cour_90518d38-dfef-45ec-be70-ec1351612f73
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A ESCOLA PERDEU": Experiências Escolares de Jovens Acompanhados pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte de Minas Gerais - PPCAAM/MG Documento
-
"A GENTE CUIDA DO CERRADO PORQUE ELE CUIDA DE NÓS": UM DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SABERES TRADICIONAIS Documento
-
A ACESSIBILIDADE NOS SITES DOS MUSEUS E SUA INFLUÊNCIA NA DIMENSÃO EDUCATIVA DAS INSTITUIÇÕES: um estudo sob a perspectiva dos visitantes com deficiência visual Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS MEDIADAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Documento
-
A Construção do Conhecimento Matemático e Trajetórias de Vida da Educação de Jovens e Adultos: Diálogo entre Paulo Freire, Vigotsky e Bakhtin Documento
-
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA PÚBLICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS Documento
-
A Educação das Relações Raciais nas práticas pedagógicas da Educação Infantil Documento
-
A Educação das Relações Étnico-Raciais no currículo de um curso de Pedagogia: percurso, contribuições e desafios Documento
-
A FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS E AS RESSONÂNCIAS EM SUAS IDENTIDADES Documento
-
A INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN: APROPRIAÇÕES REALIZADAS POR PESQUISADORES BRASILEIROS Documento
-
A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE VENDA NOVA/BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, NA HISTÓRIA DA LOCALIDADE: entre o sagrado e o profano; entre lugar de memória e de amnésia Documento
-
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO NÃO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE Documento
-
A Telenovela Brasileira como referência de moda para as confecções de Divinópolis Documento
-
A coordenação Pedagógica na Rede Municipal de Belo Horizonte: Intensões, Tensões e Contradições Documento
-
A corporeidadede de crianças congadeiras: vivências na religiosidade e na escola : Documento
-
A criança e a diferença em processo de inclusão:uma aproximação entre o Atendimento Educacional Especializado e a Escola comum Documento
-
A divulgação científica na perspectiva de professoras de uma escola pública. Documento
-
A educação pela cidade através da experiência estética com o heavy metal Documento
-
A formação continuada para a educação das relações étnico-raciais: Um estudo de caso sobre um Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das culturas Afro-Brasileiras Documento
-
A participação política dos jovens do Assentamento Oziel Alves Pereira e os sentidos do trabalho Documento
-
A pedagogia da tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras Documento
-
A problematização da práxis educativa a partir do pensamento de Paulo Freire e do Personalismo de Emmanuel Mounier. Documento
-
A prática do/no lugar: narrativas de saberes e fazeres docentes em Milho Verde/ Vale do Jequitinhonha/MG Documento
-
A teoria na prática é outra: uma análise sobre as representações de professoras acerca do estágio e dos estagiários de um curso de Pedagogia Documento
-
ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: desafios e perspectivas de estudantes negros (as) cotistas Documento
-
AS DINÂMICAS CORPORAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PRÉ-ESCOLAR MUNICIPAL “ANA CINTRA” DA CIDADE DE ITAÚNA - MG Documento
-
AS POLITICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES QUE ATUAM EM MINAS GERAIS CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Documento
-
AS PROFESSORAS DE ARTE DOS CICLOS INICIAIS: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE/ REGIONAL VENDA NOVA Documento
-
AS TÁTICAS PRODUZIDAS PELAS LOCALIDADES PARA A CONTINUIDADE/PERMANÊNCIA DA OFERTA DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA APÓS A SUPRESSÃO DAS ESCOLAS RURAIS: o caso de Vera Cruz ? Pindahybas, Minas Gerais (1899-1911) Documento
-
Ambiente e Formação de Educadores: Reverberações do Programa Escola Integrada Inhotim Documento
-
As consequencias da falta de limites para o desenvolvimento sócio-cognitivo de crianças de classe média - baixa na facha etária de 6 a 9 anos Documento
-
As experiências de jovens mulheres trabalhadoras estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de São João del Rei, MG Documento
-
As forças culturais do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos e o poder de ressonâncias nos objetos biográficos em exposição Documento
-
As implicações da comunicação e da cultura em uma experiência de educação popular no município de Araçuaí: a experiência do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) Documento
-
As novas tecnologias na formação universitária ou o hipertexto na construção do conhecimento Documento
-
As percepções das crianças sobre o cinema nas práticas pedagógicas em uma escola de Poços de Caldas/MG Documento
-
As políticas de Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Documento
-
As representações de um grupo de professores da educação básica acerca da Lei 10.639/03. Documento
-
CADERNO VIRTUAL: A POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA Documento
-
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: uma análise das práticas avaliativas de docentes de língua portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais: um estudo de caso Documento
-
Cinema brasileiro na escola: um estudo exploratório em tempos da lei 13.006/2014. Documento
-
Cinema e escola: um estudo com participantes do Circuito Imagem em Movimento e do Projeto Zoom! da escola pro cinema Documento
-
Concepções dos educadores sobre a sexualidade do aluno nomeado como deficiente mental no espaço escolar. Documento
-
Construção e reconstrução da identidade profissional do docente de História, na educação básica, em sua trajetória de carreira nas instituições de ensino. Documento
-
Contextos e efeitos da reestruturação de uma política para formação docente: o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa em Belo Horizonte Documento
-
Contribuições da Pedagogia da Roda para as trajetórias juvenis: cultura popular e participação em projetos sociais em Araçuaí-MG Documento
-
Crianças Indígenas das aldeias Ava-canoeiros e Javaé (Formoso do Araguaia): relação entre cultura, infância e educação. Documento
-
Cultura (s) Africana (s) em livros didáticos de História: entre o discurso verbal e iconográfico Documento
-
Curso de Libras para ouvintes: Uma pesquisa exploratória. Documento
-
DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA À FORMAÇÃO DO CRITICISMO: o diálogo conceitual entre Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire Documento
-
Desejos que mobilizam adolescentes jovens na sua relação com o trabalho e com a educação de jovens e adultos Documento
-
EDUCAÇÃO INTEGRAL: SIGNIFICAÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA PARA SUJEITOS DA ESCOLA MUNICIPAL ADAUTO LÚCIO CARDOSO Documento
-
EGRESSOS DA EJA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD/FaPP/UEMG: Uma análise dos fatores motivacionais da interrupção e retomada das trajetórias escolares e a continuidade dos estudos em nível superior na EAD Documento
-
ENSINO SUPERIOR E MUDANÇAS EDUCACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A FAPAM, FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Documento
-
ESCOLA BRASILEIRA: O projeto de educação moral para a mocidade brasileira em José da Silva Lisboa, visconde de Cairu (1756-1835) Documento
-
EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO E DE TRABALHO DE BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Documento
-
EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO DE PARTICIPANTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE Documento
-
Educação Integral Documento
-
Educação dos sentidos e das sensibilidades no ordenamento Imperial: Mariana (MG) Documento
-
Educação para cidadania em Paulo Freire. Documento
-
Ensinar a Ler a Cidade: Práticas de Estudo da Urbe na Educação Básica Documento
-
Ensino de História e juventude: a produção de sentidos no espaço escolar Documento
-
Ensino de Sociologia: elementos da prática docente no Ensino Médio Documento
-
Evasão Escolar: Representações Sociais elaboradas por jovens moradores da Favela Nova Esperança ( Santa Luzia - MG) Documento
-
Evasão no Curso Técnico Subsequente em Mineração do IFMG ? Campus Congonhas. Documento
-
Experiências de escolarização de jovens em privação de liberdade em unidade da APAC na Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EJA: As contribuições e os limites da experiência docente no PROEF-2 para a formação de educadores/as de jovens e adultos Documento
-
Festa, Patrimônio e Educação: Uma etnografia dos tapeceiros do Corpus Christi. Documento
-
Financiamento Público da Educação: O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em Belo Horizonte/MG. Documento
-
Formação Docente: compreendendo a abordagem da diversidade racial na educação infantil como ações de cuidar e educar Documento
-
GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA Documento
-
HISTÓRIA E A CULTURA INDÍGENA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: O QUE DIZEM OS MATERIAIS DIDÁTICOS? Documento
-
História e Memória nos Fazeres Docentes Ordinários com a EJA Documento
-
Histórias Indígenas e suas potencialidades para a Educação Intercultural: um estudo na aldeia Muã Mimatxi Documento
-
ICE BAND – interlocuções entre o rap e a educação Documento
-
INSTRUÇÃO PÚBLICA FEMININA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Documento
-
INTEGRALIDADE: POSSIBILIDADE OU MITO? UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INTEGRALIDADE NA GESTÃO DE SAÚDE NO MUNICIPIO DE ITAÚNA Documento
-
Interseções entre gênero e educação Documento
-
JOGO E TEIAS DE CONSTRUÇÃO IMAGINATIVA NO MUSEU DO OURO Documento
-
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DOS FUNDOS DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES EM MINAS GERAIS (1996-2012) Documento
-
Laicidade e Religiosidade em Escolas Públicas: um estudo de caso sobre práticas religiosas pentecostais e sua relação com a cultura escolar Documento
-
Leituras de mundo, territórios materiais e existenciais e saberes tradicionais de educandos da EJA do Campo : Novos olhares através de oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire Documento
-
Linguagem e Texto Filosófico no Ensino Médio: A Posição Político-Pedegagógica de Professores de Filosofia Documento
-
Literatura Infantil e juvenil e o ensino da História da áfrica e da Cultura Afro-Brasileira nas práticas e nos Projetos Político Pedagógicos de escolas públicas Documento
-
MEMÓRIAS ESCOLARES DOS SUJEITOS LGBTT: a escola como mediadora das identidades sexual e de gênero Documento
-
MESTRES RÉGIOS DO TERMO DE MARIANA: TRAJETÓRIAS E REDES DE SOCIABILIDADES (1759-1821) Documento
-
Mediação Literária: o epitexto como possibilidade para a formação do leitor Documento
-
Museu Itinerante Balaio da Capoeira Documento
-
NO MEIO DO CAMINHO TINHAM FOTOGRAFIAS: relações que os alunos estabelecem com a fotografia Documento
-
O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo em duas escolas da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais Documento
-
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ENFRENTANDO O RACISMO A PARTIR DA SALA DE AULA Documento
-
O Projeto ?Ler é Viver?: um estudo de caso sobre a leitura literária na escola Documento
-
O Sujeito individualizado: uma resposta do dispositivo da planificação à estratégia neoliberal de precarização no campo educacional. Documento
-
O acesso da população negra aos cursos de pós-graduação: uma analise a partir do perfil dos egressos do curso Afirmação na Pós Documento
-
O leitor do Manual do Professor: a construção da sua imagem a partir da proposta do Ensino de história afro-brasileira Documento
-
O movimento Hip Hop e o Duelo de MCs em Belo Horizonte: conexões de saberes dos rappers através da disputa rimática Documento
-
O olhar de docente sobre as condições de trabalho no ensino médio Documento
-
O processo educativo da comunidade quilombola de Carrapatos da Tabatinga: a afirmação identitária de sujeitos engajados mediante transmissão oral de uma memória compartihada Documento
-
O trabalho como princípio educativo: a experiência dos catadores de recicláveis do projeto Novo Ciclo. Documento
-
O uso do Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss) no controle do Pulgão (Brevicoryne brassicae L.) e Curuquerê (Ascia monuste orseis Latr.) na cultura da couve. Documento
-
OLHARES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR: relatos de realidades brasileira nas séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
Oficinas de Dança em projetos sócio-culturais: experiências estéticas e educativas de jovens e professores Documento
-
Os encontros entre as práticas dos professores de ensino de Artes em Belo Horizonte e os PCN's de Arte Documento
-
Os jovens em situação de rua e os rolés pela cidade: contradições entre o protagonismo e a invisibilidade Documento
-
Os sentidos de ser professor universitário: elementos constituintes das identidades profissionais dos(as) professores(as) da FaE/CBH/EMG Documento
-
POR UMA ESCUTA SENSÍVEL: O que dizem crianças e adolescentes candomblecistas a respeito de suas experiências religiosas considerando o contexto socioeducacional que vivem? Documento
-
Parcerias entre o Estado e a sociedade civil na oferta de EJA em Belo Horizonte: Implicações no trabalho docente Documento
-
Participação Social e Política de Jovens: Percursos e Experiências Educativas Documento
-
Pensar e desenhar: a expressão da criança no desenho. Documento
-
Percursos linguageiros nos processos e experiências de letramento de jovens poetas participantes do Slam interescolar Documento
-
Políticas de Valorização docente em Ribeirão das Neves: impasses e configurações Documento
-
Produções midiáticas populares e a construção da subjetividade dos jovens Documento
-
Programa de Educação Patrimonial Por Dentro da História na cidade de Contagem: uma análise da sua produção didática Documento
-
Práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Documento
-
Quebrando tabus e educando a infância: a permanência de homens na docência nas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte Documento
-
RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OUVINDO CRIANÇAS E ADULTOS Documento
-
REPENSANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU LUGAR NA UNIVERSIDADE: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO Documento
-
REPRESENTAÇÕES DA CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – um estudo a respeito da função da educação para os adolescentes e famílias bolsistas Documento
-
SENTIDOS QUE EMERGEM DA RELAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA COM O MUSEU DA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES/MG Documento
-
TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO: articulações entre o pensamento e a obra de Paulo Freire e Augusto Boal com uma experiência em Minas Gerais. Documento
-
TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CONTAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA E O VENCIMENTO BÁSICO NO PERÍODO DE 2000 A 2010. Documento
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PROBLEMÁTICA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NO IFNMG – CAMPUS MONTES CLAROS Documento
-
Território e Educação: sujeitos do campo da Microrregião de Pará de Minas Documento
-
Trajetórias humanas de homens e mulheres da Educação de Jovens e Adultos em um assentamento de reforma agrária e a tensa luta pela leitura da palavra Documento
-
Trioká Uxé Pataxí : Etnociência e seu potencial educativo em uma aldeia Pataxó Documento
-
UM POVO DA PALAVRA: RESSONÂNCIAS DA CULTURA ACÚSTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA XAKRIABÁ Documento
-
UMA HISTÓRIA DA RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS RIOS: O CASO DO CÓRREGO SANTO ANTÔNIO DE CURVELO MG Documento
-
Um levantamento de dissertações e teses com o tema leitura/letramento em espaço escolar e não escolar no contexto da Educação do Campo de 2007 a 2015 Documento
-
Uma perspectiva pedagógica do Realismo Socialista Documento
-
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento da leitura e escrita no ensino fundamental Documento