cour_593cff15-1b7f-430f-a974-e17b40927efa
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Arte do Espaço e do Tempo: O fluxo temporal como elemento constitutivo da obra de arte contemporânea" Documento
-
"Pintura como Camuflagem" Documento
-
"Pintura em distensão" Documento
-
"Pôr em prática a Reforma da antiga Academia": a concepção e a implementação da reforma que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes em 1890. Documento
-
"___________(título) - O enquadramento performativo como trabalho de arte" Documento
-
'Para divertir paixões caseiras': Azulejaria do Convento de São Francisco de Salvador, século XVIII Documento
-
(O corpo na caixa) Documento
-
... Documento
-
?O samba sambou!?: narrativas de tradição e inovação nos ?metacarnavais? das escolas de samba cariocas?, Documento
-
A ARTE COMO COMUNICAÇÃO AFETIVA / A EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA Documento
-
A BATALHA DAS DECORAÇÕES: A ESCOLA DE BELAS ATES E O CARNAVAL CARIOCA Documento
-
A CONSCIÊNCIA PICTÓRICA DO LAGARTO Documento
-
A CRÍTICA DIDÁTICA: o modelo reflexivo de Antônio Bento, Flávio de Aquino, Mário Barata e Quirino Campofiorito (1950 a 1959) Documento
-
A Cidade Sonora: Esculturas Imateriais Documento
-
A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca dos anos 1920 Documento
-
A FORMA PANORAMA E OS DESEJOS DE MEMÓRIA E DE ORIGEM - O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no longa O moinho e a cruz, por Lech Majewski. Documento
-
A Paisagem Imersiva: O Panorama do Rio de Janeiro de Victor Meirelles e a Videoinstalação Fluxus de Arthur Omar Documento
-
A Penumbra da Pintura Abstrata Documento
-
A Reconstrução Gráfica de um Candidato: Como os chargistas cariocas viram a mudança de imagem de Luiz Inácio Lula da Silva Documento
-
A arquitetura italiana no Rio de Janeiro entre 1900 e 1930 Documento
-
A arte da pintura: prescrições humanistas e tridentinas na pintura colonial mineira Documento
-
A construção da Pós-Modernidade nos seriados de animação produzidos para a televisão - Padrinhos Mágicos, um universo simbólico Documento
-
A descolonização das imagens: o livro ilustrado infantil no contexto brasileiro contemporâneo Documento
-
A escultura fluminense na antiga Capitania Real do Rio de Janeiro (1565-1821) Documento
-
A escultura religiosa fluminense e as visitas pastorais do cônego Pizarro em 1794-95 Documento
-
A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª República (1890-1930): da formação do artista aos seus modos estilísticos Documento
-
A reinvenção da paisagem e as questões da essência da técnica na era digital. Um estudo de caso sobre o olhar contemporâneo de Andreas Gursky. Documento
-
A tempestade: silêncio, invisibilidade e videoarte Documento
-
AMBIÊNCIAS E AVATARES EM MUNDOS VIRTUAIS ONLINE FANTÁSTICO-MEDIEVAIS: VIVÊNCIA, REMEMORAÇÃO E SUBJETIVIDADES PERMEADAS POR ESTÉTICAS HÍBRIDAS NO CIBERESPAÇO. Documento
-
Academias de modelo vivo e bastidores da pintura acadêmica brasileira: a metodologia de ensino do desenho e da figura humana na matriz francesa e sua adaptação no Brasil do século XIX ao início do século XX. Documento
-
Aloisio Magalhães:as faces culturais do design no Brasil (1960-1970) Documento
-
Ambivalência infinitesimal da imagem: o inconsciente e o quântico Documento
-
Arte Decorativa na Escola Nacional de Belas Artes - Inserção, Conquista de Espaço e Ocupação (1930 - 1950) Documento
-
Arte Visionária Amazônica: Pablo Amaringo e as Formas do Invisível Documento
-
Arte como trabalho (título provisório) Documento
-
Arte concreta além de sua origem: diálogos entre Brasil e Argentina através do MAM RJ Documento
-
Arte feminina ou feminista: uma questão do contexto histórico brasileiro? Documento
-
As Fazendas de Café no Vale do Paraíba Fluminense: Testemunhos arquitetônicos construtores da história Documento
-
As imagens da Estética do grotesco na arte de Konstantin Christoff Documento
-
As narrativas fotográficas de Marcel Gautherot Documento
-
Ações, coisas e relações artisticamente produzidas Documento
-
Brasilidades Contemporâneas: hibridismos culturais na arte brasileira Documento
-
CAPOEIRA ANGOLA: mandinga de imagens em ação. Documento
-
CRER PARA VER: A IMAGEM RETÓRICA DOS SETE PECADOS CAPITAIS E O OLHAR MORAL DA TRADIÇÃO CRISTÃ À CONTEMPORANEIDADE Documento
-
Celebração do Imperfeito: uma experiencia relacional na Arte Contemporânea. Documento
-
Cine Fantasma: Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos Documento
-
Cine Fantasma: Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos Documento
-
Civilidade e etiqueta na inscrição da indumentária de luto no retrato fotográfico brasileiro no século XIX Documento
-
Como arranjar (o) tempo? Documento
-
Como fazer cinema sem filme? Documento
-
Corpos subversivos na performance contemporânea Documento
-
Cotidianas subversões do visível. Uma poética do mínimo. Documento
-
DANCIDADE: GESTO COMO CAMPO DE CIRCULAÇÃO DE FORÇAS Documento
-
DO GENOCÍDIO, DA VIOLÊNCIA E DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM UMA REPÚBLICA DAS BANANAS Documento
-
DOMÍNIO PÚBLICO - Promovendo Interações Sociais Através De Sistemas Artísticos Mediados Por Computadores Documento
-
Da membrana à interface do mundo: autoretrato e autoconsciência na arte contemporânea Documento
-
De Sertaneja a Folclórica: a Trajetória da Coleção Regional do Museu Nacional -1920/1950. A tese recebeu o Prêmio Silvio Romero-2005. Documento
-
De palavras bárbaras, Sereias e Moemas: dizer arte brasileira, narrar-memoriar o feminino, a morte e a água Documento
-
Desenhos nas paredes prisionais: traços, riscos e percursos. Documento
-
Desfile-conceito x Desfile-imagem: o dizível e o visível nas escolas de samba do Rio de Janeiro na hipermodernidade. Documento
-
Deslocamentos do spectrum na imagem numérica - do vestígio à virtualidade Documento
-
Desocupações Extraordinárias:arte contemporaneidade como evocação de maus comportamentos e busca desesperada de felicidade Documento
-
Dias & Riedweg: alteridade e experiencia estética na arte contemporânea brasileira Documento
-
Diálogo Flusser-Flexor: Atmosfera Documento
-
ECDYSIS: embalagens, maquiagens, mortalhas, entre outras linguagens do corpo-máscara Documento
-
EM BUSCA DE SERPENTES: Uma investigação sobre a temporalidade da arte latino-americana e de sua história a partir de Aby Warburg Documento
-
ENTRE O ARTESOADO E A QUADRATURA, UMA “PERSPECTIVA” DIFERENTE SOB O OLHAR DE CAETANO DA COSTA COELHO Documento
-
EXPERIMENTALISMO DOS ANOS 1970 NO BRASIL: OS MEIOS E OS ACONTECIMENTOS NA FORMAÇÃO DO CIRCUITO ARTÍSTICO Documento
-
Em confronto com o real: estudos de caso sobre materialidade e experiências participativas Documento
-
Enquanto o mar sobe - ensaio para uma poética da duração Documento
-
Entre a imagem e o texto ? Ismael Nery, o trágico como caminho poético Documento
-
Entre fotografias: potência dialética e crítica da imagem. Com doutorado ?Sanduíche? na Berkeley University of California, Estados Unidos, em 2021. Documento
-
Entrevia falante: reverberações poéticas Documento
-
Escrita de Auto-Paisagem Documento
-
Exercícios da imobilidade Documento
-
Experimental: construções e atitudes – Outra possibilidade de leitura para a arte brasileira Documento
-
Forças de um corpo vazado Documento
-
Fragmentos Deflagradores Documento
-
Fronteiras da Arte Contemporânea:Celeida Tostes,Bispo do Rosario e as poéticas de Japaratuba e S.Cristóvão Documento
-
GALERIA DE ARTE CELINA: espaço e ideário cultural de uma geração de artistas e intelectuais em Juiz de Fora (1960/1970) Documento
-
Gesto e representação: a escrita-imagem na criação visual Documento
-
Goyana S.A.: Cultura material, Design e Mitologias Documento
-
Hanna Levy no Brasil: História, Teoria e Crítica de Arte no Patrimônio (1937-1947) Documento
-
Henry-Russell Hitchcock e o conceito de Estilo Internacional Documento
-
Horizonte indelével Documento
-
IMAGENS CÍCLICAS NA ARTE CONTEMPOR NEA: a imagem técnica atemporal Documento
-
INSTINTOS POÉTICOS - conectividade, vitalidade e experiência estética Documento
-
Imagens e Signos de Santa Teresa - Estudo Etnográfico das Identidades Culturais de um Bairro Carioca Documento
-
InSITE: práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos Documento
-
Incidência Pública Anônima Documento
-
Incompletude, fotografia Documento
-
Interculturalidade na experiência do Programa Núcleo de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
Investigando os limites da arte: as propostas de Hélio Oiticica, Lygia Clark e Waltércio Caldas. Documento
-
Jogos de Temporalidades Inconciliáveis Documento
-
KALUNGA MU KIZUA - O MAR EM TEMPO: arte contemporânea, ancestralidade afro-diaspórica e performatividade no Ateliê Terreiro Documento
-
Livro de artista como campo de expressão em Waltercio Caldas: a exposição de livros (1999-2002) Documento
-
Lula Wanderley e a proposição-processo Espaço Aberto ao Tempo: quando a arte e a saúde mental se encontram em uma obra coletiva. Documento
-
Lumina Luna: Paisagens poéticas Documento
-
MATÉRIA NEGRA, ECONOMIA DO LUGAR DIFÍCIL: considerações sobre arte contemporânea como distopia Documento
-
Manual de instruções: não siga instruções - reflexões sobre arte contemporânea e museu Documento
-
Modos de expor e ver a arte em casa: ambiências da memória e intervenções da arte contemporânea na Casa Museu Eva Klabin Documento
-
Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico Documento
-
Museus de Arte em Metamorfoses Documento
-
Máscaras, vestes e películas: o imaginário fabular na fotografia contemporânea Documento
-
Mãos à obra : A construção da imagem do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no pós-incêndio de 1978. Documento
-
Net: Desejo na Rede Documento
-
Notas do subterrâneo: alegorias do azul em Paul Cézanne. Documento
-
Notas metafísico-metabólicas de uma experiência mamífera Documento
-
NÓS (ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM) Documento
-
Não sei lidar com palavras: uma tese sobre pintura Documento
-
Não-habitável como poética de espaço Documento
-
Nós, o Outro, o Distante: O Espectador da Arte Contemporânea Documento
-
O BINÔMIO CENTRO-PERIFERIA: A identidade territorial nas obras de Ronald Duarte e Raimundo Rodriguez Documento
-
O Corpo como questão na arte contemporãnea Documento
-
O DAVID DO BRENNAND E O PROTAGONISMO DAS CÓPIAS NA HISTÓRIA DA ARTE: trajetórias e espaços expositivos de um objeto de arte particular Documento
-
O ETERNO RETORNO DO HERÓI: REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DA FIGURA HEROICA NA COLÔMBIA NOS ANOS DE 1990 Documento
-
O Estado (em) espetáculo e a chapa branca no carnaval carioca ? a folia nos tempos de chumbo Documento
-
O Exú do écran: a mitopoética do cinema de Pier Paolo Pasolini. Documento
-
O GUARDA-ROUPA MODERNISTA: a aparência e os trajes de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade Documento
-
O Homem, sua vontade holoscópica e seus naói. Documento
-
O Nacionalismo em Theodoro Braga: posturas e inquietações na construção de uma arte brasileira. Documento
-
O Paço de São Cristóvão, antigo palácio real e imperial e atual palácio-sede do Museu Nacional/UFRJ: a definição de uma arquitetura palaciana. Documento
-
O artista e sua formação desde 1980: o ambiente contemporâneo e o Rio de Janeiro Documento
-
O calcanhar de Komarov. Ensaio sobre artefatualidade catastrófica. Documento
-
O corpo gordo e o grotesco: gênero, política e transgressão na arte contemporânea Documento
-
O fio como dispositivo de mediação entre a casa, o fio e a obra Documento
-
O guarda-roupa modernista: a aparência e os trajes de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade Documento
-
O objeto lápis e a relação arte-universidade: um estudo sobre o habitat universitário como meio expressivo Documento
-
O personagem gráfico como protagonista na cultura visual de uma marca Documento
-
O reencantamento do mundo em quadrinhos: uma análise de "Promethea", de Alan Moore e J.H. Williams III Documento
-
O software da imagem - condição de uma poética visual de montagem Documento
-
OLLY REINHEIMER E O TRÂNSITO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E FUNCIONAL DOS TÊXTEIS E VESTÍVEIS. Documento
-
Objetos Poéticos: o lúdico, a materialidade e a multiplicidade Documento
-
Odara: a construção do belo no candomblé carioca. Documento
-
Oito contos e um projeto secreto - a ausência de Heidegger Documento
-
Os diálogos entre a obra de Jesús Soto e o conhecimento científico: percepção, participação e pesquisa. Documento
-
Os registros de José dos Reis Carvalho na Comissão Científica do Império e o percurso da paisagem no Brasil de meados século XIX Documento
-
PALAVRA ESCRITA NA ARTE BRASILEIRA: MIRA SCHENDEL E WALTERCIO CALDAS Documento
-
Paisagens Construídas: Jardins, Praças e Parques do Rio de Janeiro na Segunda Metade do Século XIX Documento
-
Pedro Luiz Correia de Araújo (1881-1955): entre a ciência da forma e os caracteres brasileiros Documento
-
Photographo Oliveira: resgate da memória paraense através da imagem Documento
-
Physispoiesis - Poética do Real, Real da Poética Documento
-
Pixação: arte contemporânea Documento
-
Política, história e memória como chaves de leitura das alegorias de A Idade da Terra, de Glauber Rocha Documento
-
Poética Expositiva - expografia, arte, arquitetura -curadoria Documento
-
Poéticas do Informe na Arte Contemporânea brasileira Documento
-
Presença carioca: estudos sobre a moda e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Projeto Estações: 22o 25? 55?? S ? 43o 7? 4?? W Documento
-
REIS DE BOI EM SÃO MATEUS (ES): Um olhar etnográfico sobre rituais e devoção Documento
-
RELAÇÕES COMPLEXAS: PINTORES FLUMINENSES E SEUS ENCOMENDANTES. 1763-1821 Documento
-
Renovação de Linguagens nos Museus e Centros de Ciências: O Caso do Museu da Vida Documento
-
Revista Brasil Surf: ícone de uma geração. Documento
-
Riscos e Desvios - linhas de ficção Documento
-
Scapes. O desenho como Imagem errante. Documento
-
Sobre o mau pintor. Busca, impossibilidade e fracasso — a pintura como linguagem imperfeita Documento
-
TEORIA E PRÁTICA: A FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS NO RIO DE JANEIRO 1890-1910. Documento
-
Tesauro e exposições permanentes de folclore e cultura popular: narrativas sobre a arte popular elaboradas pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (1980-2004 [2006]) Documento
-
Ticumbi: imagens e tradições da Vila de Itaúnas, ES Documento
-
Táticas, posições e invenções; dispositivos para um circuito de ironia na arte contemporânea brasileira. Documento
-
Um corpo para a imagem Documento
-
Um olhar sobre a identidade e o hibridismo no design de mobiliário de Sergio Rodrigues (1950-1970). Documento
-
Uma toda-englobante mesmice: paisagens entrópicas de tempos urbanizados Documento
-
Valorizando a batucada: um estudo sobre as pequenas es colas de samba cariocas Documento
-
Vestes e Imagens: funções identitárias dos mantos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ? origens e trajetórias nas décadas de 1940 a 1960 Documento
-
projeto e realidade em arte Documento
-
À Imagem e Semelhança: a prática da cópia de pinturas européias na Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro (1855-1890) Documento