Postgraduate Program of Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A gente é tão importante na vida do aluno": a valorização docente em narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
"Eu quero Educação que tenha importância na nossa vida": trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG Documento
-
(Sobre)vivências no ensino de História : representações sociais de professores da Região dos Inconfidentes - MG. Documento
-
A Coleção História Geral da África (UNESCO) e a descolonização da educação Documento
-
A DIVERSIDADE RELIGIOSA E A LEI: 10.639/03 NA ESCOLA MUNICIPAL DE LAVRAS NOVAS - MG: PRÁTICAS, DISCURSOS E DESAFIOS Documento
-
A Educação Física em "celas de aula": possibilidades e desafios de professores iniciantes atuantes em unidades prisionais Documento
-
A Escola Normal de Ouro Preto : instituição e formação docente no contexto educacional mineiro do século XIX (1835-1889). Documento
-
A FORMACAO DE PROFESSORES NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI NO CONTEXTO BRASILEIRO Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PAPEL DOS PEDAGOGOS E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OURO BRANCO-MG Documento
-
A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES. Documento
-
A Formação do Gestor Pedagógico: limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia-Licenciatura de 2006 Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 E O IDEB NO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS - mg Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS DA COMUNIDADE DE QUARTEL DO INDAIÁ Documento
-
A PROFISSÃO DOCENTE NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985): HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORALIDADE DE PROFESSORES DE MARIANA-MG Documento
-
A Universidade de São Paulo e a interventoria de Adhemar de Barros : memórias de um conflito político. Documento
-
A avaliação sob o ponto de vista dos estudantes : o uso de desenhos para a análise de concepções de avaliação. Documento
-
A branquitude e o ensino superior : reflexos e desafios na docência. Documento
-
A disciplina Ensino Religioso na escola pública : uma análise sobre o debate entre as pesquisas em Educação a partir da noção de regimes de verdade em Michel Foucault. Documento
-
A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da Lei Nº 10.639/03 Documento
-
A docência no ensino superior e a expansão universitária : tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante. Documento
-
A educação da "boa mocidade" sul-mineira: considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840) Documento
-
A educação em Minas é uma grande empresa : reforma curricular, avaliação e subjetividade docente. Documento
-
A educação moral e cívica nos tempos da ditadura civil-militar (Mariana-MG/1969-1975). Documento
-
A educação musical em Minas Gerais na segunda metade do século XIX : o caso do músico Leôncio Francisco das Chagas. Documento
-
A escolarização de surdos e o Congresso de Milão : eclosão da normalização para oralidade. Documento
-
A formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais na modalidade a distância : a experiência do curso Uniafro/UFOP. Documento
-
A formação docente no contexto da Universidade Aberta do Brasil Documento
-
A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais : a perspectiva dos pedagogos em formação. Documento
-
A implementação da Lei 10.639/03 nas escolas da rede municipal de Ponte Nova - MG : uma análise através da prática docente no ensino de ciências. Documento
-
A implementação da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Documento
-
A internet na educação : o site como uma ferramenta educacional. Documento
-
A lei nº 10.639/2003 em Mariana/MG : uma análise a partir da gestão municipal na educação. Documento
-
A lesbofobia no ensino superior : expressões e possibilidades de enfrentamento. Documento
-
A política de avaliação da pós-graduação : uma análise da implementação a partir das percepções, práticas e estratégias dos implementadores na UFOP. Documento
-
A prática docente na EJA multisseriada. Documento
-
A relação familia escola em casos de alunos com deficiencia Documento
-
A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social: um estudo de caso em Mariana-MG Documento
-
A transmissão do gosto musical : escutando professores/as de música. Documento
-
Alfabetização e Literatura sala de aula:um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos Documento
-
Alfabetização em território vulnerável : o caso de sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri, em Governador Valadares-MG. Documento
-
Análise das mediações pedagógicas por meio dos fóruns no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Documento
-
Análise do Desenvolvimento de Aprendizagem nas Dimensões Conceitual, Procedimental e Atitudinal em uma Sequência Didática sobre o uso de Agroquímicos fundamenta na Modelagem Analógica Documento
-
Análise dos itens de ciências da natureza/biologia do Enem por meio da taxonomia SOLO. Documento
-
As Politicas de tecnologias móveis: Tecnicas de Governamento do outro e de sí Documento
-
As ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária. Documento
-
As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica. Documento
-
As damas da educação : Clara Gammon e Carlota Kemper no Instituto Evangélico de Lavras. Documento
-
As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita:um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras Documento
-
As lutas por direitos dos estudantes surdos : resistências e frustrações de famílias das camadas populares. Documento
-
As práticas de escolarização em duas gerações das camadas populares de Mariana / Minas Gerais: afinal, o que nos dizem as memórias? Documento
-
Autoridade docente e gênero: estudo das percepções de autoridade de professoras em início de carreira Documento
-
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar. Documento
-
AÇÕES AFIRMATIVAS: a implementação de reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto Documento
-
CYBERBULLYING: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE IPATINGA - MG Documento
-
Caminhos de estudantes participantes da Política de Ação Afirmativa : oportunidades e desafios no ensino superior. Documento
-
Caminhos e Descaminhos da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares - MG: trajetórias de resistências de jovens. Documento
-
Clima disciplinar e práticas pedagógicas dos docentes : construção de dois instrumentos de pesquisa. Documento
-
Com licença: A condição dos professores junto à Reforma João Pinheiro (1906 - 1909) e os motivos das incidências para os afastamentos Documento
-
Como sabemos o que sabemos? E por que acreditamos nisso?: Análise de um modelo de ensino sobre ciência a partir das práticas científicas e epistêmicas escolares Documento
-
Como é ser adolescente? Sobre adolescência e seu(s) nós Documento
-
Competências e habilidades de leitura no Ensino Fundamental II: um estudo sobre a multimodalidade na Prova BrasilCompetência; habilidade; multimodalidade; leitura. Documento
-
Concepções de alfabetização e letramento : a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG. Documento
-
Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment. Documento
-
Concepções e práticas pedagógicas de alfabetização : um estudo com professores de crianças com paralisia cerebral. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9849 Documento
-
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela voz de conselheiros/as de Ouro Preto/MG : limites e possibilidades da participação popular e formação cidadã. Documento
-
Cooperação Federativa e Desigualdades Educacionais: uma análise do Proinfância no Estado de Minas Gerais ver em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12547 Documento
-
Da construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais. Documento
-
Darwin em quadrinhos : uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista. Documento
-
Delicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. Documento
-
Descrição e medida da competência leitora no ensino fundamental. Documento
-
Direito e alteridade : a propósito do currículo e do ensino jurídico na formação dos bacharéis em Direito – um panorama da produção acadêmica sobre ensino jurídico e currículo do CONPEDI. Documento
-
Direito à Educação na Etapa Creche: Dimenões de Qualidade em Municipios Mineiros Documento
-
Diálogos historiográficos na escrita de Primitivo Moacyr. Documento
-
Do teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto. Documento
-
Docência e gênero em discurso : o caso escola sem partido. Documento
-
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS E CONSTITUCIONALISMO: Inclusão, Interação Social e Interculturalidade Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO- MG: oferta, currículo, material didático e espaço físico. Documento
-
ESCOLA E PRODUÇÃO DE SABERES: Narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão Documento
-
Educación no formal: una visión sobre la formación y actuación de los (as) pedagogos (as) en la Región de los Inconfidentes Documento
-
Educação do campo e o pensamento crítico : um estudo da formação de professores no meio rural do Alto Vale Piranga. Documento
-
Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana : a laicidade da educação pública em questão. Documento
-
Entre a casa e a escola: práticas educativas de pais professores homens da Educação Básica Documento
-
Esbarrar no texto, esbarrar na vida : a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente. Documento
-
Escolhendo a escola pública para os filhos : práticas e estratégias educativas familiares. Documento
-
Estações da escrita de si : trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais. Documento
-
Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa. Documento
-
Falando aos trabalhadores brasileiros: a didática do ministro Marcondes Filho Documento
-
Ficar ou partir? : a escolha do estabelecimento escolar e os projetos de futuro de jovens do ensino médio que moram em pequenos distritos do interior. Documento
-
Formação de leitores e formação de professores: o memorial como estratégia pedagógica e de pesquisa Documento
-
Formação de professores no Estado moderno brasileiro. Documento
-
Formação inicial de professoras : contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG. Documento
-
Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades. Documento
-
Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as : diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. Documento
-
Gênero e sexualidades no cotidiano escolar : olhar de docentes. Documento
-
Gênero em Quarto de Despejo : a literatura marginal como instrumento didático. Documento
-
Heteroidendificação racial para concursos públicos de professores/as na Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP Documento
-
Identidade docente e Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo sobre os professores do CEFET-MG Documento
-
Ideário Educativo Católico no Ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro: instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979. Documento
-
Indisciplina e gênero : estudo das percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Documento
-
Influencia do Processo de Criação de Analogias por Estudantes de Química do Ensino Médio na Promoção de Interações Argumentativas Documento
-
Insetos na escola : um estudo sobre a representação das formigas nos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
Intelectuais negras: o protagonismo de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Nilma Lino Gomes Documento
-
Interface entre ações do Subprojeto PIBID - Alfabetização e o desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental Documento
-
LETRAMENTO LITERÁRIO E BIBLIOTECAS ESCOLARES: uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto Documento
-
MINAS AURÍFERAS EM OURO PRETO E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Documento
-
Movimentos epistêmicos, práticas epistêmicas e argumentação : análise da construção de significados no contexto de desenvolvimento de uma sequência didática sobre fotossíntese. Documento
-
Museu da Inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965). Documento
-
O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presença do mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto Documento
-
O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral : um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar. Documento
-
O curso de Pedagogia na modalidade da Universidade Federal de Ouro Preto: A percepção de seus egressos Documento
-
O desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática. Documento
-
O ensino do sistema de escrita alfabética para surdos : questões metodológicas. Documento
-
O gestor escolar na educação básica : a formação e as práticas gestoras nas escolas públicas estaduais nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG. Documento
-
O negro nos manuais de história da educação : as marcas de uma ausência. Documento
-
O papel dos questionamentos dos professores em processos de ensino de química fundamentados em modelagem analógica Documento
-
O que dizem os/as professores/as acerca da diversidade sexual na escola. Documento
-
O show da Luna : um estudo sobre a recepção das idéias científicas pelas crianças. Documento
-
O sujeito na relação com o saber : do fracasso à inibição, atravessado pela política de resultados. Documento
-
O trabalho de jovens nas lavouras de café : entre as urgências da vida e as expectativas dos estudantes, seus pais e avós. Documento
-
Olhares (im)possiveis : desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto. Documento
-
Organizações sociais na educação básica : mapeamento e caracterização de marcos legais em estados do Nordeste. Documento
-
Os conhecimentos profissionais de futuras professoras de química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino e as influências de um processo formativo Documento
-
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NOS REGISTROS DOS DOMICÍLIOS COM INDIVÍDUOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NAS LISTAS NOMINATIVAS DE MARIANA DE 1831 E 1840 Documento
-
POSSIBILI(CI)DADES: cidades possíveis a partir da experiência com crianças da rede estadual de ensino de Ouro Preto (MG) Documento
-
Pedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais : desafios na construção da escola do campo. Documento
-
Percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado Documento
-
Percepções de futuros pedagogos acerca de sua formação matemática : estudo com licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais. Documento
-
Percepções de licenciandos em Matemática acerca do ofício de professor. Documento
-
Percursos (im)prováveis : estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior. Documento
-
Perspectiva Histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes: A Escola Família Agrícola Paulo Freire de Acaiaca Documento
-
Pessoas com Deficiência, Acesso e Permanência na Universidade Federal de Ouro Preto: Possibilidades e Desafios Documento
-
Políticas de Formação de Professores no Brasil: um estudo sobre o PIBID na Região dos Inconfidentes Documento
-
Pressupostos neurocientíficos e suas conexões com as tecnologias educacionais : apontamentos de acadêmicos de pedagogia. Documento
-
Processo de inclusão no ensino superior : o caso de estudantes com deficiência na Universidade Federal de Ouro Preto. Documento
-
Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado. Documento
-
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência : a construção da identidade profissional. Documento
-
Programas Federais de Formação Inicial no Brasil: maquinaria de uma governamentalidade Documento
-
Prova Brasil : uma análise da complexidade cognitiva de itens de Matemática por meio da Taxonomia SOLO. Documento
-
Práticas de leitura literária dentro e fora dos muros da escola: a experiência do projeto de extensão Carro Biblioteca Documento
-
Práticas de letramentos em espaços não escolares: Prática de letramentos no grupo A Rede: o movimento hip-hop em Ouro Preto - MG Documento
-
Quando ingressar na Universidade não é o suficiente : vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP. Documento
-
Quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP : um estudo sobre o perfil, a formação e a trajetória desses profissionais. Documento
-
Reforço escolar na ótica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental : espaço/tempo de superação ou reprodução das desigualdades educacionais? Documento
-
Relações étnico-raciais no ensino fundamental II em escolas públicas da cidade de Manhumirim/MG. Documento
-
Relações étnico-raciais no âmbito das instituições municipais de educação infantil em Governador Valadares - MG. Documento
-
Sobre coragem e resistência : contando a história de Leona, professora e mulher trans. Documento
-
Trabalhar e estudar, eis a questão : os desafios enfrentados pelos estudantes trabalhadores da Universidade Federal de Ouro Preto. Documento
-
Um estudo sobre o estado do conhecimento produzido em relação à tecnologia e educação de surdos no Brasil de 1999 a 2018. Documento
-
Um retrato proveniente da evasão em EAD no Brasil: o que dizem as pesquisas no período de 2009 a 2019 Documento
-
Uma sequência didática elaborada à luz da teoria das inteligências múltiplas para o ensino de reações químicas : novas possibilidades para a aprendizagem. Documento
-
“Bora animar o grupo!” : a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
-
paulo.magalhaes@em.ufop.br
Identidade