESE À FORMULAÇÃO DO TEATRO DO FUTURO (1938-1942). Documento
-
Odisseia 116: Uma Epopéia do Real Documento
-
Olhar pela janela, ver-se no espelho: a imagem errante de Chantal Akerman Documento
-
Os Figurinos do Personagem Negro Documento
-
Os espectros de Heiner Müller: um estudo sobre os confrontos textuais de sua prática dramatúrgica Documento
-
PRIMEIRAS PROVOCAÇÕES: Antônio Abujamra e o Grupo Decisão. Documento
-
PROCISSÃO DA ALEGRIA: "Unidos de Jucutuquara" e o samba abençoado por Padre Dário. Documento
-
Palhaço e Transgressão: Percursos, Atravessamentos e Reflexões. Documento
-
Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade. Documento
-
Paradoxo do Teatro de Grupo Documento
-
Pedagogia Teatral Afro-Brasileira Documento
-
Pedagogia do Jogo Teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública Documento
-
Pela poesia da brincadeira: reflexôes sobre um processo de formação do ator através do uso e estudo de formas animadas Documento
-
Performance Relacional como criação de novas formas de ver a cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Pichar sons, ouvir gestos, ver silêncios: uma aventura da percepção com o Soundpainting Documento
-
Por uma estética da voz no teatro: harmonizando contéudo e expressão son a ótica do Método Espaço-Direcional Beuttenmüller Documento
-
Portare il Proprio Corpo nel Mondo Documento
-
Poéticas mundanas: o teatro e a luta pelo direito à Selva das Cidades Documento
-
Precisa arte e engenho até" a composição do personagem-tipo através da burleta de Luiz Peixoto Documento
-
Procissão de Tempo: Performance Procissional e Drama Social de um Candomblé Banto Documento
-
Projeto Performanciã: performances do envelhecimento Documento
-
Práticas para Estados de Presença do Ator-Performer. Documento
-
Relatos... Documento
-
Relações e tensões entre performance e artes cênicas no trabalho de Gilberto Gawronski Documento
-
Romance-em-cena: o espetáculo O que diz Molero entre as escritas cênica e romanesca. Documento
-
Ruggero Jacobbi ou a transiçao necessaria. Estratégias de modernizaçao teatral entre tradiçao comica e mercado cultural. Brasil, década de 1950. Documento
-
SOLO TEATRAL E ESCRITA ACADÊMICA: PERSPECTIVAS DE ESCRITA DE SI A PARTIR DO ENCONTRO COM O PROCESSO DE ERIKA RETTI EM A BUSCA Documento
-
Salve o Rei do Movimento: A Performance Ritual do Caboclo na Umbanda de Barra do Piraí - RJ Documento
-
Solidão Anárquica - vocabulário da atitude no Teatro Essencial Documento
-
SÁBATO MAGALDI: Um Mineiro no Rio de Janeiro. Documento
-
TEATRO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Perspectivas para a Educação Documento
-
TEATRO E DIALOGISMO - Pensando o Teatro-educação com Mikhail Bakhtin Documento
-
TRAJETÓRIAS DO CORPO: MARCAS DE RESISTÊNCIA Documento
-
TRIPLA ENCRUZILHADA: a história do Teatro da Natureza no Rio de Janeiro do início do século XX Documento
-
Taj Mahal: O Vestígio de Um Encontro - A Encenação a partir de Imagens do Inconsciente na Metodologia do Work in Process Documento
-
Tambor de Jacarenema: Ritual e Festa na Barra do Jucu Documento
-
Teatro Amador em Angra dos Reis - O Grêmio Dramático e Beneficente Quaresma Jùnior (1930-1953). Documento
-
Teatro Cena Aberta e Grupo Cuíra do Pará: processos de transformação entre permanências e descontinuidades no Teatro Contemporâneo da cidade de Belém de 1976 a 2012 Documento
-
Teatro de Sal: reflexão sobre o caráter épico-dialético de uma experiência cênica Documento
-
Teatro e Cinema: Deus e O Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe Documento
-
Teatro e Quimera:o drama de Renato Vianna Documento
-
Teatro e poder na Corte do Brasil Império Documento
-
Teatro na Prisão: Tragetórias Individuais e Perspectivas Coletivas Documento
-
Travessias Ético-Políticas do Corpo Documento
-
Tráfico-teatro: percurso de desobediência a cisnormatividade carcerária Documento
-
Um é muitos, três são todos Documento
-
Uma Conversa à Mesa de Chá: Estudos Sobre Atuação Contemporânea a Partir de Três Peças Brasileiras Documento
-
Uma Investigação Sobre a Técnica e o Artesanato nas Pesquisas de Jerzy Grotowski no Objective Drama Documento
-
Vida,Arte e Atitude-Um Estudo sobre o Grupo Ponto de Partida Documento
-
denominado ? Literatura de Cordel e os jogos teatrais: Uma proposta interdisciplinar de intervenção no universo escolar?. Documento
-
Ópera e Encenacao : Analise dos Recursos de Teatralidade em Espetaculos de öpera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Documento