Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE BOTÂNICA Documento
-
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA A PARTIR DA ABORDAGEM CTS NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DE ACHILLE BASSI PARA A MATEMÁTICA NO BRASIL Documento
-
A Educação Sexual no Ensino Fundamental I: Estudo de caso de uma escola pública de Santo André Documento
-
A Estrutura da Matéria nos Livros Didáticos do Início do Século XX no Brasil Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPANTE Documento
-
A Formação do Professor de Matemática: um estudo sobre o conhecimento pedagógico dos números racionais. Documento
-
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PORTAL DO PROFESSOR: uma análise hermenêutica dos planos de aula Documento
-
A História Natural do Novo Mundo sob a ótica de Jean de Léry Documento
-
A História da Ciência no Ensino de química: Implicações para uma abordagem CTS/CTSA na formação continuada de professores. Documento
-
A História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma Análise Hermenêutica na Formação Inicial de Professores de Matemática Documento
-
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Documento
-
A PERCEPÇÃO E O ENVOLVIMENTO DAS MENINAS COM RELAÇÃO ÀS CIÊNCIAS NATURAIS E AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Documento
-
A REALIDADE DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Documento
-
A Robótica educacional e a Prática Docente: caminhos para uma estreita relação entre a tecnologia e o ensino de Ciências Documento
-
A TÉCNICA COMO PROBLEMA ÉTICO SOB DIÁLOGO ENTRE HANS JONAS E MARTIN HEIDEGGER. Documento
-
A UTILIZAÇÃO DO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNÍCIPIO DE SANTO ANDRÉ. Documento
-
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico Documento
-
A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953) Documento
-
A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio Documento
-
A construção de uma abordagem histórica para o ensino de termodinâmica : Sadi Carnot e o estudo da máquina térmica Documento
-
A construção de uma proposta didático-metodológica a partir da história dos instrumentos de navegação marítima portugueses. Documento
-
A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC) Documento
-
A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932) Documento
-
A linguagem cinematográfica em Gattaca : o que (mais) os filmes podem ensinar sobre a ciência? Documento
-
A linguagem multimodal como ferramenta de inclusão em Educação Ambiental Documento
-
A ludicidade na construção do conhecimento em aulas de Ciências nas séries iniciais da Educação Básica Documento
-
A percepção de um grupo de professores e orientadores sobre a formação do PNAIC. Documento
-
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal Documento
-
A teoria analítica do calor de Joseph Fourier: uma análise das bases conceituais e epistemológicas Documento
-
ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E A COMPLEXIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO À LUZ DE UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL Documento
-
AS HIPÓTESES DE PROGRESSÃO NUMA PROPOSTA DE AULAS COMPLEXIFICADA SOBRE O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL Documento
-
Alfabetização Científica e as Visões de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza de Pedagogas(os) Formadas(os) em Diferentes Instituições de Ensino Documento
-
Alfabetização científica em professores em serviço : uma investigação no contexto de bioquímica dos alimentos Documento
-
Análise da mobilização dos conhecimentos algébricos na preparação das aulas de professores de educação básica no ensino de equações Documento
-
Análise da socialização entre videntes e cegos durante aulas de física em uma Escola Polo de Santo André Documento
-
Análise interpretativa de relatos de professores de Ciências sobre o tema Cidadania Documento
-
Argumentação e Formação Cidadã: aportes para uma Filosofia do Ensino de Filosofia Documento
-
Arqueologia do saber e a estrutura da ciência : perspectivas epistemológicas em Michel Foucault e Thomas Kuhn Documento
-
Articulação entre a Educação Formal e Não Formal Relacionada à Educação Ambiental Em Um Parque Botânico no Municipío de São Caetano do Sul -SP Documento
-
As Contribuições das formações (de professores) em museus para a prática docente Documento
-
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC. Documento
-
Atividades por investigação: uma abordagem para o ensino de ciências na Educação Infantil Documento
-
Autonomia na formação cidadã : construindo subsídios para seu esclarecimento conceitual Documento
-
CELL MEMBRANE: JOGO ELETRÔNICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CITOLOGIA Documento
-
CONSTRUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM SUBPROJETO DO PIBID COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DA UFABC Documento
-
Ciência, Técnica e Ferrovia: Cotidiano e Oralidades na Vila de Paranapiacaba. Documento
-
Como a História das Ciências pode contribuir na construção da cidadania no Ensino Fundamental I Documento
-
Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência Documento
-
Concepções e representações de evolução por professoras e alunos do Ensino Médio Documento
-
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada Documento
-
Concepções de vida : parâmetros para aulas de ciências na perspectiva da complexidade Documento
-
Concepções, construção e aplicação de atividades lúdicas no ensino de ciências por licenciandos da área Documento
-
Conhecimento de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino dos diferentes significados do sinal de igualdade Documento
-
Conhecimento do professor de matemática sobre equações : analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil conceitual Documento
-
Conhecimento do professor que ensina geometria: o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise Documento
-
Conhecimento geométrico de professores do Ensino Fundamental - anos iniciais : um estudo a partir do observatório da educação Documento
-
Conhecimentos dos professores dos anos iniciais e o sinal de igualdade : uma investigação com tarefas de aprendizagem profissional Documento
-
Considerações sobre as relações conceituais entre o Campo da Cinética Química e o Campo Estrutural estabelecidas por estudantes de graduação durante a resolução de tarefas Documento
-
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de Surdos Documento
-
Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores Documento
-
Corrida vetorial em aulas de física : uso de um jogo implícito para auxílio do trabalho do professor na promoção de alfabetização científica Documento
-
Das luzes do conhecimento científico às sombras poéticas: considerações sobre as relações entre a epistemologia e o pensamento estético de Gaston Bachelard. Documento
-
Desafios e Possibilidades na Formação do Professor que ensina Matemática na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Diferentes momentos de formação do professor crítico reflexivo : a estética e a ética em tempos de reafirmar o ser Documento
-
Diretrizes para TIC na Educação: Possibilidades de Desafios na implementação Documento
-
Divulgação científica, educação e história das ciências : possíveis relações Documento
-
ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA Documento
-
ESTUDO DA FORMAÇÃO INICIAL SOB A DIMENSÃO DOS SABERES DOCENTES E DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Documento
-
ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL A PARTIR DE INFERÊNCIAS CAUSAIS Documento
-
ESTUDO DA PARÁFRASE COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA EM MANUAIS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
ESTUDO DO MEIO NA CIDADE DE PARATY COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SISTÊMICA SOBRE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO SACO DO MAMANGUÁ Documento
-
Educação científica no Brasil : genealogia e condições de produção de um conceito Documento
-
Educomunicação e ensino de ciências : blogs como estratégia de transdisciplinaridade Documento
-
Elaboração de Questões Sociocientíficas: impactos e potencialidades na formação de professores Documento
-
Em direção ao Darwinismo Estendido: em busca de uma teoria de genes e de formas Documento
-
Ensino de Astronomia na educação infantil : desafios e possibilidades Documento
-
Ensino de filosofia : uma sequência didática para o Ensino Médio Documento
-
Ensino de física por meio de atividades de ensino investigativo e experimentais de astronomia no Ensino Médio Documento
-
Ensino de química na perspectiva investigativa em escolas públicas do município de Castanhal - Pará Documento
-
Ensino-aprendizagem de física quântica : concepções e práticas de professores do ensino superior sob a perspectiva da prática reflexiva Documento
-
Entre o açúcar e a Ciência : a Nova História em diálogo com o Brasil negro setecentista Documento
-
Estudo sobre o desenvolvimento de habilidades investigativas a partir da experimentação e interatividade no Centro Aprendiz de Pesquisador para alunos de Ensino Fundamental. Documento
-
Formação de professores e o ensino de botânica : memórias, concepções e práticas Documento
-
Formação docente para a prática de Educação Sexual nas escolas: uma análise a partir dos relatos dos professores de uma escola pública em São Bernardo do Campo, São Paulo Documento
-
GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS : Obstáculos Epistemológicos na Formação de Licenciandos em Matemática. Documento
-
Gênero, Sexualidade: histórias de pessoas homossexuais e seus discursos identitários Documento
-
História da Ciência e Ensino: uma visão epistemológica da teoria vital. Documento
-
História da Matemática e o Conjunto dos Números Racionais - uma proposta de trabalho para a sala de aula da Educação Básica Documento
-
Inovação no ensino da matemática nos anos iniciais : uma proposta do material dourado como fonte de reflexão sobre a prática docente Documento
-
Interações discursivas em uma visitação escolar nas seções Universo e Vida do Catavento Cultural e Educacional Documento
-
Investigando a lua : as práticas epistêmicas em uma sequência didática para o ensino de astronomia Documento
-
LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE LIGAÇÃO QUÍMICA Documento
-
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Lipman e os dispositivos legais para a filosofia no Ensino Médio : aproximações Documento
-
METAFÍSICA E MECANICISMO NA COSMOLOGIA CARTESIANA Documento
-
Mapeamento da utilização de recursos tecnológicos como contribuição à Educação Estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM Documento
-
Mecanismos de reações e o campo da estrutura e reatividade em química orgânica : considerações sobre como estudantes de graduação mobilizam conceitos e modelos explicativos Documento
-
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores Documento
-
Mudanças científicas, transformações sociais e o papel dos valores : o caso da revolução química Documento
-
Notas de um naturalista do sul do Brasil : Fritz Müller e suas contribuições para o ensino e história da biologia Documento
-
O Cinema Pensa: Análise Reflexiva da Construção e Evolução do Pensamento Matemático e Científico - Limites e Possibilidades para a Formação de Professores Documento
-
O Ensino de Astronomia contribuindo para a Alfabetização Científica dos alunos dos anos iniciais Documento
-
O JOGO HISTÓRICO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos Documento
-
O Sentido da Arte na formação de professores Documento
-
O cotidiano escolar e as dimensões da educação sexual nas narrativas de alunos do Ensino Médio Documento
-
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente Documento
-
O desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação. Documento
-
O ensino de Astronomia na formação inicial de professores do ensino fundamental : uma análise de conteúdo das Teses e Dissertações do Banco de Teses e Dissertações da CAPES Documento
-
O ensino de ciências e a formação de professores : uma investigação sobre o uso das TIC no contexto de duas escolas públicas da cidade de São Paulo Documento
-
O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas Documento
-
O estudo das contribuições para aprendizagem de conteúdos de alunos participantes do projeto Química Responde Júnior Documento
-
O experimento de Michelson-Morley na transição da física clássica para a física relativística : leituras filosóficas e historiográficas Documento
-
O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC Documento
-
O planejamento de questões sociocientíficas para aulas de Ciências e de Biologia no PIBID UFABC Documento
-
O processo de ensino aprendizagem do discurso científico nas séries iniciais do ensino Fundamental I Documento
-
O uso das tecnologias digitais e ambientes tecnológicos educacionais para o ensino das ciências na educação fundamental I. Documento
-
Oficina de educação sexual com alunos deficientes visuais : possibilidades e limites Documento
-
Olhares sobre o currículo e o ensino dos números reais nos cursos de Licenciatura em Matemática: desvelando limites e possibilidades Documento
-
Os Museus de Ciências Como Espaço de Inclusão : Ações Educativas e Formativas no Zoológico de São Paulo Documento
-
Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas públicas da região de Mogi das Cruzes Documento
-
PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matem´atica Documento
-
PROBLEMATIZANDO O TRAJETO DOS ALUNOS E DAS ALUNAS ATÉ A ESCOLA: TEMAS DE INTERESSE PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS Documento
-
Perspectiva de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a iconografia canônica da evolução e suas interferências no ensino de Ciências e Biologia Documento
-
Perspectivas da astrobiologia para uma abordagem interdisciplinar de universo e vida no ensino fundamental II Documento
-
Possibilidades de Alfabetização Científica no Complexo Astronômico da Sabina - Escola Parque do Conhecimento Documento
-
Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia Documento
-
Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo Documento
-
Produção de conhecimentos e linguagem audiovisual na contemporaneidade: um estudo de caso sobre o projeto Oficinas Tela Brasil Documento
-
Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva Documento
-
Projeto Vale Sonhar como componente do currículo do Estado de São Paulo : contextualização, limites e possibilidades Documento
-
Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo Documento
-
Psicodrama Pedagógico: possibilidades de uma ferramenta na construção do conhecimento científico e na formação de professores Documento
-
Reflexões e análises dos saberes da experiência e da formação de licenciandos brasileiros em Coimbra Documento
-
Resolução, análise e elaboração de tarefas investigativas de geometria dinâmica : estudo de saberes na formação de professores Documento
-
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA SOBRE FÍSICA QUÂNTICA Documento
-
Saberes e concepções de professores dos anos iniciais acerca do conceito de número racional na representação fracionária Documento
-
Sobre evolução biológica e antropocentrismo: uma discussão histórico-filosófica seguida de uma investigação do tema entre discentes e docentes da UFABC Documento
-
Sociodrama na formação de professores de ciências: enfrentando as dificuldades e conflitos na utilização de propostas advindas da alfabetização científica. Documento
-
Tarefas investigativas de geometria espacial com o software GeoGebra em um processo formativo de professores que ensinam matemática Documento
-
Tema: Reflexões sobre o Circuito Tela Verde: aprendendo sobre a biodiversidade em uma mostra audiovisual. Documento
-
Textos Jornalísticos com enfoque CTS em aulas de Química Documento
-
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: uma abordagem cultural do conceito de tempo no Ensino Médio. Documento
-
UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO CURSO BC&T NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM FÍSICADA UFABC Documento
-
Utilização de animais vivos na educação : compreensões históricas e reflexões complexas Documento
-
VISÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO ÂMBITO DA DIVISÃO Documento
-
Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico Documento
-
“MULHER, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Uma análise feminista do jornal News Seller” Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade