instituição INSTITUTO FEDERAL DE EDUC., CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ Organização UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA Organização
publicações A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS APOIADAS NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA Documento A Experimentação Investigativa: um estudo com licenciandos em Química Documento A construção da identidade de professores de Ciências e Biologia: influências, formação e profissionalização Documento A delinquência e a (im)possibilidade de se significar como autor no discurso matemático Documento A formação do professor reflexivo no contexto da Modelagem Matemática Documento A formação inicial de professores de ciências no estágio supervisionado : compreendendo a identidade docente a partir da teoria das representações sociais e da epistemologia de Ludwik Fleck Documento A modelagem matemática no estágio pedagógico: uma investigação fenomenológica Documento A natureza da avaliação no ensino de ciências Documento A perspectiva de Ensino por Pesquisa na formação inicial e continuada de professores: a Bacia Hidrográfica como tema de estudo Documento A potencialidade de oito obras literárias para o ensino de Ciências da Natureza e a promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio Documento A relação Ciência Tecnologia e Sociedade no contexto formativo dos professores em cursos de Pedagogia para o Ensino de Ciências Documento A resolução de problemas e os futuros pedagogos: análise de um processo formativo para o ensino da geometria nos anos iniciais Documento APRENDIZAGENS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS Documento Afetividade, gênero e escola: um estudo sobre a exclusão de meninos no sexto ano do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Matem[atica Documento Alfabetização Científica de alunos do Ensino Superior frente às implicações da Engenharia Genética e a idealização do 'melhoramento humano'. Documento Ambientalização Curricular do Curso de Ciências Biológicas em uma Universidade Estadual do Paraná Documento As apreensões em Geometria: um estudo acerca de registros figurais Documento As concepções de geometrias de um grupo de professores de matemática da educação básica Documento As contribuições de atividades promotoras de Pensamento Crítico/CTS para os licenciandos de Química da UEM Documento Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil Documento CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO Documento Comunicação e Saberes Docentes: uma reflexão sobre o curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá Documento Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses : um estudo com alunos concluintes de três níveis de ensino Documento Dificuldades de aprendizagem matemática em adultos Documento Dualidade onda-partícula no Ensino Médio à luz da teoria dos Campos Conceituais Documento ESTRATÉGIAS DE ENSINO METACOGNITIVAS COMO INSTRUMENTO PARA TRABALHAR OS INVARIANTES OPERATÓRIOS SOBRE O CONCEITO DE CALOR NO ENSINO MÉDIO Documento Educação a distância na ótica discente : a análise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá Documento Educação ambiental institucional : uma análise do currículo ambiental do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior do Paraná Documento Educação ambiental na escola do campo : processos, procedimentos e práxis pedagógicas no contexto escolar Documento Ensino de botânica mediado por recursos multimídia : as contribuições de um software de autoria para o ensino dos ciclos reprodutivos dos grupos vegetais Documento Ensino e aprendizagem da integral de Riemann de funções de uma variável real : possibilidades de articulação da utilização de mapas conceituais com a teoria dos registros de representações semióticas Documento Formação Inicial do Professor: caracterização de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais Documento LEITURA DE IMAGENS DO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE: POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E VISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS IMAGENS DE FRANCISCO BRENNAND Documento Natureza da ciência na formação inicial de professores de química : ações e reflexões voltadas à compreensão e ensino sobre a ciência Documento Números e operações: as contribuições de um processo de reflexão sobre a prática docente com professoras dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. Documento O Conceito de Estrutura dos Compostos Orgânicos: Uma Análise à Luz da Epistemologia de Gaston Bachelard Documento O ENEM, o vestibular e o ensino de química : o caso da Universidade Estadual de Londrina Documento O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento O PROFMAT e a formação do professor de matemática : uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora Documento O cinema, a filosofia da ciência e a ética na formação de professores de ciências Documento O fenômeno da Vida e o curso de Ciências Biológicas: paradigmas e perspectivas. Documento O trabalho de campo e a educação ambiental na formação continuada de professores Documento Práticas Discursivas e SUbjetivação do Sujeito Evadido do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá Documento Representações Sociais de 'Ser professor de Física' de Licenciandos em Física Documento Representações Sociais sobre Dengue no Processo de Aprendizagem Significativa de Alunos do Ensino Fundamental Documento Sexualidade, evolução e educação: o conceito darwinista da seleção sexual e suas implicações para o ensino de ciências. Documento Um estudo sobre a formação incial e continuada de prfessores de ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo Documento Uma proposta de intervenção reflexiva para o estágio de docência em Biologia: limites e possibilidades Documento