Letters: Language and Literature Teaching
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Projeto Poetas na escola: uma investigação acerca das práticas de leitura e de escrita de poesias" Documento
-
(TRANS)FORMAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA: O LEITOR, O LIVRO, A ESCOLA E O MUNDO Documento
-
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PROFESSOR SEVERINO FRANCISCO E SUAS AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NA UFT. Documento
-
A EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ NA PERSPECTIVA BILÍNGUE E INTERCULTURAL: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DAS ALDEIAS SÃO JOSÉ E MARIAZINHAA EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ NA PERSPECTIVA BILÍNGUE E INTERCULTURAL: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DAS ALDEIAS SÃO JOSÉ E MARIAZINHA Documento
-
A Escolarização da Literatura no Ensino Médio em Xinguara - Pará: Mediações docentes e dos recursos didáticos Documento
-
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL LEIA RAQUEL DIAS MOTA. Documento
-
A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ARAGUAÍNA - TO Documento
-
A Identidade do Professor de Inglês: discursos, narrativas e crenças sobre ensinar inglês no Tocantins Documento
-
A LEITURA E A ESCRITA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS RELACIONADAS À FORMAÇÃO CIDADÃ (PCN/BNCC): UMA PRODUÇÃO DE JORNAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A LITERATURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM ARAGUAÍNA-TO: UM ESTUDO DE CASO COMPARADO ENTRE AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR EM ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR. Documento
-
A Metáfora no Livro Didático, antes e após a avaliação do PNLD Documento
-
A OFERTA DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL NO TOCANTINS Documento
-
A PRÁTICA DA REESCRITA EM DIFERENTES CONTEXTOS SITUACIONAIS: a prática de reescrita como instrumento mediador dos efeitos do letramento acadêmico no letramento escolar Documento
-
A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE WILLIAM ROBERTO CEREJA & Cia ? 2009 A 2020 Documento
-
A Universidade Federal do Tocantins e as políticas públicas de ensino superior para indígenas Documento
-
A abordagem ao ensino do léxico no âmbito do ensino de Língua Portuguesa da rede municipal de Araguaína - TO Documento
-
A análise linguística na segunda etapa do Ensino Fundamental I: conquistas e desafios de uma coleção de livros didáticos destaque no PNLD/2013 Documento
-
A análise linguística no discurso de professores do ensino básico: conflitos e silenciamentos Documento
-
A docência no curso de direito e as posturas discursivas frente a minorias Documento
-
A educação Escolar Apinayé na perspectiva bilíngue e intercultural: um estudo sociolinguístico das aldeias São José e Mariazinha. Documento
-
A epêntese na trajetória desenvolvimental sob o viés da complexidade Documento
-
A interlíngua como instrumento de avaliação do desenvolvimento da escrita de alunos surdos em ensino regular Documento
-
A necessidade do conhecimento pragmático do uso padrão da Língua Portuguesa para o desempenho profissional profícuo dos bacharéis em Direito Documento
-
A perspectiva de gênero em dispositivos legais da educação brasileira Documento
-
A situação sociolinguística dos Karajá-Xambioá: uma contribuição para a educação escolar Documento
-
A velhice nos romances moçambicanos Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, e A Varanda do Frangipani, de Mia Couto Documento
-
A(S) CRENÇA(S) CONSTITUTIVA(S) DE UMA PROFESSORA EM RELAÇÃO AO USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Inglês): RELAÇÃO ENTRE CRENÇAS CONTEXTUAIS, REFLEXIVIDADE E CRITICIDADE Documento
-
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO SÉCULO XX E XXI: AS INTERFACES DO USO DA SEMÂNTICA Documento
-
AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PELOS ALUNOS APINAYÉ Documento
-
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: UM PROJETO DE ESCRITA DE FANFICTION EM APLICATIVO DE LEITURA E MÍDIA SOCIAL Documento
-
ASPECTOS CONTRASTIVOS DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO BILINGUE E INTERCULTURAL ENTRE AS ESCOLAS MÃTYK E TEKATOR? Documento
-
Alfabetização e letramento: uma análise a partir da prática docente de professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Imperatriz - MA sob o prima da transdisciplinaridade. Documento
-
Análise de Novas Unidades Lexicais Sinalizadas no Âmbito do Curso Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins Documento
-
BNCC e maranhensidade em jogo discursivo: da estruturação curricular aos posicionamentos de professores do ensino fundamental anos iniciais Documento
-
COMPLEXIDADE E CRIATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO: ENFOQUE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
CONTATO DE LÍNGUAS: ATITUDES DOS KRAHÔ EM RELAÇÃO AO BILINGUISMO E OS EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS DO PORTUGUÊS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES DE FONÉTICA E FONOLOGIA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA Documento
-
Comunidade de prática virtual no contexto da formação inicial de professores de Língua Portuguesa: possibilidades de aprendizagem Documento
-
Construindo Práticas de Letramentos Críticos no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão Documento
-
Da Teoria dos Campos Lexicais às Cantigas de Lindô: Documento
-
Discursividades de integrantes do Pibid sobre a formação inicial em Letras: a sustentabilidade do programa Documento
-
Discursividades sobre a escola no âmbito da prisão: das enunciações dos sujeitos envolvidos. Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ DA ALDEIA MANOEL ALVES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O REGISTRO E MANUTENÇÃO DO MITO DE TYRKRẼ Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO INDÍGENA Documento
-
ENTRE LETRAMENTOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS: HISTÓRIA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE JUARINA RECONSTRUÍDA POR ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA Documento
-
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E LETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES. Documento
-
ESTUDO DOS NOMES DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL DE PALMAS - TO: ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS APLICADOS AO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Educação Escolar Indígena Apinayé: Alfabetização, Letramento e Indicadores Educacionais Documento
-
Efeitos do (in)dizível dos textos imagéticos em livros didáticos de espanhol Documento
-
Encontros Literários: leitura, literatura e educação básica Documento
-
Ensino de Inglês em Gurupi - TO: Sujeitos, crenças e trajetórias Documento
-
Ensino de leitura e de escrita na alfabetização: uma análise sobre livros didáticos da educação infantil. Documento
-
Era uma vez: uma história da história da educação, da infância, do ensino fundamental e do livro didático através do conto de fadas. Documento
-
Eu era a Única Professora Negra na Escola de IIglês: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA Documento
-
Formação de professores de inglês: o impacto do currículo na (re)construção de identidades profissionais. Documento
-
Formação do Professor de Língua Inglesa: inquietações e inspirações observadas nos relatórios de estágio Supervisionado no curso de letras da UFT/Porto Nacional Documento
-
Gramática: uma reflexão sobre os fluxos de saberes e práticas entre as (des)(re)territorializações gramaticais e o futuro docente de Língua Portuguesa Documento
-
GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E CURRÍCULO: UM ESTUDO DE CASO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E DE (NÃO) SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
Gênero discursivo no livro didático: a charge em questão Documento
-
Gênero, Diversidade Sexual e currículo: um estudo de caso de práticas discursivas e de (não) subjetivação no ambiente escolar Documento
-
Homoerotismo e homossociabilidade no romance Em Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan, Documento
-
Interações tutor/acadêmico em fóruns de literatura : análise semiótica de práticas e sentidos no ensino a distância Documento
-
LA INTERSECCIONALIDAD DE GÉNERO, RAZA Y PRESENCIA DEL COLONIALISMO EN LAS OBRAS LUCY Y LA AUTOBIOGRAFÍA DE MI MADRE DE LA ESCRITORA CARIBEÑA JAMAICA KINCAID Documento
-
LETRAMENTO CIENTÍFICO EM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO A PRODUÇÃO DE SABERES ECOFORMATIVOS Documento
-
Leituras que se entrelaçam: um estudo sobre as relações entre o leitor ficcional, o leitor real e o letramento literário no ensino médio. Documento
-
Letramento científico no Ensino Básico público no município de Palmas - Tocantins Documento
-
Letramento digital do professor de língua materna: construindo saberes através de ambiente institucional virtual de interação Moodle Documento
-
Letramento literário no ensino médio: sobre a relação entre literatura e artes visuais em contos de Machado de Assis Documento
-
Literatura de Cordel e Interdisciplinaridade: Rumos da literatura popular no Tocantins. Documento
-
Literatura e as relações étnico-raciais na escola: uma experiência de Letramento Literário em comunidades quilombolas Documento
-
Literatura via Teatro: Uma experiência em uma escola pública Federal do município de Araguatins-To Documento
-
Literatura, formação de leitores e mediadores de leitura: João Vítor, uma personagem leitora. Documento
-
Livro didático de língua inglesa e as orientações oficiais: mapeamento do trabalho com as quatro habilidades no volume 6 de uma coleção em uso na cidade de Imperatriz Documento
-
Ludicidade com recursos visuais: uma proposta para a educação escolar indígena Krahô Documento
-
MACABÉA EM A HORA DA ESTRELA DE CLARICE LISPECTOR: OS EFEITOS DOS SENTIDOS VISUAIS Documento
-
MOMENTOS FORMADORES NA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE MANOEL DE SOUSA E SILVA: PROFESSOR DE LITERATURAS AFRICANAS Documento
-
Memórias de leituras e de leitores(as) de professores(as) da educação básica: diálogos entre semiótica e letramento literário Documento
-
Meu aluno não gosta do livro didático, o que faço? Percurso e possibilidades do uso do livro didático no ensino básico em São Domingos do Araguaia Pará Documento
-
Nem pedra, nem vidraça: Um estudo sobre indícios de práticas educativas criativas no ensino de português Documento
-
O BAZAR DAS LÍNGUAS: APRENDIZAGEM DE IDIOMAS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NUM MERCADO TURÍSTICO EGÍPCIO Documento
-
O DIREITO DE APRENDER LITERATURA: ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO ENVOLVENDO UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO RURAL NO NORTE DO TOCANTINS. Documento
-
O ENSINO DE LITERATURA INDÍGENA A PARTIR DA POESIA DE MÁRCIA KAMBEBA ANALISADA PELA VIA DOS ESTUDOS CULTURAIS Documento
-
O Ensino de L2 na Escola Indígena 19 de Abril: uma análise sobre as políticas públicas e lingüísticas na perspectiva dos Krahô da aldeia Manoel Alves Documento
-
O Ensino das Literaturas Africanas e Afro-brasileira na matriz curricular do curso de Letras, Câmpus Araguaína Documento
-
O LEITOR REAL NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: um estudo de caso. Documento
-
O LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIMITES E POTENCIALIDADES NA PERSPECTIVA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) Documento
-
O LÉXICO NO LIVRO DIDÁTICO: reflexões para o ensino de Língua Portuguesa Documento
-
O Proselitismo Político-Ideológico (Implícito) nos Axiotopônimos do Maranhão Documento
-
O Uso do gênero textual fílmico nas aulas de Língua Inglesa: uma interface com as emoções dos alunos de uma segunda série do ensino médio Documento
-
O conto machadiano e sua relação com as artes visuais: uma proposta para a formação de leitores Documento
-
O estágio supervisionado e a regência em sala de aula: um olhar sobre a sustentabilidade da relação teoria e prática. Documento
-
O gênero notícia como proposta sustentável de retextualização para a produção de redação do Enem na perspectiva bakhtiniana Documento
-
O imaginário, a morte e o feminino: representações irreais na obra literária tocantinense "O canto da Carpideira" Documento
-
O juridiquês como formação discursiva de uma comunidade de discurso no meio jurídico e o acesso à justiça: uma análise em decisões judiciais sob a ótica foucaultiana Documento
-
O livro didático no ensino médio em Araguaína-To: análise das práticas de duas professores de literatura. Documento
-
O lugar da fruição em aulas de literatura em um Centro de Ensino Médio de Araguaína, Tocantins. Documento
-
O lugar da subjetividade na leitura e didática literárias em turmas de ensino superior de uma instituição privada na cidade de Araguaína, Tocantins Documento
-
Os sentidos da Literatura Africana: uma pesquisa participante em sala de aula Documento
-
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO DO GÊNERO CADERNO DA REALIDADE COM FOCO NA RETEXTUALIZAÇÃO Documento
-
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS APINAJÉ SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT/TOCANTINÓPOLIS Documento
-
POÉTICA DA LEITURA E POÉTICA DO LEITOR: ENCONTRO (IM)POSSÍVEL NA ESCOLA Documento
-
PROPOSTA DE UM VOCABULÁRIO BILÍNGUE KRAHÔ-PORTUGUÊS DO CAMPO LEXICAL FAUNA Documento
-
Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira Documento
-
Percursos de professores de línguas nos primeiros momentos do fazer no magistério - entre práticas de letramento, saberes e alguns entremeios. Documento
-
Pesquisar para a escola ou para a universidade? Cartografia da educação científica em dissertações do mestrado profissional em letras Documento
-
Políticas Públicas para a Educação Prisional no Brasil: o caso da literatura no ENEM PPL Documento
-
Professores em formação inicial no gênero relatório de estágio supervisionado: um estudo em licenciaturas paraenses Documento
-
Proposta Metodológica para o Ensino da Normatividade Gramatical: o uso da vírgula Documento
-
Proposta preliminar de um software toponímico: um estudo de caso sob a ótica de professores de Geografia do Ensino Fundamental Documento
-
Práticas de Letramento e Criatividade: dois desafios para a educação contemporânea Documento
-
Práticas de escrita escolar propostas na formação inicial de professores de diferentes licenciaturas: investigando relatórios de estágio e diretrizes curriculares oficiais Documento
-
Práticas de leitura propostas por professores na formação inicial em diferentes licenciaturas: investigando relatórios de estágio supervisionado. Documento
-
Práticas de letramento em Língua Portuguesa: perspectivas de criatividade no Ensino Fundamental Documento
-
REESCRITA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO PRÁTICA SUSTENTÁVEL NA FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR Documento
-
REFLEXÕES SOBRE A ATRIBUIÇÃO DO(S) SENTIDO(S) EM REALIZAÇÕES AVALIATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVO Documento
-
RELAÇÕES ENTRE NOME E LUGAR: ESTUDO DOS NOMES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO NACIONAL EM UMA PERSPECTIVA ONOMÁSTICO-TOPONÍMICA Documento
-
REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRODUZIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS: ESCRITA REFLEXIVA E REALIZAÇÕES LÉXICO-GRAMATICAIS Documento
-
Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Reflexiva e Convencional Documento
-
Representações de alunos-mestre em relatorios de estagio supervisionado em ensino de lingua inglesa Documento
-
Representações sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa: entre os documentos oficiais e a fala do professor da escola pública. Documento
-
Reterritorialização da gramática nas matrizes curriculares dos cursos de Letras Documento
-
SENTIDOS PARA O ENSINAR, SENTIDOS PARA O APRENDER: ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
SINAIS-TERMO EM LIBRAS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MICROESTRUTURA PARA GLOSSÁRIO ESPECIALIZADO Documento
-
Saberes tradicionais Krahô e Educação Escolar Indígena: um diálogo possível na Escola Indígena 19 de Abril Documento
-
Situação Sociolinguística dos Krahô de Manoel Alves e Pedra Branca Documento
-
TOPONÍMIA E ENSINO: ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES DE ORIGEM INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA Documento
-
Tradição e Cultura - saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombo Dona Juscelina Documento
-
UMA PROPOSTA DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS MÃTYK E TEKATOR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ BILÍNGUE E INTERCULTURAL Documento
-
USO E SISTEMATIZAÇÃO DAS CLASSES DE PALAVRAS - SUBSTANTIVO E ADJETIVO: a teoria e análise linguístico-gramatical aplicada aos estudos morfológicos - proposta de criação de material didático. Documento
-
Um estudo comparativo sobre o uso dos pronomes este e esse nas gramaticas normativas e pedagógicas do português. Documento
-
Um estudo sobre a leitura do texto literário com o uso do livro didático da EJA em uma escola pública de Araguaína Documento
-
Uma análise comparativista da obra A Paixão segundo G.H. com O conceito da angústia de Søren Kierkegaard Documento
-
Yes, "Temos Professores com Formação nos Estados Unidos!" Documento
-
“BONECA DE PANO É GENTE/SABUGO DE MILHO É GENTE”; E TIA NASTÁCIA, SERIA GENTE? A DISPUTA EM TORNO DA PERSONAGEM LOBATIANA A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NOS ACERVOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA Documento
-
“QUANDO O VERSO É REVERSO SEM DEIXAR VERSO”: A ESCRITA POÉTICA DE CAIO FERNANDO ABREU Documento
... mais
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade