cour_b178f5b5-57e0-4807-89ab-aa0678648464
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Eu acho que é pras crianças pensarem no talento que elas têm": o fazer Musical na perspectiva de crianças participantes do Projeto Sementes Musicais em Santarém, Pará. Documento
-
A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA Documento
-
A EDUCAÇÃO INTEGRAL DIANTE DO HISTÓRICO CONFLITO RELIGIOSIDADE E ESCOLARIZAÇÃO Documento
-
A Educação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador - Proemi: singularidades desta política em uma escola estadual Documento
-
A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O PENSAR AUTÔNOMO Documento
-
A GESTÃO DO ENSINO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO HRBA/SANTARÉM: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DE HOSPITAL ENSINO NA AMAZÔNIA Documento
-
A INFÂNCIA NA PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ. Documento
-
A MANIFESTAÇÃO DA CORPOREIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM SANTARÉM - PARÁ Documento
-
A PRATICA COM A CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Documento
-
A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID: UM ESTUDO DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2012-2018) Documento
-
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA AMAZÔNIA: DESAFIOS A GESTÃO DE UM POLO DE APOIO PRESENCIAL NO OESTE DO PARÁ Documento
-
A VARIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
A biblioteca escolar no processo de ensino, de formação e de incentivo à leitura. Documento
-
A educação escolar em Fordlândia - PA e a influência da Companhia Ford Industrial do Brasil - 1931 a 1945. Documento
-
A formação continuada de professores na perspectiva da política de educação integral no Município de Santarém Documento
-
A proteção jurídica do direito à educação básica no estado do Pará Documento
-
ABORDAGENS CURRICULARES INTERNACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR QUE A CRIANÇA OCUPA NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS Documento
-
ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: COGNIÇÕES SOBRE SUAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
ALÔ MUNDO, ME AJUDE A SER GENTE: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais Documento
-
ANÁLISE DE PINTURA DE CUIAS TAPAJÔNICAS: UMA LEITURA ETNOMATEMÁTICA Documento
-
AS HABILIDADES SOCIAIS NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE ESCOLINHAS COMERCIAIS DE FUTEBOL Documento
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ Documento
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO POLÍTICA DO ESTADO: um estudo comparativo entre a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria da Resposta ao Item na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Documento
-
Análise da Eficiência Técnica de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa Documento
-
Análise da implantação e do processo inicial da Avaliação Institucional na Ufopa. Documento
-
Aprendendo a Falar e a Escrever com as Mãos: o professor alfabetizador diante do desafio de alfabetizar a criança surda Documento
-
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no curso de Medicina da UEPA: uma análise do processo tutorial Documento
-
As Políticas Educacionais implementadas pela Secretaria de Educação de Itaituba/PA, no período de 1997 a 2016 Documento
-
As noções do termo erro para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de Língua Portuguesa Documento
-
As políticas educacionais implementadas pelo Município de Belterra/Pa no período de 1997 a 2012 Documento
-
As potencialidades da Robótica Educacional na Matemática Básica sob a perspectiva da Teoria da Atividade Documento
-
COGNIÇÕES E REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DOS PROFESSORES: CARACTERIZAÇÃO E RELAÇÕES Documento
-
CRENÇAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTARÉM ? PARÁ Documento
-
Cantinho de Leitura - Reflexões sobre Leitura, Literatura e Formação Documento
-
Cognições de Educadores/Cuidadores de Instituição de Acolhimento sobre Atividades Lúdicas e Habilidades Sociais Documento
-
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola Documento
-
Corporeidade e Educação do Campo: os sentidos atribuídos ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém-PA Documento
-
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Uma investigação sobre o uso de tecnologias em dois cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA Documento
-
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: INTERFACES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Documento
-
EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS MORADORES DA ILHA DE SÃO MIGUEL - SANTARÉM - PARÁ Documento
-
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AUXÍLIO EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Documento
-
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: estudo da trajetória do Programa Mais Educação (PME) nas escolas estaduais de Santarém - PA no período de 2009 a 2015 Documento
-
EDUCAÇÃO INTEGRAL: análise da implementação das políticas educacionais para cumprimento da Meta 6 do PME de Santarém-PA. Documento
-
EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM Documento
-
EU AINDA NÃO FALEI, EU QUERO FALAR! – OS SENTIDOS DE ESCRITA ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS PRÉ- ESCOLARES Documento
-
FORMAÇÃO E MANIFESTAÇÕES DE EXPECTATIVAS DE POSTULANTES E ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DE UNIVERSIDADE PERIFÉRICA Documento
-
Formação de educadores para as escolas do campo em Santarém, Pará: Da construção à partilha de saberes Documento
-
Formação de professores de inglês para Educação Básica: matris curricular e perspectivas atuais Documento
-
GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará Documento
-
Gamificação na Educação: uma proposta de framework para práticas pedagógicas gamificadas baseada na Teoria da Autodeterminação Documento
-
LEITURA E FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA NO RIO ARAPIUNS Documento
-
LETRAMENTO DIGITAL: desafios para a construção de uma proposta freireana para EJA em Santarém-PA Documento
-
Leitura-escrita na formação inicial do professor Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Documento
-
Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida em Turmas do Ensino Superior Documento
-
Movimentos Amplos na Educação Infantil: uma análise de experiencias das crianças em uma Umei no município de Santarém, Pará Documento
-
NUM TEMPO DO ERA... FOI O PRINCIPEZINHO (DES)ENCANTADO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. IMAGINAÇÃO. EDUCAÇÃO INFANTIL. Documento
-
Norma-Padrão: caracterização e ensino Documento
-
O DOCENTE MASCULINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA AMAZÔNIA: COMO SE PERCEBE E É PERCBIDO NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM SANTARÉM: DAS ORIGENS À CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (1970 – 2009) Documento
-
O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO-PARÁ Documento
-
O FORMAZON E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA Documento
-
O LUGAR DA BIBLIOTECA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM/PA Documento
-
O Novo Mais Educação e os limites das reformas educacionais no contexto de crise estrutural do capital. Documento
-
O PROFESSOR INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO NA AMAZÔNIA Documento
-
O Perfil do Egresso no Curso de Pedagogia PARFOR na UFOPA Documento
-
O Programa Mais Educação: Concepções e dasafios para a gestão escolar Documento
-
O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa no interior da Amazônia./Formazon/UFOPA Documento
-
O impacto do Pibid nos egressos de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará Documento
-
O problema da linguagem no ensino de geografia Documento
-
OS SABERES DA EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO FARMACÊUTICO DOCENTE Documento
-
Os indígenas e o Ensino Superior na Amazônia: realidade e perspectivas da politica de ação afirmativa da Universidade Federal do Oeste do Pará Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MEC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE O PARFOR NA UFOPA NO PERÍODO DE 2010-2014. Documento
-
PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TEMPO INTEGRAL: A ANÁLISE DE UMA REALIDADE Documento
-
Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018) Documento
-
Programa de fomento à educação integral no ensino médio: análise da implantação na rede estadual do município de Santarém-PA Documento
-
RABISCOS NA PONTA DO LÁPIS: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM Documento
-
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: contextualização da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma escola na comunidade ribeirinha do Município de Juruti- PA Documento
-
ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE TECNOLOGIA: UMA EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
Relatos de docentes sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino superior de enfermagem em Santarém-PA Documento
-
Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental Documento
-
SAI O CONSUMIDOR, ENTRA O CIDADÃO: Educação Como Prática da Liberdade no Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará Documento
-
TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO: O CONTEXTO DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM - PARÁ Documento
-
TIC NA FORMAÇÃO INICIAL: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA Documento
-
Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do Iced-Ufopa Documento
-
Trajetórias Educacionais e Inclusão Social: relatos de ex-jogadores de futebol profissional de Santarém-PA Documento
-
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTARÉM. Documento
-
UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL LIVRE POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFPA/CAMPUS SANTARÉM Documento
-
Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa Documento
-
VIVÊNCIAS E ORIENTAÇÕES INSTITUCIONAIS: CONFLITOS NA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR Documento
-
Vivêcias de crianças ribeirinhas da Amazônia e seu processo de humanização na creche Documento
-
Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial de professores na Ufopa: da cultura maker a fazedores amazônicos sustentáveis Documento
-
¬OS FRANCISCANOS ALEMÃES NO BAIXO AMAZONAS (1907 ? 1962): O PROTAGONISMO POLÍTICO EDUCACIONAL DE DOM AMANDO BAHLMANN Documento
-
É GOL, QUE FELICIDADE? Educação, futebol profissional e Corporeidade na Amazônia Documento