contribuinte Charles Moreira Cunha Regra do Membro Luciano Mendes de Faria Filho Regra do Membro Nara Luciene Rocha Fidalgo Regra do Membro
Patrocinado por A ESCOLA E A CIDADE: EXPERIÊNCIAS DE CRIANCAS E ADULTOS EM EXCURSÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento A ESCOLARIZAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL: UMA LEITURA DOS DOCUMENTOS AO PROFESSOR Documento A Educação no Projeto e o Projeto na Educação: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem de projeto na arquitetura. Documento A Escola Primária Noturna na Política Educacional Mineira-1891/1924 Documento A Formação Continuada de Professores Universitários em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Evasão e Permanência. Documento A Universidade e as políticas de educação permanente para a Estratégia Saúde da Família: um estudo de caso Documento A armação do concreto no Brasil: história da difusão da tecnologia do concreto armado e da construção de sua hegemonia Documento A compreensão de licenciandos em Química sobre o processo de ensino e aprendizagem Documento A familia e o fenômeno do absenteísmo discente no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Belo Horizonte Documento A formação inicial do educador de jovens e adultos: conquistas e demarcações Documento A gente vive é rodando - movimentos quilombolas que educam com os saberes da confluência Documento A teia da formação humana: a experiência de trabalho nas telecomunicações Documento AS INTENCIONALIDADES E OS DESDOBRAMENTOS DO CAPP NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE Documento ATOS INFRACIONAIS E DELITOS EM CONTEXTOS ESCOLARES EM BELO HORIZONTE E EM BOGOTÁ Documento Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolar Documento Apropriação e domínio de instrumentos para o ensino de astronomia Documento Caminhos da alfabetização em Minas Gerais: Um olhar etnográfico para o ciclo inicial de alfabetização Documento Concepção, apropriação e perspectiva sobre a Prova Brasil em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais Documento Concepções de nação e estado nacional dos docentes de Geografia - Belo Horizonte no final do segundo milênio Documento Conhecimento e formas de aprendizagem de artistas negros e negras no universo musical de Belo Horizonte Documento Contribuições da Educação de Jovens e Adultos para a inclusão social dos cidadãos em sofrimento psíquico. Documento Disciplina e indisciplina na aula: uma perspectiva sociológica Documento ENTRE ACORDES, CENAS E AMOROSIDADE: a educação humanizadora em um Centro de Referência da Pessoa Idosa para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida Documento ESCOLHA DE TEMAS RELEVANTES PARA O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE FOTOGRAFIAS FEITAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Documento Educação Inclusiva: um olhar sobre o professor Documento Educação musical escolar: análise do ensino de música nas escolas municipais de Belo Horizonte Documento Entre bandeiras, árvores e bonecas: festas em escolas públicas primárias de Minas Gerais (1906-1930) Documento Entre o consumidor e o produtor: práticas, saberes e crenças de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental no trabalho com o Letramento em Marketing em sala de aula Documento Etnoastronomia, interculturalidade, formação docente nos planetários do Espaço do Conhecimento e do Parque Explora Documento FORMAÇAO MEDICA E INTERNATO RURAL : EM BUSCA DA IDENTIDADE PEDAGOGICA DE UMA DISCIPLINA Documento Formas e condições de apropriação da cultura escrita digitall por crianças de camadas médias Documento Formação de Professores de Música na Argentina: concepções e modelos de formação docente Documento Fronteiras indômitas: a poética dos bebês na construção de seus territórios existenciais Documento Gestão universitária, diversidade étnico-racial e políticas afirmativas: o caso da UFMG. Documento INCLUSÃO NA IMPOSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO: uma proposta de intervenção psicanalítica Documento Influências e confluencias do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de crianças do 1º ano do primeiro ciclo. Documento Inserção socioprofissional de Jovens do campo: desafios e possibilidades de egressos da Escola Família Agrícola Bontempo Documento Itinerários formativos e curriculares na Educação de Jovens e Adultos Documento Juventude quilombola: projetos de vida, sonhos comunitários e luta por reconhecimento Documento Letramento digital: estudo sobre práticas escolares de leitura e escritura no computador vivenciadas por alunos/usuários da rede pública de ensino Documento Letramento em Marketing: O livro didático de Língua Portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos Documento Letramento escolar: eventos e apropriações de gêneros textuais por adolescentes Documento Mulheres adultas das camadas populares: a especificidade da condição feminina na busca de escolarização Documento O USO DOS JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO:uma prática pedagógica e uma prática subjetiva Documento O fracasso escolar e a família: o que a clínica ensina? Documento O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências Documento O trabalho docente em territórios de alta vulnerabilidade social: condições de trabalho, permanência e desempenho. Documento O trabalho orienta para o trabalho: a orientação profissional em questão Documento O valor da experiência social e escolar de ensino médio para jovens negros (as) e brancos (as) Documento PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O REUNI NA UFMG Documento Praticas de leitura literária digital entre leitores jovens. Documento Processos de aprendizagem de conceitos da Química em contextos de atividades experimentais Documento Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia Documento Práticas de letramento mediadas pelas tecnologias digitais no cotidiano de alunos no Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais Documento Práticas de letramento no 1º ciclo: oportunidades para aprender a ler e escrever no contexto do Programa da Escola Integrada da rede municipal de Belo Horizonte Documento TRABALHO DOMÉSTICO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: um estudo com educandas/os da EJA Documento Teatro do Oprimido - Implicações metodológicas para a educação de adultos. Documento Teatro-conversação: o uso do teatro na conversação na mediação de conflitos na educação Documento Trajetórias Escolares e Acadêmicas de Mulheres Cientistas na Universidade Federal de Minas Gerais Documento Trajetórias deVida: um estudo de processos formativos de professores de História Documento Um estudo de caso do letramento literário de sujeitos de camadas populares Documento Um olhar ergológico à mineração de Potosí - Bolívia Documento “EU VOU ANDAR DE TREM / VOCÊ VAI TAMBÉM”: uma viagem pela dinâmica de constituição cultural das crianças de uma turma de 3 anos na Educação Infantil Documento
oferece curso https://brcris.ibict.br/individual/cour_07305aaa-7e94-4961-9dd0-0947b1470f56 https://brcris.ibict.br/individual/cour_08b59908-fda3-4c9f-8052-636c6be7e954 https://brcris.ibict.br/individual/cour_0b22f2d1-9521-4272-afce-4e696df816f9 https://brcris.ibict.br/individual/cour_31bb99ef-edfa-41e4-af57-70a9ead447a8 https://brcris.ibict.br/individual/cour_3fbee0c9-8568-4a1f-bce8-7b1040351bd6 https://brcris.ibict.br/individual/cour_4013eade-61a0-4476-89e8-363380597e62 https://brcris.ibict.br/individual/cour_42c810aa-fc58-43dd-bfd2-c624c7b4a386 https://brcris.ibict.br/individual/cour_4b34014b-a2d2-43cb-8f90-99e945259f21 https://brcris.ibict.br/individual/cour_4f2ddcd7-4d13-41bd-9cb1-0c72cdfacd1c https://brcris.ibict.br/individual/cour_53f1f215-871f-4696-95a3-d2c1d1a648a2 https://brcris.ibict.br/individual/cour_5876c30f-65a5-429c-bfee-917b5c187088 https://brcris.ibict.br/individual/cour_5d3f0a94-03bf-4bd0-aae8-c2d1f7f9c173 https://brcris.ibict.br/individual/cour_5ee34955-17bb-4ce4-9054-74cb4ff02c0c https://brcris.ibict.br/individual/cour_618adc37-b0d9-402d-b382-3ef57e39d6cc https://brcris.ibict.br/individual/cour_67d52db9-863a-473c-b558-e2c37517660f https://brcris.ibict.br/individual/cour_76310705-feba-4e72-8d54-e11d52e7f8c7 https://brcris.ibict.br/individual/cour_892cea46-2db0-44b7-a74f-19a2313fdda4 https://brcris.ibict.br/individual/cour_941ec513-5eac-4286-897c-d3d46d89f2e4 https://brcris.ibict.br/individual/cour_961ff918-c48f-426d-aa75-4fd2abfa8700 https://brcris.ibict.br/individual/cour_9de1dbc5-3c58-41ca-bb16-39fa9c569603 https://brcris.ibict.br/individual/cour_a1e3e464-588e-4229-81d9-d95ce11eb5c5 https://brcris.ibict.br/individual/cour_a7aac1ef-2bb4-4022-a403-cec78a245165 https://brcris.ibict.br/individual/cour_aaba8320-9590-482e-92ec-5ad252c9c896 https://brcris.ibict.br/individual/cour_ab4b1976-953e-4532-a023-275707768f9c https://brcris.ibict.br/individual/cour_b4dca5b6-6f4c-4c24-a7fc-69b9f454f620 https://brcris.ibict.br/individual/cour_be30f02a-08be-46e5-a00b-6b09fb4218ca https://brcris.ibict.br/individual/cour_c048b3b0-61c9-43e4-9688-162dcbadee64 https://brcris.ibict.br/individual/cour_dba81614-e1c4-40fb-99ce-9f990e83a26f https://brcris.ibict.br/individual/cour_e5164e96-fc0e-46bb-b56a-d417fe8dc6c3 https://brcris.ibict.br/individual/cour_e5ea8689-aeb7-458b-a7d6-91aa201d3812 https://brcris.ibict.br/individual/cour_f2489a80-96b1-43d9-89a8-f66e24102532 https://brcris.ibict.br/individual/cour_f36bbaac-e21b-41f1-b429-72017ee7eded https://brcris.ibict.br/individual/cour_f4116f66-c462-4d17-aa08-df8eb8d57833