Performing Arts Graduate Program
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A Precisão Psicofísica: um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figuris de Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade-espontaneidade" Documento
-
"A utilização do gestual cotidiano em Kontakthof de Pina Bausch - dançando por três gerações" Documento
-
"COABITARES NO CORPO DA BAILARINA-PESQUISADORA-INTERPRETE: AS MULHERES QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU E SEU TERECÔ" Documento
-
"DANÇAR PARA A FONTE XAVANTE: UMA EXPERIÊNCIA DO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE DE RETORNO À TERRA INDÍGENA DE PIMENTEL BARBOSA" Documento
-
"Dança e arte marcial em diálogo: um estudo teórico-prático sobre o sistema de gongfu louva-a-deus e o ensino de improvisação em dança" Documento
-
"Experiência Dança": nos bastidores de uma prática artístico-pedagógica Documento
-
"Introdução ao estudo histórico-filosófico da técnica e da ação cômica do ator" Documento
-
"L'aprés midi d'un Faune" : rastros da obra como processo de criação Documento
-
"O estudo de histórias de vida no trabalho do ator" Documento
-
"Poeiras na Estrada: rastros para pensar o trabalho do ator sobre si" Documento
-
"RASTROS DO SISTEMA DE STANISLAVSKI: PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CRIAÇÃO DO ATOR" Documento
-
"ROLF GELEWSKI E AS INTER-RELAÇÕES ENTRE FORMA, ESPAÇO E TEMPO: Uma Proposta De Improvisação Para Processo Artístico-Criativo Em Dança" Documento
-
"Rede de Afetos: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)" Documento
-
"Sobre adaptações de Histórias em Quadrinhos para Teatro" Documento
-
(Po)éticas do ctônico : primeiros movimentos do butô no Brasil Documento
-
?Dança e imaginação¨ Documento
-
A Conferência dos Pássaros, reflexões sobre o Ator Narrador no Teatro de Peter Brook Documento
-
A Construção da Fala do Ator Segundo o Grupo TAPA Documento
-
A Crítica como Metodologia e Análise da Recepção na Dança Documento
-
A Dramaturgia Feminina Contemporânea Colombiana: Ana María Vallejo e Tania Cárdenas Documento
-
A História das origens da criação do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e do seu desenvolvimento no primeiro percurso da sua criadora ( 1970-1987) Documento
-
A MOLDURA COMO FORMADORA DA PERSONAGEM – SHAKESPEARE, MACHADO DE ASSIS E FERNANDO PESSOA, POETAS DO DISFARCE E DA MÁSCARA. Documento
-
A Musicalidade no Bailarino: atuaçao polifônica em dança brasileira contemporânea Documento
-
A Máscara Mapiko: entre identidades e alteridades Documento
-
A PALAVRA-CORPO Um estudo das vozes que compõem a discursividadedo ator Documento
-
A PERFORMANCE COMO MODO DE EXISTÊNCIA: RELATO A PARTIR DO INTERIOR DAS COISAS. Documento
-
A Poesia da Representação - Uma Leitura da Poética de Aristóteles sob a Perspectiva do Ator Documento
-
A Presença a partir do olhar de Artistas da Cena Documento
-
A Tecnologia e a Interatividade como Disparadores de Processos de Criação no Teatro Documento
-
A academia dell´arte - Uma análise histórica e artística sobre o fenômeno da Commedia dell´arte na Europa com reverberações no Brasil. Documento
-
A composição como decomposição: Um olhar sobre a criação em dança Documento
-
A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate Documento
-
A dança marginal de Maria Esther Stockler: um dançar imagético. Documento
-
A dinâmica do parto no processo criativo do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretor-intérprete e sua importância no nascimento da dança. Documento
-
A dramaturgia do encontro: entre corpos e poéticas Documento
-
A dramaturgia performativa de Rodrigo García e a produção de corporeidades Documento
-
A noção de precisão em nível psicofísico: um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis de Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade- espontaneidade Documento
-
A personagem cômica das peças melodramáticas encenadas pelo Circo Nerino Documento
-
A polifonia de uma memória ancestral Documento
-
A poética da videodança: Narrativas de manifesto na contemporaneidade Documento
-
A poética de Carlos Alberto Soffredini : uma bagunça rapsódica Documento
-
A prática da deriva como dispositivo de criação para as Artes da Cena Documento
-
A tradução da tradição nos processos de criação em Danças Brasileiras : a experiência do Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte Documento
-
AGDA-CONTO, AGDA-CENA, AGDA-CASA DO SOL: UMA LEITURA DOS TRÂNSITOS ENTRE LITERATURA E CENA A PARTIR DO CONTO DE HILDA HILST Documento
-
AS RUÍNAS QUE ME TORNAM ESTE TODO: Experiências em dança de estudos no Centro Histórico Manauara Documento
-
Abhinaya: a procura de um corpo narrativo Documento
-
Adaptação de Histórias em Quadrinhos para o Palco Teatral Documento
-
Ampliando as perspectivas de análise do teatro de Hilda Hilst: uma interpretação hermenêutica Documento
-
Anatomia imaginada : imaginação na construção do corpo nas artes da cena Documento
-
Ação vocal no trabalho do ator que canta em cena Documento
-
Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista Documento
-
Brava Companhia em Processos - Um Estudo da Relação entre Arte e Política a Partir da Criação do Espetáculo "JC" Documento
-
CORPO-CIDADE: usos, desvios, memória e poesia no Largo São Benedito Documento
-
Causos dos Pés de Minas: registros, estudos e transcriação cênica de uma prática popular Documento
-
Circo-teatro através dos tempos : cena e atuação no Pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho Documento
-
Clown : "desforma", rito de iniciação e passagem Documento
-
Comédia do desajuste : as dramaturgias de Martins Pena e Arthur Azevedo como expressão de especificidades sociais brasileiras Documento
-
Conjuctio oppositorum e o Parateatro de Jerzy Grotowski e companhia (1970-1982) Documento
-
Corpo Fronteira - dança e loucura em estados de criação Documento
-
Corpo e maternidade : transformação e gênero na criação em dança Documento
-
Corpo em Diáspora: Colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny Documento
-
Corpo, memória e identidade através da dança: experiência como intérprete/criador e professor de dança Documento
-
Criação Dramatúrgica: Uma Travessia do Procedimento á Cena Documento
-
DE PALHAÇA E VELHOS: VOZES DRAMÁTICAS NO CONTEXTO ASILAR Documento
-
DIÁRIO DE APRENDIZ: EM BUSCA DE UMA EXPRESSIVIDADE DA PALAVRA NA CENA Documento
-
DRAMATURGIA HÍBRIDA: O CORPO QUE DANÇA E O TRABALHO COM AS AÇÕES FÍSICAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO TEATRO VARASANTA Documento
-
Da dramaturgia de Zora Seljan a Yabadé : a travestilidade sagrada e profana como tensão criativa Documento
-
Dança de Rua : do ser competitivo ao artista da cena Documento
-
Dança e arte marcial em diálogo: um estudo sobre o sistema de gongfu louva-a-deus e o ensino de improvisação em dança Documento
-
Das Memórias dos Encontros aos Procedimentos e Imagens: Desmontando Sobre Letras e Gritos para Salvar o Mundo Documento
-
Desacelerando ou uma ode ao Sol, ao Caminhar e ás Borboletas: práticas de meditação e yoga no treinamento do artista da cena Documento
-
Desvelar a máscara: O método Boal na formação técnica, ética e política de atores . Documento
-
Do Ki à Cena - O Aikidô como uma proposta de criação cênica Documento
-
Dramaturgia colaborativa : procedimentos de criação e formação Documento
-
Dramaturgia virtual : a atuação da câmera e do processo de edição na expressividade da videodança Documento
-
ENTRE BOMBAS E PALAVRAS: A Resistência nas Poéticas da Cia. Nova Dança 4. Documento
-
ENTRE O OUVIDO E A VOZ Documento
-
ESTUDOS PARA MACACO: INVENTA(RIA)NDO PROCESSOS ARTÍSTICOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENTRE SOMÁTICA, ECOLOGIA E PERFORMANCE Documento
-
Encruzilhadas do corpo (em) processo: f(r)icção arte e vida na criação de uma dança-teatro brasileira Documento
-
Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise Documento
-
Entre a pena de Shakespeare e a cena contemporânea - caminhos do novo lugar da dramaturgia clássica Documento
-
Entre deuses e orixás: o treinamento do ator na travessia entre a dança clássica indiana e as entidades de Umbanda Documento
-
Entre o Niskala e o Sekala : a arte do ator de Topeng Documento
-
Entre o cinema e o teatro : transparência e organicidade no trabalho do ator Documento
-
Entre trilhas do Sertão do Cariri: o encontro entre o catimbozeiro e o romeiro de Padre Cícero Documento
-
Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição Documento
-
Entretecendo bordas em um fazer dançante: contribuições do movimento autêntico para a dança contemporânea Documento
-
Estados corporais : catalisadores de experiência na criação em dança Documento
-
Estudo sobre as nuances diferenciais entre "playing", "acting" e "personating" Documento
-
Expandindo o Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) para crianças: a formação do diretor e a pesquisa de campo das festividades de boi no Brasil Documento
-
FESTIVAL DE DANÇA NO RECIFE: enredos e cumplicidades Documento
-
Feminilidade dissonante em cena : uma exploração andrógena e vadia do mito de Helena Documento
-
Front(eiras) dramaturgias ente a realidade e a ficção Documento
-
Funâmbulo - o artista antropófago na corda bamba Documento
-
GIORGIO STREHLER: APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA TRADIÇÃO TEATRAL NA FORMAÇÃO DO ENCENADOR Documento
-
Guereiras e Heroínas em Performance: Da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas Documento
-
Habitar a imagem e provocar a matéria: a imaginação colaborativa no processo criativo dos espetáculos Banho & Tosa e Bonecas Quebradas Documento
-
IMAGENS NÔMADES – UMA DANÇA ENTRE A FOTOGRAFIA E A PESQUISA DO LUME TEATRO Documento
-
IMAGINATIO: A mitologia e alquimia de Deméter & Core e os Mistérios de Elêusis Documento
-
INTERFACES ENTRE CENA TEATRAL E PEDAGOGIA: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor Documento
-
Ilinx: Jogos e Memórias e as estratégias de convite à participação do público em trabalhos de dança, teatro e performance que acontecem na rua. Documento
-
Imagens dizíveis, palavras visíveis: dramaturgia como ação na instauração de esferas públicas Documento
-
Imagens para a voz: colheita teórica, colheita prática e os diários da atriz Documento
-
Joseph Beuys : o pensamento em ação Documento
-
JÔ SOARES, DIRETOR TEATRAL Documento
-
Kalarippayatt - uma via para a expresividade Documento
-
Liminaridade, comunidade e participação: Perspectivas para a experiência do choque na cena contemporânea Documento
-
Lá Fora: Investigações e Experimentações em Dança Documento
-
MAIS UMA VEZ, SEU ANIVERSÁRIO: As poéticas do esquecimento Documento
-
MULHER EM LUTA, MULHER EM GUERRA: UM ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POÉTICA NO TEATRO PERFORMANCE. Documento
-
Marlon Brando - O "Jovem Rebelde" e o "Padrinho" : as figuras de um ator-autor Documento
-
Medusa ao Reverso:' Corpando' Mitos Documento
-
Memória e micropercepções Documento
-
Metáforas de trabalho no território de criação : provocações do corpo-em-arte na preparação do ator Documento
-
Movimento-livre : procedimentos para permanência um estudo sobre a presença Documento
-
Mudras: o gesto da dança clássica indiana Odissi como caligrafia corporal na cena contemporânea. Documento
-
Mãos que abrem caminhos do corpo: o método Bailarino - Pesquisador - Intérprete (BPI) com pessoas na terceira idade Documento
-
No meio do caminho uma ação poética, uma flor e uma pedra:: Investigação teórico-prática dos diálogos entre gestus social de Bertolt Brecht e poesias de Carlos Drummond de Andrade Documento
-
No terreiro de barro, na magia do currupio Documento
-
O ATOR E SEU TRABALHO DE CRIAÇÃO NO ESPAÇO VIVO DA RUA OU O ESPAÇO COMO POTÊNCIA CRIADORA PARA O ATOR Documento
-
O ATOR EM JOGO: TESSITURAS ENTRE CORPO, CENA E CIDADE Documento
-
O BORDAR DAS PRESENÇAS FEMININAS NO TEATRO PARAGUAIO CONTADO AO MEU FILHO Documento
-
O CANTO COMO LINGUAGEM: ESCAVAÇÕES DE ENCONTROS COM O WORKCENTER OF JERZY GROTOWSKI AND THOMAS RICHARDS E ADJACÊNCIAS Documento
-
O CAOS QUE SUBMERGE ÁGUAS SILENCIOSAS ? LAÇOS POÉTICOS ENTRE A CIDADE E O ARTISTA DA CENA Documento
-
O Corpo na Arte do Taiko Contemporâneo Documento
-
O Espaço e o Tempo no Teatro: uma proposta de treinamento e criação entre a teatralidade e a performatividade Documento
-
O IMPROVISO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO E PERCEPÇÃO DO TRABALHO VOCAL TÉCNICO-EXPRESSIVO DO ATOR Documento
-
O Método BPI para criança: considerações acerca de uma prática corporal com crianças de 7-8 anos Documento
-
O PREPARADOR CORPORAL E O TRÂNSITO DA CONCEPÇÃO PARA O CORPO EM CENA Documento
-
O PROCESSO CRIATIVO DO FACEBUNDA: UMA TRAMA “PROVISÓRIA” Documento
-
O Papel da Palavra na Dramaturgia do Corpo Documento
-
O QUE VOCÊ QUER DO SEU CHÁ? ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE LUTAS CÊNICAS Documento
-
O REAL DO CORPO NO FLAMENCO: O DUENDE EM ATO Documento
-
O Trágico Alegre e a Afirmação da Vida na Poética do Palhaço: exercícios e composições clownescas Documento
-
O artista está ausente : aparição e rastro na improvisação em dança Documento
-
O ator e o diretor no Processo Colaborativo : experiências de criação nas artes cênicas na Costa Rica (2012- 2013) Documento
-
O buraco do coelho : caminhos matrioskados em busca da sinestesia vocal do ator Documento
-
O corpo-couraça e a fluência expressiva: reflexões e relatos sobre as contribuições da bioenergética no trabalho atoral Documento
-
O lugar invocado : teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina Documento
-
O metateatro como instrumento na formação teatral de alunos-atores entre 08 e 12 anos. Documento
-
O método BPI e sua estética : noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena Documento
-
O paradoxo criador-criatura : o ator em treinamento Documento
-
O popular no moderno teatro brasileiro : das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini Documento
-
O processo de criação em dança e sua relação com elementos da Arte Visual e Musical: uma proposta de utilização de método de improvisação de Rolf Gelewski. Documento
-
O revés da cena : entre vistas do registro teatral audiovisual Documento
-
O rosto na dança : um olhar sobre expressão e expressividade na dança contemporânea Documento
-
O saber que tem força das fontes Documento
-
O sagrado e a cena: processos de construção dos espaços internos e externos propícios à hierofania. Documento
-
O teatro amador a partir de dois p(s) : putas e presos Documento
-
O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. Documento
-
O texto do negro ou o negro no texto : o teatro negro como fonte de memória e identidade afro-descendente Documento
-
O texto revisitado: uma abordagem de A hora da estrela pela mímesis corpórea Documento
-
O trabalho atoral com o texto da Cia. Ofit : processos de criação nas montagens "Pedra Bruta : ensaio para colher o provisório das coisas" e "Três vírgula quatro graus na Escala Richter" Documento
-
PARA ALÉM DA COMMEDIA DELL'ARTE – A MÁSCARA E SUA PEDAGOGIA Documento
-
PASSAGENS SOBRE CORPOS EM ESTADO DE EXCEÇÃO: MAPAS DANÇANTES Documento
-
PERFORMAÇÕES CASSÂNDRICAS: CULTIVANDO ARTISTA E OBRAS POR MEIO DOS FEMINISMOS COMO CUIDADO DE SI. Documento
-
PERGUNTAR, DESMONTAR, INVENTAR... ENTRELACES E FRICÇÕES ENTRE DANÇA, SOMÁTICAS E TÉCNICA ALEXANDER NO CONTEXTO ARTÍSTICO-FORMATIVO Documento
-
PROCESSO CRIATIVO DA ÁRVORE NO DESERTO: ACROBACIAS NA DRAMATURGIA Documento
-
PULSÃO DE VIDA E PULSÃO DE MORTE EM “HOJE É DIA DE MARIA” Documento
-
Palhaçx como ser do contrário e provocador do riso: uma trajetória em formação Documento
-
Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) : uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o Terecô Documento
-
Passado-presente da percepção de si: escavando a preparação do artista da dança através de narrativas anatômicas. Documento
-
Performance como uma prática de si : mapeando noções de treinamento performativo Documento
-
Poética do corpó fragmentado: experiência do corpo na Cena Expandida Documento
-
Poéticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável Documento
-
Poéticas de atuação : experiências cênicas em Viewpoints Documento
-
Poéticas do acesso à cena: teatro e artistas com deficiência visual Documento
-
Princípios potencializadores da vocalidade : máscara em movimento Documento
-
Processos de Criação em Dança : o Body-Mind Centering® como procedimento de produção dramatúrgica Documento
-
Processos de formação em dança: contribuições do Body-Mind Centering® e do Axis Syllabus Documento
-
Projeto Distância: um estudo sobre processos colaborativos em dança a partir dos processos de elaboração dos vídeos dança "Palaventório"e "Monolito Carnaval" Documento
-
Práticas para a plenitude do corpo : aproximações entre performance, autoria e cura Documento
-
Práticas teatrais em um Curso Livre de Teatro : uma experiência artístico-pedagógica em que o teatro que se faz é o teatro que se ensina. Documento
-
Pós-Dramaturgia Documento
-
Qorpo Santo - Lanterna de Fogo : qompendio dramaturgiqo em paragrafos e imagens Documento
-
Quando o Chão não Basta – Reflexões sobre a Virtuose Acrobática em uma Criação Aérea Circense Documento
-
Rastros da tradição stanislavskiana: procedimentos para o trabalho de criação do ator Documento
-
Rede de Afetos: as relações vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) Documento
-
Relações de risco : um processo criativo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) Documento
-
Romaria, um percurso para o interior: vivência a partir do eixo Co-Habitar com a Fonte do método Bailarino - Pesquisador - intérprete (BPI) Documento
-
SER-PELE-AMBIENTE: TOPOGRAFIAS AFETIVAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES PRESENCIAIS. Documento
-
SOB A PERSPECTIVA DO INSTANTE - O teatro como lugar de construção de um espaço-tempo singular Documento
-
Saberes do corpo kaiowa : lugar de murmúrio e resistência Documento
-
Samba e mímesis corpórea : encontros compositivos para a criação do corpo-espetáculo "Uji - O Bom da Roda" Documento
-
Senhora da Encruzilhada: Perspectivas Dialógicas da Dança com o Audiovisual Documento
-
Sobre Loïe Fuller e danças serpentinas: histórias, citações e reativações. Documento
-
TEATRO DAS PROMESSAS AMAZÔNICAS: ESTUDO CÊNICO DAS TEATRALIDADES AMAZÔNICAS PELO TEATRO DE PROMESSAS. Documento
-
Tambores Afrobaião: corpos musi-dançantes em formação Documento
-
Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena Documento
-
Teatro feminista e identidades de gêneros : reflexões de uma atriz sobre o(s) feminismo(s) na cena teatral Documento
-
Teatro horizontal: ficções de si Documento
-
Theru Koothu: culturas teatrais populares do sul da Índia Documento
-
Tocar a Paisagem: por uma poética neoconcreta nas artes presenciais. Documento
-
Trajetórias de risco, treinamento e criação : experiências vividas nos espaços vertical e aéreo Documento
-
Tudo Começa quando explode: experiências de silêncios do movimento Documento
-
Técnica & expressividade na formação de uma intérprete criadora Documento
-
UMA PERSONAGEM DO BPI EM PERFORMANCE Documento
-
Um olhar sobre as máscaras de Mapiko : apropriação técnica, simbólica e criativa da máscara Documento
-
Uma arqueologia da dança : releitura coreografica de Chinita Ullman Documento
-
Uma jornada somática e os processos que viraram ilhas Documento
-
VOZ PALAVRA CORPO - Interlocuções transversais com Demetrio Stratos e Jerzy Grotowski Documento
-
Verticalidade e Awareness - qualidades de consciência no trabalho do ator Documento
-
Vestígios e tradição: uma investigação sobre o corpo poético da Congada. Documento
-
Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade