REVISTA TRANSVERSOS
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
Crianças e adolescentes refugiadas no Rio de Janeiro: quais políticas?.
1:88-109.
2023-01-01
-
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NUMA CIDADE MÉDIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI.
47-66.
2023-01-01
-
O ENSINO DE HISTÓRIA EM ENCRUZILHADA: UM ENCONTRO ENTRE A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
92-111.
2023-01-01
-
O MUSEU (E OS OUTROS MUSEUS) NA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE PETRÓPOLIS COMO DESTINO TURÍSTICO HISTÓRICO.
1:77-95.
2023-01-01
-
O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE.
27:12-29.
2023-01-01
-
Por uma cidadania digital: Ensino de História e novas tecnologias de informação e comunicação..
27:6-11.
2023-01-01
-
REFLEXÕE SOBRE O SUL-SUDESTE-CENTRISMO EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DIGITAL: UMA CONVERSA COM MARCELLA ALBAINE, HSTÉFFANY MUNIZ E CLEICIMAR SOUZA..
27:112-127.
2023-01-01
-
Reflexões sobre sul-sudeste-centrismo em relação aos estudos do Ensino de História e História Digital: uma conversa com Marcella Albaine, Hstéffany Muniz e Cleicimar Souza.
27:112-127.
2023-01-01
-
A ATUAÇÃO DO IBAD EM GOIÁS. O PAPEL DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NAS ELEIÇÕES DE 1962: UM ESTUDO DE CASO DO JORNAL FOLHA DE GOYAZ.
03:160-180.
2022-01-01
-
A família Steiger: digressões ou reminiscências escravistas no pós-abolição? (Bahia, 1860-1890).
24:143-166-166.
2022-01-01
-
Com a letra da lei e o espírito legislador: aplicação e regulamentação da Lei do Ventre Livre brasileira (1871-1876).
1:54-76.
2022-01-01
-
Costurando narrativas do tempo presente: a trajetória de africanos no Rio de Janeiro.
1:129-142.
2022-01-01
-
Crianças e adolescentes refugiadas no Rio de Janeiro: quais políticas?.
1:91-112.
2022-01-01
-
Escravidão e Liberdade no Brasil Independente. Apresentação do dossiê de mesmo título..
1:6.
2022-01-01
-
Fazenda Engenho Novo: História oral e memória negra na cidade de São Gonçalo.
1:120-142.
2022-01-01
-
Imigração e Refúgio..
1:143-156.
2022-01-01
-
Juízo dos órfãos, emancipação e tutelas de ingênuos em Belém (1871-1890).
1:77-95.
2022-01-01
-
MOVIMENTOS SOCIAIS E MOVIMENTO INDÍGENA - ETNIA E CLASSE SOCIAL: caminhos que cruzam, mas não se confundem.
25:11-32.
2022-01-01
-
NARRATIVAS DE UM IMIGRANTE HAITIANO: EXPERIÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA.
1:11-29.
2022-01-01
-
NOVOS PARADIGMAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMÉRICA LATINA: (RE)EMERGÊNCIA ÉTNICA E RESISTÊNCIA INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE.
1:6-10.
2022-01-01
-
O TEMPO DA CULTURA E AS PERMANÊNCIAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL..
1:33-53.
2022-01-01
-
O ruralismo na Baixada de Jacarepaguá: a intervenção intelectual na agricultura de subsistência do sertão carioca.
1:96-119.
2022-01-01
-
PRODUCCIÓN INTELECTUAL Y RESISTENCIA MAPUCHE EN LA CONTEMPORANEIDAD. UNA ENTREVISTA CON RICARDO OLAVE MONTECINOS, DEL PODCAST RECADO CONFIDENCIAL - OPERACIÓN WALLMAPU.
1:147-159.
2022-01-01
-
Redes, agentes e negócios: aspectos da escravidão no interior do sudeste brasileiro durante a segunda metade do século XIX.
1:34-53.
2022-01-01
-
Refugiados congoleses em cidades periféricas um estudo de caso..
26:113-128.
2022-01-01
-
Sintonia fina dos poderes: sobas, degradados, aventureiros e o desejo da realeza lusa.
1:167-190.
2022-01-01
-
TRAJETÓRIAS MIGRANTES: JEITOS DE SER E ESTAR NO MUNDO DE DEMBA SOKHNA.
26:70-90.
2022-01-01
-
VIOLÊNCIA ESTATAL E RESISTÊNCIA INDÍGENA NA PRIMEIRA REPÚBLICA E NA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA.
25:54-72.
2022-01-01
-
Ângelo Cretã e Jair de Oliveira: dois vereadores indígenas, a tutela de Estado e a emancipação.
-:73-91.
2022-01-01
-
'Danças frenéticas e diábólicas de que o Brasil é rei e senhor': notas sobre a presença musical brasileira em Angola no período colonial e seus significados políticos.
2(2021):142-161.
2021-01-01
-
'O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA': A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986).
1:14-33.
2021-01-01
-
-SE ELES FAZEM MIL, TEMOS DE FAZER MIL E UM- - E ELA FEZ! TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA DOUTORA NEGRA NOS ANOS 1970.
1:222-240.
2021-01-01
-
100 anos de Elisete Cardoso: de Crooner à Divina.
1:74-92.
2021-01-01
-
?AS CRIANÇAS SÃO SERES CARREGADOS DE ESPERANÇA?: UMA ENTREVISTA COM O CINEASTA FLORA GOMES.
1:448-446.
2021-01-01
-
?Vozes do bolsonarismo?: reflexões históricas a partir de comentários de internautas pró-intervenção militar.
1:168-189.
2021-01-01
-
A BNCC e o interesse dos jovens pela História: um olhar com dados do Projeto Residente.
1:1-200.
2021-01-01
-
A FÉ QUE MOVE DESTROÇOS NUMA ÁFRICA INSUBMISSA: RELIGIÃO E RESISTÊNCIA NA LITERATURA NIGERIANA.
22:325-343.
2021-01-01
-
A RESISTÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS AO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL.
1:50-73.
2021-01-01
-
A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA EUNICE DE JESUS PRUDENTE: MULHER NEGRA DAS CAMADAS POPULARES QUE SE TORNOU ADVOGADA E PROFESSORA TITULAR DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
93-112.
2021-01-01
-
A TROCA DE EMBAIXADAS ENTRE OS CHEFES MBUNDU E OS PORTUGUESES: NEGOCIANDO A PRESENÇA PORTUGUESA EM ANGOLA NO SÉCULO XVI.
22:17-36.
2021-01-01
-
A cidade do Lobito na memória de migrantes da descolonização de Angola residentes no Rio de Janeiro.
22:122-141.
2021-01-01
-
A ÁFRICA E A DIÁSPORA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
328-348.
2021-01-01
-
Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades..
22:6-16.
2021-01-01
-
Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no CAP/UERJ: um olhar didático-histórico sobre o tempo presente.
1:209-229.
2021-01-01
-
CORPO E ANCESTRALIDADE: NOTAS SOBRE A RESISTÊNCIA FILOSÓFICA E POLÍTICA AFRICANA.
-:198-220.
2021-01-01
-
Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência.
[S.I]:92-113.
2021-01-01
-
DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA ANTIGA E O ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA GLOBAL NO CURRÍCULO DA BNCC DO SEXTO ANO.
1:285-307.
2021-01-01
-
DUPLAS LINGUAGENS ANGOLANAS: resiliência e resistência de um preso político na narrativa A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), de Luandino Vieira, e no filme Sambizanga (1973), de Sarah Maldoror.
-:162-182.
2021-01-01
-
Diamantes de sangue e excrementos do diabo: análise dos efeitos do discurso da maldição de recursos naturais na África.
1:247-267.
2021-01-01
-
Dominação e Denominação: o Etnônimo Pejorativo 'Mawia' e os Macondes de Moçambique no Tanganyika Colonial.
1:78-99.
2021-01-01
-
ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DAS FONTES PROVENIENTES DOS MEIOS DIGITAIS.
-:190-208.
2021-01-01
-
ESTÉTICA ANIMISTA: MEMÓRIA E (RE)EXISTÊNCIA NA NARRATIVA DE UNGULANI BA KA KHOSA.
22:https://www.e-p-https://www.e-p.
2021-01-01
-
FIGURAÇÕES FEMININAS SUBVERTIDAS NO CONTO SURVIVAL SHIP (1951) DE JUDITH MERRIL: FICÇÃO CIENTÍFICA E GÊNERO EM NEGOCIAÇÃO.
-:394-415.
2021-01-01
-
GÊNERO E OS FEMINISMO (s) AFRICANO (s).
22:268-287.
2021-01-01
-
L?AVENIR DU PASSÉ: DÉFIS POUR L?ENSEIGNEMENT DE L?HISTOIRE À L?ÉCOLE DANS UNE PERSPECTIVE GLOBALE.
3:6-14.
2021-01-01
-
LES DÉFIS DE L?ÉDUCATION À LA CITOYENNETÉ ET DE L?ENSEIGNEMENT DE L?HISTOIRE À L?ÉCOLE: UN ENTRETIEN AVEC FRANÇOIS AUDIGIER.
3:15-38-38.
2021-01-01
-
MULHERES NEGRAS SERTANEJAS E SUAS RELAÇÕES AFETIVAS SOB AS PENAS DA LEI (CAETITÉ, 1890-1945).
1:155-176.
2021-01-01
-
Mulheres Afro-Atlânticas no -Norte- do Brasil Oitocentista.
21:197-221.
2021-01-01
-
NARRATIVAS, ESCRITAS E ARQUIVOS: REARTICULANDO EXPERIÊNCIAS E FONTES SOBRE MULHERES AFRICANAS NO BRASIL OITOCENTISTA: NOTAS DE PESQUISAS.
1:432-447.
2021-01-01
-
Narrativas, escritas e arquivos: rearticulando experiências e fontes sobre mulheres africanas no Brasil oitocentista: notas de pesquisa.
22:437.
2021-01-01
-
O MOVIMENTO NEGRO CAMINHA, O FEMINISMO NEGRO CAMINHA E O MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS CAMINHA.
22:364-382.
2021-01-01
-
O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural.
23:308-327.
2021-01-01
-
O futuro do passado: desafios para o ensino da história na escola numa perspectiva global..
3:6-13.
2021-01-01
-
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E DO ENSINO DA HISTÓRIA NA ESCOLA: UMA ENTREVISTA COM FRANÇOIS AUDIGIER.
3:23-47.
2021-01-01
-
POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
1:114-133.
2021-01-01
-
PRESCRIÇÕES CURRICULARES DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS ENTRE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DE PERNAMBUCO.
1:101-121.
2021-01-01
-
RESISTÊNCIAS, RESILIÊNCIAS E AFETOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANAS.
1:221-246.
2021-01-01
-
RUY DUARTE DE CARVALHO: O DIZER POÉTICO DE ANGOLA.
1:183-197.
2021-01-01
-
SUJEITAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS DE MULHERES AFRICANAS (1940-1990).
n informad:177-196.
2021-01-01
-
Sustentabilidade para quem? Um olhar da crítica pós-colonial para impressões ambientais e telúricas em Angola.
1:344-363.
2021-01-01
-
Um conceito a construir: as forças produtivas no pensamento de Amílcar Cabral.
1:100-121.
2021-01-01
-
VIDA DE MARIA EM TERRAS DE MARIANO: MARIA, A PRIMEIRA MULHER NEGRA A CONCLUIR O PROEJA NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM)..
01:383-400.
2021-01-01
-
VOZES SEM FRONTEIRAS: MANIFESTAÇÕES (DES)AUTORIZADAS DOS SUJEITO LOUCO E LIVRE.
22:401-416.
2021-01-01
-
ZUMBIDOS DO VENTO NO MAR: VOZES E SILÊNCIOS DO SACUDÓN (O CARACAÇO).
23:370-393.
2021-01-01
-
um estudo da capacidade de resiliência da população de Luanda no pós guerras.
22:288-307.
2021-01-01
-
ÁFRICA OCIDENTAL EM MANUSCRITOS BRASÍLICOS DO SÉCULO XVIII..
1:37-54.
2021-01-01
-
'Dentro do respeito e do amor, quem toma a frente sou eu': o protagonismo feminino no samba de roda do Recôncavo Baiano.
20:108.
2020-01-01
-
'O imoral escândalo da prostituição de escravas': pensando a prostituição a partir das mulheres negras no Rio de Janeiro (1871).
1:67-85.
2020-01-01
-
-DENTRO DO RESPEITO E DO AMOR, QUEM TOMA A FRENTE SOU EU-: O PROTAGONISMO FEMINIMO NO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO.
108-130.
2020-01-01
-
A 'Bahia de Todos os Santos' de Jorge Amado e Maurice Capovilla: na encruzilhada entre guia e documentário.
19:62-80.
2020-01-01
-
A Padroeira - Por um direito ao olhar.
-:173-183.
2020-01-01
-
A vida provisória: um conto de três cidades no pós-golpe de 1964.
43-61.
2020-01-01
-
AS ESCREVIVÊNCIAS DE JUREMA BATISTA: PROTAGONISMO E INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA.
1:32-48.
2020-01-01
-
As mulheres negras na escrita da história do carnaval em Florianópolis: trajetórias e epistemologias plurais.
20:12-31.
2020-01-01
-
CONSTRUÇÃO DE TERRITORIALIDADES ANCESTRAIS POR MEIO DO SAMBA EM ANICETO DO IMPÉRIO.
2:81/-101.
2020-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE GÊNERO E RAÇA.
n.20:132-152.
2020-01-01
-
Carnaval, carnavalização e discursos de representação negra no Brasil na construção estética e narrativa do filme Xica da Silva.
2020:185.
2020-01-01
-
Cinema e território na história audiovisual da América Latina, África e diásporas.
19:6-15.
2020-01-01
-
Contracinema: Mulher e Território nos filmes Yvone Kane, de Margarida Cardoso e Praça Paris, de Lucia Murat.
1:139-159.
2020-01-01
-
Corpos pós-coloniais e desterritorialização: gestos e movimentos afetivos em Bom trabalho (Claire Denis, 1999).
19:119-138.
2020-01-01
-
Ditadura civil-militar e formação democrática como problemas historiográficos: interrogações desde a crise.
1:37-63.
2020-01-01
-
Do despejo de dor ao despejo de conhecimento: o pioneirismo de Carolina na escrita.
1:49-66.
2020-01-01
-
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES.
18:151-170.
2020-01-01
-
ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.
1:198-214.
2020-01-01
-
ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL..
1:153-174.
2020-01-01
-
Ensino de história, historiografia e currículo de história.
18:108-128.
2020-01-01
-
MEMORY, HISTORICAL CULTURE, AND HISTORY TEACHING IN THE CONTEMPORARY WORLD.
18:17-36.
2020-01-01
-
MÚSICA, DOCÊNCIA E LETRAS: NO CAMINHO DE LIBERDADE DE CACILDA FRANCIONI DE SOUZA.
20:175-196.
2020-01-01
-
Mãos à obra: a representação do trabalhador mexicano nos Estados Unidos em Salt of the Earth e Espaldas Mojadas.
19:102-118.
2020-01-01
-
Não se meta com meus filhos: gênero, família e discurso conservador na crise democrática latino-americana.
1:86-106.
2020-01-01
-
O APAGAMENTO DE VIRGÍNIA LEONE BICUDO E SEUS TRABALHOS SOCIOLÓGICOS.
20:86-107.
2020-01-01
-
O IMAGINÁRIO UTÓPICO NOS CINEJORNAIS DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA.
1:16-42.
2020-01-01
-
O Protagonismo das Mulheres negras na escrita da História dos Brasis.
1:5-13.
2020-01-01
-
PROTAGONISMO DE MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DE UMA CULTURA FABRIL.
1:197-215.
2020-01-01
-
Por que vendem tanto? O consumo de historiografia comercial no Brasil em tempos de crise (2013-2019).
01:87-107.
2020-01-01
-
Produção do espaço urbano e luta por direito à moradia digna e direito à cidade: Etnografia de uma mulher do Nordeste em São Paulo.
12:1-1357.
2020-01-01
-
Publicização e Sentidos das Narrativas Históricas na (IN)Formação de Sensibilidades sobre as Tragédias-Crimes de Minas Gerais.
18:177-199.
2020-01-01
-
TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA.
6-16.
2020-01-01
-
Teoria, história da historiografia e ensino de história em tempos de crise democrática.
1:06-16.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
is open access
-
False
invalid format
is in DOAJ
-
False
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210240404
International Standard Serial Number (ISSN)