instituição Centro Universitário Franciscano Organização UNIVERSIDADE FRANCISCANA Organização UNIVERSIDADE FRANCISCANA Organização
publicações ?EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO- METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento A BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Documento A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SENSAÇÃO TÉRMICA COM O APOIO DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS PELO USO DA PLATAFORMA ARDUINO Documento A articulação dos saberes das Ciências da Natureza por meio de uma Pesquisa Baseada em Design Documento ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE SUBSUNÇORES PARA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA Documento AS INFLUÊNCIAS DOS CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA OPÇÃO DOS ESTUDANTES PELO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA ? CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL Documento AUTONOMIA E COMPETÊNCIA CIENTÍFICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA PIBID/UNIFRA NAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - UMA PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS E COMUNIDADE FORMATIVA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIFRA Documento Anfíbios: representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia e implicações na prática pedagógica. Documento Análise de erros em questões sobre sequências numéricas: uma contribuição para a formação do professor de matemática Documento Avaliação em Matemática Documento BASE NACIONAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento BIOMAS BRASILEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: APRECIAÇÃO DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD 2018 Documento CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA Documento CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM BOTÂNICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE GEOMETRIA ELEMENTAR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESPAÇO FORMATIVO Documento CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS Documento CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS E SUAS ARTICULAÇÕES: UMA ANÁLISE DAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE COMPRIMENTO DE CURVA Documento CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO REFLEXIVO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS Documento Construção de conceitos de educação financeira na formação inicial de professores dos anos iniciais na perspectiva da Educação Matemática Realística Documento Construção do raciocínio estatístico na conceptualização da estimação estatística. Estudo exploratório de um dispositivo pedagógico no Ensino Superior Documento Construção dos números racionais na licenciatura: um estudo desenvolvido à luz dos três mundos da Matemática Documento Contribuições da engenharia didática como metodologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Documento Contribuições das Representações Semióticas para a Compreensão de Conceitos Fundamentais para o Cálculo Diferencial e Integral por Alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática Documento Currículo interdisciplinar: desafios e possibilidades Documento DO CAMPO À MATEMÁTICA: OS PRINCÍPIOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento Design de Problemas e o Conhecimento Pedagógico de Licenciandos em Matemática sobre Progressões Aritméticas e Geométricas Documento EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS POR MEIO DO ENSINO COLABORATIVO Documento EPISTEMOLOGIA, CONSCIÊNCIA E SISTEMAS ECOLÓGICOS: OS PRESSUPOSTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA Documento EVOLUÇÃO DAS PLANTAS: SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento Educação Financeira no Ensino Médio: Contribuições de uma Experiência Formativa Documento Estudo de Conceitos de Álgebra com o Auxílio de Materiais Manipuláveis Documento FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE CONDUTIVIDADE TÉRMICA NO CURSO NORMAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ATIVIDADES DIGITAIS Documento FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA PESQUISA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento Formação Continuada de professores de Ciências e Matemática: uma proposta de formação interdisciplinar para o Instituto Federal Farroupilha Documento INTRODUÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, EM MODALIDADE EAD Documento O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Documento O ENSINO DE TÓPICOS DE NANOCIÊNCIA E DE NANOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES Documento O GEOGEBRA 3D NA CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE A PARTIR DE SEU TRONCO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Documento O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GEOMETRIA (GEPGEO) COMO UM ESPAÇO DE APRENDER DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO Documento O conceito de limite na formação inicial de professores de matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática. Documento OFICINAS TEMÁTICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL Documento PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM CONVITE AO EXERCÍCIO DA VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA GEOMETRIA FRACTAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFFAR Documento PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO: EXPLORANDO O PENSAMENTO COMBINATÓRIO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS Documento PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ALTERNATIVA INOVADORA COM O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS Documento Pensamento Computacional articulado à Resolução de Problemas no Ensino para Formação Inicial de Professores de Matemática: uma abordagem a partir da Teoria de Robbie Case Documento SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS Documento Sólidos e Superfície de Revolução com Auxílio do software GeoGebra 3D Documento TRANSFORMAÇÕES ADAPTATIVAS EM CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Documento TRILHOS MATEMÁTICOS COMO CONTEXTO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Documento