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"Eu aprendo mais sem pesquisa. A pesquisa trabalha muito a minha mente" : as relações entre estudantes da terceira idade e o texto escrito em um contexto institucional (EJA/NETI/UFSC) Documento
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"EU ACHO QUE OS ÍNDIOS NÃO QUEREM MAIS FALAR NA LINGUAGEM POR CAUSA DO PRECONCEITO, NÃO É PROFESSORA!": DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INTERCULTURAL BILÍNGUE ENTRE OS AIKEWARA & GUARANI-MBYA NO SUDESTE DO PARÁ Documento
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?O pirogue, nós já aprendimo da mãe" e "agora nós mudemo o borscht": variação morfofonológica em comunidades rurais eslavo-brasileiras no Sudeste do Paraná?, Documento
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?É proibido falar crioulo?: um relato etnográfico sobre colonialidade, ensino de língua e políticas linguísticas na Guiné-Bissau Documento
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A ESCRITA ACADÊMICA EM (DIS)CURSO: O DIZER-SE SURDO E NARRAR VIVÊNCIAS DE SI EM TEXTOS DE DISSERTAÇÕES E TESES DA UFSC Documento
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A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DIALÓGICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS LEITORAS E PRODUTORAS DE TEXTOS E SOBRE O APRENDER PARA ENSINAR A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NA ESCOLA Documento
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A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de lícom análise multissemiótica para humanizar práticas sociais. Documento
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A constituição da disciplina de Língua Portuguesa em regiões de imigração: o caso de Blumenau Documento
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A construção discursiva do estágio e do estagiário em documentos de estágio de educação profissional técnica de nível médio Documento
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A entoação em Santa Catarina Documento
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A identidade hispano-americana através do ensino da língua espanhola no eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer no Campus Florianópolis Continente/IFSC Documento
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A lateral nos falares florianopolitano (PB) e portuense (PE): casos de gradiência fônica Documento
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A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica Documento
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A redução e desnasalização de ditongos nasais átonos finais e a marcação explícita de CVP6: um estudo de correlação Documento
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A unidade mínima de análise, o input linguístico e a gramática universal na aquisição fonológica do português brasileiro: um estudo a partir de dados de gêmeos dizigóticos. Documento
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Aceitabilidade de Sinais em Videoprovas do Enem em Libras Documento
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Análise de Aquisição de Clíticos Pronominais e de Posições Sintáticas Não Nulas do Francês por Aprendizes Brasileiras(os) Adultas(os) Documento
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As expressões idiomáticas nos livros didáticos de LE/LA Top Notch 2 e Smart Choice 2A e interculturalidade: uma discussão a partir da perspectiva cognitivista e da perspectiva sociocultural Documento
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Aspectos dialetais do português da região norte do Brasil: um estudo sobre as vogais pretônicas e sobre o léxico no Baixo Amazonas (PA) e no Médio Solimões (AM) Documento
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Aula de Português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar Documento
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Compreensão leitora e linguagem técnica no Ensino Superior: um diálogo entre Psicolinguística e Engenharia Documento
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DESEMPENHO LINGUÍSTICO NA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA DE ESTUDANTES SURDOS DE ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INCLUSIVAS E EM ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS Documento
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Descrição e análise sintática de extensões verbais em Kimwani, uma língua Bantu falada em Moçambique Documento
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Direitos Linguísticos e institucionalização das práticas sociais das pessoas surdas nas normas brasileiras Documento
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Discurso, identidade e agentividade de professores de L2 no PARFOR/AM: um estudo à luz do Letramento Crítico Documento
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ENTRE ECOS E TRAVESSIAS: UM OLHAR PARA O ATO DE LER NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA ESFERA ESCOLAR Documento
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Educação Linguística, letramento e conhecimento: sobre a contraposição ou possibilidades de superação das contradições em dialética Documento
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Educação bilíngue para surdos: implicações para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua Documento
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Educação plurilíngue para surdos: uma investigação do desenvolvimento da escrita em português (segunda língua) e inglês (terceira língua) Documento
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Estudo acústico e aerodinâmico das consoantes nasais do português brasileiro: variedade de Florianópolis Documento
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Ethos discursivo e polifonia em "cartas de amor e resistência": a escrita de si como recurso terapêutico Documento
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Fluência de ouvintes sinalizantes de Libras como L2: foco nos elementos da espacialização Documento
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Gramaticalização de gestos dêiticos em pronomes na Libras durante a aquisição da linguagem em crianças bilíngues bimodais Documento
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Iconicidade na variação da ordem das palavras na libras: uma motivação semântica e pragmática Documento
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Inventário de línguas de sinais emergentes encontradas no Brasil: o caso da Cena (Jaicós ? PI) e da língua de sinais de Caiçara (Várzea Alegre ? CE) Documento
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Mal de Alzheimer na primeira fase: contribuições da psicolinguística. Documento
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Metáforas: Enquadramento e Paráfrases Documento
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No limiar entre sintaxe e semântica: indagações sobre a construção e a (in)definição da noção de gramaticalidade em Chomsky Documento
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O CP no Alemão e no Português Brasileiro Documento
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O LEITOR DE UMA PALAVRA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA E PRÁTICA SOBRE OS ESTÍMULOS INICIAIS DE APRENDIZAGEM Documento
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O do futuro do subjuntivo: entre modalidade e tempo Documento
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O estatuto das construções inacusativas: uma contribuição para os estudos diacrônicos sobre a ordem e o preenchimento do sujeito em amostras do PHPB-SC Documento
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O fenômeno da monotongação nos ditongos [aj,ej,oj,uj] na fala dos florianopolitanos: uma abordagem a partir da Fonologia de Uso e da Teoria dos Exemplares Documento
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Permanências e reincidências latinas do português brasileiro: uma proposta de ensino de latim via linguística histórica Documento
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Política e planejamento linguístico na ciência e na educação superior: usos linguísticos da produção científica brasileira Documento
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Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica Documento
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Sentenças interrogtivas WH em Nheengatu Documento
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Socialização da linguagem e os discursos sobre formação docente: Etnografia sobre as ideologias linguísticas na formação inicial e continuada de professores de língua inglesa da Unespar Documento
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TRAJETÓRIA DE MUDANÇA DO SUJEITO E DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICOS: ANÁLISE DE CARTAS PESSOAIS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS DOS SÉCULOS XIX E XX Documento
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Topônimos bíblicos em línguas de sinais: levantamento, catalogação e motivação linguística Documento
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Trajetória de gramaticalização da perífrase ir (presente) + infinitivo no domínio funcional do futuro: análise sincrônica e diacrônica em amostras de fala e escrita gaúchas Documento
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UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DE GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO SÓCIO-HISTÓRICO DE 1900 A 1960 Documento
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Uma proposta de articulação teórico-metodológica entre os campos variacionista, funcionalista e dialógico para o tratamento de variação/mudança: reflexões a partir da expressão do futuro do presente Documento
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Uso variável do presente no modo subjuntivo: uma análise de amostras de fala e escrita das cidades de Florianópolis e Lages nos séculos XIX e XX Documento