Biosciences and Health Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
" O Docente e o ensino de Biologia na perspectiva CTS" Documento
-
"A evolução da Aprendizagem Significativa da Biomecânica em um contexto de formação inicial de professores" Documento
-
"Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídio para uma intervenção educativa" Documento
-
"Estudos sobre Licenciaturas em Física na UAB: Formação de Licenciados ou Professores?" Documento
-
"Formação Ética e Experimentação Animal: As Concepções de Discentes e Professores sobre o Uso de Animais em Práticas Didático-Científicas" Documento
-
"Praça de Ciência Intinerante: avaliando 12 anos de experiência" Documento
-
.Retratos do Ensino de Ciências: (des)construções entre a Educação Ambiental Crítica e a Metodologia Artística de Pesquisa em Educação baseada em Fotografia Documento
-
?A percepção de problemas ambientais por alunos do Ensino Fundamental com referência na Educação Ambiental Crítica" Documento
-
A Arte da Palhaçaria como Proposta de Tecnologia Social Para o Sistema Único de Saúde Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DA FALA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS Documento
-
A Educação em Ciências e Saúde na Educação Infantil: um estudo na creche Fiocruz. Documento
-
A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NOS PROGRAMAS DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO Documento
-
A análise, a organização do trabalho e as estratégias de qualificação no Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels Documento
-
A ciência e o cientista através da janela mágica- estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais" Documento
-
A construção de estratégias para a abordagem do tema energia à luz do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) junto a professores de física do ensino médio. Documento
-
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade. Documento
-
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde: uma experiência com jovens do projeto ciência e sociedade. Documento
-
A disciplina de Ciência e Arte no IOC e a criatividade dos egressos através de seus trabalhos finais Documento
-
A divulgação científica na internet: um olhar do público infantil. Documento
-
A facilitação da Aprendizagem Significativa do tema Documento
-
A facilitação do acesso de alunos com deficiência visual ao ensino superior na área biomédica: pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de materiais e métodos aplicáveis ao estudo de disciplinas morfológicas. Documento
-
A inserção da Educação Ambiental em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas: caminhos para a interdisciplinaridade? Documento
-
A interação dos professores de Ciências Naturais do ensino fundamental com os processos de reformas curriculares oficiais. Documento
-
A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental Documento
-
A literatura infantil na contextualização da parasitologia para a educação em saúde de crianças pequenas. Documento
-
A outra seleção: A importância de introduzir o conceito de Seleção Sexual para a compreensão da Seleção Natural em um curso de graduação em EaD Documento
-
A percepção de meio ambiente por alunos do Ensino Fundamental com referência na Educação Ambiental Crítica. Documento
-
A percepção infantil das questões relacionadas à teoria da evolução: um estudo com crianças do Rio de Janeiro Documento
-
A percepção infantil dos conceitos essenciais à teoria da evolução. Documento
-
A presença da Química nos museus e centros de ciência do Rio de Janeiro Documento
-
A prevenção à Dengue na prática de Professores em Formação: estratégias de intervenção educativa. Documento
-
A relação entre a Formação Inicial Docente e o Ensino de Física frente à Deficiência Visual. Documento
-
A visão de estudantes do Rio de Janeiro sobre o consumo de drogas: subsídios para ações educativas a partir da perspectiva da Redução de Danos Documento
-
A visão de estudantes sobre drogas: subsídios para ações orientadas pela redução de danos. Documento
-
A Água e o ensino de ciências naturais:um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde Documento
-
A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde Documento
-
ALEGRIA PARA SAÚDE: A ARTE DA PALHAÇARIA COMO PROPOSTA DE TECNOLOGIA SOCIAL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Documento
-
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, MATERIAIS IMPRESSOS E DAS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A ESTRATÉGIA INTEGRADA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE Documento
-
Abordagem sobre as doenças negligenciadas: análise de livros didáticos e das percepções dos professores do município de Resende - RJ Documento
-
Alfabetização Científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de Biociências: reflexões à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva. Documento
-
Alunos, professores, pessoas: o papel da subjetividade no Ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II Documento
-
Ambiente e Organização do Trabalho Docente em Escola Municipais do Rio de Janeiro: Um estudo xploratório sob o ponto de vista da saúde Documento
-
Ambiente e organização do trabalho docente em Escolas Municipais do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório sob o ponto de vista da saúde Documento
-
Ambiente virtual como facilitador do diálogo sobre sexualidade entre adolescentes: desenvolvimento e avaliação de um multimídia educativo. Documento
-
Antenas ligadas para preservar a biodiversidade: concepções alternativas no ensino de ciências Documento
-
Análise das Demandas e Perspectivas de Alunos de Pós-graduação sobre o Campo da da Comunicação em Saúde Documento
-
Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticaseducativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue Documento
-
Análise de uma Gestão Integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro Documento
-
Arquitetura docente no curso de Pedagogia: dialogando em ciência e arte nas práticas de formação em estágio e museus Documento
-
Arquitetura docente no curso de pedagogia:dialogando com Ciências e arte nas práticas de formação em estágio supervisionado e museus. Documento
-
Arquétipo Parasito-Hospedeiro: repensando o papel do homem na conservação da grande mãe Terra e na prevenção de doenças parasitárias. Documento
-
As Coleções Científicas do Instituto Oswaldo Cruz, como patrimônio institucional: origem, desenvolvimento e a formação de recursos humanos em Biociências e Saúde. Documento
-
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos? Documento
-
Ateliê da Saúde: Experiência de Praxiterapia com usuários do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC Documento
-
Atividades práticas nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil Documento
-
Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde Documento
-
Autopredicação de cirurgiões oncológicos: Proferimentos sobre ressecabilidade, operabilidade e equilíbrio Documento
-
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade Documento
-
Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da Fiocruz em Jacarepaguá, Rio de Janeiro -RJ. Documento
-
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde ?Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria? Documento
-
Avaliação formativa e metodologia da problematização em um curso de monitoramento biológico da água de rios no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. Documento
-
BIOLOGIA INTERDISCIPLINAR: avaliação de um material multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem Documento
-
Biologia interdisciplinar: avaliação do ambiente multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino aprendizagem usando o tema proteínas como modelo Documento
-
Biomonitoramento das Águas: Estratégias para Prática de Ensino. Documento
-
CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA): OS DISCURSOS DA MÍDIA E OS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE CONTROLE POR PARTE DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E MORADORES DE INHOAÍBA, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. Documento
-
CIÊNCIA E ARTE: REFLEXÕES E METODOLOGIAS PARA ANÁLISE DE PRODUÇÕES EM PESQUISA E ENSINO NUM CAMPO EMERGENTE NO BRASIL Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE HOMEOPATIA NAS FACULDADES DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Documento
-
Capoeira e fluorescência como ferramentas educativas em oficinas de Cienciarte para a promoção da saúde Documento
-
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público. Documento
-
Combate à dengue pela educação: desenvolvimento e avaliação de recursos lúdicos computacionais para aprendizagem Documento
-
Concepções dos Agentes de Controle de Endemias de Niterói (RJ, Brasil) Sobre Geohelmintos: Proposta de Formação desses Profissionais e facilitador para Construção de Ações Educativas em Saúde Documento
-
Concepções e Práticas Pedagógicas da Educação Física Escolar em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica Documento
-
Construindo conhecimento sobre nutrientes no ensino fundamental: elaboração, avaliação de atividades investigativas e sua influência nos hábitos alimentares dos alunos do Rio de Janeiro (Brasil). Documento
-
Cooperação ou Competição? Análise de uma Estratégia Lúdica de Ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior. Documento
-
Cooperação ou competição: avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de biologia para o ensino médio e o ensino superior Documento
-
DIVERSIDADE SEXUAL: PROBLEMATIZANDO AS IDENTIDADES NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DO ENSINO EM SAÚDE Documento
-
Desenvolvimento de Materiais para Educação Popular em Dengue: estudo das concepções de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos em Nova Iguaçu Documento
-
Desenvolvimento de um sítio virtual educativo em saúde ambiental: Uma construção prática dialógica. Documento
-
Desenvolvimento e Avaliação de Software para o Ensino de Farmacologia Documento
-
Desenvolvimento e aplicação de uma atividade investigativa: Adaptação dos seres vivos Documento
-
Desenvolvimento e avaliação de um software como recurso auxiliar ao ensino de imunologia básica. Documento
-
Desenvolvimento, implementação e avaliação do curso de imunologia básica - uma proposta de estudo colaborativo em ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Desvendando o Sangue com Arte: Construção e avaliação da Arte-Instalação de uma Artéria Gigante no Espaço Ciência Viva Documento
-
Discutindo a Física das marés como proposta para a crise de energia elétrica Documento
-
Diversidade Sexual e ações políticas voltadas para o ensino: a perspectiva dos diferentes atores inseridos no contexto escolar Documento
-
Diálogos em Saúde Documento
-
Do Lúdico ao Científico: desenvolvimento e avaliação de módulos experimentas de Óptica em museus de ciências e em ambientes escolares. Documento
-
Do lúdico ao científico : construção e avaliação de módulos experimentais de óptica em museus de ciências e em ambientes escolares Documento
-
E a vida humana, o que é? : O diálogo entre a ciência, a religião, os professores e o senso comum enriquecendo o ensino de ciências Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR O ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM PACIENTES DO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS/FIOCRUZ Documento
-
EDUCAÇÃO PELA PESQUISA POR MEIO DE PROJETO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS E OS CURRÍCULOS PRATICADOS: UMA POSSIBILIDADE EMANCIPATÓRIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
ESPÉCIES BOTÂNICAS AROMÁTICAS: O USO DO SENTIDO OLFATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM LIBRAS Documento
-
ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA DENGUE E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS Documento
-
Educação ambiental na Escola: Ações Pedagógicas no contexto Lixo- àgua - Saúde Documento
-
Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de órgãos Documento
-
Educação em Saúde: Informação versus Mudança de Comportamento, Estudo da Pediculose sob o Olhar da Promoção da Saúde no Programa Saúde na Escola. Documento
-
Educação não-formal e a prevenção da esquistossomose: a Sala de Malacologia do Museu Arqueológico de Central, Bahia Documento
-
Elaboração de Material Multimídia em Proteção Radiológica para os Trabalhadores da Área da Saúde. Documento
-
Em cadernos escolares de ciências: o registro das práticas docentes e discentes Documento
-
Enfoque de Ciência - Tecnologia - Sociedade em mostra de projetos temáticos de alunos do Ensino Técnico: Resgate da memória mediado pela fotografia Documento
-
Ensino das mudanças climáticas: a questão das enchentes no bairro Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Ensino de Ciência, Projeto Político Pedagógico das Escolas e Currículos Praticados: Uma possibilidade de emancipação a partir da Educação Ambiental. Documento
-
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro. Documento
-
Ensino e a Aprendizagem da fotossíntese e da respiração no Ensino Médio à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Documento
-
Ensino médico em seis Estados brasileiros: desafios e prioridades, no contexto do SUS Documento
-
Ensino médico: discursos de cirurguões oncológicos sobre ressecabilidade, operabilidade e equilíbrio Documento
-
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: Ensino de Saúde, Prática Curricular e Livros Infantojuvenis Documento
-
Estratégia de Promoção da Saúde para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19: Produção de Vídeos Educativos sobre Técnicas Adaptadas de Meditação da Mente Plena (Mindfulness) para Líderes Comunitários e seus Membros Documento
-
Estratégias didáticas como proposta para o ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes Documento
-
Estudo das Convergências em Pesquisa e Ensino de Ciência e Arte a partir da análise Documental e Metodológica. Documento
-
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa Documento
-
Estudo do Perfil Profissional e da Formação Acadêmica do Tecnólogo em Estétca: estudo de caso Documento
-
Formação Continuada de Professores: analisando uma prática pedagógica a partir de uma oficina de Astronomia Documento
-
Formação Continuada em Pediculose: Quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno. Documento
-
Formação continuada para uma educação ambiental crítica: concepções de professores do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro Documento
-
Formação de professores na reflexão sobre os impactos na aprendizagem escolar, ocasionados pelas parasitoses Pediculose e Enterobiose aos escolares do Ensino Fundamental. Documento
-
Formação do Técnico de Nível Médio para o Campo da Fitoterapia Documento
-
Formação Ética e Experimentação Animal: Concepções Docentes e Discentes sobre o Uso de Animais no Ensino Biomédico Documento
-
Fracasso Escolar: A visão de professores do ensino fundamental de escolas municipais arredores do Complexo do Alemão, RJ Documento
-
Fábrica de Imaginário, Usina de Estigma: conhecimentos, visões e crenças de uma comunidade escolar sobre a hanseníase Documento
-
Fábrica de imaginário, usina de estigma: a visão de uma comunidade escolar sobre hanseníase Documento
-
Física em Quadrinhos Documento
-
Física em Quadrinhos: Uma metodologia de utilização de quadrinhos para o Ensino de Física Documento
-
GENÉTICА E QUESTÕES BIOÉTICAS: POSSIBILIDАDES E DESАFIOS PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
Gênero e Sexualidade na Prática Pedagógica de Professores de Ciências no Rio de Janeiro Documento
-
Gênero, ciência e TV: representações da mulher cientista nos telejornais Jornal Nacional e Repórter Brasil, nos anos de 2009 e 2010 Documento
-
História em Quadrinhos no Ensino de Química como Estratégia Didática para Abordagem do Temo Documento
-
IMPLEMENTAÇÃO E USO DOS COMPUTADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NITERÓI/ RJ Documento
-
INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PRODÍGIAS PARA PROMOVER SAÚDE E CIDADANIA DIGITAL ATRAVÉS DE CIENCIARTE Documento
-
Identidade Masculina e o Cuidado à Saúde entre jovens: problematizações e reflexões a partir do documentário The Mask You Live In Documento
-
Identidade e gênero em cenas do cinema : um estudo sobre o ensino de Educação Física e a construção dos corpos no contexto escolar Documento
-
Identificação de oportunidades de adequação epistemológica e didática de professores de Ciências em experiências educativas não-formais: O caso dos museus e centros de Ciências. Documento
-
Identificação e análise dos saberes sobre parasitoses no contexto formal e não - formal de ensino Documento
-
Identificação e análise dos saberes sobre parasitoses no contexto formal e não-formal de Ensino. Documento
-
Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia Documento
-
Infertilidade e reprodução humana: um estudo sobre a percepção social dos rsicos. Documento
-
Inovações Educacionais para o Desenvolvimento do Tema de Doenças Negligenciadas no Ensino Médio com Jogos e Oficinas Dialógicas. Documento
-
Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes. Documento
-
Integrando tecnologias no ensino de ciências: como formar licenciandos para o século 21? Documento
-
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas Documento
-
Investigando, prevenindo e tratando a cegueira botânica em diferentes cenários do estado do Rio de Janeiro Documento
-
Investigação de conhecimentos sobre a Dengue e do Índice de adoção de um recurso preventivo (Capa Evidengue) no domicílio de estudantes, associados a uma ação educativa em ambiente escolar. Documento
-
Investigação sobre a Temática Alimentação: percepções de Docentes em Formação Continuada Documento
-
JOGOS EDUCATIVOS NO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DESCRITA (1991-2007) Documento
-
JOGOS EDUCATIVOS NO INSTITUTO OSWALDO CRUZ:LEVANTAMENTO E ANÁLISE DESCRITIVA (1991-2007) Documento
-
Jogo “Infectando”: uma abordagem lúdica e contextualizada para o ensino de doenças negligenciadas Documento
-
Jornalismo Científico na América Latina: Um estudo de caso de sete jornais da região Documento
-
Jovens e informação sobre ciência: entre o desafio da credibilidade da fonte e a oportunidade do alcance da divulgação científica Documento
-
Laboratório interdisciplinar de aulas praticas: Incentivo a melhoria do ensino e aprendizagem em escolas da rede pública de Miguel Calmon - Ba Documento
-
Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público? Documento
-
Mediadores em museus de ciências: a inserção de jovens no Museu da Vida influencia em sua formação como adultos? Documento
-
Metodologia participativa para a construção de recursos lúdicos e ensino sobre água e saúde Documento
-
Modelos de células interativos: facilitadores na compreensão das estruturas celulares e no processo de inclusão de indivíduos com necessidades visuais especiais Documento
-
Museu de Ciências: Lugar do Público! Um estudo de caso acerca do público espontâneo que visita um museu de ciências no Rio de Janeiro. Documento
-
O "Caderno de Práticas e Soluções" e seu público: um estudo dos usos de um material educativo sobre território, saúde e ambiente Documento
-
O ABC na educação científica mão na massa: construindo uma proposta de avaliação educacional com base em pesquisa sobre a implementação do projeto Documento
-
O Cinema de Ficção Científica para além das Fronteiras Disciplinares: construindo saberes interconectados em práticas docentes Documento
-
O Desenvolvimento de uma Sequência Didática, baseada no Ensino por Investigação, para a Promoção da Alimentação Documento
-
O Ensino Médio Estadual Noturno: a consolidação da escola pública como Documento
-
O Ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: Discutindo a Formação Docente com Enfoque na Tecnologia Assistiva Documento
-
O Ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: discutindo a formação docente com enfoque na tecnologia assistiva. Documento
-
O Ensino de Ciências no Contexto dos anos iniciais da Escola Fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas Documento
-
O Ensino de Ciências para Surdos: criação e divulgação de Sinais em Libras Documento
-
O Ensino de Imunologia em algumas Escolas Médicas brasileiras: Proposição de novas estratégias utilizando Tecnologias da Comunicação e Informação. Documento
-
O Ensino de Saúde na Escola Básica: interculturalidade e reflexividade crítica Documento
-
O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de Genética no Ensino Médio Documento
-
O Programa Jovens Talentos para a Ciência FAPERJ: Implementação e Repercussões no Município de Miracema Rj Documento
-
O Tema Comportamento no Ensino de Biologia. Documento
-
O enfrentamento do Aedes Aegypti e Arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no programa Saúde na Escola Documento
-
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Documento
-
O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: Perspectivas educacionais em Ciência e Arte Documento
-
O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades baseadas na educação ambiental crítica Documento
-
O olhar docente sobre a Biossegurança no ensino de Ciências: Um estudo em Escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro. Documento
-
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciados e professores de Biologia. Documento
-
O que aconteceria se...? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências Documento
-
O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências. Documento
-
OFICINAS TEATRAIS: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DE CONCEPÇÕES E PROBLEMAS SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE Documento
-
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO Documento
-
Oficina Interativa Baseada na Educação Ambiental Crítica no Museu Espaço Ciência Viva do Rio de Janeiro Documento
-
Os Territórios das Hepatites Virais no Brasil como subsídios para o Ensino de Geografia da Saúde por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas Documento
-
Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz Documento
-
Os objetos e os ambientes físicos para a Saúde: Um olhar com Ciência e Arte sobre os Laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Documento
-
Participando e apreendendo: elaboração de uma metodologia para a construção de recurso lúdico sobre Documento
-
Percepção de risco de infecções hospitalares: produção de estratégias educacionais para o treinamento de diferentes categorias profissionais de saúde. Documento
-
Percepção sócio-ambiental e qualidade de vida dos moradores de Pirapora do Bom Jesus - SP Documento
-
Percepções e Práticas de Ensino em uma Reserva Ambiental e sua Comunidade do entorno: análise da relação reserva-comunidade a partir da educação ambiental crítica Documento
-
Peregrinação no Sistema Único de Saúde: experiência da sala de acolhimento na porta de entrada hospitalar. Documento
-
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista lidando com o isolamento da pandemia: percepções de cuidadores e educadores Documento
-
Populariação da astronomia indígena Guarani Mbya Documento
-
Popularização da Astronomia Indígena Guarani Mbya. Documento
-
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica Documento
-
Potencialidadese Limites do Ensino das Doenças Sexualmente Transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica. Documento
-
Prevenção ao uso de Drogas no Espaço Escolar: Possibilidades para a Formação de Professores da Educação Básica pela Perspectiva Contra-Hegemônica Documento
-
Prevenção da Esquistossomose no contexto escolar: avaliação de materiais educativos (Sumidouro, RJ) Documento
-
Prevenção de esquistossomose no contexto escola: Avaliação de um jogo educativo (Sumidouro, RJ) Documento
-
Programa Saúde na Escola (PSE): contribuições para a integração de estratégias envolvendo as doenças negligenciadas e o Plano Brasil Sem Miséria Documento
-
Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos. Documento
-
Que ambiente é esse? Percepção das condições ambientais do Bairro Maré, Rio de Janeiro/RJ Documento
-
Quem tecla? : pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo Documento
-
Questões ambientais na formação profissional em Automobilística: uma análise à luz do movimento CTSA e da Educação Ambiental de percepções docentes e discentes Documento
-
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: SUBSÍDIOS PARA PENSAR SOBRE PROPOSTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
REGISTRO ACADÊMICO E VISUAL DO CURSO Documento
-
Realidade e Perspectivas do Ensino Tecnológico para Pessoas com Deficiência na Amazônia Ocidental: O Caso do Instituto Federal do Acre. Documento
-
Recursos literato-audiovisuais como fomentadores à formação humanizada de profissionais de saúde - estratégias possíveis? Documento
-
Reflexões sobre as percepções de um grupo de estudantes do Rio de Janeiro sobre a crise ambiental Documento
-
Saber sobre a vida - conduzindo a multiplicação da cidadania sobre rodas Documento
-
Saberes da Área de Biologia Celular na Mídia Impressa e na Educação Formal e Avaliação de Jogos durante a Formação Docente. Documento
-
Saberes na Saúde Indígena: estudo sobre processos políticos e pedagógicos relativos à formação de agentes de saúde tikuna no Alto Solimões (AM) Documento
-
Saberes na saúde indígena: Estudo sobre processos políticos e pedagógicos relativos à formação de Agentes de Saúde Tikunas no Alto Solimões (AM), Brasil. Documento
-
Saberes relativos á área de Biologia Celular na mídia impressa e na educação formal e desenvolvimento de jogos educativos para melhorar qualidade da formação docente Documento
-
Saúde Emocional: Gênero e gestão escolar Documento
-
Sobre as invisibilidades: a mulher cientista em filmes de comédia utilizados no ensino de Deontologia Farmacêutica Documento
-
Trabalho e formação: reconhecendo o técnico da vigilância sanitária. Documento
-
Um Panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira Documento
-
Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais Documento
-
Um novo espaço da (con) formação profissional. A Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce - Valer e a legitimação da apropriação da subjetividade do trabalhador Documento
-
Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação. Documento
-
Uma Proposta de Formação do Técnico de Nível Médio para o Campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Fitoterápicos Documento
-
Uma Viagem pelo Sistema Digestório: análise do uso de oficina como recurso didático-pedagógico para alunos do ensino superior Documento
-
Utilização de textos históricos para o ensino de Evolução Biológica Documento
-
Validação de um instrumento para ensinar centro de gravidade para alunos com deficiência visual Documento
-
Vigilância em saúde: Desafios na construção do currículo de um Curso Técnico. Experiência da Escola Politécnica na formação de nível médio para o SUS. Documento
-
Vinte minutos para pensar ciências Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(21) 2562-1201 Ramal: 1298
endereço de email
Identidade