Master Degree in Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial Documento
-
"A escola é da diretora": a gestão de uma pré-escola sob o olhar das crianças Documento
-
"As escolas são tudo igual - só muda as criança": o ensino fundamental fotografado pelos alunos Documento
-
"Como lobo na pele de cordeiro": discursos das diferenças em textos narrativos infantis sobre a pessoa com deficiência Documento
-
"Este interessante ramo do serviço público": produção de reformas da instrução pública no Maranhão Imperial (1838-1864) Documento
-
"O GRAFISMO INFANTIL: PROCESSOS E PERSPECTIVAS" Documento
-
"Pela mediação da aprendizagem em sala de aula": As orientações aos professores nos livros didáticos do 1o ano do Ensino Fundamental Documento
-
"Projetos de vida, felicidade e escolhas profissionais de jovens brasileiros: Um estudo na perspectiva da teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento". Documento
-
"Tem 900 lobos ns floresta!" ou as narrativas sobre o que as crianças dizem brincando a respeito do mundo e das culturas das quais fazem parte Documento
-
(D)efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA Documento
-
(Re)educação (socio)linguística como projeto político: em busca de um país esquecido. Documento
-
?A busca por uma educação de qualidade no campo em uma escola de um assentamento de reforma agrária no Município de Serra Azul: a distância entre o recurso disponível e o necessário? Documento
-
A (im) possibilidade da escuta significativa no contexto educacional Documento
-
A CARREIRA DE JOGADORES DE VOLEIBOL DE ALTO RENDIMENTO: RELATOS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO ESPORTIVA Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS PARQUES INFANTIS DE RIBEIRÃO PRETO DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960 Documento
-
A Experiêicia de Egressos de uma Escola do Campo no Município de Araraquara - SP Documento
-
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, ESCOLA E PARES NO PROCESSO DE ESCOLHA PELO ENSINO MÉDIO TÉCNICO Documento
-
A PIPOCA QUE NÃO VIROU PIRUÁ: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INGRESSANTES E SUA INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
A PRESENÇA DA FILOSOFIA PLATÔNICA NA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO Documento
-
A argumentação na produção escrita de professores de ciências: implicações para o ensino de genética Documento
-
A constituição do coletivo e o processo de significação docente Documento
-
A construção do Projeto Político Pedagógico do CEFAM Butantã: um exercício de autonomia escolar? Documento
-
A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar Documento
-
A experiência do grupo de extensão da USP > Documento
-
A experiência esportiva no Programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto Documento
-
A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação pedagógico no percurso formativo Documento
-
A gestão em uma pré-escola pública: considerações sobre as práticas de uma diretora Documento
-
A influência do letramento digital no processo de alfabetização: contribuições para a aquisição da escrita Documento
-
A luta popular pela criação da Universidade Federal da Fronteira do Sul Documento
-
A mediação do conhecimento teórico-filosófico na atividade pedagógica: um estudo sobre as possibilidades de superação das manifestações do fracasso escolar Documento
-
A orientação educacional e seu ator: representações de uma prática na fronteira institucional Documento
-
A participação é um convite e a escuta um desafio Documento
-
A prática docente guarani mbya: liderança, engajamento e luta Documento
-
A remuneração do docente na Rede Pública de Ensino Básico do Estado de São Paulo: entre o efetivo e o temporário, descrição e análise dos dados referentes às diferenças na carreira e remuneração do docente do Estado de São Paulo do período de 1996 a 2012 Documento
-
A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos. Documento
-
APRENDER CONCEITOS CIENTÍFICOS PARA ENSINAR SOBRE CONTEXTOS COTIDIANOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Documento
-
AS FONTES GRECO-ROMANAS NO PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU Documento
-
Alteridade e o ensino de matemática Documento
-
Alunos do ensino técnico: escola e família Documento
-
Ampliação da jornada escolar: mais aprendizagem de quê? Documento
-
Análise da distribuição de Opportuniy to Learn na educação brasileira Documento
-
Análise das características do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em Instituições de Ensino Superior do município de Ribeirão Preto entre os anos de 2010 e 2018 Documento
-
Análise retórica da narrativa memorialística de Paschoal Lemme Documento
-
Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos Documento
-
Argumentação e(m) discurso pedagógico: espaço de confrontos, silêncio e autoria Documento
-
Arsenal: um bando de ideias sobre arte na educação Documento
-
Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação Documento
-
As (im) possibilidades de graduandos do curso de Pedagogia constituírem-se como sujeitos intérpretes-historicizados: uma análise sobre os estágios curriculares supervisionados Documento
-
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação. Documento
-
As relações de gênero na Educação Infantil a partir da ótica das crianças Documento
-
As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental Documento
-
As tecnologias de informação e comunicação: desafios para professores de Geografia do ensino fundamental de escolas públicas de Ribeirão Preto - SP Documento
-
Autorcentramento da criança Documento
-
Autoria e resistência: Carolina Maria de Jesus em discurso Documento
-
Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica Documento
-
Avaliação na educação infantil e participação: desafios para a gestão Documento
-
Brincadeira dos Bebês em Contexto de Creche: a explicitação de uma pedagogia Documento
-
Caminhar, fotografar, desenhar: uma experiência com crianças no centro de São Paulo Documento
-
Capitais e formação acadêmico-profissional dos egressos da Escola Politécnica de São Paulo (1899 a 1905) Documento
-
Cocriação didática - o processo colaborativo de produção de material didático para cursos semipresencial Documento
-
Conceitos e Redes: Os significados da palavra conceito e a ideia de rede na organização do conhecimento Documento
-
Conceituar o professor no Abecedário de Gilles Deleuze: referências para a Educação e Filosofia Documento
-
Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos Documento
-
Contribuições educacionais geradas por uma política pública de inclusão social: a Incubadora de Cooperativas Populares de Santo André/ SP Documento
-
Cultura e Lazer: usos e opiniões da juventude local sobre os equipamentos públicos do Lajeado Documento
-
Cultura, Identidade e Educação: a escola missioneira como sentido da cultura educacional do Amapá Documento
-
Da popularização da filosofia à expertise filosófica: uma problematização do papel do intelectual na mídia (Revista CULT 1997-2013) Documento
-
Da torre de babel à torre de controle: desmistificando a linguagem dos céus. Um estudo descritivo da língua franca utilizada na comunicação piloto-controlador. Documento
-
Das contas ao rosário: por entre as páginas do livro didático Documento
-
Desenvolvimento de competências e habilidades apontadas no ENEM para a área de química: ensino por meio de situações-problema Documento
-
Discurso de divulgação científica e efeito-leitor: o apagamento de si e de leituras possíveis Documento
-
Do Universo da Angustia ao drama agrolunar - um estudo de um curso de EJA Documento
-
Do passado ao presente: Palmares, um contínuo diálogo ao futuro. Documento
-
ENTRE O JARDIM ÂNGELA E O CAPÃO REDONDO: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E CONFLITOS Documento
-
Educação Ambiental Significativa a Partir do Perfil Conceitual e do Uso de Tecnologias Documento
-
Educação Infantil e gênero: um olhar sobre o material apostilado utilizado em um município paulista Documento
-
Educação Infantil, dimensão brincalhona, gênero e profissão docente: o que professoras e professores têm aprendido com as meninas e meninos pequenos? Documento
-
Educação a Distância: a articulação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os estruturantes didáticos (2002-2012) Documento
-
Educação a distancia e gestão escolar: um relato de experiências de aprendizagem a partir do programa Redefor sob o olhar dos diretores. Documento
-
Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Documento
-
Educação e experiência religiosa em William James: contribuições à pedagogia contemporânea Documento
-
Educação física cultural e africanidades: entre decolonialidades, Exu e encruzilhadas Documento
-
Educação infantil inclusiva: a corporeidade e o brincar na diferença Documento
-
Em que medida o ensino de música contribui para a formação do cidadão? Documento
-
Emoção que fecunda e potencializa a razão: gênero nas pesquisas educacionais Documento
-
Entre pousos e movimentos: investigação sobre as estrelas do nosso céu interior Documento
-
Entre usos e memórias: O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (1980-2016) Documento
-
Escola e formação para a democracia: o caso do Projeto Âncora. Documento
-
Escrita e sucesso escolar: um diálogo entre psicanálise e educação Documento
-
Estado da arte sobre a formação de leitores surdos no Brasil de 2005 a 2015 Documento
-
Estudo da Reta Numérica na perspectiva histórico-cultural Documento
-
Experiências ao rés do chão - uma visão para a Educação Popular: estudo de caso sobre o Cursinho Florestan Fernandes Documento
-
Faz sentido? Práticas docentes no Ensino Médio na disciplina Sociologia Documento
-
Filosofia e Leitura: estudo a partir de uma experiência didática em uma escola pública paulistana no período noturno Documento
-
Formação continuada de professores e a municipalização do ensino: o processo de parceria entre municípios e sistemas privados de ensino no Polo 20 da UNCME-SP Documento
-
Formação de professores do atendimento educacional especializado (AEE) Pessoa com Surdez em São Bernardo do Campo Documento
-
Grupos Interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares Documento
-
Heróis de brincadeira: o imaginário insurrecional dos jovens na experiência de ocupações secundaristas nos anos 2015 e 2016 Documento
-
História e formação do professor surdo na construção de uma prática docente em Libras Documento
-
História em Quadrinhos e Itinerário de Formação. Documento
-
Identidade profissional docente do professor de música: estudo de caso em Itupeva-SP Documento
-
Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciandos do IQUSP Documento
-
Implantação da meta 5 do PNE na rede municipal de SP e o papel do planejamento na efetivação da politica pública: um estudo de caso Documento
-
Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Juventude e Universidade em "As meninas", de Lygia Fagundes Telles Documento
-
Leitura de Imagens na Educação Infantil: Análise Discursiva Documento
-
Letramento crítico-literário no ensino de línguas estrangeiras: possibilidades e desafios. Documento
-
Linguagem Escrita e Escrita da Linguagem - Emilia Ferreiro e Jean Le Boutch: Um Confronto de Teorias Documento
-
Linguagem sociológica e práticas de escrita: uma pesquisa exploratória em aulas de Sociologia no Ensino Médio. Documento
-
Livros Didáticos de Matemática: lugar histórico e perspectivas Documento
-
Manifestações do conhecimento matemático de alunos jovens e adultos em atividades de ensino Documento
-
Memórias e experiências de violência: o caso dos agricultores de Huánuco, Peru. Documento
-
Modos de saber, modos de viver: as práticas de samba de roda Documento
-
Negros e negras chegam à universidade: estudo sobre as trajetórias acadêmicas e as perspectivas profissionais dos cotistas da Unifesp Documento
-
Noções e concepções de crianças e adolescentes sobre decompositores: fungos e bactérias. Documento
-
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Documento
-
O ENSIDO DE FÍSICA MODERNO E CONTEMPORANEO Documento
-
O Estado da Arte da pesquisa em educação ambiental: levantamento e análise de teses e dissertações que relacionam movimentos ambientalistas e EA. Documento
-
O SARESP e o Ensino de História: Algumas Questões Documento
-
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário Documento
-
O \'lugar\' da Geografia nos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo Documento
-
O caráter formativo da noção socrática de "cuidado da alma" no Alcibíades Primeiro de Platão Documento
-
O curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos: uma análise a partir do olhar de um grupo de graduados da primeira turma Documento
-
O curso de pedagogia: permanências e novas tensões Documento
-
O declínio dos ritos de passagem e suas consequências para os jovens nas sociedades contemporâneas Documento
-
O ensino de música na educação básica: Uma análise da implementação da Lei Federal nº 11.769/2008 na rede estadual de São Paulo Documento
-
O espaço pedagógico de jogo: algumas possibilidades. Documento
-
O gênero discursivo fábula em Libras: uma análise enunciativa de textos na esfera virtual Documento
-
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental Documento
-
O mestrando e sua relação com o conhecimento: efeitos da transferência de trabalho em versões de texto Documento
-
O movimento de ocupação de escolas públicas e a ressignificação da compreensão da condição humana Documento
-
O neoliberalismo e a educação contemporânea: professores de inglês entre a criticidade, a neutralidade e a censura Documento
-
O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf Documento
-
O parque como espaço educativo: práticas corporais num projeto de formação de professoras para educação infantil Documento
-
O poema em sala de aula: a vez e a voz do leitor Documento
-
O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal. Documento
-
O projeto OYE (2006) e a formação de professores de espanhol no Brasil: crise, desregulação e resistência(s) Documento
-
O que (não) está escrito? Oralidade poética e leitura nos processos de alfabetização e letramento. Documento
-
O rap e o letramento: a construção da identidade e a constituição das subjetividades dos jovens na periferia de São Paulo. Documento
-
O trabalho pedagógico e a suas possibilidades enquanto práxis, no contexto da perspectiva crítica, histórica e cultural Documento
-
Observações sobre a aquisição da segunda língua em uma classe de crianças de 3 anos Documento
-
Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado Documento
-
Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos Documento
-
Os conceitos de mindfulness e suas relações com a educação Documento
-
Os impactos do curso de especialização em ética, valores e cidadania nas concepções e práticas profissionais dos professores Documento
-
Os processos formativos do professor de alunos com Transtorno do Espectro Autista: contribuições da Teoria Histórico-Cultural Documento
-
Ousando dizer a própria história - o protagonismo político-pedagógico da educação social de rua Documento
-
Para além do professor reflexivo: um professor implicado. A démarche da psicanálise na formação de professores Documento
-
Parceiros de Escrita: um estudo sobre experiências com a palavra ou escritas poéticas de um professor e de seus estudantes Documento
-
Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico: Uma proposta de indicadores para a Alfabetização Científica na Educação Geográfica Documento
-
Perguntas como Mediação: Apropriação de Conceitos Científicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Platão sob o signo de Sócrates: um novo modelo de paideia Documento
-
Política Educacional para o Ensino Médio e Educação Técnica no Estado de São Paulo - Expectativas dos Estudantes de QuatroUnidades Escolares da Zona Leste da Capital e a Disputa Ideológica na Educação Documento
-
Política pública e equidade: análise das condições de oferta das escolas públicas de ensino fundamental do município de Ribeirão Preto-SP Documento
-
Por uma sociedade de iguais: a formação de jovens para o trabalho na perspectiva da economia solidária Documento
-
Possibilidades de construção de demandas sociais e indução de políticas públicas: análise de solicitações ao Ministério Público relativas ao direito das pessoas com deficiência à educação Documento
-
Processos de Significação no Ensino de Ciências: Considerações a partir da perspectiva histórico-cultural Documento
-
Processos escolares como indicadores de qualidade em educação: um estudo a partir da formação para cidadania Documento
-
Produção audiovisual em contexto de vulnerabilidade como prática educativa libertadora Documento
-
Professoras-mulheres e mulheres-professoras: a condição feminina e os processos de subjetivação docente inscritos nas marcas e no funcionamento discursivo Documento
-
Professores no Curso de Medicina: (des) caminhos entre a atuação profissional e a profissionalidade docente Documento
-
Programa Alfabetiza São Paulo: análise da política estadual de alfabetização de jovens e adultos (1997/2013) Documento
-
Projeto Bolsa Universidade (2003-2014): subsídio estadual ao ensino superior privado em São Paulo Documento
-
Projetos didáticos em salas de alfabetização: desafios da transposição didática Documento
-
Práticas pedagógicas: como se ensina a ler e escrever no ciclo de alfabetização? Documento
-
RELAÇÕES ENTRE IMIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: GALÍCIA E SANTOS (1895-1930) Documento
-
Religiões afro-brasileiras na escola: o silêncio que a lei 10.639/03 (ainda) não pôde revogar Documento
-
Representações imagéticas de crianças nos livros didáticos de Português do ensino fundamental: questionamentos sobre a (re)produção de sentidos Documento
-
Ressignificando o uso da literatura: um estudo para as relações étnico-raciais Documento
-
Significações sobre o currículo cultural da educação física: cenas de uma escola municipal paulistana Documento
-
Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (SARESP): motivações, usos e mudanças nas ações dos gestores e docentes em uma unidade escolar da rede estadual de São Paulo (2007-2012) Documento
-
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores Documento
-
Sobre a vida em uma rua violenta: percepções de seus moradores Documento
-
Sou discípulo que aprende, meu mestre me deu lição: tradição e educação entre angoleiros baianos (anos 80-90) Documento
-
Teatro para bebês?: desafios em cena para as Artes e a Educação na primeiríssima infância Documento
-
Telecentros Comunitários como Espaços de Educação Social: um estudo de caso Documento
-
Tensões entre avaliação e regulação da educação superior no Brasil: mapeamento das instituições extintas a partir do decreto nº 5.773/2006. Documento
-
Trilhando pelo Labirinto: Uma Incursão Antropológica à Latência de uma Escola Municipal Documento
-
Trocas intergeracionais entre professores do ensino fundamental: contribuições e limites aos seus processos de formação continuada e em serviço Documento
-
Uma análise da compreensão de (des)igualdade e deficiência em documentos normativos: implicações na garantia de direitos Documento
-
Viola caipira: O ensino e seus ponteios no imaginário popular Documento
-
Voz e silêncio da escrita: cem anos de depoimentos de literatos brasileiros Documento
-
Vínculos do feminino: Puericultura e Relações de Gênero Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
-
dedic-pg-edu@ffclrp.usp.br
Identidade