cour_49fed7f6-748d-4db4-9ede-f70a98ce0659
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
(Des) Caminhos da Inclusão nas Práticas Docentes da Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi na Perspectiva dos Estudantes Documento
-
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE FUNÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO E ARTE NO CEARÁ: O QUE REVELAM AS PESQUISAS E OS PESQUISADORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO PELO PROFESSOR ARQUITETO: ESTUDO DE CASO Documento
-
A CRISE DO CAPITAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: um estudo sobre a licenciatura de História da UECE Documento
-
A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR: ELEMENTOS DA DESTRUTIVIDADE DO CAPITAL NO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO Documento
-
A DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A ESCOLA DO TRABALHO SOVIÉTICA DE PISTRAK: DOIS PASSOS À FRENTE, UM PASSO ATRÁS? Documento
-
A ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULO E A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA CEARENSE: 1943 A 1977 Documento
-
A Educação Infantil e a pobreza sob o contexto de crise estrutural do capital: uma análise onto-marxista dos relatórios de monitoramento global da educação para todos. Documento
-
A Educação Profissional no Ceará: o projeto Ensino Médio Integrado sob a crítica marxista Documento
-
A Educação da criança com deficiência visual: um programa de formação para o professor da escola pública em Fortaleza Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM ALUNOS NA ÁREA VISUAL Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE PARA ATUAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EJA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS FORTALEZA: percepções e reflexões de egressos., Documento
-
A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA NO ESTADO DO CEARÁ COM BASE NA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS (1979-2013): trajetória e tendências Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO CONTEXTO DA LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE - CAMPUS CANINDÉ: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL Documento
-
A FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO. Documento
-
A FORMAÇÃO DO HOMEM NOVO NA PEDAGOGIA DE ANTON S. MAKARENKO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA MARXIANA-LUKACSIANA. Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REALIDADES E POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DO PIBID IFCE Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DE ICÓ CE Documento
-
A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA (AUTO)FORMADORA Documento
-
A Formacao de Professores no Contexto da Crise Estrutural do Capital Documento
-
A Formacao dos Professores Especialistas em Deficiencia Mental: Concepcoes e Trabalho na Escola Documento
-
A Formacao em Pesquisa no Exercicio da Docencia Universitaria: Concepcoes de Professores Documento
-
A Formação Contínua do professor Diretor de Turma no Contexto das Reformas do Ensino Médio Documento
-
A Formação dos professores egressos dos cursos de especialização em arte do CEFET e da UECE Documento
-
A Formação e a Prática Pedagógica dos Docentes do Ensino superior da UECE Documento
-
A GESTÃO ESCOLAR NO MARCO LEGAL DA LDB: FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE Documento
-
A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ERRO EM AULAS DE MATEMÁTICA: Reflexões e desafios Documento
-
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE: (RE)CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS (1946-1983) Documento
-
A MEDIAÇAO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: UMA NECESSIDADE ONTO-HISTÓRICA PARA ALÉM DA PARTICULARIDADE DO CAPITAL Documento
-
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PROJETO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: APROXIMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA LUKACSIANA. Documento
-
A PESQUISA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE NO (DES)COMPASSO DA ACCOUNTABILITY Documento
-
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NOS ANAIS DA ANPEd: uma análise crítica de estudos selecionados. Documento
-
A PRÁTICA SOCIAL DO LAZER E A EMANCIPAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL Documento
-
A Pesquisa na Educação Física: como os professores formam seus alunos Documento
-
A Práxis Didático-Pedagógica de Docentes do Ensino Superior na Perspectiva de Professores do Curso de Ciências Biológicas Documento
-
A REFLEXÃO COMO FUNDAMENTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE FUNÇÃO LINEAR Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO. UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PARA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE BIOLOGIA E CULTURA NO DISCURSO DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A Reconfiguração da função social do pedagogo no contexto da Educação para Todos: um estudo na perspectiva onto-histórica Documento
-
A TEORIA DA ATIVIDADE NA ANÁLISE DE EPISÓDIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ Documento
-
A articulação entre o feminino e a docência: um desafio para a formação continuada Documento
-
A carência do alimento na formação humana na crise estrutural do capital: apontamentos marxiano-lukacsianos Documento
-
A dimensão ética do ensino na docência universitária: concepções e manifestações na formação inicial de professores Documento
-
A educação como um complexo social: Uma análise a partir da ontologia do ser social de Lukács. Documento
-
A formação em pesquisa no Mestrado em Educação: contribuições para prática pedagógica e profissional de professores da Educação Básica Documento
-
A gestão escolar e sua relação com o IDEB: Estudo de caso em dois municípios do Maciço de Baturité/CE Documento
-
A integração do computador e da internet ao ensino: o caso de uma escola de ensino médio em regime de tempo integral Documento
-
A metodologia de ensino dos docentes das disciplinas técnicas dos cursos de licenciatura do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão: uma proposta de aprimoramento Documento
-
A pesquisa na formação docente: saberes e práticas de professores do Ensino Fundamental. Documento
-
A prática docente de professores egressos do PIBID de Biologia/UECE: Uma discussão à luz dos constructos de Paulo Freire Documento
-
A prática docente dos professores formadores do Curso de Formação de Soldado da PMCE Documento
-
A práxis e o ( neo) pragmatismo na formação de professores Documento
-
A semiformação em Adorno e as práticas de leitura acadêmica de professores supervisores do PIBID/FECLESC Documento
-
ANÁLISE DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA MEDIAÇÃO DO ENSINO DE POO Documento
-
ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO PARA CONSTITUIÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Documento
-
APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO: Estudo exploratório em municípios cearenses com melhores resultados do IDEB Documento
-
APRENDIZAGEM DOCENTE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI: CONTEXTOS, CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS. Documento
-
AS CATEGORIAS LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NOS CURSOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE À LUZ DO ONTOMÉTODO MARXIANO/ LUKÁCSIANO Documento
-
AS TICs E A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO ESTADUAL: ENTRAVES E GANHOS. Documento
-
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
AUDIODESCRIÇÃO E A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS NA DISCIPLINA ARTE-EDUCAÇÃO Documento
-
AULAS-ATELIÊS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
AUTONOMIA DO PROFESSOR FORMADOR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE Documento
-
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DA CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE Documento
-
AVALIAÇÃO EXTERNA E GESTÃO DA ESCOLA: APROPRIAÇÕES E USOS DOS DADOS DO IDEB NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA Documento
-
Afetividade na Relacao Professor - Aluno: Significados sob o Olhar do Professor do Ensino Medio Documento
-
Análise Organizacional da Universidade Pública Documento
-
Análise crítica do discurso no gênero introdutório: o conceito de professor reflexivo em monografias de especialização na UECE. Documento
-
Aprendizagem Escolar: Concepcoes Docentes no Cenario dos Indicadores de Sucesso Documento
-
Aprendizagem e Ensino com software livre: pesquisa e intervenção na formação de professores. Documento
-
Aproximações e distanciamentos entre a categoria trabalho e linguagem em Vigotski: implicaçãoes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) Documento
-
As escolas nocturnas do Ceará da Primeira República: Ações de combate ao analfabetismo adulto na Primeira República Documento
-
As práticas de ensino de professores iniciantes de Ciências Biológicas egressos do PIBID Documento
-
As práticas docentes da história escolar a partir do exame nacional do ensino médio (ENEM) nas escolas públicas de Fortaleza Documento
-
Avaliação Educacional ? Disciplinas do curso de Administração da UECE na Modalidade a Distância Documento
-
Avaliação Terapêutica como recurso à saúde mental de professores Documento
-
Biografia de Maria Socorro Lucena: trajetórias educativas e contribuições para a formação docente. Documento
-
CAMINHOS DA PROFISSÃO: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PEDAGOGIA EM QUESTÃO Documento
-
CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA Documento
-
CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA CRÍTICA ONTO-MATERIALISTA Documento
-
CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA: IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
CONDIÇÃO ‘NEM-NEM’ DA JUVENTUDE TRABALHADORA BRASILEIRA NO CONTEXTO DO DESEMPREGO ESTRUTURAL: INVESTIGANDO A RELAÇÃO TRABALHO, EDUCAÇÃO E A (DE)FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE Documento
-
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS FORMADORES Documento
-
CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, REFORMAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE DA REALIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SOBRAL - CE Documento
-
CULTURA CORPORAL E FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC Documento
-
Cartografia da Informática Educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história. Documento
-
Cartografia das Relações de Saber Poder no Ensino de História nas Universidades Públicas de Fortaleza-CE UECE/UFC Documento
-
Cartograqfia das relações de saber/poder na formação de professores de matemática, nas universidades públicas de Fortaleza Documento
-
Cenário de desenvolvimento profissional de professores: a escola como locus de formação contínua? Documento
-
Cinema e formação de professores nos cursos de licenciatura Documento
-
Ciência e Decolonialidade: reflexões sobre as flexibilizações da Didática a partir das epistemologias do Sul Documento
-
Como ensinam os professores de Ciências Biológicas? Um estudo sobre a relação pesquisa e ensino na prática docente. Documento
-
Competências Conceituais e Didáticas de professores do 5° ano do Ensino Fundamental sobre as Situações Multiplicativas de Isomorfismo de Medidas Documento
-
Concepção de pesquisa e ser pesquisador de professores universitários não envolvidos com atividades investigativas. Documento
-
Concepções e práticas de História da Arte dos professores que atuam nas instituições de nível superior em Fortaleza Documento
-
Conhecimento de Professores Polivalentes em Geometria: Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Conhecimentos de professores sobre estruturas multiplicativas: reflexões conceituais e didáticas Documento
-
Construção da identidade docente de um professor surdo. Documento
-
Contribuições da Teoria das Situações Didáticas para ressignificação da prática de professores que ensinam matemática Documento
-
Contribuições da psicologia à formação de professores da educação profissional e tecnológica: uma abordagem histórico-cultural Documento
-
Contribuições da teoria da atividade no ensino de funções com o uso do laptop educacional Documento
-
Contribuições das estratégias da Avaliação Terapêutica para o enfrentamento do sofrimento pspiquico de professores Documento
-
DANÇANDO DESCALÇO: A ESCOLA SESI/DENNIS GRAY NA FORMAÇÃO EM DANÇA NA CIDADE DE FORTALEZA Documento
-
DESVALORIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS INICIAIS DO CASO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
De Aluno a Professor a Formacao Docente de Egressos da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte - Ce Documento
-
Desafios da Formacao e da Pratica do Pedagogo no Contexto da Educacao Inclusiva Documento
-
Diários de formação: trajetórias e narrativas de vida e docência Documento
-
Do Estranhamento do Corpo: um estudo sobre identidade, corpo e deficiência na escola. Documento
-
Do aperfeiçoamento ao controle da formação: as metamorfoses da avaliação da pós-graduação em Educação no Brasil. Documento
-
Docencia nos Ciclos: que Praticas, que Saberes? Documento
-
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da Arte Documento
-
EDUCADORA HENRIQUETA GALENO: BIOGRAFIA DE UMA LITERATA E FEMINISTA (1887-1964) Documento
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE MÍDIAS INTEGRADAS: estudo de caso do Curso de Controle Social das Contas Públicas Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO EDUCADOR Documento
-
EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MUSEUS VIRTUAIS DE ARTE: possibilidades de formação para alunos do Curso de Artes Visuais do IFCE Documento
-
EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA Documento
-
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Análise de uma experiência no espaço hospitalar Documento
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, DECRETOS Nº 2.208/97 E Nº 5.154/04: AS COINCIDÊNCIAS ESPERADAS Documento
-
EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO FEMININA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NOS LIMITES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: para além de uma questão de gênero Documento
-
ENSINAR MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Documento
-
ENSINO RELIGIOSO E MISTIFICAÇÃO DA REALIDADE: CONTRIBUIÇÕES A UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA Documento
-
ESCOLA NORMAL DO CEARÁ: O ENSINO ATIVO E A ARQUITETURA DO PALACETE DA PRAÇA FIGUEIRA DE MELO (1922-1934) Documento
-
ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO CEARÁ: organização e formação docente Documento
-
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Documento
-
ESTÉTICA EM LUKÁCS: REVERBERAÇÕES DA ARTE NO CAMPO DA FORMAÇÃO HUMANA Documento
-
EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UECE SOB A PERSPECTIVA DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM Documento
-
Educação Física Escolar - inovação e desafios em projetos e práticas pedagógicas de atividades de futsal: um estudo comparativo Documento
-
Educação e Saberes de tradição: um estudo sobre as Práticas Educativas realizadas por meio da mediação dos Mestres da Cultura do Ceará Documento
-
Ensino Médio Integrado no estado do Ceará: a escola do trabalhador sob a lógica empresarial Documento
-
Ensino de História e Cinema: saberes e práticas de professores da Rede Municipal de Fortaleza - CE Documento
-
Ensino de avaliação psicológica nas instituições no Ceará: implicações para a formação docente Documento
-
Ensino e Pesquisa: relação entre a disciplina de história, Escola Aprendente e o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais ? NTPPS em Fortaleza, CE Documento
-
Espaços de Formação contínua: Considerações sobre a Profissão do Professor de Geografia na Sociedade do Capital Documento
-
Estratégia de formação e qualificação de dirigentes para o CEFET-MA Documento
-
Estratégia metodológica de educação ambiental na disciplina Saneamento do Curso de Licenciatura Plena em Construção Civil no CEFET-MA (Revalidado pela Res. nº 2933/CEPE/UECE, 06/06/2006) Documento
-
Estruturas aditivas: uma análise da prática pedagógica de professores do II Ciclo do Ensino Fundamental Documento
-
Estudo da influência de um ambiente computacional de manipulação geométrica na aprendizagem de geometria no ensino médio: um estudo de caso Documento
-
Estudos introdutórios ao Complexo da Alienação da Ontologia de Lukácsl: um estudo fundado na possibilidade da emancipação Documento
-
Estágio de Docência como espaço de formação contínua: um olhar sobre a narrativa dos mestres Documento
-
Experiência Formativa do Professor Supervisor: Estudo de Caso do PIBID/Educação Física/UECE. Documento
-
Exploração Didática de erros no ensino de Equação do 1º grau Documento
-
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA VIA ENADE 2017 Documento
-
FILANTROPIA EMPRESARIAL E EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: A FUNDAÇÃO BRADESCO NO CENTRO DO DEBATE Documento
-
FORMAÇÃO COMO CAPACITAÇÃO: UM ESTUDO MARXIANO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DO PEDAGOGO BRASILEIRO EM TEMPOS DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O CONCEITO DE ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA: ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO AEE - SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA NA ESCOLA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PROJETO PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA Documento
-
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO COTIDIANO ESCOLAR Documento
-
FORMAÇÃO CULTURAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO MUSEU DA CULTURA CEARENSE: FUNDAMENTOS, MÉTODOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO CIENTOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES DE 2011 A 2018 Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: SABERES E PRÁTICAS Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO MUSICAL ATIVA: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UECE Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE NO PAIC E PNAIC: CRÍTICA À RACIONALIDADE PRAGMÁTICA INSTRUMENTAL Documento
-
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO 1ºANO QUE ATUAM NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: PAIC Documento
-
FORMAÇÃO ESTÉTICA EM ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM A/R/TOGRÁFICA SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL Documento
-
FORMAÇÃO ESTÉTICA LITERÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB A ÉGIDE DE LUKÁCS Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO EM IES PÚBLICAS E PRIVADAS DE FORTALEZA NO CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
FORMAÇÃO ONTO-HISTÓRICA DO ESTADO CAPITALISTA, CRISE E DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA Documento
-
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UECE Documento
-
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE EM FORTALEZA Documento
-
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ELEMENTOS PARA A CRÍTICA DA RELAÇÃO ENTRE SER E CONSCIÊNCIA Documento
-
Formação Audiovisual do Professor de História: vídeo documentário documentário e a ONG Encine Documento
-
Formação Continuada de Professores do 5º Ano: contribuição de um software educativo livre para o ensino de Geometria Documento
-
Formação Docente: trajetória educativa da educadora Maria Cinobelina Elvas Documento
-
Formação a Distância de Professores em Matemática pela UAB/UECE: relação entre interação e desempenho à luz da analítica da aprendizagem. Documento
-
Formação continuada de professores de Matemática em Rede Social na Internet Documento
-
Formação de gestores escolares: estudo em escolas de redes municipais e estadual do Ceará Documento
-
Formação de leitores competentes na modalidade normal média: uma proposta de leitura Documento
-
Formação de professores e aprendizagem significativa: contribuições para o ensino de divisão Documento
-
Formação de professores para a educação inclusiva no contexto da legislação e dos documentos oficiais: quais as mudanças ocorridas. Documento
-
Formação do professor de Química: da teoria à prática Documento
-
Formação docente por Alternância: Estudo de caso de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da UFPI em Picos, Piauí Documento
-
Formação e Prática de Professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UAB/UECE Documento
-
Formação e prática do professor autor na EaD: elaboração de material didático para o curso de Pedagogia da UAB/UECE Documento
-
Formação e prática docente em software livre na rede municipal de ensino de Fortaleza Documento
-
Formação investigativa do professor de 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental:uma proposta metodologica para o C.E.F.M Documento
-
Formação para o ensino da saúde na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Documento
-
Francisca Doneta Leite: Formação educativa e atuação no magistério na cidade do Crato Documento
-
GESTÃO LOCAL DE POLÍTICAS: estudo comparativo sobre a condução do PROFA em municípios cearenses Documento
-
Gestao Pedagogica em Tempos de Ideb Documento
-
Gestão Curricular no PIBID em História: o que contam os professores supervisores Documento
-
Gestão Escolar Democrática e Neoliberalismo: Uma análise marxista sobre o que se esconde por trás do discurso Documento
-
Gestão do trabalho Pedagógico na Escola - análise das repercussões do progestão na formação docente Documento
-
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: CRÍTICA AO CURRÍCULO PÓS-MODERNO Documento
-
INCLUSÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA WALLONIANA Documento
-
IRMÃ ELISABETH SILVEIRA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA FREIRA EDUCADORA CEARENSE (1943-1968) Documento
-
Interação entre estruturas algébricas e geométricas na prática pedagógica do professor de Matemática da 8a série do ensino fundamental Documento
-
Irmã Maria Montenegro: atuação educacional empreendidas em Fortaleza-Ceará (1945-1987) Documento
-
Literatura como elemento ontológico de formação humana: reverberações no campo da educação e da formação docente Documento
-
MARIA LUIZA FONTENELE: EDUCAÇÃO E INSERÇÃO POLÍTICA Documento
-
Mestre Documento
-
Mitos e Ritos da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte Documento
-
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
O CONSTRUCIONISMO DE PAPERT COMO CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA: FUNDAMENTOS PARA QUAL EDUCAÇÃO? Documento
-
O CURRÍCULO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ROLDÃO DE OLIVEIRA NA COMUNIDADE DE CAETANO/BEBERIBE: impactos nas relações étnico-raciais. Documento
-
O ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ: IMPLICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA CRÍTICA Documento
-
O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE: ENTRE AS DIRETRIZES E A REALIDADE Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA NO CEARÁ DURANTE A DITADURA MILITAR: ENTRE O PRESCRITO E AS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES Documento
-
O ENSINO DO USO DE IMAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Documento
-
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM TEMPOS DE INCLUSÃO Documento
-
O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia: diálogo entre Universidade e Escola à luz de Paulo Freire Documento
-
O FANZINE E A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO DIALÓGICA Documento
-
O Investimento em Leitura na Formação Continuada em Serviço dos Professores de Língua Portuguesa Documento
-
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): implicações da crise estrutural do capital na política de "analfabetização" brasileira Documento
-
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE NADEZHDA KRUPSKAYA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO RUSSA Documento
-
O PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA? Documento
-
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E SUA TRAJETÓRIA FORMATIVA PARA A PESQUISA Documento
-
O PROFESSOR FACE À GESTÃO DISCIPLINAR: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS À MEDIAÇÃO DOS CONFLITOS NA ESCOLA Documento
-
O Professor das Carreiras Técnicas de Engenharia Civil e Arquitetura da UEMA : Uma contribuição à sua pratica pedagógica Documento
-
O Proformacao sob a Perspectiva de Seus Egressos Documento
-
O SABER ENSINAR ARTE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O SISTEMA PENITENCIÁRIO PARA MULHERES DO ESTADO DO AMAPÁ: CRIMINALIDADE, GÊNERO, LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS Documento
-
O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SPAECE) E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A GESTÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA SITUADA NO MUNICÍPIO DE TAUÁ-CE Documento
-
O SOFRIMENTO PSÍQUICO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA Documento
-
O aperfeiçoamento didático-metodológico dos professores: uma via para melhorar o processo pedagógico profissional na área de Letras do CEFET-MA Documento
-
O professor como personagem - um mergulho nas crônicas de Clarice Lispector. Documento
-
O professor supervisor do PIBID: o que faz, pensa e aprende sobre a profissão? Documento
-
O trabalho como princípio educativo em Gramsci: ensaios de compreensão à luz da ontologia marxiana. Documento
-
O trabalho do Coordenador Pedagógico na Escola em Tempos de Mudança Documento
-
OS PERCURSOS FORMATIVOS DOS DOCENTES QUE ATUAM NA GESTÃO ESCOLAR Documento
-
OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Organização do ensino e do magistério: o alvorecer do século XX no Ceará. Documento
-
Os saberes conceituais e didáticos de pedagogos em formação inicial, acerca de fração. Documento
-
Os sentidos e os significados atribuidos pelos professores ao processo de formação continuada: um estudo no Colégio Militar de Fortaleza Documento
-
PARA COMPREENDER O PROCESSO DE REIFICAÇÃO DO CAPITAL: A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Documento
-
PERMANECER OU EVADIR DA DOCÊNCIA? ESTUDO SOBRE PERSPECTIVAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID UECE Documento
-
PERMANÊNCIA DE ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PRÁTICA DE PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA Documento
-
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA NO COTIDIANO DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NO MACIÇO DE BATURITÉ Documento
-
PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM PRÁTICA PEDAGÓGICA COM FOCO NA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES: A BUSCA PELA REFLEXÃO CRÍTICA Documento
-
PROCESSOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCENCIA ONLINE: O UNIVERSO PARALELO DE ALICE Documento
-
PROFESSORES QUE ENSINAM COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
PRÁTICAS AVALIATIVAS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COMPARATIVO Documento
-
Patrimônio Cultural de Barbalha na Formação Estética de Professores do Ensino Básico: Elementos do Círculo Estético-dialógico Documento
-
Percepção discente e desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no ENADE 2017 Documento
-
Pesquisa e Formacao Reflexiva no Curso de Historia: Estudo sobre o Ensinar na Universidade Documento
-
Política de Formação de Professores e Inclusão Digital - o uso do Software Livre Documento
-
Políticas Culturais e Práticas Pedagógicas na EMEIF Prof. Monteiro de Moraes - Fortaleza - 2007 a 2010. Documento
-
Políticas de educação inclusiva em tempos de IDEB: escolarização de alunos com deficiência na rede de ensino de Sobral-CE Documento
-
Possibilidades e Desafios na Construção da Práxis Pedagógica dos Professores dos Curso de Pedagogia da URCA Documento
-
Processos de aprendizagem na formação continuada de professores cearenses no contexto do projeto professor aprendiz Documento
-
Professoras Supervisoras E As Expressões De Suas Experiências Formativas No Pibid De Educação Especial Inclusiva Na Configuração Subjetiva Da Profissão Docente Documento
-
Professores de Ciências em Ação: Uma Perspectiva de Formação Docente Documento
-
Professores de Matemática iniciantes: Um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. Documento
-
Professores do Ensino Fundamental e Formação de Conceitos - Analisando o Sistema Decimal Documento
-
Professores iniciantes egressos do PIBID em ação: aproximações à sua prática profissional Documento
-
Psicologia, educação inclusiva e a perspectiva de Vigotski: contribuições da Defectologia para a formação do professor na contemporaneidade. Documento
-
REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ACERCA DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento
-
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSICAL, FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE ARTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICIPIO DE FORTALEZA Documento
-
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Reconceitualização do conceito de Sistema de Numeração Decimal pela professora formadora do PAIC Documento
-
Reflexividade e formação continuada de professores no âmbito do PIBID: evidências de contribuições para o desenvolvimento profissional de docentes da Educação Básica Documento
-
SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO: UMA CARTOGRAFIA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE ?HISTÓRIA E ENSINO? DA FECLESC/ UECE. Documento
-
SIGNIFICAÇÕES DAS PROFESSORAS PRODUZIDAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A INCLUSÃO ESCOLAR Documento
-
SUBJETIVIDADE E SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO MAL-ESTAR DOCENTE Documento
-
SUBJETIVIDADE, HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS DO SER PROFESSOR Documento
-
SUBJETIVIDADES DOCENTES TECIDAS A PARTIR DE FORMAÇÕES E REVERBERADAS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES Documento
-
Saberes Mobilizados Por Professores de Matemática no 6º Ano do Ensino Fundamental Documento
-
Saberes da docência aprendidos no PIBID: Um estudo com futuros professores de sociologia Documento
-
Saberes da docência univerisária e práxis pedagógica de coordenadores de área do PIBID-UECE: um olhar a partir de Paulo Freire Documento
-
Saberes docentes de instrutores mobilizados na prática pedagógica em cursos de educação profissional e continuada: um estudo de caso. Documento
-
Sentidos e significados docentes sobre o fracasso escolar Documento
-
Ser Professor da Educação de Jovens e Adultos em busca da sua Cultura Profissional Documento
-
Ser Professor em Ead: Saberes e Praticas no Estagio Supervisionado na Pedagogia Uab/Uece Documento
-
Significações dos Docentes sobre a Educação Infantil: viajando através do reino mítico dos contos de fada e seus símbolos Documento
-
Sobre a gênese e consolidação da cultura corporal como objeto da Educação Física escolar: um estudo à luz da ontologia marxiana Documento
-
Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e atuação do professor de Educação Física Documento
-
Temática Indígena na Escola: saberes experienciais de docentes em história na rede pública municipal de Fortaleza-Ce Documento
-
Trabaho, Educação e a Atual Política de Formação Docente no Brasil: Uma Análise à Luz da Crítica Marxista Documento
-
Trabalho, Conhecimento e Mercadoria: da universalização do ensino superior ao produtivismo acadêmico - o homo lattes Documento
-
Trabalho, reprodução social e educação em Lukács. Documento
-
UM ESTUDO DA SEMELHANÇA DE FIGURAS ENVOLVENDO AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
UM PASSO DE CADA VEZ: CAMINHOS DO IDEB EM DOIS MUNICÍPIOS DO CEARÁ Documento
-
Uma proposta metodológica para efetivação de uma educação participativa no Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias Documento