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Discursos antiglobalistas durante o período de transição para o governo Bolsonaro (2018/2019) Documento
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'Me tocou virar tudo': cicatrizes discursivas em narrativas de descendentes de imigrantes italianos Documento
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: A situação do alemão em Tunápolis e em Cunha Porã, Santa Catarina: Dimensão Diarreligiosa. Documento
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?Funcionamento discursivo em orientações ao professor no livro didático: onde habita a interdição? Documento
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?UMA VEZ FALANDO EM ALEMÃO?: O USO DA VARIANTE UMA VEZ NO PORTUGUÊS FALADO EM ITAPIRANGA E SÃO JOÃO DO OESTE - SC. Documento
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A CIÊNCIA DA LEITURA E A PRODUÇÃO ACADÊMICA: CAMINHOS TRILHADOS Documento
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A POESIA COMO DESLOCAMENTO Documento
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A constituição de um "ethos" de resistência no discurso da presidente Dilma Rousseff durante investigações da operação "Lava Jato" Documento
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A leitura como conversa: O lugar em que o arado dá a volta Documento
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A leitura como fractal Documento
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A leitura como melancolia: memória, presente e vazio na crítica de José Castello Documento
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A leitura como performance Documento
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A leitura, o texto e o Programa Nacional Biblioteca na Escola: Intrincada relação para o processo de construção da compreensão em leitura Documento
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A língua útil para o trabalho: no entremeio de sentidos da educação profissional e tecnológica e do ensino de Língua Portuguesa. Documento
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A metáfora da Memória Alheia na crítica literária de Ricardo Piglia Documento
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A metáfora que mobiliza: uma leitura da crítica ?Ciúme e dúvida póstuma [Dom Casmurro, de Machado de Assis]?, de João Cezar de Castro Rocha Documento
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A polissemia e a representação espacial das preposições ?de? e ?para? do português brasileiro Documento
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A(S) METÁFORA(S) DE LEITURA NO TEXTO DE PREFÁCIO 'BOM DE OUVIDO' DE ANA MARIA MACHADO Documento
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AS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM CONTOS DE IRENE LISBOA Documento
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ASPECTOS DO BILINGUISMO ALEMÃO-PORTUGUÊS NAS COMUNIDADES DE MONDAÍ E SÃO JOÃO DO OESTE – SC. Documento
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ASPECTOS DO BILINGUISMO DEITSCH-PORTUGUÊS, EM SAUDADES/SC, E TALIAN-PORTUGUÊS, EM NOVA ERECHIM/SC Documento
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AUTOR, LINGUAGEM E PERSONAGEM MADUROS? O FUNCIONAMENTO DO EFEITO METAFÓRICO NO DISCURSO DA CRÍTICA LITERÁRIA Documento
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As construções condicionais em cartas pessoais do Português Brasileiro: uma análise baseada no uso Documento
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As relativas livres e as interrogativas encaixada do português brasileiro Documento
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CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE POLONO-BRASILEIROS DE ÁUREA/RS E NOVA ERECHIM/SC: O USO DOS TERMOS DE PARENTESCO Documento
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Comportamento sintático-semântico de verbos de movimento com trajetória no português brasileiro ? subclasse verbal com direção não especificada Documento
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Concepções de leitura e ensino: um estudo diagnóstico com professores do projeto "Ler & Educar - OBEDUC" Documento
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Constituição identitária no espaço entre-línguas: marcas discursivas nas narrativas de imigrantes haitianos Documento
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Construção de inferências no livro didático: o que propostas de atividades nos contam Documento
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Cooperação, compartilhamento de intencionalidade e ambiguidade: reflexões sobre o comportamento linguístico Documento
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Crenças e Atitudes Linguísticas no contato Português/talian Urbano e Rural de Chapecó - SC Documento
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Crenças e atitudes linguísticas - semelhanças e diferenças: línguas minoritárias Polonês, Italiano e Alemão em Nova Erechim, Chapecó e São Carlos - Oeste Catarinense Documento
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Crenças e atitudes linguísticas em relação a línguas minoritárias: alemão em São Carlos e italiano em Coronel Freitas Documento
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DE VERBO CAUSATIVO A MARCADOR DISCURSIVO EM SANTA CATARINA Documento
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DESCRIÇÃO DIACRÔNICA DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DO SUJEITO E DAS VARIEDADES DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM JORNAIS CATARINENSES Documento
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DIÁRIOS DE BORDO DO PIBID: sujeito e formação de professores Documento
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Dicionários escolares: uma proposta de ensino do léxico para o ensino fundamental Documento
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Efeitos de Unidade e Diversidade na Escritura Brasileira da História da Língua Portuguesa Documento
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Ensinar e aprender a ler: os projetos de leitura na escola Documento
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Estratégias de Aquisição Lexical: Relações com o Livro Didático de Língua Portuguesa Documento
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Estudo da Compreensão Leitora de Futuros Professores: Análise de Resumos Produzidos por Estudantes de Graduação no Projeto OBEDUC "Ler & Educar" Documento
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FORMAÇÃO IMAGINÁRIA E SUBJETIVIDADE NAS REDES SOCIAIS: A COMUNIDADE LÍNGUA PORTUGUESA NO FACEBOOK Documento
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Fios da trama: Formações imaginárias sobre língua inglesa em narrativas de sujeitos-professores Documento
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Formações imaginárias sobre sujeito aluno na BNCC (2018) – Ensino Médio: uma visão utilitarista do ensino Documento
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IMAGINÁRIO NA CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO: SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE O SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTOS OFICIAIS Documento
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Identidade e comportamento linguístico nas comunidades de Virmond e Candói, no Paraná. Documento
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LEITURA E MÍDIA VIRTUAL: A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA LEXICAL ATRAVÉS DO BLOG Documento
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LEITURA “EN SINCRO”: O FUNCIONAMENTO METAFÓRICO NA CRÍTICA DE JOSEFINA LUDMER Documento
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LUSISMOS NO INGLÊS EM COMUNIDADES BILÍNGUES PORTUGUÊS / ITALIANO NO OESTE CATARINENSE: A REALIZAÇÃO DO /R/ Documento
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Ler o político no modo como se lê - as metáforas de leitura no discurso da crítica literária Documento
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LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA: QUESTÕES DE IMAGINÁRIO EM (DU)ELO Documento
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Língua e direito - uma relação de nunca acabar: (des)construções acerca do imaginário linguístico Documento
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METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA: ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DO DESEMPENHO DE UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES Documento
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MODALIZADORES EPISTÊMICOS PARENTÉTICOS NA FALA DE CHAPECÓ/SC Documento
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Macroanálise pluridimensional da variação de Gurke/Kummre e Pfirsich/Pesch como indicadores de normatividade e dialetalidade do Hunsrückisch Documento
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Manutenção, Preservação e Perda do Bilinguismo Índígena: Português/Guarani/Kaingang na Terra Indígena Guarita-RS Documento
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Marcadores Discursivos em Talian no Programa Radiofônico Un Pochetin Dela Itàlia em Caibi, Santa Catarina Documento
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Nas grades da obediência: uma análise do discurso cristão destinado às mulheres presas em Chapecó Documento
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Natureza categorial do complemento dos verbos aspectuais do português brasileiro Documento
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O "talian" na fala dos ítalo-brasileiros em Chapecó - SC e Pato Branco - PR: manutenção e substituição dos termos de parentesco Documento
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O CURSO DE LETRAS NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ: “UM ESTRANHO NO NINHO”? Documento
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O ESTATUTO DOS ITENS LEXICAIS [QUE] E [O QUE] CONTIDOS NAS RELATIVAS Documento
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O Eu de Augusto dos Anjos em imagens: metáforas da crítica literária Documento
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O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE DIREITO Documento
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O TEXTO COMO FORÇA: O EFEITO METAFÓRICO NO POSFÁCIO A LEITURA DISTRAÍDA, DE BERNARDO CARVALHO Documento
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O USO DAS PREPOSIÇÕES [PARA] E [A] EM CONSTRUÇÕES COM VERBOS TRIARGUMENTAIS NA GRAMÁTICA CHAPECOENSE: um estudo sintático Documento
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O VELHO DISCURSO DO NOVO: (RE) SIGNIFICAÇÕES EM TORNO DA NOÇÃO DE LÍNGUA NO ENEM Documento
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O discurso da bandeira institucional na mídia: uma análise da campanha A educação precisa de respostas, do Grupo RBS Documento
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O discurso do novo na forma(ta)ção do sujeito-aluno: a escola em tempo integral em cena Documento
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O discurso sobre o ensino de língua na proposta curricular de Santa Catarina: um percurso de (res)significações Documento
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O portunhol como interlíngua: uma proposta de retextualização/tradução com foco no par linguístico português<>español Documento
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OS MARCADORES DISCURSIVOS SABE? E ENTENDE? NA FALA DE INFORMANTES DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ/SC Documento
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OS SABERES SOBRE A LÍNGUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR DISCURSIVO Documento
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Os verbos "parar" e "deixar" com complementos de natureza verbal e de natureza nominal Documento
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PRESOS NAS ALGEMAS DO DISCURSO DO PODER: A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DO JÚRI POPULAR EM CHAPECÓ (SC) Documento
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Política(s) de línguas em eventos internacionais sobre língua portuguesa Documento
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Produção científica brasileira sobre o vocabulário acadêmico e a compreensão em leitura: periódicos de acesso livre e teses e dissertações Documento
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RELAÇÕES ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E A COMPREENSÃO LEITORA: A PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
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Representações de língua(s) no espaço entre-línguas-culturas: marcas discursivas em produções textuais de indígenas Documento
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SER-ESTAR-ENTRE-LÍNGUAS: UM LUGAR DE DIFERENÇAS PARA AS CRIANÇAS HAITIANAS SE (RE)CONHECEREM. Documento
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Sinonímia e hiperonímia: das relações entre palavras para as relações de sentido Documento
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Tramas discursivas em cena: o espetáculo da língua inglesa em uma instituição universitária Documento
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UM CORPO NO MUNDO: AS SUBJETIVIDADES DISCURSIVAS NO RELATO DE EMPODERAMENTO DE UMA MULHER GORDA ATRAVÉS DO FEMINISMO Documento
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UM OLHAR SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
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USO DE TERMOS DE PARENTESCO EM SITUAÇÕES DE CONTATO LINGUÍSTICO ALEMÃO - PORTUGUÊS NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA Documento
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USO DO MARCADOR DISCURSIVO ASSIM NA FALA E ESCRITA DOS CHAPECOENSES Documento
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Um pouco aqui, um pouco lá? Identificações do sujeito entre-línguas Documento
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VARIAÇÃO, PERCEPÇÕES E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS CHAPECOENSES FRENTE À REFERÊNCIA À SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR Documento