TEACHING IN BASIC EDUCATION
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"POR QUE ENFERRUJOU??: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO Documento
-
"Que falta é essa?": Uma escuta do lugar das professoras sobre alunos medicados no Ensino Fundamental I. Documento
-
A (Re)Significação do Erro no Ensino de Química Orgânica numa Perspectiva Construtivista Documento
-
A ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO NA DÉCADA DE 1870: PERCEPÇÕES A PARTIR DA OBRA DE MIGUEL MARIA JARDIM. Documento
-
A Aritmética da Escola Primária Capixaba prescrita nos Programas de Ensino de 1927 e 1936 Documento
-
A AÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
A ESCOLA E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA PIO XII EM SÃO MATEUS, ES SÃO Documento
-
A Educação Ambiental no Currículo da Escola Família Agrícola Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Documento
-
A FÍSICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CIDADE DE SÃO MATEUS NORTE DO ESPÍRITO SANTO Documento
-
A História da Ciência no Ensino de Química: Um Estudo sobre a Tabela Periódica desenvolvido com futuros professores Documento
-
A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO EM CARIACICA E AS ALTERAÇÕES NA CULTURA POLÍTICA LOCAL (2005 2012) Documento
-
A LITERATURA E A PRODUÇÃO DE TEXTO: PENSANDO AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA NO ESPAÇO ESCOLAR. Documento
-
A Matemática Escolar presente na cultura pomerana e seus contextos em Santa Maria de Jetibá: fontes e vestígios (1971 - 1978) Documento
-
A PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA Documento
-
A Utilização da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas para o Ensino de Estequiometria na Educação Básica Documento
-
A formação de Professores sob a Égide da Reforma Anisio Teixeira: Indicativos de uma Aritmética para Ensinar na Escola Primária da Bahia (1924 - 1929) Documento
-
A formação em Ciências Naturais do curso de Pedagogia da UFES/Campus São Mateus Documento
-
A produção textual no processo de aprendizagem da Língua Escrita: Práticas docentes de uma turma de alfabetização Documento
-
ARQUITETURA E COTIDIANO ESCOLAR: A PRODUÇÃO CURRICULAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CÓRREGO DO MILANEZ / SÃO MATEUS-ES Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR Documento
-
Afetividade e a Inclusão Escolar de crianças com deficiência visual: um olhar sobre as concepções e práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental. Documento
-
Agenda 21 Escolar: Recurso pedagógico para uma educação ambiental emancipatória, transformadora e crítica. Documento
-
Agenda 21 como ferramenta para ensino e discussão da sustentabilidade na educação do campo Documento
-
Análise da visão de alunos da E.E.E.F.M. Vila Regência situada em Regência Augusta/Linhares/ES sobre questões ambientais relacionadas ao rio Doce a partir do enfoque CTS. Documento
-
Aplicação de uma sequência didática usando um fruto regional como tema gerador: contribuições para a formação inicial de professores de química para o ensino na Educação Básica Documento
-
Aprendizagem Baseada em Problemas: Aplicação e Avaliação desta Metodologia para o Ensino de Termoquímica na Educação Básica Documento
-
CAFÉ COM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO 4° E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS Documento
-
CONCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE PENSAMENTO CIENTÍFICO:UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E SABERES NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA Documento
-
Caminhos indiretos de aprendizagem no ensino de biologia celular para alunos com deficiencia visual e múltipla Documento
-
Carteiras duplas, Relógio, Mapas e Graves Acontecimentos: Indícios da Reforma Gomes Cardim (1908) Documento
-
Clio e titãs: as representações sobre o ensino de História no contexto da educação profissional do IFES Documento
-
Considerações acerca das políticas públicas de formação docente no Brasil e no Espírito Santo em perspectiva histórica. Documento
-
Construindo o pensamento filogenético na educação básica: materiais didáticos e formação para professores Documento
-
DESENVOLVIMENTO DE SINAIS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE LINHARES/ES Documento
-
DIREITO Á EDUCAÇÃO: DA LEI POSITIVADA Á REALIDADE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA(MST), NO ESPÍRITO SANTO (ES). Documento
-
Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES). Documento
-
EDUCAR PARA ALÉM DAS CELAS DE AULA: EDUCAÇÃO PRISIONAL COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE JAGUARÉ-ES Documento
-
Educação CTS/CTSA baseada em Paulo Freire: produção de saberes de ciências biológicas e geociências no ensino médio no noroeste capixaba. Documento
-
Em busca da infância: experiências filosóficas com crianças numa escola pública municipal de São Mateus, ES Documento
-
Ensino de Análise Combinatória: um estudo das representações de professores de matemática do Ensino Médio público de São Mateus Documento
-
Ensino de história local e patrimônio: o caso do sítio histórico Porto de São Mateus Documento
-
Entendendo a matemática financeira por meio de um material didático: o caso de uma turma do terceiro ano de Ensino Médio da Escola Wallace Castelo Dutra em São Mateus - ES Documento
-
Entre Saberes: a brincadeira Reis de Boi na tessitura de práticas dialogadas em uma experiência visível nos anos inciais do ensino fundamental Documento
-
Entre contos e cantos: a construção da memória coletiva das práticas culturais em Regência Augusta Documento
-
Espaços não formais de ensino: a influência do Museu de Biologia “Professor Mello Leitão” na construção do conhecimento de conteúdos de Biologia na Educação Básica Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM RETRATO DO PROGRAMA ?MAIS ALFABETIZAÇÃO? EM TEIXEIRA DE FREITAS ? BAHIA Documento
-
Formação Cidadã no Espaço Escolar: Contribuições do Ensino de Química Documento
-
Formação continuada de professores e educação das relações étnico raciais na EEEM Dom Daniel Comboni Nova Venécia - ES Documento
-
INFLUÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR SUPERVISOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Documento
-
Integração de saberes na educação do campo: olhares a partir da experiência de um centro familiar de formação em alternância Documento
-
Interação com Jogos Digitais de Matemática no Ensino Médio: um estudo de caso envolvendo o tópico de área Documento
-
Mediação e desenvolvimento: contribuições do Pibid no processo de ensino-aprendizagem Documento
-
Memórias de Sooretama: História, Ensino e Escola Documento
-
Mestrado em Ensino na Educação Básica - Linha de pesquisa : Ensino de Matemática Documento
-
Mãos que Fazem: Práticas ambientais no espaço escolar Documento
-
Música nas Séries Iniciais: Um estudo de caso em uma escola do município de Vila Velha Documento
-
NO MOVIMENTO DO JONGO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA Documento
-
O ALUNO SURDO EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TRILHANDO CAMINHOS INDIRETOS NO ENSINO DA BIOLOGIA Documento
-
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE HELVECIA/BAHIA Documento
-
O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento
-
O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E OS CURRÍCULOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS Documento
-
O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS GÊNEROS, MULTILETRAMENTOS E DA MULTIMODALIDADE: DO LIVRO DIDÁTICO À PRÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA” Documento
-
O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Documento
-
O Ensino de Eletrostática na Educação Básica baseado em experimentos históricos utilizando um kit de baixo custo Documento
-
O FAZER TRAMÁTICO NA DESENFORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS EM ARTES E EDUCAÇÃO Documento
-
O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES: análise das perspectivas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica Documento
-
O currículo de Ciências a partir dos saberes tradicionais dos estudantes da comunidade de Barra Nova – Ilha de Guriri - ES Documento
-
O desafio da Transversalização do tema meio ambiente no currículo escolar: o caso do Colégio Modelo de Itamaraju - BA Documento
-
O desembarque da Matemática Moderna no ensino normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Normal Vera Cruz (1964-1970) Documento
-
O ensino de Filosofia na Pedagogia da Alternância: desafios e perspectivas numa escola do noroeste do Espírito Santo Documento
-
O uso de sequências didáticas na formação inicial de professores da Educação do Campo em questões ambientais na perspectiva da totalidade Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL E CULTURAL NOS MUNICÍPIOS DE CARIACICA E VITÓRIA/ES (2005-2014) Documento
-
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO MATEUS/ES Documento
-
Percepções de alunos sobre práticas de ensino de filosofia numa escola de ensino médio do noroeste do Espírito Santo Documento
-
Proposta de uma metodologia de Ensino inspirada nos métodos Pensar-Emparelhar-Compartilhar e Instrução por Pares: uma implementação para o Ensino de Indução Eletromagnética Documento
-
Práticas inovadoras de Histologia na educação de jovens e adultos na EEEFM Bartouvino Costa, Linhares, ES Documento
-
Rupturas e Permanências no processo educativo dos centros familiares de formação em alternância-CEFFAS: expansão da pedagogia da alternância no norte do Espirito Santo Documento
-
Sequência de Ensino Investigativo Sobre o Tema "Radioatividade" por Meio de Histórias em Quadrinhos Documento
-
Sexualidade no ambiente escolar: narrativas de adolescentes do Ensino Médio de uma escola da rede pública em Serra- ES Documento
-
TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO ABORDANDO OS CONCEITOS DE ABERRAÇÃO DA LUZ, CONTRAÇÃO ESPACIAL DE LORENTZ, EFEITOS DOPPLER, TERRELL E PENROSE Documento
-
Tempos e Contratempos da Sexualidade Infantil: concepção de professores da educação infantil. Documento
-
Textos filosóficos no ensino de Filosofia: uma abordagem em uma escola da rede pública do estado do Espírito Santo Documento
-
Trilhas do brincar: jogos, brinquedos e brincadeiras no cotidiano da infância no Campo Documento
-
USO DO TEMA GERADOR "SOLOS" PARA UMA PRÁTICA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
Um Olhar sobre o ensino de Ciências e Biologia para deficientes visuais Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade