ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
: O ENSINO COM PESQUISA COMO EIXO ARTICULADOR DE UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA MOBILIZAÇÃO DA TOTALIDADE DA COGNIÇÃO.
-
?Eles acham que eu estou preparada para ensinar coisas que eu não estou": Percepção de professores sobre ensinar ciências no contexto de uma reforma curricular TAL
-
A Aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformação do saber escolar em face de uma nova pedagogia
-
A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
-
A aritmética na Escola Normal de São Paulo: processos de elaboração de um saber profissional, 1920-1950
-
A aritmética sob medida: a matemática em termpos da pedagogia científica
-
A ARITMÉTICA, OS CENTROS DE INTERESSE E O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 1920-1940
-
A ARTE DE APENDER PARA ENSINAR: DISCUTINDO A CAPACITAÇÃO DE ROBÓTICA COM ARDUINO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE PARACAMBI/RJ
-
A Ciência e o Insólito: o conto de literatura fantástica no Ensino de Física
-
A conciliação das ideias do cálculo com o currículo da educação básica: o raciocínio covariacional
-
A CONQUISTA - uma história da educação à distância pela televisão e o Movimento da Matemática Moderna
-
A contribuição da teoria da atividade segundo Talízina à formação de conceitos no Ensino de Ciências
-
A contribuição do vídeo como linguagem no ensino-aprendizagem de conceitos científicos
-
A Educação do Campo na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: um levantamento
-
A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL
-
A Educação Matemática e a emergência de um novo Cálculo Diferencial e Integral para a Licenciatura em Matemática
-
A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM CONTEXTOS INDÍGENA E RIBEIRINHO, SEUS PROCESSOS COGNITIVOS E IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
-
A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos
-
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: ANALISANDO O ENSINO DE CIENCIAS DE ACORDO COM OS CONTEUDOS DA BNCC
-
A FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
-
A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930)
-
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
-
A História da Química: um estudo dos Cursos de Licenciatura em Química das Universidades do Estado da Bahia
-
A Look at the National Pact for Literacy at the Right Age in the Mathematics Education Context
-
A matemática do Curso Complementar da Reforma Francisco Campos
-
A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX
-
A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes
-
A Matemática Moderna na Formação de Professores da Secretaria Municipal de São Paulo (SMSP), 1960 - 1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
-
A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino
-
A matemática moderna para ensinar no primário (1960-1990): mudanças no saber profisional
-
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
-
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES (RORAIMA, 1940-1990)
-
A MATEMÁTICA PARA A ESCOLA DE OITO ANOS: contribuições de Amabile Mansutti e Lydia Lamparelli
-
A matemática para a formação do professor do curso primário: aritmética como um saber profissional, 1920 - 1960
-
A mobilização de processos cognitivos no percurso formativo de estudantes do Mestrado academico em Educação em Ciências na Amazôniaandos do Mestrado em Educação em Ciências na Amazonia
-
A Modelagem Matemática para o estudo de Funções no Contexto da Educação Ambiental
-
A natureza da Química em fontes históricas do Brasil colonial: contribuições da história da exploração mineral para o Ensino de Química.
-
A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS DELEGACIAS REGIONAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1945).
-
A PEDAGOGIA SOVIÉTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA EXPERIMENTAL DE LEPEHINSKIY,
-
A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: MAPEAMENTO DE ESTUDOS QUE ABORDAM A FORMAÃ?Ã?O DOCENTE.
-
A pesquisa em ensino de CTEM e sua interação com aspectos da educação não formal e espaços não formais
-
A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas
-
A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)
-
A Proposta Curricular do estado de São Paulo, anos 80: impactos de uma nova expertise para o ensino
-
A REDE DO TEMPO DE HENRIETTA LEAVITT E A RELAÇÃO PERÍODO-LUMINOSIDADE: SEQUÊNCIA DIDÁTICASOBRE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
-
A reformulação de um objeto de aprendizagem de matemática buscando melhorar sua usabilidade
-
A sequencia Fedathi para uma aprendizagem significativa da função afim: uma proposta didática com o uso do software geogebra
-
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
-
A teoria de Gérard Vargnaud como ferramenta para superação da defasagem de aprenidzagem de conteúdos básicos de matemática: um estudo de caso
-
A utilização da rede social Facebook como metodologia complementar no Ensino de Ciências
-
Academic Master in Science Teaching
-
Analisando a transformação entre gráficos e tabelas por alunos do 3o. e 5o. ano do Ensino Fundamental
-
Antonio Marcos da Costa Silvano
-
Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação
-
Análise do planejamento de uma atividade educativa sobre a controvérsia da vacina contra o HPV a luz da Teoria Antropológica do Didático
-
Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX e século XX)
-
Aproximações entre Literatura e Ciências: um estudo sobre os motivos para utilizar textos literários no ensino de Ciências
-
APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio
-
Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática
-
AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
-
AS MUDANÇAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RETRATO DA ADEQUAÇÃO REALIZADA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL
-
As Revistas Pedagógicas Paulistas e as orientações para o professor que ensina aritmética nos anos iniciais: Um estudo quali-quantitativo, 1890 ? 1920
-
Aspectos de História das Ciências e Natureza das Ciências em produções estudantis de uma Feira Regional de Ciências do interior paulista
-
Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências
-
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
-
Atividades experimentais abertas com brinquedos como forma de falseamento de modelos teóricos ideais: conservação de energia mecânica?
-
Atividades experimentais com alunos dos Anos Iniciais: possibilidade de fomentar o interesse pelas Ciências
-
Atividades Investigativas para o Ensino de Matemática para Alunos de 5ª Série do Ensino Fundamental
-
AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR E A (RE)PRODUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE PESQUISA EDUCACIONAL: O MODELO COORDENADO POR LYDIA CONDÉ LAMPARELLI
-
Avaliação funcional descritiva para professores e o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais
-
Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular
-
Berlane Silva Martins
-
Biosciences and Health Education
-
BLOG COMO VEÍCULO DE RECURSOS MIDIÁTICOS: UMA ALTERNATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DE SUBSUNÇORES E CONCEPÇÕES CONCEITUAIS DOS FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA EVOLUTIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
Brincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República
-
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, na década de 1950
-
CFD E GESTAR II: Compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado.
-
Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal.
-
Ciência, religião e escola
-
Ciências, Disciplinas e Interdisciplinaridade: um estudo histórico e epistemológico sobre propostas de formação de professores que ensinam matemática
-
Claude Bernard e o Ensino de Ciências: possíveis abrodagens envolvendo a História das Ciências
-
Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos
-
Compreensões de Professores Supervisores do PIBID quanto ao seu Papel na Construção de Saberes Docentes de Futuros Professores de Matemática
-
Compreensões sobre Duas Políticas Públicas de Formação de Professores em Larga Escala
-
Conexões Matemáticas no Ensino de Progressões Aritméticas de Ordem Superior
-
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO SOBRE DIVISIBILIDADE DO FORMADOR DE PROFESSORES QUE ENSINA TEORIA DOS NÚMEROS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
-
CONSTRUINDO INDICADORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASOS DE PERÍCIAS AMBIENTAIS REALIZADAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NO PERÍODO DE 1998 A 2002
-
CONTEÚDOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química)
-
Conteúdos históricos, filosóficos e pedagógicos nas provas do Enade 2017 dos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química
-
CONTRIBUIÇÃO DA AUTOMAÇÃO NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
-
Contribuição à educação não formal: Pesquisa-ação na formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée, Salto, SP.
-
Contribuições da história da Educação Matemática à Educação Matemática
-
CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SOMA DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
-
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
-
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA BASEADA EM DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
-
Contribuições das Representações Semióticas para a Compreensão de Conceitos Fundamentais para o Cálculo Diferencial e Integral por Alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática
-
Contribuições de uma sequências de atividades para compreensão do conceito de comprimento de curva
-
Crenças de Autoeficácia e Pensamento Algébrico: concepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de Marabá-PA
-
CTS e a modelagem matemática na formação de professores de física
-
Desafios e superações deum programa de pós-graduação ao ser implantado
-
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN
-
DESIGN DE PROBLEMAS E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE PROGRESSÕES ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA
-
Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960)
-
Detetive ou cientista? A literatura policial infanto-juvenil como recurso didático na educação em ciências
-
Dewey, Thorndike e a educação matemática no Brasil
-
Diga como me olhas e te direi quem tu és: um estudo sobre as concepções de professores de Ciências de Educação Ambiental em escolas municipais de Curitiba
-
Discursos Escolares sobre o Ciclo do Carbono.
-
DIÁLOGOS E NÃO-DIÁLOGOS ENTRE PARECERES E A BNCC - MATEMÁTICA
-
Do Campo à Matemática:os princípios da Modelagem Matemática para uma Aprendizagem Significativa
-
Do primário ao primeiro grau: as transformações da matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961 - 1979)
-
Documentos digitalizados e elaboração de conhecimentos para a história da educação matemática
-
Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
-
Education for Science and Mathematics
-
Education in Science and Mathematics
-
EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS
-
Education in Science and Mathematics
-
Education in Science and Mathematics
-
Education in Science and Mathematics
-
Education in Science and Mathematics - M & D
-
EDUCATION IN SCIENCE, MATHEMATICS AND TECHNOLOGY
-
Education Mathematics and Physics Teaching
-
Educação ambiental:métodos, percepções e transversalidade
-
Educação Científica e Formação de Professores
-
Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: o que dizem educandas e gestoras goianas
-
Educação em Ciências e em Matemática
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
Educação em Ciências e Matemática
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFMT - UFPA - UEA
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes
-
EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
El aprendizaje basado en modelos mantiene a los alumnos activos y con atención sostenida.
-
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920)
-
Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995)
-
ELEMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uma investigação a partir das provas de ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em ciências e matemática
-
Eleni Bisognin
-
Elifas Levi da Silva
-
Empirical Evidence during the Implementation of an Educational Chatbot with the Electroencephalogram Metric
-
Ensinando a história do planeta através de jogos.
-
Ensinando e aprendendo num programa de formação contínua - Reflexos de um trabalho coletivo
-
Ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um problema sistêmico
-
ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Ensino de Ciências
-
Ensino de Ciências
-
ENSINO DE CIÊNCIAS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PPGECN
-
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
-
Ensino de Ciências e Matemática
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DA ÁREA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
-
ENSINO DE MATEMÁTICA
-
ENSINO DE MATEMÁTICA
-
ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
-
Ensino de Probabilidade por meio da Resolução de Problemas
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E DO USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM
-
Ensino e Aprendizagem de Derivadas na Educação Matemática a Distância por Meio da Metodologia de Resolução de Problemas
-
Ensino e Aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas: contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas.
-
Ensino e aprendizagem em Matemática: o sucesso é possível!
-
ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA
-
ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
-
ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
-
Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
-
Entrelaces do Clube de Ciências e Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico de Marabá: uma demarcação histórica no Ensino de Ciências e Matemática no Estado do Pará
-
Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares
-
ESTRUTURAS ADITIVAS E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química
-
Estudo de Conceitos de Álgebra com o Auxílio de Materiais Manipuláveis
-
ESTUDO DIAGNÓSTICO DA VIABILIDADE DO USO DO FACEBOOK COMO SUPORTE AO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO
-
Estudo dos Impactos Ambientais no entorno da Orla Taumanan em Boa Vista como ferramenta de ensino de ciências em espaços não formais educativos para alunos do 7º ano do ensino fundamental, a luz da teoria Histórico-Cultual
-
ESTUDO DOS MODOS DE REPRESENTAÇÃO MENTAL DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ?GEOMETRIA: FORMAS GEOMÉTRICAS? NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Etnomatemática: possibilidades num contexto de formação de professores
-
Exoplanetas e sistemas extrassolares: uma sequência didática para o ensino da gravitação universal no Ensino Médio
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADESDE FOMENTAR O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA ANÁLISE SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAS
-
GEOGEBRA E O ENSINO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NUM TRIÂNGULO: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
Gilberto Vieira
-
Gladys Maria Bezerra de Souza
-
Graduate Program in Education and Teaching Science in the Amazon
-
Graduate Program in Science Education
-
Graduate Program in Science Education
-
Graduate Program in Science Education and Mathematics
-
Graduate Program in Science, Technology and Education
-
Graduate Program in Teaching Science and Technology
-
Graduate Programm in Mathematics Education
-
Graduate Studies Program in Philosophy, History, and Science Teaching
-
Handwork and Geometry in the Early Years: Curricular Movements (1890-2020)
-
Henrique César da Silva
-
Historia de la educación matemática. Presentación
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação
-
História da educação matemática no curso primário e formação de professores no Brasil
-
História da educação matemática: sua importância na formação de professores
-
História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas, Bahia
-
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE BOTÂNICA: ABORDAGENS CULTURAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
-
História das Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: aportes para a formação de professores.
-
História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões
-
História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino
-
História e Filosofia das Ciências Associadas à Experimentação no Ensino de Ciências: perspectivas e tendências de pesquisas no Brasil de 1972 a 2018.
-
HISTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO EF DA RME DE CURITIBA
-
Imaginário de estudantes de Biologia sobre as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no contexto de uma disciplina de Geologia.
-
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio
-
Implicações do conceito de inteligencia de Howard Gardner a uma Didática das Ciências no contexto da Educação em Ciências na Amazonia
-
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
-
INTERFACE ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PESQUISA SISTEMÁTICA DE LITERATURA
-
Interunit Graduate Program in Sciences Teaching (Physics, Chemistry and Biology Teaching)
-
Investigación y/en educación matemática: ideas iniciales
-
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E PADRÕES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Investigação matemática:uma proposta de ensino de Estatística para o 8º ano do ensino fundamental
-
Knowledge to Teach and Knowledge for Teaching: New Theoretical-Methodological Contributions to the Research on Teaching and Mathematics Teacher Training
-
La diffusion des idées pédagogiques de Laisant au Brésil
-
Leitura e ensino de Ciências/Geociências: algumas condições de produção do imaginário e discurso dos professores
-
Leituras, limites e possibilidades de gráficos do ENEM no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas
-
Leticia de Oliveira Santos
-
LICENCIATURA HÍBRIDA EM MATEMÁTICA: QUAIS SÃO OS PAPÉIS DOS VÍDEOS DIGITAIS?
-
Literatura e teoria da relatividade: possibilidades de interface no ensino de físico
-
Livro didático de Matemática: perspectivas a partir de relatos de professores do Ensino Médio
-
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
-
Livros Didáticos e a Matemática do Ginásio: um estudo da vulgata para a Reforma Francisco Campos
-
LOURENÇO FILHO E A MATEMATIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos
-
LUDWIK FLECK E O ESTILO DE PENSAMENTO NA PERCEPÇÃO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM WANDERLÂNDIA TO
-
MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO
-
Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1990-1930)
-
Mariuciy Menezes de Arruda Gomes
-
Marta Feijó Barroso
-
Master in Science and Mathematics Education
-
Mastering Scientific and Technological Education
-
Masters in Science Education
-
Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino através da Resolução de Probemas
-
Mathematical Education
-
Mathematics and Technological Education
-
Mathematics education
-
MATHEMATICS EDUCATION
-
Mathematics Education
-
Mathematics education
-
Mathematics Education
-
Mathematics Education
-
Mathematics Education
-
Mathematics Education Graduate Program
-
Matrizes: história de um conteúdo escolar
-
Memórias de práticas: a disciplina 'Prática de Ensino´na formação do professor de matemática
-
Mercante, Thorndike e os problemas aritméticos: referências para o ensino e para a formação de professores
-
METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
-
Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética
-
Modelagem (matemática) e modelagem na educação: reflexos na e da formação continuada
-
Modelagem Matemática como proposta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades e competências
-
Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação Continuada de Professores: caminhos para o desenvolvimento profissional
-
Modelagem Matemática: uma análise do conhecimento matemático para o ensino
-
MODELOS ATÔMICOS: CORRELAÇÕES ENTRE ASPECTOS REPRESENTACIONAIS E A ESSÊNCIA REALISTA DO CONHECIMENTO
-
MUDANÇAS NOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DOS ANOS INICIAIS: circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética (1879-1960)
-
Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
-
Mvoimentos da Terra no Ensino Fundamental
-
Na pauta das aulas de ciências : discussão de controvérsias científicas na televisão
-
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O USO DO CINEMA EM AULAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
-
Narrativas e políticas públicas
-
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
-
O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D?Ambrosio e sua correspondência epistolar
-
O conhecimento matemático para o ensino de inequações: um estudo com professores
-
O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980)
-
O curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivas
-
O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ENSINAR: A Matemática para a Licenciatura em Matemática
-
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
-
O documentário de divulgação científica e a discussão de aspectos da física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física
-
O ensino de evolução na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de livros didáticos
-
O ensino de História e Filosofia da Termodinâmica como meio para o pensamento complexo
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB AS LENTES DE PESQUISAS BRASILEIRAS
-
O estágio não obrigatório na formação de licenciandos em ciências biológicas: Um espaço de possibilidades formativas
-
O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas?
-
O papel da imprensa no movimento da matemática moderna
-
O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: RANÇOS E AVANÇOS
-
O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICANO MUNICÍPIO DE CURITIBA: UM OLHAR A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
-
O potencial do uso do jogo na aprendizagem significativa de conceitos botânicos em uma escola da rede privada de ensino do município de Boa Vista, Roraima
-
O processo de acompanhamento e de avaliação da atuação docente por uma professora coordenadora de área de uma escola de ensino integral
-
O professor primário no início do século XX: um estudo sobre as características profissionais para a Instrução Pública Mato-Grossense em 1908
-
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
-
O SERTANEJO FILÓSOFO E O FILÓSOFO DOS SERTÕES: PRESSUPOSTOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS MODERNAS NO PENSAMENTO DO BISPO AZEREDO COUTINHO (1772–1836)
-
O SMSG e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil
-
O USO DA LUDICIDADE COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
O Uso de Jogos como Estratégia de Ensino e Aprendizagem da Matemática no 1º ano do Ensino Médio
-
OLHAR SEM OS OLHOS: cognição e aprendiagem em contextos de inclusão - estrategias e percalços na formação inicial de docentes de Matemática
-
Os conhecimentos didático-matemáticos do professor de matemática ao ensinar números racionais para uma maior idoneidade didática
-
OS CONTEÚDOS DE DIVISIBILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO E DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
-
Os discursos sobre matemática publicados na Revista do Ensino/RS (1950 - 1970)
-
Os experts e a produção da aritmética para ensinar
-
Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática
-
OS EXPERTS E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA
-
OS MATERIAIS MANIPULÁVEIS E OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
-
Os parâmetros curriculares nacionais e os debates sobre o ensino de frações
-
Os processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática
-
Os projetos pedagógicos interdisciplinares: ensino globalizante, centro de interesses, ensino por projetos e o ensino de matemática nos primeiros anos escolares
-
Os sistemas complexos e a escola: para um magistério da ação
-
PALEONTOLOGIA, EVOLUÇÃO E NATUREZA DA CIÊNCIA: A HISTÓRIA DA TERRA POR MEIO DE JOGO DIDÁTICO
-
Panorama da Engenharia Didática em teses disponíveis no catálogo da capes: um olhar para a geometria (2001- 2019)
-
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações
-
Physics Education
-
PHYSICS EDUCATION
-
Physics Education
-
Physics Teaching
-
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829- 1950)
-
post graduate program in teaching science and mathematics
-
POST-GRADUATE PROGRAM IN SCIENCE EDUCATION
-
post-graduate program in teaching science and mathematics
-
Post-graduation Program in Teaching of Natural Sciences and Mathematics
-
POSTGRADUATE PROGRAM IN EXACT SCIENCES TEACHING
-
Postgraduate Studies in Science, Technology and Learning
-
Practices in Basic Education
-
PRIMEIRAS NOÇÕES DE GEOMETRIA PRÁTICA (1894 -1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria
-
PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO: EXPLORANDO O PENSAMENTO COMBINATÓRIO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS
-
PROBLEMAS ARITMÉTICOS COMO ELEMENTOS DA MATEMÁTICA DO ENSINO
-
PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS
-
PROCESSOS E DINÂMICAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, SÃO PAULO (1880-1911)
-
PROCESSOS E DINÂMICAS DE PRODUÇÃO DE NOVAS MATEMÁTICAS PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a expertise de Lydia Lamparelli, São Paulo (1961-1985)
-
Produção de Conhecimento e Ensino de Ciências: participação na Associação
-
Prof. Dr. Ismar Frango da Silveira
-
Professional Graduate Program in Science Education
-
Professional Master in Teaching Science and Mathematics
-
Professional Master's in Science Education
-
Professional Master´s Program of Health Scienses
-
PROGRAM OF POST-GRADUATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATIONS (MASTER AND DOCTOR DEGREE)
-
Program of Science and Math's Postgraduate Education
-
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
-
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
-
PROGRAMAS DE COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ (2018/2019): REFLEXÕES E COMPREENSÕES
-
Prova Brasil e os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares de Matemática: Conhecimentos metodológicos na atuação do coordenador pedagógico
-
Práticas docentes pós-formação pelo programa PDE de matemática
-
Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências e a alfabetização científica de estudante dos anos iniciais
-
Quarteto Fantástico: Ensino de Física, Histórias em Quadrinhos, Ficção Científica e Satisfação Cultural
-
Que física ensinar no 2º grau: elementos para a reelaboração dos conteúdos
-
RECONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO
-
Recursos Didáticos em Ensino de Biologia: análise histórico-epistemológica da produção doutoral brasileira (1972-2014)
-
Religião e ensino de ciências no contexto escolar: um estudo em escolas laicas, confessional e Waldorf, no Brasil e na Alemanha.
-
REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
-
Representações de licenciandos de Química sobre a influência recíproca entre Ciência Escolar e Sociedade.
-
Resolução de Problemas: saberes de professores participantes de Políticas Públicas de formação continuada
-
Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
-
Saberes em (trans)formação e o papel dos experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020
-
Saberes mobilizados pelo professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: buscando fios que tecem esta relação
-
Sandra Aparecida Fraga da Silva
-
School geometry in the early years: a history of movements in partnership with drawing
-
Science and Mathematics Education
-
Science and mathematics masters program
-
Science and Mathematics teaching
-
Science and Mathematics Teaching
-
Science and Mathematics Teaching
-
Science and Mathematics Teaching
-
Science and Mathematics Teaching
-
Science and Mathematics Teaching
-
SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING
-
Science and Mathematics Teaching
-
SCIENCE EDUCATION AND MATHEMATICS
-
SCIENCE TEACHING AND MATHEMATICS EDUCATION
-
Science Teaching and Mathematics Education
-
SCIENCE TEACHING OF HEALTH AND THE ENVIRONMENT
-
Sciences and Mathematics Education
-
Sciences and mathematics teaching
-
Sciences and Technology in Education
-
Scientific and Technological Education
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
-
Tachymetry Production and Circulation Background
-
teacher-training-and-historical-studies-on-professional-knowledge-mathematics-to-teach-and-mathematics-for-teaching
-
Teaching of Science and Mathematics
-
Teaching of Sciences
-
TEACHING OF SCIENCES AND MATHEMATICS
-
TEACHING SCIENCE AND MATHEMATICS
-
TEACHING SCIENCE AND MATHEMATICS
-
Teaching Training for Science, Technologies, Engineering and Mathematics
-
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
-
Tempos Pré-Modernos: a matemática escolar nos anos de 1950
-
TERRÁRIO COMO MODELO CIENTÍFICO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE ECOLOGIA
-
Textualização do tema "mudanças climáticas globais" em questões do ENEM na perspectiva das geociências
-
Trabalhos Manuais e Saberes Geométricos - Apropriações do Rio de Janeiro a partir da circulação internacional
-
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO (1930-1970): DA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO AO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS-RS
-
Um breve panorama sobre a História da educação matemática no Brasil
-
UM ESTUDO SOBRE O USO DO GEOGEBRA EM SITUAÇÃO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR
-
Um experimento didático na temática do tratamento de água com a utilização de um laboratório de acesso remoto: construção, aplicação e discussão com uma turma do Curso Técnico em Meio Ambiente
-
Um instrumento para análise qualitativa do discurso dos docentes a respeito da avaliação
-
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920)
-
UMA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO SÉCULO XIX: livros, autores e instituições.
-
Uma história da matemática para ensinar na Licenciatura em Matemática na UFAC, Acre (1962-1992)
-
Uma história de Formação de Professores no Paraná: a Universidade Volante
-
Uma história dos problemas aritméticos: mudanças do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960)
-
Uma Personagem e um Acervo: rastros do discurso do MMM no Paraná
-
Uma Proposta de um Ambiente Virtual Colaborativo para o Ensino de Astronomia
-
Uma reflexão sobre o ensino de ciências a partir de pais, alunos, professores e pesquisadores
-
UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE INTEGRAIS DUPLAS
-
Uma sequência didática para o ensino de funções trigonométricas no ensino médio: contribuições do Geogebra
-
Uma Sequência Didática para o Estudo de Transformações Geométricas.
-
Valorizando o conhecimento tácito: a epistemologia de Michael Polanyi na escola
-
Vocational Master in Teaching Science and Mathematics
-
Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: Circulação e apropriação de uma geometria intuitiva