ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Subsídios para uma história das Geociências no Brasil entre 1980 e 2000 por meio de análise quantitativa de periódicos - um estudo pela perspectiva bibliométrica e de redes sociais" Documento
-
"Um caminho, várias histórias: possibilidades de "coletivos autorais" e a construção de um "currículo local" por professores participantes do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola" Documento
-
"Vulgarização" do conhecimento científico: a importância da pesquisa sedimentológica do Grupo Bauru para o Museu dos Dinossauros em Peirópolis, MG Documento
-
A Astronomia na Formação Continuada de Professores e Papel da Racionalidade Prática para o Tema da Observação do Céu. Documento
-
A Cartografia e seus Saberes na Atualidade: Uma Visão apartir do Ensino Superior de Geografia no Estado de São Paulo Documento
-
A Disciplina Geociências na Formação de Técnicos Ambientais: Prospecção de Práticas Pedagógicas. Documento
-
A Formação Continuada de Professores de Ciências: contribuições de um curso de curta duração com tema geológico para uma prática de ensino interdisciplinar Documento
-
A GEOLOGIA QUE NÃO SE ENSINA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO 6º ANO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ-AL Documento
-
A Iconografia de José dos Reis Carvalho durante a Comissão Científica de Exploração. Documento
-
A Imagem no Ensino de Geografia: limites e perspectivas a partir de experiências no Município de Feira de Santana-BA. Documento
-
A Indústria cerâmica local como fonte de articulação entre Química e Geociências no Ensino médio Documento
-
A Paisagem como Tema de Estudo na Quinta Série do Ensino Fundamental Documento
-
A REVISTA TERRÆ DIDATICA COMO VEÍCULO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DE GEOCIÊNCIAS NO ENSINO Documento
-
A Terra sob Medida: Aplicações e Reflexões sobre o uso da História da Ciência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Documento
-
A cartografia e seus saberes na atualidade: uma visão a partir do ensino superior de Geografia no estado de São Paulo. Documento
-
A construção da teoria da tectônica de placas : um diálogo com a sociologia da ciência Documento
-
A difusão da informação de natureza climatológica na época da seca no semiárido baiano Documento
-
A educação a distância na formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, MG Documento
-
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) Documento
-
A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural Documento
-
A importância do mapa na construção do conhecimento cartográfico: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural Documento
-
A importância dos textos narrativos e descritivos nas atividades de geociências com alunos da 5 série do Ensino Fundamental Documento
-
A inserção de conteúdos de Geociências nas ações pedagógicas do Movimento Escoteiro no Brasil Documento
-
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental Documento
-
A presença do Evolucionismo e do Criacionismo em Disciplinas do Ensino Médio (Geografia, História e Biologia): um Mapeamento de Conteúdos na Sala de Aula sob a Ótica dos Professores. Documento
-
A trajetoria de uma " Casa de Saber" : o Instituto Historico e Geografico de Goias (1930-1970) Documento
-
AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE GEOCIÊNCIAS: DESFRAGMENTANDO O ENSINAR, ESTRATIFICANDO O APRENDER Documento
-
AS ELABORAÇÕES DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA MICROBACIA O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E DA MATEMATIZAÇÃO DO LUGAR/AMBIENTE Documento
-
Análise das contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de geociências no ensino médio Documento
-
Aplicação do Alinhamento Cognitivo em Geociências em um curso de Engenharia de Petróleo e Gás Documento
-
Aprendendo com os dinossauros: uma análise da exposição "Dinossauros (?) no IG" Documento
-
As Ciências da Terra no exame vestibular da UNICAMP. Documento
-
As Geociências na Era da Informação e a Proposta Curricular da Geografia do Ensino Fundamental em Minas Gerais Documento
-
As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docente no município de Pinhalzinho, SP Documento
-
Atlas escolares municipais como uma proposta regional de formação de professores Documento
-
Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores : um estudo de caso em Sena Madureira/AC Documento
-
COMITÊS MIRINS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS DE MANANCIAIS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA, SP. Documento
-
CONTEXTO LOCAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – UM PROGRAMA DE ENSINO PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM VOTUPORANGA (SP) Documento
-
Cartografando online:caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua. Documento
-
Cartografia e contexto: a linguagem simbólica e as relações cotidianas mediando o ensino de Geografia Documento
-
Ciclos Biogeoquímicos e Ensino de Química Documento
-
Ciência do sistema terra e permacultura : práticas de educação ambiental para pessoas com deficiência Documento
-
Ciência, cultura e meio ambiente na Belle Époque paulista Documento
-
Ciência, meio ambiente e cultura na Belle Époque paulista : o "day after" da lavoura cafeeira Documento
-
Ciências da Terra em cursos superiores de Ciências Biológicas que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental. Documento
-
Claude-Henry Gorceix (1849-1919) e o Ensino das Ciências Geológicas na Escola de Minas de Ouro Preto, no Crepúsculo do Império. Documento
-
Companhia Electro Metalúrgica Brasileira : opções e disputas tecnológicas durante a década de 1920 Documento
-
Complexo Macuricanã, entre o direito ao uso e o dever de proteção na APA Nhamundá : desafios e perspectivas em busca da sustentabilidade Documento
-
Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em Ciências Naturais na formação inicial de pedagogos Documento
-
Conteúdos culturais-cognitivos versus didático-pedagógicos na formação do professor de Geografia a partir do currículo avaliado/ENADE Documento
-
Contribuições da arquitetura para a conservação e visitação em geoparques. Documento
-
Contribuições do ensino de geociências para a conservação do Geopark Araripe: Uma abordagem usando o registro fóssil do grupo das angiospermas Documento
-
Contribuições dos Conteúdos de Geologia para a Licenciatura em Geografia. Documento
-
Controvérsias e problematização no ensino de Geociências Documento
-
DESAFIOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS DA TERRA Documento
-
DESAFIOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DAS GEOCIÊNCIAS Documento
-
Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de Geografia. Documento
-
Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular Documento
-
Discurso sobre Desastres Naturais em uma Coleção Didática de Geografia Documento
-
Discursos Escolares sobre o Ciclo do Carbono. Documento
-
Discursos e práticas docentes de professores de EJA numa escola de ensino individualizado e presença flexível Documento
-
Distopia e ensino de Geociências : contribuição da literatura distópica na análise crítica e reflexiva da relação sociedade-natureza Documento
-
Dos Ceus e da Terra : astrologia judiciaria e descrição da superficie terrestre nos relatos missionarios da Nova Espanha do seculo XVI Documento
-
Dos Céus e da Terra: Astrologia Judaica e Descrição da Superficie Terrestre nos Relatos Missionários da Nova Espanha do Século XVI. Documento
-
EDUCAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO EM QUESTÕES AMBIENTAIS, EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM FOCO NAS GEOCIÊNCIAS: CAMINHOS EM DIREÇÃO A UMA EDUCAÇÃO CTS CRÍTICA COM BASE NO LUGAR Documento
-
ELABORAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE OPEN ACESS DE GEOTURISMO NA REGIÃO DA CAVERNA DO FAZENDÃO EM IPEÚNA (SP) Documento
-
ENSINO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA TERRA NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA: integrando elementos da diversidade geológica, biológica e cultural Documento
-
Educação Patrimonial e em Geociências para um ensino contextualizado : possibilidades e limitações na educação formal Documento
-
Educação ambiental e itinerarios curriculares no cotidiano das series iniciais do ensino fundamental : contribuições teorico-metodologicas do Projeto Acre 2000 de educação ambiental, Rio Branco/AC Documento
-
Elementos físicos-naturais da Amazônia no ensino de geografia : percepção de alunos e professores da cidade de Manaus, AM Documento
-
Ensino de Química na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e suas Articulações com as Geociências: relações com o Contexto, Interdisciplinaridade e Lugar da Escola. Documento
-
Escola e produção de conhecimento sobre o lugar: a possibilidade de espações de representação emancipatórios Documento
-
Estudo Exploratório das Ações Educativas do Setor Petrolífero como Base para Elaboração de Projeto Curricular Empresarial e a Valorização Geocientífica Documento
-
Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como instrumento de educação ambiental. Documento
-
Estudo do patrimônio geológico e cultural da região do Médio Tietê (SP) : caracterização e análise da potencialidade de criação de um geoparque Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PÚBLICOS: USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS DO NOROESTE PAULISTA Documento
-
Formação de professores para o estudo do ambiente : projetos escolares e a realidade socioambiental local Documento
-
Garimpando Memórias: As Ciências Mineralógicas e Geológicas no Brasil na Transição do Século XVIII para o XIX. Documento
-
Geotecnologias e mapeamento socioambiental no ensino de Geociências : experiências com a formação continuada e inicial de professores Documento
-
Geotecnologias no ensino de geografia: livros didáticos e práticas educativas para o Ensino Médio em Feira de Santana, BA. Documento
-
Gestão do ambiente em território rural: contributos da alfabetização geocientífica para a transição agroecológica Documento
-
História das mulheres na ciência : narrativas de paleontólogas (1950-2010) do Departamento Nacional de Produção Mineral, Rio de Janeiro Documento
-
Imaginário de estudantes de Biologia sobre as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no contexto de uma disciplina de Geologia. Documento
-
Influência da religião no Ensino Médio de Ciencias Documento
-
Interdisciplinaridade por meio da concepção de ciclo da água em uma bacia de drenagem de Campinas,SP Documento
-
Inventário de reconhecimento do Patrimônio Geológico do Maciço Alcalino de Poços de Caldas, divisa SP/MG. Documento
-
Jogo "Ciclo das rochas" : um recurso ludico para o ensino de geociencias Documento
-
Leitura e Ensino de Ciências/Geociências: algumas Condições de Produção do Imaginário e Discursos de Professores. Documento
-
Leituras, Limites e Possibilidades dos Gráficos do ENEN no contexto do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas Documento
-
Leituras, limitres e possibilidades de gráficos do ENEM no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas. Documento
-
METODOLOGIA DE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS: ESTUDO DO CICLO DA ÁGUA Documento
-
Mapas medievais e de fantasia épica na geografia escolar do Ensino Médio : questionamentos das práticas do cartografar Documento
-
Marcado pela própria natureza: o Imperial Instituto Fluminense de Agricultura e as Ciências Agrícolas - 1860 a 1891. Documento
-
Marcado pela própria natureza:o Imperial Instituto Fluminense de Agricultura e as ciências agrícolas, 1860-1891 Documento
-
Museus de CIências e Tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950 - 1970 Documento
-
Na pauta das aulas de ciências : discussão de controvérsias científicas na televisão Documento
-
O (re)conhecimento das Geociências nos Estudos do Meio no ensino fundamental I: contribuição das práticas pedagógicas para a integração curricular. Documento
-
O Brasil nas Exposições Universais (1862 a 1911): mineração, negócio e publicações Documento
-
O Conteúdo Geológico em Cursos de Engenharia Civil: Análise de Disciplinas Geológicas em Cursos do Estado de São Paulo e Concepções de Especialistas. Documento
-
O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO CONTRATURNO ESCOLAR DECIFRANDO A TERRA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INSERÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA Documento
-
O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo. Documento
-
O Papel do Setor Educativo nos museus: Análise da Literatura (1987 a 2006) e a Experiencia do Museu da Vida. Documento
-
O Reino, Os Agricultores e as Matas: História Ambiental e Siderurgia em São Paulo no Século XIX Documento
-
O TEMA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE UBERABA, MG Documento
-
O conhecimento sócio-ambiental local como estratégia de valorização do lugar : Projeto Geo-escola em Cajamar, SP Documento
-
O encontro entre a disciplina de historia e as geociencias no ensino fundamental - o professor na construção do conceito de tempo Documento
-
O ensino de Ciências da Terra nos cursos superiores que habilitam ao magistério de Ciências Documento
-
O ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do estudo do local e das práticas interdisciplinares com as ciências da natureza. Documento
-
O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciências agrícolas no Brasil, 1930 - 1950: práticas acadêmicas, currículos e formação profissional Documento
-
O papel mediador do professor na aprendizagem sobre drenagem urbana em microbacias hidrográficas no ensino fundamental II. Documento
-
O que os nossos cientistas escreviam: algumas das publicações em ciências no Brasil do século XIX Documento
-
O reino, os agricultores e as matas: história ambiental e siderurgia em São João de Ipanema no século XIX. Documento
-
O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem na Geografia Escolar Documento
-
Online mapping : ways of computing at school with teachers who produce knowledge in training Documento
-
PROPOSTA EDUCATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FILOGENIA E HISTÓRIA GEOLÓGICA DA TERRA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Percursos Formativos na Produção de Conhecimento Escolar sobre solos nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Documento
-
Plataforma Continental Juridica : incorporação ao territorio nacional e ao ensino de Geociencias Documento
-
Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas : estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatorio subterraneo Documento
-
Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes Documento
-
Produção de Textos Narrativos e Descritivos por Meio de Atividades Geocientíficas com alunos do Ensino Fundamental II. Documento
-
Programa Cisternas nas Escolas e a sua contribuição para a convivência com a seca no Semiárido brasileiro Documento
-
Práticas da pesquisa colaborativa : contribuições para uma Pedagogia Critica do Lugar Documento
-
RICARDO KRONE (1861-1917): Um naturalista no Vale do Ribeira e sua contribuição à Espeleologia e à Arqueologia no Brasil Documento
-
Rastros e Apropriações no Projeto Geociências e a Formação de Professores em Exercício no Ensino Fundamental. Documento
-
Recursos didáticos lúdicos, interativos e recreativos para o ensino de Ciências da Terra na educação básica: jogo da memória ?Das rochas para a vida? Documento
-
Recursos oferecidos por um museu de Ciências para uma Educação comprometida com a sustentabilidade. Documento
-
Revisitando os mapas em sala de aula : outras possibilidades teórico-metodológicas Documento
-
SABERES TRADICIONAIS AMAZONICOS E SUAS IMPLICAÇOES NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE GEOCIÊNCIAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE PARINTINS/AM Documento
-
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. Documento
-
Sentidos e práticas : a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na escola Documento
-
Subsídios para uma História das Geociências no Brasil entre 1980 e 2000 por meio da análise quantitativa de periódicos -um estudo pela perspectiva bibliométrica e de redes sociais. Documento
-
TRABALHO DE CAMPO EM GEOSSÍTIOS E GEOPARQUES PARA IMPULSIONAR AS GEOCIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Documento
-
Tecendo um breve passado: a prática pedagógica dos professores de Ciências dos Ginásios Estaduais Vocacionais do Estado de São Paulo (1961 – 1968)” Documento
-
Tecido Junto - um percurso educativo em Ciências da Terra Documento
-
Textualização do tema "mudanças climáticas globais" em questões do ENEM na perspectiva das geociências Documento
-
Trabalhos de campo em Geografia no ensino da escola básica: um olhar sobre a prática dos professores no município de Ponta Grossa - PR Documento
-
Trabalhos de campo em geologia como recurso didático no curso técnico de mineração de Nova Venécia, Espírito Santo, Brasil Documento
-
Trabalhos de campo na disciplina Geografia: um olhar sobre a Educação Básica em Ponta Grossa (PR). Documento
-
Uso da História em quadrinhos como ferramenta de abordagem do conteúdo de Astronomia nas séries finais do Ensino Fundamental Documento
-
Visualização 3D como condição para aprendizagem significativa em Geologia Estrutural Documento
-
Zoroastro Artiaga ? o divulgador do sertão goiano (1930 ? 1970) Documento
-
Zoroastro Artiga - O Divulgador do Setor Goiano (1930-1970). Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade