REVISTA HISTORIA HOJE
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
(Resenha) Antigas leituras: novas perspectivas e apontamentos para o Ensino de História Antiga e Medieval.
12:274-278.
2023-01-01
-
A HQ Hades, o senhor dos mortos e o Ensino de História Antiga.
12:133-151-151.
2023-01-01
-
A construção de epistemologias insubmissas e os caminhos possíveis para uma educação antirracista e anticolonial: reflexões sobre os 20 anos da Lei 10.639/2003.
12:6-38.
2023-01-01
-
A economia antiga como possibilidade de construção da alteridade no ensino da História Antiga.
12:152-177.
2023-01-01
-
A educação por competências e a questão regional no livro didático História Regional do Rio Grande do Norte (2011).
12:394.
2023-01-01
-
A escrita da Pré-História em compêndios escolares de História no Brasil: o caso João Ribeiro (1892).
12:28-54.
2023-01-01
-
A literatura de folhetos nordestina e os Usos do Passado Clássico: algumas questões didáticas.
12:55-81.
2023-01-01
-
Ao menos aqui, as mulheres têm voz? Temas sensíveis, percursos temáticos e a História da Grécia Antiga para o Ensino Fundamental.
12:178-210.
2023-01-01
-
Devemos fazer Tábula Rasa dos Passados Distantes? A Antiguidade na Cultura Histórica e nas escolas brasileiras.
12:5-23.
2023-01-01
-
Educação Escolar Quilombola e Ensino de História nos caminhos abertos pela Lei 10.639/03.
12:86-108.
2023-01-01
-
Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e os Vinte Anos da Lei 10.639/2003: entrevista com a Professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
12:109-138.
2023-01-01
-
Ensino de História e Educação de Surdos: considerações sobre o estado da arte.
12:371-393.
2023-01-01
-
Ensino de História, currículo e formação de professores: projetos e ações de implementação da Lei Federal 10.639/03 (Marabá/PA, 2003 a 2019).
12:170-196-196.
2023-01-01
-
Entre os tempos de ouro da Antiguidade e a criminalização da política no Brasil contemporâneo: consciência histórica, saberes escolares e representações sociais.
12:82/24-107.
2023-01-01
-
História de vida e aprendizagem histórica.
12:346-370.
2023-01-01
-
História, culturas, simetrias: uma experiência de ensino com pinturas corporais Guarani na perspectiva da ecologia de saberes.
12:324-345.
2023-01-01
-
O Festival de Teatro Grego no Curso de História da Universidade de Pernambuco ? Campus Mata Norte: a recensão de um tempo vivido.
12:108-132.
2023-01-01
-
O uso do lúdico no contexto da pandemia: o jogo educativo digital para o ensino de História dos 4º e 7º anos do Ensino Fundamental.
12:464-484.
2023-01-01
-
Tempos de luta: a Lei 10.639/03 como instrumento para a expansão do presente na luta antirracista no ensino de História.
12:65-85.
2023-01-01
-
e-ISSN: 1806-3993 - VINTE ANOS DA LEI N. 10.639/2003, A PRODUÇÃO DO PROFHISTÓRIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS).
12:109-138-138.
2023-01-01
-
'Qual o lugar da educação libertadora no ensino de História? A presença do pensamento de Paulo Freire na revista História & Ensino.'.
11:274-301.
2022-01-01
-
?Desatando nós?: sequência didática sobre o sistema sexo-gênero para o ensino de História.
11:314-336.
2022-01-01
-
?Escutas da docência?: Ensino de História sobre a ditadura em tempos de autoritarismo e capitalismo digital pandêmico.
11:171-194.
2022-01-01
-
?Por que um canal do YouTube mentiria??: a relação entre os estudantes do ensino médio e os conteúdos históricos divulgados no YouTube.
11:366-388.
2022-01-01
-
A história do Brasil entre 'mundos' e a excepcionalidade europeia: a base nacional curricular comum (2014-2018).
11:151-170.
2022-01-01
-
A vida como mestra da história, a vida como mestra da escola.
11:33-54.
2022-01-01
-
Desafios e aprendizagens no ensino de História em tempos de pandemia: uma experiência de interdisciplinaridade com a Pré-ONHB.
11:81-101.
2022-01-01
-
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná.
11:293-308.
2022-01-01
-
Ensino de História e experiências tecnológicas no ?chão da escola?: os desafios e as aprendizagens em tempos de pandemia.
11:81-101.
2022-01-01
-
Ensino de História em tempos de pandemia.
11:1-230.
2022-01-01
-
Entrevista com Sara Dias-Trindade - Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica.
11:302-313.
2022-01-01
-
Exu faz presença na sala de aula: reflexões sobre as práticas religiosas afro-brasileiras no Ensino de História.
11:273-292.
2022-01-01
-
Exu faz presença na sala de aula: reflexões sobre as práticas religiosas afro-brasileiras no Ensino de História.
11:327-348.
2022-01-01
-
Formando historiadores em meio à crise pandêmica.
11:195-219.
2022-01-01
-
Gênero no (do) ReREferencial Curricular Amapaense para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental.
11:220-246.
2022-01-01
-
Gênero no (do) Referencial Curricular Amapaense para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental.
11:220-246.
2022-01-01
-
Historiografia e Ensino de História em tempos de crise: experiências, narrativas e futuros possíveis.
11:6-14.
2022-01-01
-
História Medieval no Instagram: relatos iniciais de um experimento em curso (2021-2022).
11:180-208.
2022-01-01
-
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História.
11:337-359.
2022-01-01
-
Metodologias ativas, ensino de história e o uso da mídia podcast: mobilizando saberes para além do espaço escolar.
11:102-12.
2022-01-01
-
O ensino de História no Boletim do Historiador da ANPUH-SP (1990-2002).
11:1-23.
2022-01-01
-
O ensino de história ambiental na educação básica: uma Aula-Oficina sobre a ?pré-história?.
11:449-467.
2022-01-01
-
O lugar das ?velhas? metodologias no mundo das novas tecnologias: tradição, inovação, ensino e pesquisa em História..
11:128.
2022-01-01
-
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios.
11:247-272.
2022-01-01
-
O papel da literatura no ensino de História: experimentação de tempos em Morte e Vida Severina.
22:408-428.
2022-01-01
-
OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
11:231-250.
2022-01-01
-
Os estágios supervisionados de História durante a pandemia de coronavírus: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
11:231-250.
2022-01-01
-
Patrimônios negros? Reflexões acerca da história local e o Ensino de História.
11:126-150.
2022-01-01
-
Pela família e pela liberdade: aspectos da racionalidade neoliberal no debate sobre a ideologia de gênero..
11:101-125.
2022-01-01
-
Pensamento Histórico e Cultura Digital: desafios e experiências na formação de professores.
11:38-53.
2022-01-01
-
Por uma história que corte feito estilete: presença, experiência e sentidos em uma aula de História.
11:15-32.
2022-01-01
-
Um inventário de bits e bytes: porque ensino de História não é um museu de grandes novidades.
11:5-12.
2022-01-01
-
Um inventário de bits e bytes: porque o ensino de História não é um museu de grandes novidades (Apresentação de dossiê).
11:5-12.
2022-01-01
-
-Que dívida? Eu nunca escravizei ninguém!-: escravidão, trauma cultural e consciência histórica.
10:140-160.
2021-01-01
-
?Dos objetos oficiais às narrativas periféricas?: aprendizagem histórica em museu em Campo Grande-MS.
10:696-717.
2021-01-01
-
A história das doenças nas aulas de História: uma abordagem possível.
10:33-50.
2021-01-01
-
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017).
10:84-108.
2021-01-01
-
Afirmação e tensões da área do ensino de História: a Revista História Hoje no período de 2013-2015.
10:61-83.
2021-01-01
-
Apresentação - Patrimônios difíceis e ensino de História: uma complexa interação.
10:4-11.
2021-01-01
-
As memórias dissonantes do carvão: atividades educativas do Centro de Memória e Documentação da UNESC - CEDOC.
10:102-122.
2021-01-01
-
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code.
10:235-252.
2021-01-01
-
Clube de História: experiências no estudo e na pesquisa da história e cultura afro-brasileira no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, Catu-BA.
10:189-213.
2021-01-01
-
Divulgação Científica e Mídias Sociais: a relação entre públicos e história - Entrevista com Joel Paviotti.
10:180-188.
2021-01-01
-
Do batalhão-escola para a escola-floresta: a resistência no cinema de Isael Maxacali.
10:132-160.
2021-01-01
-
Do batalhão-escola para a escola-floresta:a resistência no cinema de Isael Maxakali.
10:132-160-160.
2021-01-01
-
Ensino de História, memória e direitos humanos: reflexões sobre a transmissão da memória através do ensino de passados traumáticos.
10:12-29.
2021-01-01
-
Ensino laico ou confessional católico? Disputas em torno da educação na Argentina (final do século XIX e início do XX).
10:253-272.
2021-01-01
-
Entrevista com Flávia Caimi - Entre afetos, aprendizagens e partilhas: desafios ao campo do Ensino de História.
10:203-2017.
2021-01-01
-
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História.
10:161-179.
2021-01-01
-
História Hoje: duas décadas.
10:9-34.
2021-01-01
-
História Temática no Ensino Médio: análise das práticas educativas sobre Segunda Guerra Mundial e Holocausto no Estágio Supervisionado.
10:266-290.
2021-01-01
-
História do ensino de História: desafios para uma nova escrita de síntese.
10:294-312.
2021-01-01
-
O debate em torno das ações políticas do Movimento Negro no processo histórico da Lei 10.639/2003.
10:273-293.
2021-01-01
-
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista.
10:110-131.
2021-01-01
-
O projeto Ditadura em Prosa: a história pública e o ensino da ditadura civil-militar.
10:90-109-109.
2021-01-01
-
O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo.
10:214-234.
2021-01-01
-
Os entrelaçamentos escola, universidade, cursos de História e públicos: o curso de História da UFPR no seu apogeu como contraexemplo de História Pública.
10:71-89.
2021-01-01
-
Patrimônios sensíveis, ensino de História e disputas de memória: fissurando o ¿mito bandeirante¿.
10:53-76.
2021-01-01
-
Representações do Egito Antigo na Coleção Sérgio Buarque de Hollanda: um estudo de História da Civilização.
10:8-32.
2021-01-01
-
Tempos autoritários e militância intelectual: posicionamentos políticos e temas sensíveis na Revista História Hoje (2017-2019).
10:109-133.
2021-01-01
-
Um Território de Memórias Negras: Conexões possíveis e Histórias viáveis.
10:218-244.
2021-01-01
-
Um debate com jovens do Ensino Médio sobre História, memória e racismo.
10:123-139.
2021-01-01
-
"Desde menor, a minha escola é minha favela-: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia..
9:258-282.
2020-01-01
-
A Didática Reconstrutivista da História: uma proposta teórica e metodológica para o Ensino de História.
9:228-233.
2020-01-01
-
A abordagem de temas sensíveis em curtas-documentário: reflexões sobre os usos do passado.
9:15-33.
2020-01-01
-
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas.
9:187-208.
2020-01-01
-
A construção do plano de ensino de história da África no ensino superior: desafios, temas e referências.
9:162-186.
2020-01-01
-
A ideia de povo brasileiro nas lições de História do professor Joaquim Silva.
9:193-202.
2020-01-01
-
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica.
9:233-257.
2020-01-01
-
Aprender por aprender História: experiência e expansão da vida.
9:258-281.
2020-01-01
-
As matrizes teóricas da aprendizagem histórica no Brasil: um estudo compreensivo.
9:77-100.
2020-01-01
-
Direitos Humanos e currículo transnacional: os desafios da licenciatura em História da Unilab.
9:80-109.
2020-01-01
-
Direitos humanos e conteúdos de História: relações possíveis a partir das perspectivas de professores.
9:58-79.
2020-01-01
-
Ensino de História e cinema: indícios e reflexões sobre nomes, lugar social e campo de pesquisa (ENPEH ? 1995/2013).
8:135-164.
2020-01-01
-
Ensino de História, aprendizagem significativa e a atuação do professor: desafios do tempo presente.
9:55-76.
2020-01-01
-
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação.
9:137-161.
2020-01-01
-
Ensino de história como reativação do político.
9:170-192.
2020-01-01
-
Entrevista - Terrie Lisa Epstein: Educação histórica: quatro abordagens.
9:203-232.
2020-01-01
-
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias.
9:35-57.
2020-01-01
-
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari - RS.
9:303-323.
2020-01-01
-
Narrativas de professoras: sentidos para o ensino de história, a docência e o currículo.
9:324-345.
2020-01-01
-
Narrativas escolares sobre a Guerra do Paraguai: construção de significados e identidades, no Brasil e no Paraguai, no século XXI.
9:110-136.
2020-01-01
-
O Ensino da história da escravidão no Rio Grande do Sul através de documentos: um relato de experiência.
9:283-302.
2020-01-01
-
O aprendizado à mesa: alguns apontamentos sobre o ensino de história e a história da alimentação no ensino básico.
9:209-227.
2020-01-01
-
O entrelugar do aprendizado escolar de História: uma perspectiva de História Pública.
9:125-144.
2020-01-01
-
O lugar dos livros didáticos e os desafios do ensino de História do Tempo Presente.
9:282-309.
2020-01-01
-
Refigurações narrativas discentes nas aulas de História: reflexões sobre aprendizagens dessa disciplina escolar.
9:145-169.
2020-01-01
-
Rios de Marielle: uma experiência de formação de professores/as entre direitos humanos, patrimônio e cidade.
9:7-34.
2020-01-01
-
Uma interpelação contínua ao Ensino de História: a aprendizagem histórica em questão.
9:3-14.
2020-01-01
-
Webquest?s e ensino: uma experiência tocantinense para aprendizagem de História.
9:234-257.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
National History Association
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
True
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210205447
International Standard Serial Number (ISSN)