HISTORIA DA EDUCACAO (UFPEL)
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
A ideia de universidade moderna no Brasil: notas de história e historiografia.
27:1-30.
2023-01-01
-
AS LUTAS SOCIAIS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO NORTE DO ESPÍRITOSANTO.
27:1-31.
2023-01-01
-
Antagonismos e resistências: Cecília Meireles na imprensa carioca (1930-1933).
27:1-23.
2023-01-01
-
Arthur Ramos e a criança problema: conexões entre a psicanálise e educação nas tecnologias da correção.
27:1-29.
2023-01-01
-
AÇÕES DO ESTADO NA TERRA INDÍGENA INHACORÁ (1950-1960): EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TRABALHO.
27:01 - e126230-34.
2023-01-01
-
Das inspirações de A. S. Neill ao centenário de Summerhill: liberdade, autogoverno e felicidade.
27:e125048.
2023-01-01
-
Diálogos com Maria Helena Camara Bastos: a experiência do dizer frente à memória de uma historiadora brasileira da educação.
27:1-45.
2023-01-01
-
ENTRE PRÁTICAS CORPORAIS: A EDUCAÇÃO DO CORPO EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX.
27:1-10.
2023-01-01
-
Escolas particulares luteranas da Serra dos Tapes - RS (1938 - 1971): aspectos de uma cultura material.
27:1-24.
2023-01-01
-
Formas de seleção de ingresso no Colégio de Aplicação da UFS. A busca por um perfil estudantil ?ideal? (1969-1981).
27:1-21.
2023-01-01
-
HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO RETÓRICA.
27:1-27.
2023-01-01
-
Intelectuais e História da Educação: desafios à pesquisa e à atualidade educacional.
27:1-22.
2023-01-01
-
MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO.
27:128105-23.
2023-01-01
-
Mariana Coelho: o uso do prefácio como estratégia de legitimação de sua trajetória.
27:1-1.
2023-01-01
-
Memória histórico-acadêmica contendo a crônica da Faculdade de Direito de S. Paulo no ano de 1855, escrita pelo Sr. Dr. Antônio Joaquim Ribas, lente da mesma Faculdade, e aprovada pela congregação em sessão do 1º do corrente mês de março.
27:1-10.
2023-01-01
-
Memórias sobre a cultura material nos processos de escolarização de uma escola primária gaúcha (1974-1989).
1:1-30.
2023-01-01
-
PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO MEDIEVO: APROXIMAÇÕES ENTRE CASSIODORO E D. PEDRO.
27:1-21.
2023-01-01
-
Pesquisa histórico educativa e a imigração italiana: uma revisão dos estudos.
27:01-29.
2023-01-01
-
Uma modesta árvore comemorativa - a Revista de Ensino Primário e o Centenário da Independência nacional (Santa Catarina, 1922).
27:1-19.
2023-01-01
-
Uma mulher decente e uma professora competente: práticas de educação do corpo na formação de professoras (IEEL, década 1970).
27:1-35.
2023-01-01
-
-BELA ESCOLA DE CIVISMO-: O ESCOTISMO COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL.
26:1-30.
2022-01-01
-
?A CERTEZA NA FRENTE, A HISTÓRIA NA MÃO?: DITADURA MILITAR E NEGACIONISMO HISTÓRICO.
26:1-5.
2022-01-01
-
?[...] EL BRASILEÑO TAN CONOCIDO ENTRE NOSOTROS?: A CIRCULAÇÃO DAS OBRAS DE LOURENÇO FILHO NAS BIBLIOTECAS DO MÉXICO (1933 - 1963)'.
26:1-32.
2022-01-01
-
A BIBLIOTECA DA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E DO ESPAÇO.
26:113976.
2022-01-01
-
A EDUCAÇÃO NACIONAL E O CONSERVADORISMO FEMININO EM TEMPOS DE DITADURA.
26:1-30.
2022-01-01
-
Ari Cunha e as críticas ao sistema de ensino de Brasília na coluna 'Visto, Lido e Ouvido' (Correio Braziliense, 1960-1965).
26:1-25.
2022-01-01
-
Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne.
26:1-33.
2022-01-01
-
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING.
26:1-26.
2022-01-01
-
Entre cartas: práticas educativas no cotidiano de mulheres do Alto Sertão Baiano (1885-1950).
26:1-30.
2022-01-01
-
Entrevista de Marieta de Moraes: História Oral e os desafios do Ensino Medio.
26:1/e113432-13.
2022-01-01
-
Ficou tudo tão diferentes sem a sua presença: Diálogos com a escrita epistolar.
26:1-24.
2022-01-01
-
Filas, vaias, assuadas e desacato: a indisciplina discente no ensino secundário alagoano (1856-1886).
26:1-28.
2022-01-01
-
History and historiography of Brazilian special education: a mapping in scientific articles (2015 - 2020).
26:1-41.
2022-01-01
-
História e historiografia da Educação Especial brasileira: um balanço da produção em artigos científicos (2015-2020).
26:1-39.
2022-01-01
-
O Movimento pela Ruralização do Ensino e a circulação das suas ideias no Brasil e no exterior (1930?1950).
27:1-10.
2022-01-01
-
O Papel da Escola na Concepção de Educação Integral de Makarenko.
26:01-33.
2022-01-01
-
PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NAS TRAJETÓRIAS DE DUAS INTELECTUAIS EM SUAS PRÁTICAS CULTURAIS DE MEDIAÇÃO NO PARANÁ (1850-1920).
26:1-31.
2022-01-01
-
PRIMEIRAS OFERTAS DE INSTRUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DAS CLASSES POPULARES E POPULAÇÃO NEGRA EM SANTA CATARINA.
26:1-30.
2022-01-01
-
PROFESSORAS GAÚCHAS PARTICIPANTES DA MISSÃO PEDAGÓGICA AO URUGUAI (1913-1914).
26:1-33.
2022-01-01
-
Um código para a História da Educação: posturas como fonte e objeto.
26:1-29.
2022-01-01
-
'Crueldade sem exemplo': divulgação de uma inédita fonte que trata de um prodigioso caso de infanticídio publicado em Portugal no século XVIII.
25:1-18.
2021-01-01
-
'Crueldade sem exemplo': divulgação de uma inédita fonte que trata de um prodigioso caso de infanticídio publicado em Portugal no século XVIIII.
25:1-18.
2021-01-01
-
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE POMERANOS E DESCENDENTES EM SANTA MARIA DE JETIBÁ (ES).
25:1-30.
2021-01-01
-
A FORMAÇÃO CRISTÃ E O DIÁLOGO DOS PRIMEIROS PADRES COM O PAGANISMO DE SÊNECA.
25:1-28.
2021-01-01
-
A INDEPENDÊNCIA PERDIDA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO CABANO NO GRÃO-PARÁ DA AMÉRICA PORTUGUESA (1755-1840).
25:1-29.
2021-01-01
-
A INSTRUÇÃO DE MENINAS NO ASILO DE SANTA TERESA (MARANHÃO/ 1856-1871).
25:1-32.
2021-01-01
-
A MODERNIDADE PEDAGÓGICA NAS REPÚBLICAS DO RIO DA PRATA: O OLHAR DO VIAJANTE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923).
25:1-31.
2021-01-01
-
A REFORMA DE CÓRDOBA, MOVIMENTOS ESTUDANTIS E SEUS IMPACTOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA.
25:1-27.
2021-01-01
-
A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina.
25:e102256.
2021-01-01
-
A escolarização do ensino de ciências na educação primária no Paraná: entre o desencantamento do mundo e o utilitarismo, matizes de educação moral.
25:1-31.
2021-01-01
-
As sensibilidades na pesquisa em História da Educação: delineamentos a partir do acervo da historiadora Sandra Jatahy Pesavento.
25:1-27.
2021-01-01
-
CULTURA ESCOLAR PRESCRITA PARA AS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS NO RIO GRANDE DO SUL (1959).
25:1-23.
2021-01-01
-
Covid-19 e o fim da educação: 1870 ? 1920 ? 1970 ? 2020.
25:1-19.
2021-01-01
-
Desenvolver e modernizar: a criação do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG) e a formação de professores e.
25:1-32.
2021-01-01
-
EM NOME DA ?RECTA CONDUTA?, AJUDA RECÍPROCA, HONESTA INDÚSTRIA E CONVÍVIO PACÍFICO: REFLEXÕES SOBRE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO MORAL (1824-1827).
25:1-32.
2021-01-01
-
ESTHER PEDREIRA DE MELLO, UMA MULHER (IN)VISÍVEL.
25:1-10.
2021-01-01
-
Educar é civilizar: a pedagogia dos periódicos e dos panfletos políticos da Independência do Brasil (1821-1824).
25:1-32.
2021-01-01
-
Equidifferença e proporção: qual a relação destes conteúdos com o ensino de álgebra na instrução elementar do final do século XIX e início do século XX?.
2021:1-29.
2021-01-01
-
Gabriela Mistral: autoexílio, danças de roda, recados e experiências postas em circulação como forma de educação.
25:1-33.
2021-01-01
-
Gustavo Capanema e o ensino secundário no Brasil: a invenção de um legado..
25:1-31.
2021-01-01
-
HIGIENE BRASILEIRA: AS LIÇÕES DE BELISÁRIO PENNA PARA AS ESCOLAS NORMAIS.
25:1-30.
2021-01-01
-
Henri Piéron, Roberto Mange e a história da psicotécnica no brasil: representações em disputa..
25:1-34.
2021-01-01
-
IN THE NAME OF 'STRAIGHT CONDUCT', MUTUAL HELP, HONEST INDUSTRY AND PEACEFUL COEXISTENCE: REFLECTIONS ON INSTRUCTION AND MORAL EDUCATION (1824-1827).
25:1-32.
2021-01-01
-
INDEPENDENCE AND INSTRUCTION IN BRAZIL, CHILE AND THE UNITED STATES OF AMERICA (19TH AND 20TH CENTURIES).
25:1-8.
2021-01-01
-
INDEPENDENCE, DEMOCRACY, AND TRAINING IN BRAZILIAN ASSOCIATION OF EDUCATION DISCOURSE: 1927-1945.
25:1-31.
2021-01-01
-
INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, CHILE E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX).
25:1-8.
2021-01-01
-
O BORDADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX.
25:1-32.
2021-01-01
-
O Congresso Pedagógico do Pará: um projeto educacional na Primeira República (1895-1897).
25:1-32.
2021-01-01
-
O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
25:1-29.
2021-01-01
-
O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha.
25:1-9.
2021-01-01
-
O processo de alfabetização étnico-cultural em cartilhas Teuto-brasileiras produzidas para escolas sinodais.
25:1-32.
2021-01-01
-
OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR.
25:1.
2021-01-01
-
Orientação e inspeção buco-dentária nas escolas primárias do estado de São Paulo (1911-1917).
25:1-27.
2021-01-01
-
Para além das fronteiras de seus países de origem: o itinerário dos manuais de História da Educação publicados para subsidiar a formação de professores no Brasil.
25:01-34.
2021-01-01
-
Platão e a pedagogia do riso.
25:1-25.
2021-01-01
-
SCHOOL CULTURE PRESCRIBED IN EXPERIMENTAL SECONDARY SCHOOL CLASSES IN PORTO ALEGRE (1959).
25:01-22.
2021-01-01
-
The 1918 Córdoba Reform and university internationalization in Latin America.
25:e102256.
2021-01-01
-
'A SÉRIE DE LIVROS DE LEITURA PARA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA)'.
24:1-32.
2020-01-01
-
?Una società senza scuola è un corpo senz?anima?: As escolas italianas de Pelotas/RS mantidas pelas sociedades de mútuo socorro no século XIX.
24:1-32.
2020-01-01
-
A ESCOLA ÉTNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO E OS PRIMEIROS TONS DE UMA IDENTIDADE ITALIANA (1887-1912).
24:1-31.
2020-01-01
-
A Educação no Brasil Colonial no Brasil Colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia.
24:1-29.
2020-01-01
-
A Historia Magistra Vitae no Brasil no século XIX: Dario Vellozo e os ensinamentos de história.
24:01-27.
2020-01-01
-
A Imprensa Pedagógicano Pará em Dias de República: A Revista Escola e a Revista do Ensino Como Instituições de Formação (1900-1912) evista Ensino Como Instituições de Formalão(evistaNO COMO INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO (1900-1912).
24:1-30.
2020-01-01
-
Acessível, desenvolvimentista e renovada: as perspectivas sobre a escola primária no discurso científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1950-1971).
24:1-31.
2020-01-01
-
As Entidades Nacionais na política educacional das escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - Entendimentos sobre a área da Tecnologia da Construção.
24:1-32.
2020-01-01
-
Associação do Professorado Catharinense: histórias, meios de ação e composição..
24:1-34.
2020-01-01
-
COMPLEMENTARY EDUCATION SPACES OF VENEZUELAN MATHEMATICS EDUCATORS. CASE: VENEZUELAN SCHOOL FOR THE TEACHING OF MATHEMATICS - EVEM.
24:1-25.
2020-01-01
-
Casos e histórias da profissionalização docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1928-1935).
24:1-26.
2020-01-01
-
EL TRABAJO DOCENTE DURANTE LA DICTADURA CÍVICO-MILITAR EN CHILE (1973-1990): UNA MIRADA DESDE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONALES.
24:e92711.
2020-01-01
-
ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2003-2014): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NEGROS(AS).
24:1-32.
2020-01-01
-
Entre o Pódio e o Picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano.
24:1-29.
2020-01-01
-
Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta.
24:1-27.
2020-01-01
-
Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (Década de 950).
24:1-23.
2020-01-01
-
Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo.
24:1-31.
2020-01-01
-
Eu te dedico: História, educação e sensibilidades nas dedicatórias de livros de um professor catarinense (1940-1980).
24:1-24.
2020-01-01
-
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973).
24:1-47.
2020-01-01
-
História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação.
24:1-7.
2020-01-01
-
História da educação matemática no curso primário e formação de professores no Brasil.
24:1-30.
2020-01-01
-
MATHEMATICS IN CLASSROMS, NA ICONOGRAPHIC HISTORICAL STUDY.
24:e99597.
2020-01-01
-
Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940-1980).
1:1-33.
2020-01-01
-
O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925).
24: e93420:1-35.
2020-01-01
-
O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1846- 1873).
24:1-29.
2020-01-01
-
OS ESCRITOS POMBALINOS SOBRE A INGLATERRA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE INGLÊS EM PORTUGAL E NO BRASIL (1762-1809).
24:1-26.
2020-01-01
-
PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS.
24:1-32.
2020-01-01
-
POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: debates sobre o Método Duplo-Museu aplicado às exposições.
24:1-30.
2020-01-01
-
PRÁTICAS DO ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NO GINÁSIO PARANAENSE (1931-1961).
24:1-25.
2020-01-01
-
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita.
24:01-28.
2020-01-01
-
Pelos bastidores da OCDE: embates e perspectivas sobre educação e desenvolvimento econômico (1958-1962).
24:1-31.
2020-01-01
-
Pois aprendendo a ler havemos de enxergar: a alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966).
24:1-30.
2020-01-01
-
Práticas de leitura no centro psychico de Caetité, Bahia, Brasil (1905-1930).
24:1-29.
2020-01-01
-
Resenha: 'Mulheres inovadoras no ensino'.
24:1-9.
2020-01-01
-
THE SCHOOL CURRICULUM: A CULTURAL HISTORY VIEWPOINT AND THE MODERNIZATION OF THE ARITHMETICS TEACHING IN PARANÁ?S STATE PRIMARY SCHOOLS IN THE EARLY XXTH CENTURY.
24:1-30.
2020-01-01
-
Uma crônica de retorno da Companhia de Jesus no século XIX: ação missionária e persistência catequética junto aos índios do Brasil.
24:e96691.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Associacao Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em Historia da Educacao (ASPHE)
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
True
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S2739149530
International Standard Serial Number (ISSN)