instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Organização Universidade Federal da Fronteira Sul Organização
publicações A EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO: LEITURAS ACERCA DA HERANÇA DE UM DIREITO EM DIFERENTES CENÁRIOS PARADIGMÁTICOS Documento DIVERSIDADE E CONFLITOS ESCOLARES: UMA FRONTEIRA EM INVESTIGAÇÃO Documento "Meta-avaliação: processo de autoavaliação institucional de universidades de fronteira na América do Sul Documento A EDUCAÇÃO E O ZERO HORA: REFLEXOS E REFRAÇÕES DO DISCURSO NEOLIBERAL NAS PÁGINAS DE UM JORNAL. Documento A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E DINÂMICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD EM SANTA CATARINA Documento A EXCLUSÃO INTRAESCOLAR E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO: PERCEPÇÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Documento A Escola de Ensino Médio do Campo e a Política de Educação do Campo Documento A Formação de Professores de Biologia como objeto de estudo em teses e dissertações (2005 - 2015) Documento A GESTÃO ESCOLAR NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: INTENCIONALIDADES E TENSIONAMENTOS Documento A GÊNESE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TRABALHO DO SEGUNDO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Documento A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NOS PROCESSOS EDUCATIVOS: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE MÃES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA Documento A Presença da Filosofia no ENEM: Uma Analise a partir da Concepção Histórica - Temática Problematizadora Documento A educação do campo em uma escola da cidade: desafios e possibilidades Documento A formação do/a Pedagogo/a para a educação sexual escolar Documento A gestão público-privada no programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral ? EMITI em escolas da rede pública estadual de Santa Catarina Documento A noção filosófico-pedagógica de "caminho" no Karate-Do de Gichin Funakoski e suas potencialidades educacionais Documento AS PERCEPÇÕES DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS SEUS CONCEITOS DE FÍSICA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL Documento AVALIAÇÃO DO PROJETO ATLETA DO FUTURO (PAF/CHAPECÓ) SOB A ÓTICA DA SOCIOLOGIA REFLEXIVA DE PIERRE BOURDIEU Documento Alfabetização e currículo: ênfases nas formações de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Documento Alfabetização e letramento nas escolas do campo de Concórdia : o que dizem os cadernos dos alunos do primeiro ano. Documento Análise da formação de professores indígenas em uma escola Kaingang Documento Análise de Livros Didáticos do PNLD/2019 para a Educação Infantil: Imagens e Gêneros Documento As desigualdades de gênero na dança clássica da Escola de Artes de Chapecó: um espetáculo para não se dançar só. Documento As vozes constitutivas da Educação do Campo : do nascedouro aos dias atuais (1998-2018) Documento Aspectos da colaboração profissional docente mobilizados em um estudo de aula (lesson study) no contexto brasileiro Documento Biblioteca Escolar Infantil: um estudo das políticas federais às práticas locais em municípios do sudoeste do Paraná Documento CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFFS Documento CONHECIMENTOS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES PROMOVIDAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Documento CURRÍCULO ESCOLAR NOS PLANOS DE GESTÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: CAMPOS EM DISPUTA Documento DISCIPLINAS DO CAMPO DA PSICOLOGIA: ANÁLISE DOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA Documento Deficiência e suas representações: Propagação da imagem do corpo e seus significados Documento Dinâmicas de desenvolvimento da educação superior na região oeste de Santa Catarina (1968-2015) Documento Diálogos freireanos na formação inicial de educadores Documento Do PAIUB ao SINAES: aproximações entre as políticas públicas de avaliação da Educação Superior Documento EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PROPOSTA DE IDENTIDADE E DE RESSIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA Documento Ensino médio inovador: a vida da política educacional em diálogo com a palavra das escolas de Santa Catarina Documento FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NA REGIÃO DE CHAPECÓ: DAR VOZ ÀS VOZES Documento Formação Continuada na Rede Municipal de Ensino de Chapecó: Um tecido a ser cerzido Documento Formação de professores para a EJA: uma análise da produção acadêmica nacional Documento Futuro e docência: representações de professores em formação em um contexto de presentismo Documento IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: CONCEPÇÕES, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Documento Implicações do sistema professor on-line para a gestão escolar no Extremo Oeste de Santa Catarina: uma discussão em políticas públicas para educação Documento MODELAGEM DE SOFTWARE PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: A ATUAÇÃO DO MST NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA COGNITIVA Documento Na roda do conhecimento: entre saberes da capoeira e saberes da escola. Documento O ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO DO TEXTO LITERÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA Documento O Ensino de Ciências nos anos iniciais: 20 anos de debates no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC Documento O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Documento O PROGRAMA DE AVISO POR INFREQUÊNCIA DE ALUNO (APOIA): UM ESTUDO DE SUA EFETIVIDADE NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CHAPECÓ, SC Documento O ensino da Língua Inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem Documento O estado do conhecimento sobre o Ensino de História na EJA: um estudo a partir dos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) 1961-2015 Documento O lugar da educação infantil: a formação de professores para a infância na Argentina e Brasil Documento PERSPECTIVAS DE ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, TECNOLÓGICOS E DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR EM SANTA CATARINA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM QUESTÃO Documento PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (RS) Documento Paulo Freire: Diálogos no âmbito da Educação Infantil - Estudo de caso do município de Concórdia ? SC, 2000-2016. Documento Percepções de um contrato racial na trajetória educacional dos negros no Brasil: estudo a partir da representatividade dos negros no município de Concórdia, SC Documento Planos de gestão escolar: nova estratégia de governança das escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Documento Políticas de Municipalização no Brasil: um estudo de caso do município de Xaxim (SC) Documento Políticas para formação de professores alfabetizadores: um estudo comparado entre o Brasil e a Argentina Documento Processos psicolinguísticos envolvidos na compreensão do princípio alfabético: um estudo sobre tarefas de alfabetização Documento QUEIXA ESCOLAR E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Documento REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS: IMAGENS E SEUS SENTIDOS Documento REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LITERATURA E O FAZER PEDAGÓGICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO OESTE DE SANTA CATARINA Documento Relações de gênero em um Centro Estadual de Educação Profissional do Paraná: o mesmo espaço, lugares de estranhamento Documento Ressocialização por meio da educação: um estudo de caso em Florianópolis - SC Documento SISTEMAS APOSTILADOS EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO OESTE CATARINENSE: A MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA? Documento Saberes mobilizados no PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó Documento TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DAS SIGNIFICAÇÕES DAS CRIANÇAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Documento Tendências no ensino da matemática no brasil: uma análise a partir de livros didáticos Documento Vozes que constituem o discurso da igualdade educacional na base nacional comum curricular brasileira Documento