cour_a0862a19-3a28-4755-b55b-8dfc78372b48
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
" O Docente e o ensino de Biologia na perspectiva CTS" Documento
-
"O despertar de uma paixão": o uso de um filme pode contribuir no ensino da cólera e da teoria da evolução? Documento
-
"Vivendo com Chagas: Registro de histórias de vida e atividades de educação não formal com portadores de doença de Chagas" Documento
-
?A percepção de problemas ambientais por alunos do Ensino Fundamental com referência na Educação Ambiental Crítica" Documento
-
A CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA NAS SALAS DE AULA - MODELO PARA UM JOGO DIDÁTICO Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DA FALA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS Documento
-
A análise, a organização do trabalho e as estratégias de qualificação no Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels Documento
-
A ciência e o cientista através da janela mágica- estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais" Documento
-
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade. Documento
-
A disciplina de Ciência e Arte no IOC e a criatividade dos egressos através de seus trabalhos finais Documento
-
A divulgação científica na internet: um olhar do público infantil. Documento
-
A evolução da aprendizagem significativa da Biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física Documento
-
A facilitação da Aprendizagem Significativa do tema Documento
-
A interação dos professores de Ciências Naturais do ensino fundamental com os processos de reformas curriculares oficiais. Documento
-
A percepção infantil das questões relacionadas à teoria da evolução: um estudo com crianças do Rio de Janeiro Documento
-
A presença da Química nos museus e centros de ciência do Rio de Janeiro Documento
-
A prevenção à Dengue na prática de Professores em Formação: estratégias de intervenção educativa. Documento
-
A relação entre a Formação Inicial Docente e o Ensino de Física frente à Deficiência Visual. Documento
-
A visão como obstáculo epistemológico para a aprendizagem. Documento
-
A visão de estudantes do Rio de Janeiro sobre o consumo de drogas: subsídios para ações educativas a partir da perspectiva da Redução de Danos Documento
-
A Água e o ensino de ciências naturais:um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde Documento
-
A Área de Ensino: Reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto Sensu centrados nas biociências e Saúde. Documento
-
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, MATERIAIS IMPRESSOS E DAS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A ESTRATÉGIA INTEGRADA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE Documento
-
Abordagem sobre as doenças negligenciadas: análise de livros didáticos e das percepções dos professores do município de Resende - RJ Documento
-
Ambiente e Organização do Trabalho Docente em Escola Municipais do Rio de Janeiro: Um estudo xploratório sob o ponto de vista da saúde Documento
-
Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz Documento
-
Antenas ligadas para preservar a biodiversidade: concepções alternativas no ensino de ciências Documento
-
Análise das Demandas e Perspectivas de Alunos de Pós-graduação sobre o Campo da da Comunicação em Saúde Documento
-
Análise do Perfil Profissional e Acadêmico dos Egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz Documento
-
Aprendizagem Baseada em Problemas: construindo e avaliando possibilidades para sua implementação no Ensino Médio Documento
-
Arquétipo Parasito-Hospedeiro: repensando o papel do homem na conservação da grande mãe Terra e na prevenção de doenças parasitárias. Documento
-
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos? Documento
-
Atividades práticas nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil Documento
-
Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde Documento
-
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade Documento
-
Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da Fiocruz em Jacarepaguá, Rio de Janeiro -RJ. Documento
-
Avaliação formativa e metodologia da problematização em um curso de monitoramento biológico da água de rios no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. Documento
-
BIOLOGIA INTERDISCIPLINAR: avaliação de um material multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem Documento
-
CIÊNCIA EM REDE: O POTENCIAL DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PARA DIVULGAÇÃO NO FACEBOOK E EDUCAÇÃO Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE HOMEOPATIA NAS FACULDADES DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
Capoeira e fluorescência como ferramentas educativas em oficinas de Cienciarte para a promoção da saúde Documento
-
Conceito de Mutação Biológica: influências e potencialidades no Ensino de Ciências. Documento
-
Concepções dos Agentes de Controle de Endemias de Niterói (RJ, Brasil) Sobre Geohelmintos: Proposta de Formação desses Profissionais e facilitador para Construção de Ações Educativas em Saúde Documento
-
Concepções e Práticas Pedagógicas da Educação Física Escolar em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica Documento
-
Construindo conhecimentos sobre os nutrientes no Ensino Fundamental: elaboração e avaliação de uma atividade didática lúdica Documento
-
Cooperação ou competição: avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de biologia para o ensino médio e o ensino superior Documento
-
DIVERSIDADE SEXUAL: PROBLEMATIZANDO AS IDENTIDADES NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DO ENSINO EM SAÚDE Documento
-
Desenvolvimento de Materiais para Educação Popular em Dengue: estudo das concepções de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos em Nova Iguaçu Documento
-
Desenvolvimento e aplicação de uma atividade investigativa: Adaptação dos seres vivos Documento
-
Desenvolvimento e avaliação de um software como recurso auxiliar ao ensino de imunologia básica. Documento
-
Desenvolvimento, implementação e avaliação do curso de imunologia básica - uma proposta de estudo colaborativo em ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Desvendando o Sangue com Arte: Construção e avaliação da Arte-Instalação de uma Artéria Gigante no Espaço Ciência Viva Documento
-
Discutindo a Física das marés como proposta para a crise de energia elétrica Documento
-
Do Lúdico ao Científico: desenvolvimento e avaliação de módulos experimentas de Óptica em museus de ciências e em ambientes escolares. Documento
-
EDUCAÇÃO PELA PESQUISA POR MEIO DE PROJETO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
ESPÉCIES BOTÂNICAS AROMÁTICAS: O USO DO SENTIDO OLFATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM LIBRAS Documento
-
ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA DENGUE E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS Documento
-
Educação Ambiental no Parque Nacional da Tijuca: concepções dos visitantes sobre a conservação da natureza Documento
-
Educação ambiental na Escola: Ações Pedagógicas no contexto Lixo- àgua - Saúde Documento
-
Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de órgãos Documento
-
Educação em Saúde: Informação versus Mudança de Comportamento, Estudo da Pediculose sob o Olhar da Promoção da Saúde no Programa Saúde na Escola. Documento
-
Educação em meio ambiente e saúde: um estudo sobre concepções e práticas no primeiro segmento do ensino fundamental Documento
-
Educação em saúde: estratégias para minimizar o abandono do tratamento da tuberculose Documento
-
Educação não-formal e a prevenção da esquistossomose: a Sala de Malacologia do Museu Arqueológico de Central, Bahia Documento
-
Em cadernos escolares de ciências: o registro das práticas docentes e discentes Documento
-
Enfoque de Ciência - Tecnologia - Sociedade em mostra de projetos temáticos de alunos do Ensino Técnico: Resgate da memória mediado pela fotografia Documento
-
Ensino das mudanças climáticas: a questão das enchentes no bairro Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Ensino médico: discursos de cirurguões oncológicos sobre ressecabilidade, operabilidade e equilíbrio Documento
-
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa Documento
-
Estudo do Perfil Profissional e da Formação Acadêmica do Tecnólogo em Estétca: estudo de caso Documento
-
Formação Continuada de Professores: analisando uma prática pedagógica a partir de uma oficina de Astronomia Documento
-
Formação continuada para uma educação ambiental crítica: concepções de professores do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro Documento
-
Formação de professores na reflexão sobre os impactos na aprendizagem escolar, ocasionados pelas parasitoses Pediculose e Enterobiose aos escolares do Ensino Fundamental. Documento
-
Formação Ética e Experimentação Animal: Concepções Docentes e Discentes sobre o Uso de Animais no Ensino Biomédico Documento
-
Fábrica de Imaginário, Usina de Estigma: conhecimentos, visões e crenças de uma comunidade escolar sobre a hanseníase Documento
-
Física em Quadrinhos Documento
-
Gênero, ciência e TV: representações da mulher cientista nos telejornais Jornal Nacional e Repórter Brasil, nos anos de 2009 e 2010 Documento
-
IMPLEMENTAÇÃO E USO DOS COMPUTADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NITERÓI/ RJ Documento
-
Identidade Masculina e o Cuidado à Saúde entre jovens: problematizações e reflexões a partir do documentário The Mask You Live In Documento
-
Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia Documento
-
Inovações Educacionais para o Desenvolvimento do Tema de Doenças Negligenciadas no Ensino Médio com Jogos e Oficinas Dialógicas. Documento
-
Integrando tecnologias no ensino de ciências: como formar licenciandos para o século 21? Documento
-
Interdisciplinaridade e Meio Ambiente: Caminhos que se cruzam Documento
-
JOGOS EDUCATIVOS NO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DESCRITA (1991-2007) Documento
-
Jornalismo Científico na América Latina: Um estudo de caso de sete jornais da região Documento
-
Laboratório interdisciplinar de aulas praticas: Incentivo a melhoria do ensino e aprendizagem em escolas da rede pública de Miguel Calmon - Ba Documento
-
Mais além da vida orgânica: a convivência como fator de prevenção do isolamento social dos idosos e de promoção da saúde Documento
-
Mediadores em museus de ciências: a inserção de jovens no Museu da Vida influencia em sua formação como adultos? Documento
-
Modelos de células interativos: facilitadores na compreensão das estruturas celulares e no processo de inclusão de indivíduos com necessidades visuais especiais Documento
-
Museu de Ciências: Lugar do Público! Um estudo de caso acerca do público espontâneo que visita um museu de ciências no Rio de Janeiro. Documento
-
O "Caderno de Práticas e Soluções" e seu público: um estudo dos usos de um material educativo sobre território, saúde e ambiente Documento
-
O CINEMA COMO MODALIDADE DIDÁTICA: A PERCEPÇÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO / MARIA DA PENHA MARTINS VIDO. - Rio de janeiro, 2019. Documento
-
O Desenvolvimento de uma Sequência Didática, baseada no Ensino por Investigação, para a Promoção da Alimentação Documento
-
O Facebook na pesquisa educacional e o seu potencial para a formação continuada de Agentes Comunitários de Saúde Documento
-
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Documento
-
O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: Perspectivas educacionais em Ciência e Arte Documento
-
O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades baseadas na educação ambiental crítica Documento
-
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciados e professores de Biologia. Documento
-
OFICINAS TEATRAIS: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DE CONCEPÇÕES E PROBLEMAS SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE Documento
-
Oficina Interativa Baseada na Educação Ambiental Crítica no Museu Espaço Ciência Viva do Rio de Janeiro Documento
-
Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz Documento
-
Participando e apreendendo: elaboração de uma metodologia para a construção de recurso lúdico sobre Documento
-
Participação de alunos de Ensino Médio em eventos científicos: o caso da RAIC/Bienal de Pesquisa 2004 na Fiocruz Documento
-
Percepções e Práticas de Ensino em uma Reserva Ambiental e sua Comunidade do entorno: análise da relação reserva-comunidade a partir da educação ambiental crítica Documento
-
Pobreza e Saúde: Impasses e Caminhos Documento
-
Poderosas Reflexões sobre o câncer de mama: Oficinas Dialógicas Educativas e Problematizadoras como estratégia para a construção de conhecimento. Documento
-
Populariação da astronomia indígena Guarani Mbya Documento
-
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica Documento
-
Prevenção da Esquistossomose no contexto escolar: avaliação de materiais educativos (Sumidouro, RJ) Documento
-
Promoção da Saúde: Fatores ambientais que intervêm no processo de ensino-aprendizagem Documento
-
Que ambiente é esse? Percepção das condições ambientais do Bairro Maré, Rio de Janeiro/RJ Documento
-
Quem tecla? : pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo Documento
-
REGISTRO ACADÊMICO E VISUAL DO CURSO Documento
-
Reflexões sobre as percepções de um grupo de estudantes do Rio de Janeiro sobre a crise ambiental Documento
-
Saber sobre a vida - conduzindo a multiplicação da cidadania sobre rodas Documento
-
Saúde Emocional: Gênero e gestão escolar Documento
-
Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação. Documento
-
Uma Viagem pelo Sistema Digestório: análise do uso de oficina como recurso didático-pedagógico para alunos do ensino superior Documento
-
Utilização de textos históricos para o ensino de Evolução Biológica Documento
-
Validação de um instrumento para ensinar centro de gravidade para alunos com deficiência visual Documento
-
Vinte minutos para pensar ciências Documento