Graduated in Museology from Museu Histórico Nacional (1969), B.A. in Social Science from Rio de Janeiro State University (1970); M.A.in Social Science from the University of Chicago (1975) and Doctor in Social Anthropology from the Museu Nacional - Rio de Janeiro Federal University (1986). Special interests: anthropological theory, culture and consumption, political culture, organizational and business. Visiting scholar at University of Notre Dame, Indiana, U.S., and University of York, England. Has experience at teaching and research in areas such as political anthropology, brazilian culture and society, consumption and organizations, among others. Has published extensively in Brazil and abroad, her most important books being Cultura e Identidade (with Colin Campbell); Rice and Beans (with Richard Wilks); O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de Ser Mais Igual que os Outros; Igualdade e Meritocracia; Sociedade de Consumo; Consumo; Cultura e Diferença nas Organizaçõe. She sis today director of Socius Consultoria Ltd., and director of the National Association of Consumption Studies. She also co-coordinates the research group Culturas de Consumo (registered at CNPq), and is a member of many organizations' and enterprises' academic councils.
Possui graduação em Museologia - Museu Histórico Nacional (1969), graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências Sociais - University of Chicago (1975) e doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Realizou pesquisa de pós doutorado na Universidade de Tóquio,e foi Visiting Scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, E.U.A e na Universidade de York, Inglaterra. Tem experiência em ensino e pesquisa em áreas como antropologia política, cultura e sociedade brasileira, consumo, teorias do consumo, consumo alimentar alimentar e organizações entre outros. Foi diretora de pesquisa do Centro de altos Estudos em Propaganda e Marketing da ESPM, em São Paulo de 2007 a 2012.É autora de inúmeros livros e artigos no Brasil e no exterior, entre os quais se destacam O jeitinho Brasileiro ou a Arte de Ser mais Igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Sociedade de Consumo, Consumo, Cultura e Identidade, em parceria com Colin Campbell, Cultura e Diferença nas Organizações e Rice and Beans, em parceria com Richard Wilks. Atualmente é diretora da empresa de pesquisa Socius Consultoria Ltda, co-coordenadora do grupo de pesquisa Culturas de Consumo junto ao CNPq, e membro de diversos conselhos acadêmicos de organizações e empresas.