instituição UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Organização Universidade Tecnológica Federal do Paraná Organização
publicações A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CURSO DE PEDAGOGIA EM FOCO Documento A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO DE MOBILIZAÇÃO E EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Documento A educação estatística e a formação inicial de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentes Documento A mediação no ensino de matemática na educação de surdos: um estudo na abordagem histórico-cultural Documento ALINHAMENTO CONSTRUTIVO EM UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS PARA ENGENHARIA MECÂNICA: PERCEPÇÃO DE DOCENTES Documento AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Documento Alfabetização científico-tecnológica e ativismo fundamentado na formação inicial de professores em ciências biológicas Documento Análise da produção técnico-científica dos docentes de duas jovens universidades de modelos distintos: comparativo entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Documento Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa Documento CIÊNCIA E CINEMA: UM ENCONTRO DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM ANJOS E DEMÔNIOS E O NOME DA ROSA Documento CULTURA DE LABORATÓRIO: DESIGN DE ENSINO PARA RFLETIR, FAZER E EXPLICAR CIÊNCIA A PARTIR DA SALA DE AULA Documento Contribuições da educação científica CTS para o ensino integrado: atenuando o dualismo e a fragmentação escolar Documento DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO APENADO POR MEIO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO Documento DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA Documento Desenvolvimento de um Modelo de Competências Empreendedoras para Engenharia Documento Estudo comparativo entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e as universidades de tecnologica da França Documento FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM ENFOQUE CTS Documento FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): contribuições para professores dos anos iniciais. Documento FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA Documento FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS Documento INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NOS DESENHOS ANIMADOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento Inovar-auto: uma nova política para velhos interesses Documento Jogo tríptico na formação inicial do professor de ciências: uma proposta de ensino de física sob o enfoque cts que busca promover a ACT Documento MATH2TEXT: FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES CEGOS A EXPRESSÕES MATEMÁTICAS Documento Movimentos do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual: contribuições do ensino desenvolvimental no AEE Documento O ENSINO DE LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES, POR MEIO DO LÚDICO, EM SURDOS E OUVINTES NO MESMO CONTEXTO ESCOLAR Documento O Jogo "Inseto Go" E A Gamificação Em Ensino De Biologia: Estratégias Metodológicas E Investigativas Para Observação, Registro E Estudo Sobre Insetos Documento O curso de Licenciatura em Educação Física/EaD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e seu sistema de avaliação do aprendizado: uma análise de sua efetividade Documento Os desdobramentos teóricos e práticos do desenvolvimento de subprojetos PIBID na formação inicial de professores de Ciências Biológicas no Estado do Paraná. Documento PRESSUPOSTOS DA COMPLEXIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Documento PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: COMPARAÇÃO ENTRE OS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA E DE UMA CLÁSSICA Documento TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO FEEDBACK DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CLINICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM POR SIMULAÇÃO Documento Teoria ator-rede: uma releitura de currículo para a formação inicial de professores de física a partir de Joseph Wright of Derby Documento Uso da plataforma App Inventor sob a ótica construcionista como estratégia para estimular o pensamento algébrico Documento