cour_6d89bca4-924e-4cce-b174-b50b9748b94d
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Educação entre grades: um estudo sobre a educação penitenciária do Amapá". Documento
-
"Bagulho do pensamento": a relação com o saber de jovens estudantes do Ensino Médio Documento
-
"O futuro não é mais como era antigamente": o Rock Nacional e o Ensino de História. Documento
-
(Re)pensar as imagens nas práticas escolares Documento
-
A Construção do Conceito de Gestão da Educação na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Documento
-
A Escolha do Ensino Técnico: o que revelam as trajetórias de seis ex-alunos concluintes do curso de eletrônica (1984 ? 1995) sobre a Escola Técnica Estadual Paulino Botelho Documento
-
A FORMAÇÃO CULTURAL E OS TEMAS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE Documento
-
A Função da Legibilidade no Desenvolvimento da relação pensamento-linguagem escrita pelo alfabetizandfo adulto iniciante Documento
-
A Igualdade e a Liberdade segundo Tocqueville Documento
-
A LEI 12.711/12 E AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS DE JOVENS NEGROS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO Documento
-
A PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA: BUSCANDO CAMINHOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO E ANÃLISE Documento
-
A PRÁTICA DA PARRESIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: a busca por um autogovernamento Documento
-
A Revista Escolar e o movimento de renovação educacional em São Paulo (1925-1927) Documento
-
A categoria trabalho nos cadernos de sociologia do ensino médio da rede de ensino do estado de são paulo Documento
-
A construção das cidades: processos educativos em uma transformação urbana Documento
-
A desistência da carreira docente na rede Estadual Paulista: precarização, precariedade e frustração Documento
-
A educação física no ciclo II do ensino fundamental : refletindo sobre indicadores educacionais de desenvolvimento profissional da docência com um professor experiente Documento
-
A entrada na carreira docente: o que dizem as narrativas de professores de Ciências e Biologia Documento
-
A epistemologia em Freire e sua relação com o currículo da cidade de Sorocaba Documento
-
A geometria no ciclo de alfabetização : outros olhares a partir do PNAIC 2014 Documento
-
A instituição da supervisão de ensino e a municipalização em Valinhos : tensões, conflitos e incertezas Documento
-
A matemática em cursos profissionalizantes: opiniões dos alunos sobre o significado e a importância do ensino de Matemática nos cursos técnicos secundários Documento
-
A participação da comunidade escolar em uma escola transformada em comunidade de aprendizagem Documento
-
A política de Recuperação Intensiva no estado de São Paulo: um estudo de caso sobre os sentidos dos professores do Ensino Fundamental. Documento
-
A quem serve a pré-escola? A pré-escola pública municipal em Sao Carlos (dados de 1983 A 1989) Documento
-
A relação entre o Estado e as Igrejas Cristãs na educação brasileira: por que a ciência perde espaço para a religião? Documento
-
A relação gestão escolar e trabalho docente: estudo de caso numa escola municipal de Votorantim/SP. Documento
-
A representação da Educação Brasileira na transição do século XIX para o século XX: a perspectiva de José Lins do Rêgo Documento
-
A visão da escola sobre a interação com as famílias dos alunos: o cenário em primeiras séries do ensino fundamental. Documento
-
ALFABETIZAÇÃO EM SÃO PAULO (1970-1985): um estudo das diretrizes curriculares elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação Documento
-
ALMAS INTEGRADAS: Política Educacional, Educação Moral e Cívica e Formação do Cidadão na Ditadura Militar (Brasil-1964/1974) Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E OS DISCURSOS DOS PROFESSORES SOBRE A EMEIEF PRADA: ENTRE O IMAGINÁRIO E O REAL Documento
-
Anive: Uma primeira feição da palavra escrita Documento
-
Análise de uma prática de alfabetização:estratégias de mediação numa perspectiva construtivista Documento
-
Análise do desenvolvimento do pensar e do pensamento científico na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física da UFSCar Documento
-
Análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do PROEJA-FIC, à Luz da Pedagogia Crítico Emancipatória Documento
-
Aprendizagem da docência pela prática da tutoria virtual: um estudo sobre, formação, saberes, desafios e estratégias da docência na Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil Documento
-
As ações do Conselho Municipal de Educação do interior do Estado de São Paulo na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função Documento
-
Aulas de Campo no Ensino de Biologia Documento
-
Avaliação institucional e Projeto Político-Pedagógico: perspectivas de melhoria da qualidade da educação básica municipal. Documento
-
CONCEITO DE LETRAMENTO: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA LÍNGUA MATERNA ? PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA Documento
-
Catarse e educação: contribuições de Gramsci e o significado para a Pedagogia Histórico-Crítica Documento
-
Conselhos Escolares em situações de Indisiciplina e/ou Violência: discursos de conselheiros em três escolas públicas Documento
-
Construção e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem voltado à Educação em Ciências, Química Verde e Sustentabilidade Socioambiental Documento
-
Contribuições do curso de Educação Musical a distância da UFSCar nas percepções de licenciandos-já-professores Documento
-
Cultura Popular e o modo de vida brincante: costurando linhas de vida na perspectiva das africanidades Documento
-
Cultura digital e a questão das gerações: uma abordagem através da Teoria Ator-Rede Documento
-
Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. Documento
-
Currículo de Arte: Continuidades e Mudanças para Propostas Contemporâneas, a Partir de uma Análise Curricular da Educação Artística do Período da Ditadura Civil-Militar Documento
-
Currículo escrito e a história da Educação física no Brasil (1896-1945) Documento
-
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EM UM LABORATÓRIO INVESTIGATIVO PARA GRADUAÇÃO Documento
-
Didática Histórico-Crítica: Relatos de uma Experiência em Sala de Aula e das Possibilidades de sua Implementação Documento
-
Diretrizes, projetos, sala de aula: passos e descompassos da educação jurídica nos cursos de direito do estado de São Paulo Documento
-
Diversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereira Documento
-
Divulgação Científica voltada para o Público Infantil ? uma análise a partir de programas televisivos Documento
-
E do silêncio fez-se a fala: oralidade e trajetória de vida de mulheres negras da cidade de Srorocaba Documento
-
ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORAS INICIANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS Documento
-
ESCOLA INDÍGENA: COMPREENDENDO OS PROCESSOS EDUCATIVOS RELACIONADOS À AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE UMUTINA Documento
-
ESTUDANTES INDÍGENAS E OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
ETNOMODELAGEM: MODELAGEM MATEMÁTICA NO INTERIOR DE UMA COMUNIDADE RURAL SUSTENTÁVEL Documento
-
Educação ambiental crítica e teoria crítica: uma análise das práticas educativas de pesquisa-ação à luz da categoria práxis transformadora Documento
-
Educação do Campo e Memória Social - O uso das trajetórias dos professores assentados no cotidiano escolar Documento
-
Emancipação ou Ideologia? Uma análise da Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino de Soroaba Documento
-
Escritas de licenciandos em matemática, quanto à docência, no contexto do PIBID Documento
-
Estudo da temática refrigerantes numa situação de ensino: evidências de aprendizagem Documento
-
Estágio Supervisionado e aprendizagens da docência Documento
-
Experiências e sentidos da participação juvenil na contemporaneidade: um estudo do Levante Popular da Juventude na cidade de Sorocaba- Sp Documento
-
FOTONARRATIVAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Documento
-
Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais: Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFSCar Documento
-
Formação de professores e tecnologia digital: um estudo sobre a utilização do jogo Musikinésia na educação musical Documento
-
Formação de professores na perspectiva da Complexidade: um estado da arte Documento
-
Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais: limites e possibilidades no curso de Pedagogia da UFSCar Documento
-
Generalização de Estímulos e de Respostas de Fonemas Adquiridos em Terapia Através do Treinamento de Pais Como Mediadores: Um Estudo Documento
-
Hannah Arendt e a Educaçao na Modernidade Documento
-
Higienismo e Educação nas páginas de "O Ateneu" Documento
-
História da Escola Normal do Colégio Providência de Mariana - MG (1902 - 1930) Documento
-
IDENTIDADE E PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL EM CABO VERDE SOB A LENTE DOS MANUAIS ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE PROFESSORAS QUE ATUAM NO CURSO DE PEDAGOGIA. Documento
-
INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA DE PEDAGOGIA DA TERRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS/ SP (2008-2011) Documento
-
INTERCULTURALIDADE E PRÁTICA DOCENTE PATAXÓ Documento
-
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. Documento
-
JOGAR BASQUETE EM FRANCA: a perspectiva de crianças participantes de um Projeto Social Esportivo Documento
-
Jogos em aparelhos tecnológicos vivenciados por crianças : processos educativos envolvidos Documento
-
Kant e a educação para moral Documento
-
Leitura Dialógica na Educação de Jovens e Adultos: Atuações Educativas de Êxito em uma Comunidade de Aprendizagem. Documento
-
Letramento matemático e histórias infantis : significações matemáticas em um 2º ano do ensino fundamental Documento
-
Licenciandas em pedagogia na Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD): compreensões sobre a docência Documento
-
Mediação Pedagógica: um estudo de caso sobre a formação continuada e a intervenção docente no contexto de uma escola pública Documento
-
Medicalização da Educação: Sentidos de professoras e de uma psicóloga que atua na área educacional Documento
-
Memórias da docência na educação para a primeira infância na cidade de Sorocaba-SP: Diálogos com a formação de professores Documento
-
Movimento negro de São Carlos e a UFSCar : a extensão universitária sobre relações étnico-raciais Documento
-
Mulheres da esquerda: política, memória e feminismos Documento
-
Mulheres idosas ressignificam o envelhecimento : contribuições da educomunicação Documento
-
Mulheres negras e seus cabelos: um estudo sobre questões estéticas e identitárias. Documento
-
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA ALÉM DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE Documento
-
NUPES : protagonista da política para educação superior brasileira? (1989-2005) Documento
-
Narrativas travestis e transexuais: da infância à prostituição. Documento
-
Nômades, bárbaros e guerreiros: os educadores e educadoras das ruas e das instituições para menores Documento
-
O ATO DE ENSINAR CIÊNCIAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SUA RELAÇÃO COM AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE PRÁXIS Documento
-
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO E OS "POR QUÊS" DOS ALUNOS Documento
-
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério: análises e reflexões de um ex-professor do CEFAM de São Carlos Documento
-
O Enfermeiro docente: um olhar sobre a escolha em ser professor Documento
-
O Estágio supervisionado como espaço de reflexão na formação inicial de professores: uma análise a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
O Marco Referencial da rede municipal de ensino de Sorocaba: análise do escrito e de sua influência no trabalho docente, à luz de Paulo Freire. Documento
-
O brincar na Educação Infantil em pesquisas na Teoria Histórico-Cultural: 2013 a 2018 Documento
-
O caso da escola municipal Campos Salles (Heliópolis-SP) e a construção da autonomia Documento
-
O conceito de cidadania no ensino de Sociologia no estado de São Paulo Documento
-
O cálculo do esquecimento: o papel de mediação das redes sociais na produção de violência Documento
-
O ensino da Arte: entrelugares da estética à (re)significação do trabalho docente Documento
-
O lugar do ensino de ciências na escolha da carreira universitária de jovens negros Documento
-
O papel pedagógico do tutor de EAD - uma abordagem bibliométrica baseada no banco de teses da CAPES . Documento
-
O processo de alfabetização e letramento na transição da educação infantil para o ensino fundamental no município de São Carlos/SP Documento
-
O saber além dos trilhos Documento
-
O sujeito em Paulo Freire: Concepção e Análise a partir das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia Documento
-
O trabalho como princípio educativo : uma análise do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas públicas de Sorocaba-SP Documento
-
O trabalho docente com adolescentes privados de liberdade: sentidos de professores Documento
-
Olhares e Narrativas de crianças hospitalizadas sobre a vida escolar Documento
-
Os discursos sobre a violência nos programas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Documento
-
Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico no estudo de questões da 1ª fase da Obmep Documento
-
Os relatos dos bolsistas de iniciação à docência presentes nos anais do ENDIPE entre 2010 e 2014: Uma análise da relação dos pibidianos com os alunos da educação básica. Documento
-
PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE A SEXUALIDADE DE SEUS FILHOS DEFICIENTES MENTAIS Documento
-
PERFIS COLABORATIVOS EM GRUPOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Documento
-
POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - SP Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULO RENATO COSTA SOUZA: ANÁLISE DO CURSO DE FORMAÇÃO ? NÚCLEO BÁSICO OFERECIDO AOS INGRESSANTES DE CARGO EFETIVO PEB II Documento
-
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A RELAÇÃO COM A POBREZA, DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES PAULISTAS Documento
-
PROGRAMA CRECHE-ESCOLA E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVIDAS: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
PROVIMENTO DE CARGO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ações e perspectivas no contexto da formação docente Documento
-
Paidéia: a educação como ideal de civilização Documento
-
Permanência universitária: quando o pedagógico se une ao econômico Documento
-
Pesquisas acadêmicas brasileiras sobre a formação continuada do professor de Matemática: um enfoque nas práticas formativas Documento
-
Política de cotas raciais e a percepção de coordenadores de Cursos de Licenciatura Documento
-
Políticas de Bonificação Salarial: desdobramentos para o desenvolvimento profissional e o trabalho docente Documento
-
Processos Educativos entre usuários de crack Documento
-
Professores Iniciantes: Como Compreendem o seu Trabalho? Documento
-
Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP) : mudanças e permanências com a chegada dos netbooks. Documento
-
Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação. Documento
-
Práticas de ensino etnicorraciais no currículo em ação no ensino fundamental I Documento
-
Práticas religiosas e a (re)inserção social de homens em situação de privação de liberdade: um estudo na APAC de Viçosa (MG) Documento
-
Quem são os povos indígenas para os estudantes? Reflexões sobre o currículo básico comum do Estado de Minas Gerais. Documento
-
Reflexão na Prática Pedagógica de um Professor: A Descoberta de sua "Tripla Personalidade". Documento
-
Resignificação dos saberes docentes para educação Infantil a partir do diálogo com a Etnomátematica Documento
-
Rodas de conversa no projeto de extensão "vivências em atividades diversificadas de lazer?: sistematização de experiências e processos educativos Documento
-
Saberes Docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças Documento
-
Sarau da palavra encantada no cantinho Girassol: Um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba Documento
-
Se a saúde fosse nossa: processos educativos na construção da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde de São Carlos - SP Documento
-
Sentidos atribuídos às relações formativas no âmbito do Programa Professor Aprendiz. Documento
-
Sistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente Documento
-
TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: dificuldades encontradas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Tempos Escolares e Qualidade da Educação na Legislação: uma incursão pela história Documento
-
Trajetorias afetivas, sexuais e reprodutivas de jovens mulheres em vulnerabilidade social: experiências de socialização Documento
-
Trajetórias de vida de pessoas com deficiência e educação física escolar Documento
-
Trans (bordando) trajetórias de vidas: Corpos invisíveis, Potencialidades e Resistências de Pessoas Trans Documento
-
Um estudo de concepções e experiências de Escolas de Tempo Integral nos municípios de Campinas e Jundiaí Documento
-
Um olhar crítico-libertador sobre o movimento de construção curricular da rede municipal de Sorocaba entre 1999 e 2007 Documento
-
Uma câmera na mão e uma insegurança na cabeça: a relação de jovens adultos com as experiências laborais no audiovisual Documento
-
Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no 5º ano do ensino fundamental Documento
-
Uso dos recursos tecnológicos nas práticas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Violência nas aulas de Educação Física: a prática pedagógica do professor Documento
-
Vivências em Atividades Diversificadas em Lazer: Processos Educativos de uma praxis dialógica em construção Documento
-
o professor de supletivo e a compreensão das funções técnica e política em História e Geogafia Documento
-
É tempo de travessia: os múltiplos caminhos dos jovens universitários para a vida adulta Documento