Publicações no BrCris
 

Ernesto Jacob Keim

Licenciado em Ciências e Matemática (1972), Bacharel e Licenciado em Biologia (1977), mestre em Educação (1974), doutor em Educação (1997) e pós-doutor em Filosofia da Educação (2011). Iniciou a carreira docente em 1969, como professor de matemática e de ciências do ensino fundamental. Em 1990, passou a atuar como docente e pesquisador em curso superior, na USF, SP. De 2000 a 2014, atuou como docente e pesquisador na FURB, SC. Docente e pesquisador na UFPR desde 2014 e, desde 2022, é pesquisador e professor Sênior na UFPR, junto ao Programa em Rede Nacional de Mestrado no Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É professor visitante na Universidad Cauca e Universidad Nariño, na Colômbia. Coordena programa de pesquisa amparada na Fenomenologia do Ser Planetário, a qual evidencia a Emancipação da Vida com Dignidade. Este programa nominado como ?Educação Emancipação e Vida?, incorpora as seguintes pesquisas: Concepção investigativa com base na Fenomenologia do Ser Planetário; Elaboração da Pedagogia da Pachamama/Tayta Inti (Mãe da vida na Terra/Pai Sol que energiza a fecundidade da Terra); Desenvolvimento da Ecopedagogia; e Organização do Museu da Terra. Este programa se apoia em epistemologia crítica e na fenomenologia, com saberes advindos de comunidades originárias (indígenas) do Brasil, da Colômbia e do Peru. Como resultado das atividades de docência e pesquisas no ensino fundamental, publicou coleção com oito livros didáticos para o ensino de Ciências, com avanços metodológicos, cognitivos e pedagógico-didáticos e significativo alcance no cenário escolar. Na USF participou no desenvolvimento de metodologia de ?Ensino Superior Baseado em Problema?, junto aos cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil. A partir de 2001, coordenou pesquisa com indígenas junto ao povo Xokleng/Laklanõ, até 2013, com o desenvolvimento de suporte teórico que referencia a Pedagogia da Pachamama/Tayta Inti. Desde 1972 até a presente data, desenvolve pesquisas com Ecopedagogia. Em 2004, teve início a parceria investigativa com a Alanus Universität, na Alemanha, para o desenvolvimento de interação da Pedagogia Freiriana com os postulados de Friedrich Schiller e Johann Wolfgang von Goethe, inerente à Fenomenologia do Ser Planetário. Da produção acadêmica cabe destaque para: Educação da Insurreição (2011); Capoeira e Educação Pós-colonial (2012); Educação na Diversidade Étnica (2014); Beleza e Estética Ambiental (2023); e Manifesto da Ecopedagogia (2023). No prelo a coordenação de coleção com 12 títulos referentes à Educação e à Emancipação da Vida com Dignidade. A Ecopedagogia está vinculada ao programa de pesquisa Educação, Emancipação e Vida, como processo inter e transdisciplinar. Busca a compreensão da vida planetária, com dignidade, referenciada na leitura de mundo, que possibilita a compreensão de como a vida se desenvolve, considerando as condições planetárias, a sociedade e a humanização. Na constituição da Ecopedagogia, são relevantes conhecimentos da epistemologia, voltadas para libertação, autonomia e emancipação, amparada na Pedagogia de Paulo Freire e nos saberes originários do Buen-Bien Vivir, que configura a Pedagogia da Pachamama/Tayta Inti. A Ecopedagogia está alinhada com a Fenomenologia do Ser Planetário e os princípios EcoVitais, evidenciando cuidado, pertencimento, representação e reconhecimento. Os Princípios Eco-Vitais, são caracterizados como: alimento, abrigo, ocupação, produção e partilha de bens, afeto, cuidado, espiritualidade e pertencimento, os quais tiveram sua gênese em 1970 com trabalhos junto a comunidades assentadas em Petrópolis-RJ, com parceria de Leonardo Boff. Com este preâmbulo, destaco o propósito de desenvolver seminários e cursos de curta duração, que tratem da Ecopedagogia como proposta focada na Emancipação da Vida com Dignidade, junto a grupos de trabalho e estudos, referenciados com educação e temas ambientais. Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim ernestojacobk@gmail.com site: profjacob.com.br
graduation at Licenciatura Em Ciências e Matemática from Universidade Católica de Petrópolis (1971), graduation at Bacharelado e Licenciatura Em Biologia from Universidade Santa Úrsula (1977), master's at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) and doctorate at Education from Universidade Metodista de Piracicaba (1997). He is currently full professor at Universidade Federal do Paraná. Has experience in Education, acting on the following subjects: educação, ética, ecopedagogia, filosofia and autonomia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •